A arte fantástica de Johfra

A arte fantástica de Johfra

- emArte Superior
12526
15

O VM Samael Aun Weor tinha pendurado, no escritório de sua residência um quadro de Johfra, precisamente o quadro do signo de Gêmeos, por sua belíssima e inspiradora simbologia alquímica.

Samael afirmava que Johfra era um autêntico Iniciado europeu do Raio da Arte e que conhecia profundamente os Mistérios da Alquimia, da Cabala, das Simbologias esotéricas. Afinal, quem foi esse Iniciado, Johfra Bosschart?

Johannes Franciscus Gijsbertus van den Berg, ou simplesmente Johfra Bosschart. Casado com Ellen Bosschart. Nascido em 1919 e falecido em 1998.

johfra-gol

O simbolismo é a linguagem da alma e aparece em todas as manifestações culturais da humanidade. A pintura sagrada de Johfra tem a virtude de ensinar a Iniciação aos Mundos Internos diretamente à Alma, porque a Arte é a linguagem da Alma.

Esta página é dedicada a Johfra Bosschart, artista holandês que pode ser considerado um dos expoentes maiores da Arte Fantástica moderna. Johfra e sua companheira, Ellen Lorien, estabeleceram-se em Fleurac (Dordogne – França) em 1962, mas eles viveram muitos anos na própria Holanda. Ellen ainda reside e continua a exercer sua arte lá.

Os trabalhos de Johfra são exibidos frequentemente na Galeria Utrecht, na Holanda.

Um novo livro, Hoogste Lichten o en Diepsteschaduwen, de Gerrit Luidinga, veio a público e fala sobre a obra fantástica deste autor esotérico.

Uma fundação foi criada por amigos e colaboradores e essa fundação está auxiliando Ellen a realizar todos os projetos de divulgação da obra de Johfra mundo afora.

Johfra foi um profundo estudioso do esoterismo e baseou toda a sua obra surrealista-iniciática, segundo ele mesmo afirmava, nas pesquisas sobre Psicologia, Religião, Bíblia, Astrologia, Antiguidades, Mitologia, Alquimia, Magia e Ocultismo.

O site Gnosisonline presta uma homenagem a este grande Iniciado do Raio da Arte que levou o Conhecimento-Síntese à humanidade por meio de seus quadros iniciáticos.

Podemos exemplificar dentro da obra de Johfra, como representantes da Arte Superior, os 12 quadros dos signos zodiacais e o Tríptico, intitulado O Jardim do Éden.

Veja as demais obras de Johfra no Flickr de nosso site (página inicial do GnosisOnline, canto superior direito), são alguns exemplos desta maravilhosa arte superior que tanto nos inspira, anima e reconforta em nosso Caminho para Cima.

(Gostaria de adquirir estes pôsteres com alta simbologia esotérica, de autoria de Johfra? Clique aqui >>)

15 Comments

  1. Antonio Aparecido Rossi

    as tartarugas que aparecem na enseada tranquila na pintura do signo de cancer não representa a lentidão do crescimento espiritual?

    1. As tradições esotéricas, especialmente orientais, dão atributos positivos ao símbolo da tartaruga…

  2. nada a declarar sobre os desenhos sao maravilhosos.

  3. Gostária que me enviassem por imail dicas da magia do alçafraõ, pois estou desempregado agradecia o favor de me conseberem esse pedido. Obrigado

    1. Dagomar Moreira

      Meu caro, existem práticas gnósticas como prática da cruz ou Runa not que solicitamos ante as divindades créditos a os veneráveis mestres do tribunal da justiça divina (Juises do Kharma),solicitando aquilo que mais se necessita..entre tanto não é recomendável pedir bens materiais ou dinheiro em si,mas claro que condições necessárias para consegui-lo de forma honesta é licito,sempre nos recordando dos postulados da lei do kharma: Aquele que dá recebe,quanto mais dá mais recebe,aquele que nada dá até o que tem lhe será tirado, Ao leão da lei (SR. Anúbis) se combate com a aplicação da balança (Justiça),Então se estás desempregado e queres um emprego proporciona pra que outras pessoas que se encontram na mesma sua condição consigam um emprego,ajuda-as se tens meios com um curriculo impresso,uma passagem de ônibus para que consigam aquele emprego,da mesma forma se tens fome de sabedoria deves dar,permear sabedoria,conhecimento..etc;Também existe a magia do elemental da Goiabeira,da laranjeira ambos são do raio da justiça divina(Kharma).
      No entanto creio que é mais simples e prático proporcionar a outrem aquilo que mais necessitas que em breve obterás aquilo que tanto desejas..um forte abraço..e não te esqueças que nossa Mãe divina e nosso amado pai interno sabem oque é melhor pra nós,se já tentamos de tudo e nada dá resultados..é porque o pai está nos protegendo de algo ou testando-nos até onde vai nossa persistência ou fé.

  4. Grande artista!!! Técnica de óleo sobre tela magnífica.

  5. Sou amante das artes e vivencio continuamente o lado espiritual. Me apaixonei pelas belas pinturas.

    Fada Fadul

  6. Meu pai é astrólogo,chama-se Hilário Berlanda.Ele possui todos esses quadros no consultorio dele aqui em Curitiba,comprou nos anos 80,e até hoje estão perfeitos!É simbolismo puro,a arte de Johfra tem que ser imortalizada.

  7. Boa tarde,eu estou no caminho esotérico,há mais de 20 anos,e quando iniciei meus estudos tive o privilégiop de ter em mãos um livro com as interpretações das obras de Johfra Bosschart,e cometi o erro de emprestar,e perdi meu livro,eu gostaria de saber como faço para encontrar e adquirir novamente este livro,pois imagino que deverão haver cópias,mais edições.Por facor se puderem me ajudar ficarei grata.
    Atenciosamente,
    Sandra Vidal

    1. É uma obra que está esgotada há muitos e muitos anos.
      Mas você com certeza tem um grande conhecimento da Simbologia Gnóstica e saberá explorar a sabedoria pictórica do Iniciado Johfra…

  8. Jorge Bernardes

    Boa tarde, gostaria de saber se vocês possuem à venda a gravura do Jardim do Edem e a do Pelicado (aquela onde aparece uma pelicano alimentando seus filhotes com as próprias visceras). Obrigado.

    1. Poster O Jardim do Éden (ou Unio Mystica), clique aqui.

  9. José dos Santos

    Muito belo e imaginativo, transcendente e irreal. Parabéns

  10. Edna,

    Divulgue esta arte, pois, muito simbolismo há para desvendar!!!

Comments are closed.

Confira também

Magia do estoraque

Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias