O evangelho de Filipe ou o mistério da câmara nupcial

35
5397
Em Paris, há uma igreja antiga e muito bela, cujo nome é L'église de la Madeleine. Atrás do altar principal veem-se diversos Anjos rodeando Santa Maria Madalena, cujo ventre dilatado evidencia que ela está grávida. Para os gnósticos, Madalena era a esposa-sacerdotisa de Jesus de Nazaré

Os acontecimentos não ocorrem por acaso. Se em 1945 foram achados textos gnósticos milenares em Nag-Hammadi, Alto Egito, foi porque eram para ser achados naquela data e para serem mundialmente divulgados. Ficaram escondidos por séculos e séculos a fim de serem vistos pelos olhos da humanidade apenas na época predestinada.

No Códice Askewianus, que se encontra no Museu Britânico, conhecido como Pistis Sophia, o livro sagrado dos gnósticos, lê-se no capítulo 42 o seguinte: “E aconteceu então que, depois de Jesus ter escutado a Filipe, disse-lhe: ‘Escuta, Filipe, bendito, o que falo. Sois tu, Tomé e Mateus, a quem o Primeiro Mistério manda escrever todos os discursos que eu direi, tudo que farei e todas as coisas que vereis”. Pelo que se deduz ser Filipe um dos escolhidos para escrever os ensinamentos de Jesus; logo, também, um dos autores da bíblia gnóstica chamada Pistis Sophia.

Dentre os 52 ou 53 textos encontrados em Nag Hammadi e contidos no ‘Corpus Gnosticum da biblioteca de Khenoboskion está o Códice ii, que se tornou conhecido como O Evangelho de Filipe. O tema nele exposto é o Mistério da Câmara Nupcial.

Seu primeiro tradutor dividiu o texto em 127 versículos, forma com a qual é hoje apresentado. Alguns trechos não puderam ser traduzidos porque o tempo tornara ilegível os caracteres, mas a sua quase totalidade foi resgatada.

Eis aqui, portanto, para seu conhecimento, o Mistério da Câmara Nupcial.

O Evangelho Gnóstico de Filipe

1. Um hebreu faz um hebreu e o chamam assim: prosélito. Porém, um prosélito não produz um prosélito. Alguns homens são como são desde o princípio e produzem outros. Não obstante, há outros, para os quais, basta que venham à existência.

2. O escravo busca apenas ser livre. Elo não busca a substância do seu patrão. O filho não só busca a liberdade pelo fato de ser filho, como também reclama a herança do pai.

3. Quem herda aquilo que está morto (dos mortos), ele próprio está morto e é herdeiro de coisas mortas. Mas, quem herda aquilo que é vivo (de quem está vivo), ele também está vivo e é herdeiro daquilo que está vivo o daquilo que está morto. Os mortos nada herdam. Como poderia herdar o morto? Se o morto herdasse aquilo que está vivo, não morreria; ao contrário, viveria.

4. Um pagão não morre. Este, de fato, jamais viveu para poder morrer. Porém, aquele que acreditou na Verdade, este encontrou a vida e está em perigo de morrer. De fato, ele vive desde o dia em que o Cristo veio.

5. O mundo está criado; embelezadas estão as cidades; aquele que está morto se foi.

6. Quando éramos hebreus, éramos órfãos. Somente tínhamos o nossa mãe. Mas, transformados em cristãos, tivemos pai e mãe.

7. Quem semeia no inverno colhe no verão. O Inverno é o mundo e o verão é o outro eon. Semeamos no mundo para poder colher no verão. Por Isso, não devemos orar no inverno. Depois do inverno vem o verão. Se alguém colhesse no Inverno, não colheria, ao contrário arrancaria.

8. De fato, quem assim atua não mais produzirá fruto algum. Não só este aqui não brota como ainda no sábado a Força dele resultará estéril.

