Importância da compreensão

22
5078

Em se tratando de compreender, fundamentalmente, qualquer defeito de tipo psicológico, devemos ser sinceros com nós mesmos…

Desafortunadamente, Pilatos, o Demônio da Mente, sempre lava as mãos; nunca tem culpa, jamais reconhece seus erros…

Sem evasivas de nenhuma espécie, sem justificativas e sem desculpas, devemos reconhecer nossos próprios erros…

É indispensável autoexplorar-nos para autoconhecer-nos profundamente e partir da base zero radical.

O fariseu interior é óbice para a compreensão. Presumir-se de virtuoso é absurdo…

Uma vez fiz, a meu guru, a seguinte pergunta: Existe alguma diferença entre a tua mônada divina e a minha? O Mestre respondeu: “Nenhuma, porque tu e eu e cada um de nós não é mais que um mau caracol no seio do Pai…”

Ajuizar a outros e qualificá-los de magos negros resulta incongruente, porque toda humana criatura, enquanto não haja dissolvido o eu pluralizado, é mais ou menos negra..

Autoexplorar-se intimamente é, certamente, algo muito sério; o ego é, realmente, um livro de muitos tomos.

Em vez de render culto ao execrável demônio Algol, convém beber o vinho da meditação na taça da perfeita concentração…

Atenção plena, natural e espontânea em algo que nos interessa, sem artifício algum, é, em verdade, concentração perfeita…

Qualquer erro é polifacético e se processa, fatalmente, nas 49 guaridas do subconsciente…

O ginásio psicológico é indispensável; afortunadamente o temos e este é a própria vida…

A senda do lar doméstico, com seus infinitos detalhes, muitas vezes doloroso, é o melhor salão do ginásio.

O trabalho fecundo e criador, mediante o qual nós ganhamos o pão de cada dia, é outro salão de maravilhas.

Muitos aspirantes à vida superior anelam, com desespero, evadir-se do lugar onde trabalham, não circular mais pelas ruas de seu povo, refugiar-se no bosque, com o propósito de buscar a liberação final…

Essas pobres pessoas são semelhantes a rapazes gazeteiros que fogem da escola, que não assistem às aulas, que buscam escapatórias…

Viver de instante a instante, em estado de alerta percepção, alerta novidade, como vigia em época de guerra, é urgente, indispensável, se, em realidade, queremos dissolver o eu pluralizado.

Na inter-relação humana, na convivência com nossos semelhantes, existem infinitas possibilidades de autodescobrimento.

É inquestionável, e qualquer um o sabe, que, na inter-relação, os múltiplos defeitos que levamos escondidos entre as ignotas profundidades do subconsciente, afloram sempre naturalmente, espontaneamente e, se estamos vigilantes, então os vemos, os descobrimos.

Entretanto, é óbvio que a autovigilância deve, sempre, processar-se de momento em momento.

Defeito psicológico descoberto deve ser integralmente compreendido nos distintos recôncavos da mente.

Não seria possível a Compreensão profunda sem a prática da meditação.

Qualquer defeito íntimo resulta multifacético e com diversos enlaces e raízes que devemos estudar judiciosamente.

Autorrevelação é possível quando existe compreensão íntegra do defeito que, sinceramente, queremos eliminar…

Autodeterminações novas surgem da Consciência, quando a Compreensão é unitotal…

Análise superlativa é útil, se a combinamos com a meditação profunda; então brota a labareda da Compreensão.

A dissolução de todos esses agregados psíquicos, que constituem o ego, precipita-se, se sabemos aproveitar até o “maximum” as piores adversidades.

Os difíceis ginásios psicológicos no lar ou na rua, ou no trabalho, nos oferecem sempre as melhores oportunidades.

Cobiçar virtudes resulta absurdo; melhor é produzir mudanças radicais.

O controle dos defeitos íntimos é superficial e está condenado ao fracasso.

Mudanças de fundo é o fundamental e isto só é possível compreendendo, integralmente, cada erro…

Eliminando os agregados psíquicos que constituem o mim mesmo, o si mesmo, estabelecemos, em nossa Consciência, alicerces adequados para a ação reta…

Mudanças superficiais de nada servem; necessitamos, com urgência inadiável, mudanças de fundo…

Compreensão é o primeiro; eliminação, o segundo…

Samael Aun Weor, O Mistério do Áureo Florescer

22 COMENTÁRIOS

  1. “A senda do lar doméstico, com seus infinitos detalhes, muitas vezes doloroso, é o melhor salão do ginásio.”
    Olá, poderia me explicar melhor por que o lar domestico seria o melhor lugar para se aprender e se descobrir. Obrigada.

