As 8 virtudes da Kundalini

36
9648

Sidarta Gautama (cujo nome sagrado de seu Ser Interno é Amitaba), ensinou que a nossa Verdade Interior pode ser despertada positivamente por meio do Caminho do Meio. Este Caminho, ou Senda Esotérica, é formado por oito fatores simultâneos que permitem, ao casal tântrico, a ascensão positiva da Kundalini.

Para que a Kundalini se desenvolva e desperte, necessita-se trabalhar com a Magia Sexual Branca e, paralelamente, com os méritos do coração. Isso de “méritos do coração” inicia-se com oito princípios fundamentais para o reto viver, para que nossa vida cotidiana entre em ressonância com o correto Trabalho Interno.

A Kundalini é governada pelos méritos do coração, onde se manifesta a Magia da Luz, ou Clara Luz do Ser. Quem não trabalha com as virtudes da Kundalini, mesmo praticando a “castidade” cai, pois o Ego, a mente, toma conta das energias transmutadas e nos faz adquirir mais karma do que já temos, afastando-nos de nosso Ser Interno.

É necessário compreender os aspectos ocultos do desenvolvimento da Energia Sagrada, para que Ela não se torne a Serpente Tentadora do Éden, que é a antípoda da Serpente de Luz.

Esse óctuplo sendeiro, segundo ensinamentos do venerável mestre gnóstico Samael Aun Weor, é um caminho de vida formado pelos cascos dos cavalos da morte. Isso deve ser profundamente compreendido pelos “caminhantes da Senda”.

As oito virtudes podem ser interpretadas da seguinte maneira:

1ª Virtude (Reto Pensar): para que a serpente ascenda pela nossa coluna vertebral devemos aprender a usar os pensamentos corretamente, positivamente. Isso significa que devemos nos conectar com a nossa Mente Interior (Lógica Superior), e não com a mente sensorial (ou sensual), com a mente racional.

A lógica racional fundamenta-se na lógica formal, enquanto a lógica superior se fundamenta na Consciência. Todos os pensamentos negativos (luxúria, ambição, cobiça etc.) devem ser desligados do corpo, para gerar uma mente pura que sinta e que diga a Verdade, como ela é, e não como queremos que ela seja. A Kundalini não sobe ou atua com uma mente mecânica, subjetiva.

2ª Virtude (Reto Agir): é a forma de se agir interna e externamente. Na convivência familiar e social não sabemos nos comportar adequadamente. De nosso reto agir depende nosso êxito ou fracasso, tanto social quanto esotericamente. Ser decentes, amáveis, sinceros, mas sem fingir. Devemos combinar perfeitamente os eventos externos e os internos, evitar atuações hipócritas, falsos sorrisos, apenas para mantermos a autoimagem. Devemos aprender a viver sem sermos vítimas das circunstâncias.

3ª Virtude (Reto Falar): São Tiago dizia: “A língua é pequena, mas muda os destinos do homem”. Se controlarmos a palavra, o verbo, também poderemos controlar o corpo. Para se dominar o cavalo, também se necessita controlar sua boca. Devemos falar, porém, saber falar. A palavra ofensiva mata. Devemos sempre falar a verdade, porém, devemos saber como falar essa verdade. Ferir cruelmente, insultar, gritar, rir, consomem nosso Fogo Criador.

Se falharmos com o nosso verbo, também falharemos com o nosso Pai. É fundamental compreender que o chacra laríngeo está intimamente relacionado com o chacra sexual. É tão prejudicial calar quando se deve falar como falar quando se deve calar. Nisso deve haver muita sabedoria, pois senão, pode-se incorrer em “fornicação verbal”.

4ª Virtude (Amor e Paz): trata-se de uma virtude essencial. Essa virtude se relaciona especialmente com o Amor Consciente. Significa sentir e viver consciente, dando às pessoas de nosso relacionamento a Medicina do Amor. Por outro lado, a paz chega ao coração tranquilo através das mudanças na forma de viver. Essas virtudes são importantes porque a Mãe Divina é Amor. Ódios e rancores impedem o avanço na Senda Iniciática.