9. Cristo veio para resgatar uns e salvar outros, isto é, para redimir o outros. Resgatou os estrangeiros e os fez seus. Ele salvou aos seus, os quais tornou aptos conforme a sua vontade. Não testemunhou sua alma somente quanto se manifestou, querendo-o, como também testemunhou sua alma quando já no mundo começou a existir. Quando quis, então veio, antes de tudo, para levá-la porque ela estava guardada como refém. Havia caído entre ladrões, os quais a haviam feito prisioneira. Ele salvou-a e redimiu no mundo aos bons e aos maus.

10. A luz e as trevas, a vida e a morte, as coisas da direita e aquelas da esquerda, elas são irmãs entre si. Não é possível que se separem. Por isso, nem os bons são bons nem os maus são maus; nem a vida é vida nem a morte é morte. Por isso, cada coisa se determinará em seu princípio, no início. Aqueles que estão elevados por sobre o mundo são indissolúveis, são eternos.

11. Os nomes que se dão por respeito aos indivíduos terrenos contêm uma grave sedução. Estes mudam sua mente do que é estável para o que é instável. Quem escuta a palavra Deus não a capta como estável e sim como instável. O mesmo acontece com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, a vida,. a luz, a ressurreição, a igreja e todos os outros nomes. Não se captam conceitos fixos e sim instáveis a não ser que se tenha conhecido os primeiros. Todos os mortais estão no mundo e não captam o que é estável. Se se encontrassem no Eon, não mencionariam coisas más no mundo nem insertariam o estável entre as coisas do mundo.

12. Um só nome não é pronunciado no mundo: o nome que o Pai deu ao Filho. Este é mais excelso que qualquer outro. É o nome do Pai. O Filho não se transformaria no Pai se não fosse coberto com o nome do Pai. Aqueles que têm este nome o conhecem, mas não o dizem. Em troca, aqueles que não o têm não o conhecem. A Verdade, de todas maneiras, produziu nomes no mundo por causa de nós: não é possível conhecê-lo sem nomes. Sendo una a Verdade, ela é múltipla e isto, sem dúvida alguma, para vantagem nossa, para que possamos aprender aquele único (nome) com amor por meio de muitos.

13. Os Arcontes trataram de seduzir o homem porque eles se deram conta de que este é afim com o verdadeiro bem. Tomaram o nome daquele que é bom e o deram ao que não é bom para poderem assim enganar com nomes e atá-lo àquilo que não é bom. Logo, se aos homens é concedida uma graça, eles querem se separar daquilo que não é bom e colocar-se naquilo que é bom. Disto eles tinham conhecimento. Aqueles (os Arcontes) quiseram com efeito tomar o quem é livre e fazê-lo seu escravo para sempre.

14. Há potências que dão ao homem o anterior, não querendo que se salve. Seu intento é o de dominar sobre o escravo. Se o homem alcança a salvação, adeus sacrifícios de animais. Costumava-se oferecer às potências animais. Tais oferendas eram similares às feras: ofereciam-nos vivos, mas depois de havê-las oferecido, morriam. O homem foi oferecido o Deus morto e teve a vida.

15. Antes de que Cristo chegasse, não havia pão no mundo. Como no paraíso, o lugar onde Adão morava, também o mundo possuía muitas árvores que serviam como alimento aos animais. O mundo não tinha grão para alimentar o homem. O homem nutria-se como os animais. Mas, quando chegou Cristo, o homem perfeito, ele trouxe pão do céu para que o homem se alimentasse de alimento humano.

16.Os Arcontes acreditavam fazer o que faziam com sua força e sua vontade, mas o Espírito Santo cumpria escondido, por meio deles, cada coisa conforme sua vontade. A verdade, que subsiste desde o princípio, está semeada por toda parte. Muitos a veem enquanto está semeada, porém poucos a veem quando é colhida.

17. Alguns dizem que Maria concebeu do Espírito Santo. Esses se equivocam. Não sabem o que dizem. Quando alguma vez mulher concebeu de mulher? Maria é a virgem que não foi manchada por potência alguma. Isso é grande anátema para os hebreus, isto é, para os apóstolos e seus discípulos. Essa virgem, não manchada por potência alguma, é superior àqueles que as potências mancharam. O Senhor então não teria dito: “Pai meu que estás nos céus”? Se não tivesse tido outro pai, ele teria dito simplesmente: “Pai meu”.

