Terremotos nos próximos anos ->

Home Fóruns Ecologia/Cosmologia Terremotos nos próximos anos ->

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  marceloy 3 dias, 22 horas atrás.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 62 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29234

    marceloy
    Participante

    “Os dois fortes terremotos com poucos minutos de diferença entre eles atingiram o Peru por volta das 18h40 (20h40, horário de Brasília). O Serviço Geológico dos EUA informou que o primeiro tremor, de magnitude 7,9, ocorreu a 148 quilômetros ao sul de Lima, em Chincha Alta, e que o segundo terremoto veio logo em seguida e tinha magnitude de 7,5.

    Após os fortes tremores, um alerta de tsunami foi emitido para Peru, Equador, Chile, Colômbia, Havaí e países da América Central, informou o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico.”

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2007/08/15/forte_terremoto_atinge_o_peru_965718.html

    #30697

    marceloy
    Participante

    “O número de mortes provocadas pelo terremoto de 8 graus na escala Richter, que atingiu o Peru na noite de quarta-feira (15), está entre 500 e 510, segundo um novo balanço de vítimas entregue nesta quinta-feira por Roberto Ocño, comandante do Corpo de Bombeiros.

    “O número aumentou e está entre 500 e 510 mortos. Os feridos já passam de 1.600”, disse.

    “Muitos mortos estão sob os escombros das casas. Nas ruas, muitos morreram, até de infarto”, acrescentou Ocño, em declaração dada por telefone à agência AFP.

    Estimativas anteriores da ONU, apontam um total de 450 mortos e 1.500 feridos, até o momento, enquanto o governo do Peru trabalha com a estimativa de “cerca de 400”. “

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/2007/08/16/ult23u499.jhtm

    #30698

    marceloy
    Participante

    “EFEITO ABSINTO”

    19/09/2007

    Centenas ficam doentes no Peru após queda de meteorito:

    “Centenas de pessoas no Peru precisaram de atendimento médico depois que passaram perto do local da queda de um meteorito, segundo as autoridades.”

    “O objeto que veio do céu produziu uma cratera profunda ao cair no fim-de-semana em uma área remota perto na cidade de Carancas, nos Andes.

    Pessoas que estiveram no local queixaram-se de dor de cabeça, vômito e náusea depois de inalar gases que saíam da cratera.”

    http://noticias.uol.com.br/bbc/reporter/2007/09/19/ult4909u674.jhtm

    #30699

    marceloy
    Participante

    EFEITO ABSINTO é descrito no Apocalipse de João de Patmos como o envenenamento provocado após a queda de um asteróide.

    #30700

    marceloy
    Participante

    E o Brasil também ja esta tendo seus terremotos:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u353263.shtml

    “O tremor de terra sentido no norte de Minas Gerais e que atingiu 4,9 graus na escala Richter matou uma criança identificada como Jessiane Oliveira Silva, 5, e deixou seis feridos. Os seis feridos já foram atendidos em um hospital da cidade de Itacarambi (MG) e liberados.

    O tremor foi sentido na comunidade rural de Caraíbas, distante 35 km de Itacarambi. Segundo o governo de Minas, o tremor ocorreu na madrugada deste domingo e atingiu também, de forma mais leve, a cidade de Itacarambi e alguns pontos de Manga e Januária. O terremoto é o primeiro a registrar uma morte, segundo o Obsis (Observatório Sismológico de Brasília), da UnB (Universidade de Brasília), que iniciou seus registros em 1968. “

    #30701

    marceloy
    Participante

    Asteróide pode atingir Marte em 30 de janeiro 2008, dizem cientistas:

    Washington, 21 dez (EFE).- Um asteróide de cerca de 50 metros de diâmetro cruzará em janeiro a órbita de Marte e pode cair no planeta, revelou hoje o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), da Nasa (agência espacial americana).
    Após várias observações, os cientistas do JPL indicaram que esse corpo cósmico se encontrará a cerca de 50 mil quilômetros de Marte às 9h (Brasília) de 30 de janeiro, disse o órgão da Nasa em comunicado.

    Os cientistas calcularam que as probabilidades de choque são de uma entre 75, um número alto e pouco comum, já que habitualmente manejam probabilidades de uma entre um milhão, segundo explicou Steve Chesley, cientista do JPL, à imprensa americana.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2007/12/21/asteroide_pode_atingir_marte_em_30_de_janeiro_dizem_cientistas_1129364.html

    #30702

    marceloy
    Participante

    O Sistema Solar, a um tempo esta dentro da “zona quente” da Via Láctea, onde a distância entre outros sistemas planetários diminui e a soma das forças gravitacionais e magnéticas aumenta.

    A consequência deste fenômeno cíclico de +- 26 mil anos é o deslocamento de asteróides e cometas em direção aos corpos de maior massa e com maior probalidader de atingir um alvo no meio do trajeto.

    Outra consequência é a indução magnética nos planetas de núcleo metálico (ex a Terra) isso provoca o aumento gradual da temperatura desse núcleo, com o tempo devem sugir mega terremotos e vulcões. E a inversão dos pólos norte e sul.

    #30703

    marceloy
    Participante

    Vulcão Galeras na Colombia entra em erupção:

    “Bogotá, 17 jan (EFE).- O vulcão Galeras, no departamento de Nariño, no sudoeste da Colômbia, perto da fronteira com o Equador, entrou em erupção nesta quinta-feira após vários tremores que produziram pânico em Pasto, capital da região, mas ainda não há informações sobre danos ou vítimas, segundo fontes oficiais.

    Um porta-voz da Rede Sismológica Nacional disse à agência Efe que, segundo os técnicos localizados na região, houve uma explosão muito forte por volta das 23h16 (de Brasília) na cratera do vulcão, 900 quilômetros a sudoeste de Bogotá. Durante todo o dia, aconteceram pelo menos cinco abalos em cadeia.”

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/01/18/ult1807u42952.jhtm

    #30704

    marceloy
    Participante

    Também aqui na Zona Norte SP foi sentido um pequeno tremor.

    Tremor de 5,2 graus na escala Richter atinge diversas regiões de São Paulo

    “Um terremoto de magnitude 5,2 graus na escala Richter atingiu diversas regiões de São Paulo na noite desta terça (22). O epicentro foi no mar, a 270 km a sudeste de São Paulo, perto de São Vicente, segundo informação do professor do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB), George Sand França. Segundo ele, o fenômeno durou três segundos. O tremor foi um dos sete maiores já registrados por sismólogos no país.

    Não há registro de feridos ou de ocorrências graves, mas foram registradas rachaduras em edifícios no bairro do Butantã e no Hospital Estadual da Vila Alpina, na zona leste.

    Além da capital, locais do Estado de São Paulo, como a região do ABC paulista, Baixada Santista e Campinas informaram ter sentido os tremores. Cidades mais distantes como Americana, a 120 km da capital, também sentiram o abalo. Moradores de Estados vizinhos afirmam ter sentido um leve tremor, como internautas de São Gonçalo e da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, relataram ao UOL. Também no Paraná e em Santa Catarina chegaram reflexos do”

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/04/22/ult23u1982.jhtm

    #30705

    marceloy
    Participante

    Chile: vulcão leva ao doloroso êxodo de mais de 5 mil pessoas.
    07/05/2008

    “CHAITEN, Chile (AFP) — Mais de cinco mil pessoas de dois povoados do sul do Chile viram-se obrigadas a empreender um doloroso êxodo por terra e mar para escapar dos estragos causados pela erupção do vulcão Chaitén, enquanto o impacto da coluna de cinzas, que já alcança 30 km de altura, é sentido com grande intensidade até em território argentino.

    A forte atividade do vulcão continuava nesta quarta-feira, mas com uma mudança de direção da coluna de fumaça observada desde a noite de terça-feira, que agora atinge a localidade chilena de Palena e a cidade de Bariloche, na Argentina.

    Os povoados chilenos de Chaitén, no sopé do vulcão, e Futaleufú, a cerca de 70 km de distância, transformaram-se em cidades-fantasma após concluída a massiva evacuação de seus moradores, ordenada pelas autoridades depois do aumento da atividade vulcânica.

    Em Chaitén, todos os 4.000 habitantes já deixaram a localidade, e nesta quarta-feira apenas efetivos da Polícia e da Marinha circulavam por lá, além de alguns jornalistas e fotógrafos.

    As ruas do povoado estão vazias e cobertas por uma densa camada de cinzas. Todo o comércio fechou, e mesmo o município transferiu sua administração para a cidade de Puerto Montt, a 200 km de distância.

    Há um cenário semelhante também em Futaleufú, que neste momento se encontra sob cerca de 30 centímetros de cinzas, altamente tóxicas se inaladas.

    A maioria das famílias evacuadas abandonou suas casas com tudo dentro. Alguns o fizeram contra a vontade, relutantes em abandonar o local onde nasceram.

    “Por sorte conseguimos sair a tempo, mas é angustiante não saber se temos ainda uma casa ou se nossas coisas estão no lugar onde nós as deixamos”, disse Deborah Sanhueza, que permanece em um albergue de Puerto Montt.

    Segundo o Escritório Nacional de Emergências (Onemi), o total de evacuados supera as 5.000 pessoas. A maioria está hospedada em casas de familiares ou amigos. Cerca de 600 estão em albergues, instalados em colégios da ilha de Chiloé e em Puerto Montt.