    • Não só entre esposa e marido, mas entre pais e filhos, irmãos, primos, cunhados etc., a inter-relação gera atritos, diferenças, contradições, desentendimentos, divergências… Etc.
      Todas as formas de convivência familiar ajudam a nos descobrir o que somos, como somos, como reagimos ante as circunstâncias…
      E se temos autoconsciência, se nos observamos e trabalhamos psicologicamente, então essa “Senda do Lar Doméstico” será um grande auxílio para AUTODESCOBERTAS e TRANSCENDÊNCIAS…

  2. Gostaria de fazer uma pergunta. Meu pai é alcoolatra desde quando parou de fazer trabalho para uma chefe dele que era praticamte de candomble ( na verdade pagava para um pai de santo, que nao tinha alguns membros do corpo e dava pinga para “santo” ), des qe parou de trabalhar pra ela teve diversos problemas de saude e se envolveu com o alcoolismo, fomos uma vez num homem que tinha mediunidade ele nos disse que meu pai pegou isso no ar e que deram algo na bebida dele, o mesmo tirou a coisa e no mesmo dia meu pai teve um pesadelo que um homem careca do nariz grande corria atraz dele. Meu pai teve muitas doenças graves e assidentes, e Deus nunca o permitiu partir, eu como filho mais velho sofro muito em ver minha familia triste com essa situação. Meu pai é um homem bom, porém sofre desses problemas de saudede e o alcoolismo. Uma vez meu pai ficou posseso e eu tentei espulsaldo orando, oespirito dirizia que meu pai iria morrer. Por favor eu peço de coração que o GnosOnline me ajude com isso, queria saber as causas do alcoolismo, e como recuperar meu pai. Eu posso ajudalo ou somente ele pode se livrar ? Eu amo meu pai, ele ja foi pra uma clinica de reabilitação, 4 meses, ele sempre para jura nao beber, e volta. Detalhe avô dele morreu de alcoolismo tbm, obrigado desde ja, por favor me ajudem, fiquem com Deus.

    • André, finalmente encontrei alguém que passa pela mesma situação que eu. Meu pai também sofre de alcoolismo. Depois de já ter sido uma pessoa muito melhor, e depois de já ter trabalhado com o Grande Arcano. Foi improvável, mas aconteceu… A minha história é bem semelhante à sua, mas não convém, por envolver certas coisas que somente quem vivencia, compreende… trata-se de uma coisa muito íntima. Bem, o que nós podemos fazer é ajudar, ajudar e ajudar, com todas as nossas forças. Sugiro que você leia o texto da ”carta astral de cura” aqui no site. Se for feito com verdadeira compaixão, fé e humildade, realmente, os mestres nos escutam e nosso pedido torna-se realidade. Além disso, muitas outras coisas podem ser feitas. Por exemplo, se nos ajoelharmos reverentes e fazemos uma autêntica oração à SAMAEL, o Deus da Força, nosso pedido é ouvido imediatamente. No seu caso em questão, pedir Força para que seu pai consiga vencer o vício do alcoolismo. Agora, o que realmente importa, o que realmente garante a liberdade está neste texto acima. Se tiver a oportunidade, apresente a gnose ao seu pai, e se ele já a conhecer, tente conversar com ele pacificamente sobre isso, com o tempo talvez ele compreenda essa questão e sinta aquele famoso ”choque” que vem lá das mais íntimas partes do Ser. Meu recado está dado, e que não desanimemos nunca! Um abraço!

      • Ja estive num quadro obssidiado por espiritos, mas há muito oque saber,para comfirmar no contexto do meu disturbio se foi um dominio do incosciente ou imterferencia do mundo espiritual.
        meu pae também é alcoolico é oque nos resta é orar ,para suplicar ou divino para nos benaventurar na misão existencial.tendo nossos paes que trilha para a morte devemos desfrutar sem hesitar de boas paixões para com eles,pois o sofrimento é humano e suportavel quando estendido uma mão amiga.
        fiquem com Deus.