18. O Senhor disse aos discípulos: ‘Filhos do Reino, entrai na casa do Pai, mas não recebais nem muito menos leveis nada de lá’.

19. Jesus é nome escondido; Cristo é nome manifesto. Por isso, Jesus não existe em nenhuma língua, mas seu nome é Jesus assim como é chamado. Enquanto o Cristo, seu nome em siríaco é Messias, em grego, em troca, é Cristo. Todos os demais, sem dúvida alguma, o têm conforme a sua própria língua. Nazareno é o (nome) manifesto do escondido.

20. Cristo tem tudo em si: o homem, o anjo, o mistério e o Pai.

21. Aqueles que dizem: “O Senhor primeiro morreu e depois ressuscitou” se equivocam. Ele primeiro ressuscitou e depois morreu. Se alguém antes não procura a ressurreição, não morrerá. Assim como Deus vive, aquele estaria já morto.

22. Não se esconde um objeto de grande valor em um recipiente grande. Pelo contrário, amiúde alguém guarda somas incalculáveis em recipientes que valem um cêntimo. Assim acontece com a alma. Ela é uma coisa preciosa caída em um corpo depreciável.

23. Alguns temem ressuscitar nus. Por isso querem ressuscitar na cama. Esses não entendem que aqueles que vestem a carne são aqueles que estão nus. Quem for despojado, de modo a ficar despido, é aquele que não está nu. Carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus. Qual é a carne que não herdará? A que vestimos. Qual é, em troca, aquela que herdará? A carne de Jesus com seu sangue. Por isso, ele disse: “Quem não come minha carne e não bebe meu sangue não tem vida em si”. Que coisa é ela? Sua carne é o Logos e seu sangue é o Espírito Santo. Quem as recebeu tem comida, bebida e vestes.

24. Neste mundo, quem veste os hábitos é mais precioso que os próprios hábitos. Porém, no reino dos céus, os hábitos são mais preciosos que aquele que os vestiu com água e fogo. Estes purificam o lugar inteiro.

25. Aquilo que é manifesto o é por meio daquilo que é manifesto; aquilo que está escondido, por meio do que está escondido. Mas, há também algo escondido por meio daquilo que é manifesto. Há água em uma água e fogo em um crisma.

26. Jesus tomou a todos em segredo. De fato, ele não se revelou como era verdadeiramente, ao contrário, ele se revelou de acordo com aqueles que eram capazes de vê-lo. A todos eles se revelou: aos grandes revelou-se grande e aos pequenos, pequeno; aos anjos, anjo, e aos homens, homem. Por isso, seu Logos passou despercebido por todos.

Alguns o viram crendo ver a si mesmos. Mas, quando se manifestou aos seus discípulos em glória no Monte, não era pequeno, tinha se manifestado grande. Ele, de todas as maneiras, fez grandes aos seus discípulos para que tivessem força suficiente para vê-lo em sua grandeza. Naquele dia, assim se expressou, agradecendo: “Tu que tens reunido o Perfeito, a luz, com o Espírito Santo, una os anos também conosco, isto é, com cem imagens”.

27. Não desprezais ao Cordeiro. Sem ele não é possível ver a porta (do Pleroma). Nenhum desnudo poderá ter acesso ao rei.

28. Os filhos do homem celeste são mais numerosos do que aqueles do homem terreno. Se os filhos de Adão são numerosos, sendo mortais, quanto mais os filhos do Homem Perfeito, os quais não morrem e são gerados continuamente.

29. O pai produz um filho e o filho não é capaz de produzir um filho. Quem foi gerado não pode gerar! O filho, de todas as maneiras, ainda que não produza filhos, faz irmãos.

30. Tantos quantos forem gerados no mundo o serão de modo natural; os outros, em troca, mediante o Espírito. Aqueles que foram gerados por ele clamam dali ao Homem para se nutrirem da promessa do lugar superior.

31. Quem se nutre, se nutre com a boca. Se o Logos saísse de lá, se nutriria com a boca e se tornaria perfeito. Os perfeitos, com efeito, tornam-se fecundos com um beijo e geram. Por isso, nós também nos beijamos uns aos outros e concebemos por meio da graça em nós, reciprocamente.

32. Três mulheres caminham sempre com o Senhor: Maria, sua mãe, a irmã dela e a Madalena, a qual é chamada de sua companheira. Maria, na realidade, é irmã, mãe e cônjuge dele.

Em Paris, há uma igreja antiga e muito bela, cujo nome é L’église de la Madeleine.
Atrás do altar principal veem-se diversos Anjos rodeando Santa Maria Madalena, cujo ventre dilatado evidencia que ela está grávida. Para os gnósticos, Madalena era a esposa-sacerdotisa de Jesus de Nazaré

33. Pai e Filho são nomes simples; Espírito Santo é um nome duplo. Eles de fato encontram-se por toda parte: em cima, embaixo, no secreto, no visível… O Espírito Santo está naquilo que é manifesto; está embaixo, no secreto, acima…

34. Os santos são servidos pelas potências malvadas. Estas foram cegadas de uma maneira tal pelo Espírito Santo que, pensando elas em servir aos homens seus, estão, em troca, servindo aos santos. Por isso, um discípulo perguntou um dia ao Senhor algo concernente ao mundo e ele respondeu-lhe: “Pergunta à tua mãe e ela te dará coisas estrangeiras”.

35. Os apóstolos disseram aos discípulos: “Que cada oferta nossa não seja separada do sal”. Eles chamavam Sofia de sal. Sem ele, nenhuma oferta é aceita.

36. Porém, Sofia é mulher estéril, sem filhos. Por isso, é chamada de resíduo de sal. O lugar onde aqueles poderão se nutrir ao seu modo é o Espírito Santo. Por isso, seus filhos são numerosos.

37. O que o pai possui pertence ao filho. Enquanto ao filho, durante o tempo em que este é menor de idade, não se lhe confia coisas próprias. Transformado em homem, o pai dá-lhe tudo aquilo que é seu.

38. Aquele que é gerado pelo Espírito e está extraviado, extravia-se também por causa dele. O fogo, de fato, por causa de um único sopro se acende e se apaga.

  • Pingback: JESUS ERA CASADO? – O Recanto do Príncipe()

  • JourneyMan Project

    Legal mas os arcontes sao seres criados pelo erro , sao servos do Demiurgo, nos livros apocrifos os definem bem como seres em forma de embriao e reptilianos, os classicos aliens. Para os gnosticos o Demiurgo eh o Deus que se intitula unico mas Sofia o chama atencao pois eh apenas o arquiteto do universo material , inferior, e que ha sim um Deus incognocivel sobre esses seres sugadores de energia e que nos perpetuam a inumeras reencarnacoes . Descartes e sua base dos cinco sentidos sao outra forma do Demiurgo agir sem ser pela religiao, seu dogma eh o paradigma que ja esta sendo derrubado pela descoberta da fisica quantica, para o gnostico o espirito eh revoltado pois foi capurado e eh usado pelo demiurgo , seu sistema de ilusao (maia) e seus arcontes como os que seguem seus dogmas.

  • Antes porém, desejo à todos irmãos em Cristo: Paz, harmonia e saüde…
    É bem verdade que a Actual Escritura Sagrada não abarga o seu real conteúdo, por eni situações. Mas, a verdade existe e sempre existiu… Só não acredita da existência dessa Verdade, aquele que não quizer. Dou imensas Graças e Louvores à Todos Pesquisadores e Estudiosos Da Nova Gnose…
    “Paz Inverencial”

  • Ronan

    Paz com reverencia a todos os leitores.

    É de suma importancia lembrar a todos os leitores que o atual cristianismo que conhecemos se diverge em totalidade do cristianismo primitivo.

    O cristianismo que hoje temos foi iniciado e oficializado em Roma sob influencia do imperador Constantino. Imperador que era pagão e que por questões politicas unificou sua religião digamos helenistica ou pagã a religião então conhecida como cristianismo de Jesus.

    Desta unificação foi gerado a doutrina que hoje conhecemos e vemos nas igrejas catolicas e protestantes.

    No inicio a religião primitiva cristão não era uma igreja nem havia unificação, apenas era ensinado o conhecimento cristico revelado por Jesus de forma didatica, como em uma escola.

    Não era um culto. Ensinava de labios a ouvidos o que Jesus os havia ensinado em segredo.

    Porém o novo cristianismo proposto por Constantino e seus sequases nada tinha em comum com o verdadeiro ensinamento de Jesus nem com as tantas escrituras que havia nesta época, a ponto de se reunirem nos chamados CONCILIOS para decidrem o que deveria ou não estar incluso na Biblia.

    Muitos textos que até então eram comun a leitura na época foram retirados do canon e queimados, chegando ao ponto de serem proíbidos a sua leitura ou divulgação.

    Sangue, muito sangue foi derramado nesta época e todos os teologos, arqueologos e pesquisadores o sabem com total precisão.

    Os cristãos primitivos e verdadeiros foram perseguidos, maltratados, mortos, por causa da eresia, que os santos padres da igreja então oficial denominada catolica presumiram dos verdadeiros cristãos.

    A então oficializada religião cristã catolica ou universal matou varios gnosticos nesta epoca e está registrado na historia da igreja, todos podem ter acesso a matança.

    Este escrito que lemos e muitos outros somente podem estar a disposição das pessoas graças aos gnosticos da época que com seu sangue e vida souberam esconder os textos para uma época futura como a de hoje.

    Ainda muito a por vir, porém a sua hora.

    Não vos torneis descrentes meus amigos, não submetei-vos simplesmente aqueles que vos ensinam ou pregam, mas sejais vigorosos, duvidosos, questionadores, curiosos, valentes atras da verdade.

    Sabeis que a verdade vos libertará então porque ainda sois escravos ? Porque sentis os tormentos dos grilhões e ferrolhos se não são escravos ? Sejais rebeldes, não aceitais tudo como lhe dão, pois se assim for parecereis que sou escravos e não senhores.

    Por ventura quereis ser escravos das religiões ou quereis sentar-vos junto a mesa daqueles que tanto tens lido nas escrituras ?

    Sede participantes da sabedoria e não sejais escravos daqueles que lhe impõe o julgo.

    E tu que pensais que estais salvo pelo sangue de Cristo, cuidado ! Sabeis que o que tens hoje veio de Roma, inclusive sua tão afamada Biblia que levais debaixo do braço como acreditando que ela os poderá ajudar ou até salvar.

    Procurai com sinceridade a sabedoria e ela vos encontrará. Não acredito que a encontrareis, mas tenho plena convicção que ela o encontrará, assim como encontra a todos que a procura. Ela é Sophia e seu objetivo é retornar a sua origem e para isso sempre guarda a esperança no animal intelectual de nome homem.

    V

  • Adriano pedro

    Gostaria de saber se Jesus veio em carne e ressucitou , subiu ao céu e está assentado a direita do criador

  • Raphael Barreto

    O livro é muito desconexo cheio de suposições eu ao ainda necessário um pouco mais de trabalho na tradução do papiro original pra dizer que esta carta realmente é uma das Anunciações das boas novas ou foi um conjuntos de cartas que se dsfizeram com tempo e os manuscritos achados foram os remanescentes do acervo do apostolo.

    Bom trabalho ao pessoal do site muto obrigado!

    • Este é um dos chamados livros “apócrifos”, ou seja, um dos textos que foram rechaçados pelos DONOS DO PODER, que deturparam e mutilaram o cristianismo, para manter o domínio no Império Romano. A Igreja Católica e as demais igrejas protestantes são somente uma sombra do que era a autêntica Igreja de Cristo.

  • Marcos aurelio

    As pessosa acham que o meu Jesus é um mal carácter, só creio no que está escrito na Biblia. Hoje em dia os falsos profetas se levantam para proferi mentiras; o Jesus que eu conheço jamais omitiria nada sobre sua vida e ministério, por isso que existe os evangélhos sinótico, ele foi para o céu preparar lugar e voltaria para buscar os seus escolhidos, mas enviou o Espirito Santo para nós deixar à par de toda verdade.As Biblia diz que todas as escrituras são espirada por Deus.

    • Nós também não duvidamos de que os livros bíblicos sejam inspirados por Deus. O problema é que nós, pobres mortais, somos arrogantes e pensamos que conhecemos a Grande Obra de Deus. Jesus disse: “Conhecei a Verdade e a Verdade vos libertará”. Essa Verdade é a vivência dos Mistérios de Deus, e isso não se dá somente na leitura literal da Bíblia ou na crença pura e simples em Jesus.
      É necessário trilhar uma SENDA perfeitamente delineada nos estudos gnósticos, senda esta chamada de SENDA DA INICIAÇÃO.
      Somente um Iniciado conhece o Caminho rumo a Deus e sabe como trilhá-lo.

      • wagner

        Concordo…por isso tenho sede da verdade para descobridr o caminho da luz…e ser iniciado

      • Ivonilton

        Com certeza! Pois a bíblia pode ter sido escrita inspirado por Deus. Mais não podemos esquecer que ela foi controlada por um reles mortal. O imperador Constantino, isso abre lacunas pra vários questionamentos. As cruzadas é uma delas.
        Qual o propósito daquele verdadeiros massacre de homens, mulheres e crianças? É questões a serem debatidas

  • Lucas

    Ola ! O que seria exatamente os Arcontes?

    Li em alguns textos sobre a semelhanca entre os Arcontes e as Sombras De Barro ,citado por Carlos Castaneda no seu livro “O lado Ativo do Infinito”, seria isso relevante ? Em algum momento , o VM Samael cita algo relacionado a eles?

    obrigado

    • Lucas, os Arcontes são os Seres Divinos que regem os Destinos da humanidade, do planeta e mesmo do Cosmo. São os Regentes de cada corpo cósmico (lua, cometa, planeta, sistemas solares, galáxias etc.).
      Eles são os Fiéis, que obedecem às ordens do Cristo Cósmico.

      • Lucas

        Muito obrigado!

      • Raphael Barreto

        Como assim Cristo Cósmico?

  • nousvate

    eu sou o caminho a verdade e vida. disse cristo.

    o caminho e o religares,a verdade leis e suas milhares de referencias que criam e se harmonizam os mundos e universos,cristo princípios.que desce a matéria e faz-se consciente do mundos inferiores da criação.

    a VIDA E DEUS DENTRO DE SUA PRÓPRIA CRIAÇÃO PARA VOLTAR A CRIAR..INFINITAMENTE…….

  • Humbertol Euler Ribeiro da Silva

    A verdade deve sempre ser buscada. Não disse Jesus: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”.? Como chegaremos à Verdade se não investigarmos tudo que estiver à nossa disposição e também aquilo que nos for apresentado para análise? O que devemos fazer para o bem de nós mesmos e dos outros, é deixar o preconceito de lado e investigarmos com atenção tudo aquilo que estiver à nossa diposição para análise. Tudo deve passar pelo crivo da nossa inteligência, da lógica e da razão. Caso contrário, seremos apenas fanáticos, iguais àqueles que aceitam tudo sem nada questionar. Portanto, investiguemos tudo e abracemos o que é bom. Parabéns por nos apresentarem o Evangelho de Filipe. É, na maioria das vezes, hermético. Mas claro em algumas passagens. Muito obrigado. Humberto E.R. da Silva.

    • fran

      gostaria muito de conseguir uma edição do evanjelho de fellipe min ajude.

    • nousvate

      o grande mistério de piste sofiha e reconhecer as verdades e dos mistério da luz.

      pois cada reino tem suas verdades, que emana da verdade absoluta.

      em um contexto alem do bem e do mal, todas as verdades são relativas tudo depende da consciência e compreensão dos muitos reinos da luz e do grande luzeiro do mundo.