Hermes Trismegisto (clique aqui) disse: “Dou-te amor, que está contido dentro de si o sumo da sabedoria, porém Amor Consciente”. A paz não é um estado que se consegue por meio de esforços, cursos, leituras. A paz é uma expressão de nosso Ser Divino, portanto, só a alcançaremos quando criarmos uma conexão com o Ser por meio da meditação, da oração e, essencialmente, com a morte dos desequilíbrios mentais que, dentro dos estudos gnósticos, chama-se Ego. A paz desce a nós por meio do absoluto e radical Silêncio Interior.

kundalini5ª Virtude (Compreensão): esta é uma faculdade da Consciência. Devemos compreender as outras pessoas para que elas nos compreendam. O Trabalho Esotérico sem sua profunda compreensão nada ou pouco vale. A meditação e o trabalho com o lado direito do cérebro são imprescindíveis para desenvolvermos esta virtude.

6ª Virtude (Vontade): a Vontade não pode ser compreendida como desejo. Este último é uma manifestação egoica, que tem seu próprio corpo, o de Desejos. Por outro lado, pode ser também uma expressão da Consciência. Para prevalecer nossa Consciência por meio da Vontade, é imprescindível trabalhar com nossas “paixões interiores e exteriores”. Aqueles volúveis, que constantemente mudam de posição, não desenvolvem a Vontade Consciente. Essa virtude da Kundalini está diretamente ligada ao processo esotérico da Continuidade de Propósitos do esoterista iniciante dos estudos gnósticos. O Trabalho interno e externo deve ser sempre exercido com boa vontade.

7ª Virtude (Reta Maneira de Ganho de Vida): o correto é se ganhar o pão de cada dia honestamente, com sacrifício, para adquirir alimento, abrigo e refúgio. O homem vulgar se apega à matéria. O asceta renega a matéria. Já o sábio usa inteligentemente a matéria… Outra questão nessa virtude são os benefícios ou malefícios do trabalho em relação ao nosso Ser, ao nosso corpo e à sociedade. Não é admissível, por exemplo, o Iniciado exercer profissões como, por exemplo, em matadouros, venda de bebidas alcoólicas, vendas de armas, lotéricas, boates, danceterias, comércio de carne suína, jornalismo de fofocas etc.

8º Virtude (Reto Esforço): o reto esforço significa nos esforçarmos corretamente, sem esforços inúteis e/ou desgastantes. Há diferença entre esforços conscientes e esforços mecânicos. Há grande diferença entre fazer e fazer corretamente.

36 COMENTÁRIOS

  1. oi, no pouco que fiz de um curso de gnosis, ficou um pouco difícil compreender pq as boas emoções, como por exemplo a alegria eufórica, deve ser controlada… no caso da 3ª virtude (reto falar) acontece o mesmo com o “rir”… mesmo que o estado de espírito ao rir seja bom, por que ele consome nosso Fogo Criador?

      • Entendo. Li no texto que trabalhos como os de um matadouro são ‘negativos’.

        “Não é admissível, por exemplo, o Iniciado exercer profissões como, por exemplo, em matadouros, venda de bebidas alcoólicas, vendas de armas, lotéricas, boates, danceterias, comércio de carne suína, jornalismo de fofocas etc.”

        Conheço instituições Gnósticas que dizem que se alimentar de carne ‘moderadamente’ faz bem ao corpo físico, pois se trata das energias do elemento Fogo. Quer dizer que se alimentar bem; produzir o alimento; não!? (Hipocrisia) (?)

        E, em uma sociedade de hoje, se o homem de bem, trabalhador, não tiver muita opção, e tiver que ir trabalhar em um matadouro e/ou casa de bebidas e afins, para alimentar sua família… O que ele faz, continua desempregado, até encontrar um emprego dentro dos ‘padrões’ Gnósticos !?

        (?)

        • Willian, não se trata de “padrões” gnósticos, pois os esoteristas em geral concordam com os desideratos que divulgamos.
          As pessoas que buscam a Autorrealização do Ser Divino precisam RENUNCIAR a muitas coisas, e uma delas é trabalhar com profissões que prejudicam o próximo.
          Mas cada um é livre para fazer o que bem entender, desde que compreenda as LEIS DO KARMA…

  2. ola boa noite irmãos

    “mesmo praticando a “castidade” cai, pois o Ego, a mente, toma conta das energias transmutadas e nos faz adquirir mais karma do que já temos, afastando-nos de nosso Ser Interno. ”

    não entendi muito essa parte do texto , alguem poderia explicar melhor

    • Saint-Germain, o grande cristificado do Raio da Política Mundial e mestre do Raio Violeta, sempre falou do Eu Sou.
      O que é o Eu Sou? É nosso Cristo Íntimo.
      Somente trabalhando com os 3 Fatores de Revolução da Consciência (Alquimia Sexual, Morte do Ego e Amor Prático para com a Humanidade) é que poderemos encarnar a essa Parte de nosso Ser Divino, o Cristo Íntimo…
      Sugiro que leiam os textos do quadro O EVANGELHO DO CRISTO CÓSMICO.