    • André, quando se “brinca” com as forças inferiores da natureza sofreremos consequências, às vezes tão fortes que perpassam uma ou mais encarnações.
      Não importa se teu pai é um homem bom, pois, até um homem bom se queima se brinca com fogo…
      Sugiro que você estude seriamente a Sabedoria Gnóstica e pratique EM VOCÊ e também com os teus próximos. Estude sobre o poder da oração, pratique as orações gnósticas para invocação das Forças Divinas (solares, angelicais, mestres da Fraternidade Branca etc.).
      Pratique tudo que aprender nos estudos gnósticos (castidade, morte do Ego, mantras, orações, defesa psíquica, magia elemental, magia angélica etc.). E você verá que, com o tempo, as trevas serão substituídas pela Luz. Luz significa bênçãos, cura, prosperidade, paz, harmonia…….
      Bem, quanto ao alcoolismo do teu pai, isso é uma forma instintiva de ele tentar se livrar de certas larvas astrais pesadíssimas apegadas a ele. Quando se livrar de tais larvas (entidades que vampirizam nosso campo áurico), automaticamente teu pai abandonará a necessidade de beber…

  3. Olá, nao compreendi de forma integra ainda como compreendemos um defeito nos 49 niveis do subconciente. Poderiam me dar uma explicaçao melhor? Desde já grata.

    • Jaqueline, essa questão dos 49 níveis mentais deve ser entendida, em nosso atual estágio de compreensão, como graus e graus cada vez mais profundos de COMPREENSÃO de cada defeito psicológico.
      O “santo graal” da Compreensão é a PRÁTICA DA MEDITAÇÃO, CADA VEZ MAIS PROFUNDA, E AO LONGO DE TODA UMA VIDA…

  4. Sabe, ando refletindo muito sobre uma coisa, se vcs tiverem algo a falar sobre isso…
    Até que ponto ou outros influenciam na nossa vida ?
    2 exemplos extremos:
    -alguém que é curado de uma doença grave por meio de muitas orações de outras pessoas.
    -um casal que tem muitos problemas devido a uma terceira pessoa fazer magia negra para eles.
    Temos a nossa compreensão dos nossos processos, e também devemos compreender o mundo ao nosso redor, pois estamos muito interligados.

    • Letícia, essas coisas citadas por você são perfeitamente possíveis quando compreendemos, pelos estudos gnósticos, que o ser humano é composto de Matéria, Energia e Consciência.
      Portanto, as forças sutis do cosmo, da natureza e do próprio interior do ser humano pode interferir em nossos destinos. Tanto para o bem quanto para o mal.
      Entretanto, a gnose também ensina que quanto mais nos dedicamos a nós mesmos, ao nosso trabalho interior, psicológico, de eliminação do Ego (defeitos psicológicos), menos influências negativas sofreremos.

      • Hm!
        Como vocês disseram essas forças sutis do cosmos e de nosso interior podem interferir no nosso destino, então isso(essa influência dos outros e do cosmos) é algo que está além da recorrência que levamos de vidas passadas ?
        Por exemplo, por algum motivo hoje vi várias placas pela cidade dizendo “Amarração para o amor, pagamento após resultado”, e realmente achei muito esquisito,ou seja, isto é uma influência na vida de uma pessoa vinda de fatores externos, o que determina se esse tipo de magia negra pode dar certo é a forma de vida da pessoa vítima desta circusntância ?
        espero ter sido clara na pergunta.
        Obrigada!

        • Letícia, nem tudo são repetições do que nos aconteceu em vidas passadas. Há fatos novos (positivos, neutros e negativos) gerados aqui e agora.
          Freud disse que a maior fonte de poder é o Conhecimento.
          Quanto mais você conhece os Mistérios Iniciáticos ensinados na Gnose e mais os pratica, então mais poder, força, iluminação e amor terá para enfrentar quaisquer adversidades, provas, problemas, obstáculos e recorrências em sua vida.
          CONHECIMENTO É PODER… PODER PARA SE TRANSCENDER.