  • Maria Benedita Santos Almeida

    Caros amigos dos Evangelhos Apócrifos,eu acredito sim,nesses Evangelhos.Tenho um exemplar da Editora Paulus.( O Outro Jesus segundo os evangelhos Apócrifos)As Escrituras nos relata:” Jesus fez ainda muitas outras coisas.Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever”(João, 21, 25) Abraços.

  • Luís

    Comprove-se o original em:

    http://www.gnosis.org/naghamm/gop.html

  • Luís

    Que péssima tradução, horrível, só induz as pessoas em erro, repare-se:

    “32. Três mulheres caminham sempre com o Senhor: Maria, sua mãe, a irmã dela e a Madalena, a qual é chamada de sua companheira. Maria, na realidade, é irmã, mãe e cônjuge dele.”

    Não é ‘Maria, na realidade, é irmã, mãe e cônjuge dele.’ minha gente, é ‘A sua irmã, mãe e companheira, eram cada uma uma Maria’.

    É por pessoas se armarem em tradutoras que ao longo da 2 milénios ficou a mensagem de Jesus toda distorcida, já nem falando na ICAR.

  • erivaldo goncalves

    caros amigos e irmaos,os evangelhos apocrifos sao textos de altíssima importância,são textos quê apesar de não estarem oficialmente na bíblia, nos ajudam bastante a entender outros textos bíblicos, por isso não vamos dismerecer ou até mesmo caluniar tais obras. fiquem na paz de cristo,bom estudo a todos. luz,paz e amor.

  • CARLOS FLAVIANO

    Por quê Jesus fazia questão de omitir a reencarnação e o retorno em público?

    • Muito do que Jesus e seus apóstolos ensinaram foi “omitido”, como sabem os historiadores da religião.

    • ivo da silveira

      Ao contráro,Jesus mencionou reencarnação em várias ocasiões,entre elas quando conversava com Nicodemus:(Na verdade eu afirmo que ninguém que não nascer da água e do espírito entrará no Reino de Deus)- quando um um bebê nasce,ele veio da água em que se formou durante a gestação,e o espírito quando respira pela primeira vez depois de ter saído da bolsa de água de sua mãe.
      na verdade a palavra ressurreição sugere:ressurgir,voltar a viver entre os mortais…
      A palavra reencarnação também sugere: reencarnar,voltar a viver entre os mortais.

  • Adriano

    Gostaria de humildemente sugerir uma qualificação ao site. Eu tenho lido muito material aqui e em outras fontes e penso que seria pertinente que fossem agregados comentários interpretativos sobre os evangelhos apócrifos, pois confesso minha limitação na tentativa de compreender alguns textos. sua linguagem misteriosa poderia estar acomapnahda da interpretação sob o ponto de vista gnóstico e assim , nós leitores, teríamos maior conhecimento.
    Desde já agradeço.
    Que Deus ilumine a todos.

  • Orácio

    A vida é um mistério, e aquele que não der um passo no sentido de desvendar este mistério, viveu inútil.

    Todo conhecimento da verdade, está nos textos apócrifos

  • thiago de oliveira

    caro amigo Gnosis, voce se equivoca quando diz que o nosso colega prescisa estadar apenas pelo fato do livro sagrado ter sido alterado mas tu nao sabe que o que ficou no texto de hoje e exatamente e somente o que Deus achou melhor que soubese-mos nada foge ao controle dele ele usa a sabedoria do sabio contra ele mesmo e o sabio gloria-se sem saber que contribuiu para o bem daquilo que ele mais despreza , O EVANGELHO…..

    • Caro amigo, não queremos, em hipótese alguma, desmerecer os anelos espirituais e o amor a Deus de qualquer pessoa que seja.
      Só estamos aqui para incentivar as pessoas a se tornarem Buscadoras da Verdade. A questionar amorosamente o que existe ao seu redor.
      Uma coisa é amar a Jesus, outra é amar a Jesus CONSCIENTEMENTE, de uma forma devotada mais madura, conhecendo um pouco mais a profundidade do Ensinamento Sagrado de Jesus.
      A própria Bíblia ensina que Jesus dava ensinamentos básicos, morais, ao povo, e ensinamentos profundos e misteriosos a certos Iniciados (os apóstolos e às apóstolas por exemplo), e é esse ensinamento esotérico de Jesus que queremos que as pessoas pesquisem seriamente.
      No entanto, se alguns não acreditam que houve esse ensinamento esotérico, se esses alguns se contentam em simplesmente “crer em Jesus”, isso será respeitado. Mas muitos, muitos mesmo, querem adorar a Deus, porém, de forma mais madura e consciente…

    • cassia estudiosa de tudo que se apresenta a respeito de jesus

      A todos que desprezam qualquer tipo de conhecimento. Na própria Bília Jesus ressalta: “Procurai e achai.” Quanto mais se estudar e procurar… mais perto e mais consciente nos tornamos. A duvida é um grande passo para a sabedoria. Duvidar do evangelho seja gnostico ou não, da biblia estiga pesquisador a procurar cada vez mais o conhecimento. para mim, acredito noevangelho gnostico sim. Só vem a complementar o que está escrito na bíblia. Mais uma vez digo: Segundo o prório Jeusus: Procurai e achai!!!

    • Carlos Santos

      Caro amigo uma prova da sua esteriteza de pensamento e conhecimento é o desconhecimento da história.Tomemos por exemplo as várias revisões que a bíblia sofreu durante séculos.Alguns textos estão tão alterados que chegam a colocar cirsto como alguém confuso.Por isso tome cuidado com o que sai falando por ai.Homens usam de artificios para manter o poder sobre outros homens.

  • Luis

    Jesus, quando pediu para aqueles que o seguissem que não se dispirem de seus entes queridos. Pois estavam a seguir ao Pai precisavam estar de corpo e em alma enganjados na missão.
    Pois é a Lei até mesmo a lei de moisés fora mudada.
    Ela dizia que a mulher pega em adultério deveria ser apedrejada, isso por causa do nosso coração incrédulo. Veio Jesus e nós disse que perdoassemos e que o que Deus juntou não convém ao homem separar. Mas a lei de Moisés tb dizia que poderia haver divorsios, e novos casamentos. Depois de Jesus o homem nunca estara só, ele mesmo disse em todos os dias estarei com vosco.

    Se Maria Madalena era a mais amada entre os dicipulos pq fora ela tão pouco citada, em outros evangelhos!?
    Jesus amava a tds igualmente, mas conversava mais com Pedro. Ao qual profetizou que sereia o alicersse da igreja.
    Até mesmo em um dos evangelhos, sobre a última ceia, está escrito, Pedro estava recostado ao seu peito, aquele que ele amará.

    Não reconheço meu senhor e salvador nessas escrituras, não reconheço seu jeito de falar.
    Não deixeis ser seduzidos por tais escrituras, pois Jesus ainda nós advertiu, que no fim dos tempos viriam muitos falsos profetas e nossa fé seria testada.
    Um bom dia a todos e peço que meu comentario não seja excluído. Abração

    • Caro Luis, se você pesquisasse sobre o quão a Bíblia foi adulterada, e sobre o quanto você precisa estudar esoterismo, magia, hermetismo, simbologias, cristologia iniciática, suprassexualidade, psicologia etc. etc. etc…..
      Certamente seu discurso se tornaria um pouco mais maduro, mais compreensivo.
      Não seja mais um desses religiosos que leem a Bíblia de forma literal, “à letra morta”, como se diz.

  • Nox

    Gostaria de saber em que língua foi feita a primeira tradução do original e se esse material está disponível na internet. Tenho procurado, mas só encontro o livro a venda e o texto acima está bem confuso e com erros de digitação, logo, podem haver erros de transcrição também.
    Gnósticos devem primar pela perfeição, pois um texto mal escrito desqualifica a instituição toda!
    Abraço
    Nox