  3. como é bom termos estas explicações…são atos comuns que no dia a dia parecemos esquecer…e no entanto devemos devemos usa-las diariamente.e como é difícil termos consciência que podemos e devemos assim viver…estou iniciando meu estudo gnóstico…esta me fazendo tão bem…a auto-correção é possível…depende de nós querermos e sentirmos necessidade de mudança…de equílibrio….muito obrigada

  4. voces tem um e-mail o qual eu possa contatar para tirar as duvidas? esta ficando meio ruim eu ter que ficar colocando comentarios nos posts, q geralmente são longos comentarios,e seria bem mais facil mandar um e-mail.
    Isso ajudaria bastante, obrigado.
    E se eu perder inspiração para viver na linha no objetivo de despertar a conciencia, aonde voce recomenda que eu deva procurar inspiração? e como sei se estou sendo muito radical na gnose, e como posso “dar uma esfriada” sem exagerar? se exagero no relachamento eu ressucito velhos eus antes quase erradicados totalmente, e os merdinhas tem filhotes com os outros eus(eu sei q isso pode ser controlado para que não aconteça) e fico cada vez mais endiondamente descontrolado e com a mente tagarela, com meus diabos gritando, me deixando indeciso e melancolico, suspirando a cada dois segundos, e as veses tenho vontade de bater a cabeça na parede até ela rachar para que minha mente se aquiete( claro q não sou irritado a ponto de fazer isso), e nisso ja devem ter sido umas 50 linhas so de abobrinha e se voce leu até aqui é muito atencioso/a, ve em que cituaçao encontro-me?

  5. Crudivorismo, Frugivorismo é o melhor_Porem não torna o homem santificado – Não fazer do sagrado ato comer uma religião.
    porem um dia Li : Há momentos no fraquejar do homem e seus hábitos em que se faz nescessário uma pausa e permissões breves por misericórdia.
    Dos: el comer carne, el Maestro Samael Aun Weor después de muchos años de vegetariano, frugivorismo enseñó comer carne, esto fue una programación cósmica como ya fue dicho antes para que el pueblo siguiera en ese desierto doctrinal que como ya fue dicho, por carma de la humanidad debería sufrir.

    Pax Seja Convosco !

  6. Bom dia.
    Gostaria de saber se existe algum mantra, ou magia para atrair o companheiro ideal para um relacionamento,digo uma pessoa com as mesmas afinidades. muito obrigada. um abraço.
    obs. frequento gnose aqui no rs.

    • Lidia, boas aulas de Gnose aí em tua cidade…
      Na verdade, não há delito algum em suplicar à Divindade por um companheiro, sempre lembrando, em tuas orações, de implorar que se faça a Vontade dEle.
      Sugerimos que faça orações, conforme teu instrutor orientar, ao ARCANJO URIEL, regente supremo do planeta Vênus e chefe das Forças do Amor.
      Ore a Ele “em nome de Cristo, pelo poder de Cristo e pela majestade de Cristo”…
      Faça isso constantemente e tenha confiança em Deus…

    • Também trabalhe o medo de se relacionar abertamente com outro Este e um dos grandes motivos que faz as pessoas viver sem um par.

      O amor e atraído por forças de liberdade, sinceridade, e pureza, se conquistar isto dentro de si com certeza vai atrair pessoas que tenha estas qualidade para perto de você.

      O grande segredo do amor, e sermos capaz de amar antecipadamente, desinteressadamente livremente, Conscientemente, compreensivamente, integralmente, incondicionalmente.

      Esta às virtudes que temos que conquistar se realmente em dia quiser sentir no mais fundo de nossa alma isto que chama amor.

      Paz.

  7. De todo o conhecimento que já estudei em minha vida , estou vendo realmente que a Gnose reúne e seleciona o melhor que existe neste planeta… muito obrigado por esta verdadeira dádiva divina !

  8. De todo o conhecimento que já estudei na vida , estou vendo que a Gnose realmente reúne e seleciona o melhor deste planeta, obrigado por esta dádiva divina !