  5. Irmãos
    Tenho muitas perguntas, e se me permitem gostava de colocá-las, para compreensão do universo.
    Aqui fala-se muitas vezes em Deuses, não há só um DEUS PAI?criador do seu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis? REALMENTE A GNOSE ENSINA QUE “DEUS É DEUSES”. CADA SER DIVINO É UM DEUS, COMO JESUS DISSE: “VÓS SOIS DEUSES”. E EXISTE O “DEUS DE TODOS OS DEUSES”, QUE É O ETERNO PAI CÓSMICO COMUM. A MENTE É QUE CRIA DIVERGÊNCIAS.
    Na religião católica ensina-se que foi através do sacrifício de JESUS, que fomos redimidos. Os irmãos gnósticos dizem que temos que nos arrepender, e mudar de vida para irmos evoluindo, durante possivelmente várias vidas.
    A religião católica, diz que só temos uma vida, onde está a verdade? SUGIRO QUE ESTUDE MAIS PROFUNDAMENTE SOBRE O QUE SEJA “REENCARNAÇÃO”. NÃO SE LIMITE A DOGMAS QUE NOS CEGAM E APRIOSIONAM.
    Jesus trabalhou como carpinteiro, ou só estudou?Porque não se sabe nada da vida de Jesus entre os 12 e os 30anos? JESUS FOI UM “TEKTON” (EM GREGO, ARQUITETO… ERRONEAMENTE, FOI TRADUZIDO COMO CARPINTEIRO). ELE FOI UM GRANDE ARQUITETO DA OBRA DE DEUS. NADA DE CARPINTARIA, MARCENARIA E OUTRAS PROFISSÕES. OS ANOS PERDIDOS DE JESUS (DOS 12 AOS 29 ANOS) ESTÃO SENDO ELUCIDADOS PELA GNOSE. ESTUDE MAIS.

    O que está certo olho por olho, como ensinou Moisés, que era um iniciado, ou perdoar infinitamente, ainda que não nos peçam perdão, e nos voltem a prejudicar mesmo depois de chamados a atenção? MOISÉS FOI UM ALTO INICIADO, ELE TEVE ORDENS SEVERAS EM SUA ÉPOCA, FOI ALGO NECESSÁRIO, E JESUS ENSINOU LEIS MAIS ELEVADAS AINDA. OS DOIS CUMPRIRAM AS ORDENS DO PAI CELESTIAL PARA GUIAR A HUMANIDADE.
    Para não me alongar mais, encerro por agora as perguntas.

  6. Boa tarde há todos!

    Bom, queria saber o ponto de vista da Gnosis sobre a religião Umbanda. Pois as vezes frequento esses centros para fazer uma limpeza espiritual, e teve um dia que eu recebi essa entidade, mas ao mesmo tempo sentia uma Paz e leveza espiritual e carnal…Mas enfim, ouvir falar que eu tenho que cuidar pois minha vida pode ir de água a baixo…Mas ao mesmo tempo, tenho muita FÉ e Creio muita nessa força chamada Deus!
    Deixo minha dúvida com vocês e espero respostas!?

    • As tradições ditas “afro” são muito interessantes, pois têm uma simbologia elemental maravilhosa.
      Mas o que se vê nos chamados centros, terreiros etc. não passa de mediunismo, onde entidades do baixo astral se manifestam e sugam a energia vital das pessoas, fazendo com que estas se sintam “mais leves”.
      Certos ritmos e procedimentos ritualísticos vistos em tais lugares ativam os átomos do baixo ventre (do umbigo para baixo). Esses átomos são vistos clarividentemente como pombagiras, pretos velhos etc. Mas não passam de “átomos inferiores”, que em nada nos ajudam em nossa “evolução espiritual”.
      Mas, acerca dos MITOS AFROS tradicionais, nada temos a dizer em contra, pois são tradições que são parte dos Mistérios da Magia Elemental da Atlântida…

  7. Na morte em marcha as vezes acontece do defeito simplismente continua lá, como se nada estivesse sendo feito. E em alguns momentos até piora, tenho ciência que a culpa é apenas minha. Mas preciso que os irmãos me auxiliem a deixasr de patinar (emgelo fino)

    • Cada eu tem sua forma de pensar,de sentir e de agir particular,por exemplo um eu preguiçoso que quer ficar deitado na cama,ele ira emanar de si diversos pensamentos que na verdade são outros eus mas fracos,quando se utiliza a morte em marcha nossa Mãe Divina particular vai eliminando esses pequenos eus porque são mas fracos, mas é preciso meditação para compreender o eu que cria esses pequenos eus após compreender sem raciocínio dirigido apenas pela voz do Pai intimo e a imaginação,pede a eliminação desse eu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.