    A presidente chilena Michelle Bachelet prometeu a todos “soluções integrais” e um futuro melhor”

    http://afp.google.com/article/ALeqM5j0NCZqq1wmUGoqmbqf367D21myvg

    #30706

    marceloy
    Participante

    12/05/2008 – 04h15
    Terremoto na China matou mais de 7.000 pessoas em Sichuan, diz agência estatal

    Da Redação
    Em São Paulo*

    Atualizado às 11h46

    O terremoto de 7,8 graus de magnitude que atingiu a província de Sichuan, na China, na segunda-feira (12), matou 7.651 pessoas somente na provincia de Sichuan, onde foi o epicentro do tremor, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua News Agency.

    Cerca de 900 adolescentes estão soterrados em uma escola na cidade de Dujiangyan. A morte de cinco crianças foi confirmada e 120 outras estão feridas depois que o prédio de duas escolas primárias desabou em uma área rural de Chongqing. Professores e 19 estudantes ainda estão soterrados.

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/05/12//ult23u2254.jhtm

    #30707

    Esse da China está chegando à casa dos 9 mil mortos.

    Deus os ajude.

    :cry:

    #30708

    marceloy
    Participante


    Terremoto de 6,8 graus na escala Richter atinge o Tibete

    Até o momento, não há confirmação sobre vítimas.
    Distrito atingido está em zona de grande atividade sísmica.

    Da EFE

    Um terremoto de 6,8 graus de magnitude na escala aberta de Richter atingiu nesta terça-feira (hora local) a região do Tibete (sudoeste da China), sem que, por enquanto, tenham sido reportadas vítimas, informou nesta segunda-feira (25) a agência oficial chinesa “Xinhua”.

    O terremoto foi registrado às 21h22 desta segunda-feira (10h22 em Brasília) no distrito de Zhongba da Prefeitura de Xigaze, no sul do planalto tibetano, e seu epicentro se situou a dez quilômetros de profundidade, segundo a Rede Sismológica Nacional da China.

    O tremor pôde ser sentido também em outras localidades do Tibete, como Gerze ou Coqen, mas, por enquanto, não há notícias de danos pessoais nem materiais.

    O distrito de Zhongba tem 18 mil habitantes e se encontra em uma zona de grande atividade sísmica.

    Em 2004, foi registrado na zona um terremoto de 6,7 graus e, em 2005, outro de 6,5, sem que nenhum deles causasse vítimas, segundo as autoridades”

    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL736640-5602,00-TERREMOTO+DE+GRAUS+NA+ESCALA+RICHTER+ATINGE+O+TIBETE.html

    #30709

    marceloy
    Participante

    “Terremoto de 6,6 graus na Indonésia provoca alerta de tsunami

    Há 11 horas

    JACARTA (AFP) — Um terremoto de 6,6 graus sacudiu nesta terça-feira a costa da ilha indonésia de Java, provocando alerta de tsunami, informaram as autoridades.

    O tremor ocorreu às 10H07 local (00H07 Brasília) e foi situado 125 km a noroeste de Ujungkulon, na província de Java Oeste.

    Até o momento não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

    O tremor ocorreu a pouca profundidade, cerca de 20 km, o que aumenta o risco de tsunami, segundo as autoridades indonésias.

    O Observatório Geológico Americano (USGS) informou que o terremoto foi de 5,8 graus e ocorreu a 43 km de profundidade.

    http://afp.google.com/article/ALeqM5guHT1IkqY3hC1rBzYmOKAK42Yhzw

    #30710

    marceloy
    Participante


    26/08/2008 – 20h39
    Tremor de 6,3 graus atinge o Peru e é sentido no norte do Brasil
    Da Redação*
    Em São Paulo
    Um tremor de 6,3 graus na escala Richter sacudiu a cidade de Pucallpa, no norte do Peru, no final da tarde desta terça-feira (26), segundo o Serviço Geológico dos EUA. O terremoto causou tumulto nas ruas, mas não há registro de mortes ou destruição. O epicentro estava a 93 km ao norte de Pucallpa, capital da província de Ucayali.

    Algumas cidades do Brasil também sentiram o abalo, segundo o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Sand França. Os moradores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC), além dos de Porto Velho (RO), puderam sentir o tremor, já que o epicentro estava a cerca de 200 km da região. “Houve certo pânico no Acre, mas em Porto Velho o tremor foi sentido apenas nos prédios mais altos”, afirma França. Não há informação de ocorrências graves.

    Além de Pucallpa, toda a região entre o centro e o norte do Peru -incluindo a região amazônica- também sentiram o terremoto. Abalos secundários atingiram outras partes do país, como um de 5,9 graus a 33 km de Pucallpa, informou o Instituto Geofísico do Peru.

    Este é o segundo abalo que Pucallpa sente em menos de uma semana -na última sexta-feira a cidade foi sacudida por um terremoto de 5 graus na escala Richter.

    *Com informações das agências internacionais”

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2008/08/26/ult1859u327.jhtm

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 62 do total)

Você deve fazer login para responder a este tópico.