  9. Este Trabalho interno é a mais bela obra desenvolvida por um espirito na busca de DEUS ( pai-mãe ), para sua purificação e união eterno com nosso CRIADOR.

  10. li que os gnosticos devotos a praticas do lingam yoni,nao devem beber alcool bem como nao dever comer carrne, eis oque não entendi, como não se pode comer carne, carne contem ether o elemento 5 que nos gera energia sexual, o proprio mestre samael nos dizia que abstenção a ingestao de carne leva a impotencia,bom agora ficou tudo confuso, me explique?

    • A não ingestao de carne deve ser feita se a pessoa NÃO SENTIR NECESSIDADE DE COMER PROTEÍNA ANIMAL.
      Mas se sentir, coma.
      Sempre de forma equilibrada.
      Alimentos integrais, em quantidade moderada, sempre são recomendáveis.

      • Ok, então em quantidades pequenas pode?, tanto faz, e os vegetais como flores comestiveis como alcaxofra, flor de abobora, e legumes, vegetais em geral, é mais recomendado quando não se sente a necessidade da ingestao de carne? alem disso, como vou saber que estou sentindo NECESSIDADE de carne e não seja meu ego o quem deseja? oque voce recomendaria como habitos alimentares diarios?

  11. como faço para me redimir e pedir perdão á minha monada e meu espirito santo, pois cometi crimes como a ejaculação e minha mãe divina deve estar chorando devido à esses exessos, como faço para conseguir perdão?

    • Vini, não precisa entrar em crise.
      Amanhã será outro dia, o sol voltará a brilhar…
      Volte a praticar, agora com mais Consciência, as técnicas de sublimação para solteiros, pranayama egípcio, mantra Ham-Sah e Castidade mental…
      E, acima de tudo, lembre-se da frase de Jesus: “Vai e não peques mais”.

  12. O ego deve ser esquecido! Viver o presente, faz viver consciente com o pouco que temos de consciente o aqui e o agora, o alerta novidade, trabalhando sobre si, com pedidos de orações a nossa mãe que elimine nossos valores psicológicos negativos. Além de trabalharmos a morte, temos que alimentar a essência com essas virtudes, conteúdos sattvicos no alimento, na mente e na ação.

  13. A transformação e sublimação dos estados da energia influem no corpo físicos, mental e espiritual é possível somente através do despertar da Kundalini. e sua reorientação num movimento ascendente até ela se unir na inundação de todo o ser com uma benção indescritível.

    O praticante eleva-se dos elementos mais grosseiros para os mais sutís, e realiza, numa experiência transcendental, para se tornar um ‘homem-autentico’.o homem original,do mesmo modo quando ele foi feito com todas suas faculdades ativa,espírito e copo.

    É necessária, mas é bom também saber que nada se realiza sem o amor puro e cristalino do cristo para isto. Existem ‘vários meios para se conseguir este objetivo: Mantras, yoga, Pranayama,(o mercúrio consagrado que e a própria prática sexual sem o derrame sexual) e até ervas sagradas que nos prepara nosso corpo físico magia Elemental.

    as forças do ego no corpo se tornam ativas e nos atacam como avareza, ciúmes, obsessão, raiva, falsidade e outros traços negativos. Algumas vezes, esta batalha entre estas energias positivas (Kundalini) e as negativas do ego pode ser tão intensas que a pessoa pode perder seu equilíbrio mental, ou ainda, seus traços maléficos podem parecer tão intensos que a pessoa pode tomar rumos errados na vida.

    se existe nossa deusa mãe espiritual para ajudá-lo em cada passo do processo, as energias negativas jamais sairão vitoriosas. É por isso que o guru secreto desperte-nos frequentemente sugere o Guru para guiar-nos a mando de nossa mãe.

    É importante notar que existem Mantras diferentes para a ativação dos sete chakras. Lembre-se também que o que está se operando não é um milagre, e sim um processo lento e gradual e talvez se necessite de alguns anos para se perceber a ativação do chakra.

    O desdobrar deste potencial espiritual vem do coração. Para alguns, esta emergência espiritual é um processo suave e integrado que se desenvolve como uma consequência natural dos muitos anos de dedicação no trabalho interno, orações e meditações Pode-se também experiência um despertar mais brusco, rápido, devido à outras práticas que a pessoa possa ter feito sem ter consciência de que estas lhe serviram para o despertar da energia transformadora dos estado interno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui