Pistis Sophia e a Igreja Gnóstica

Pistis Sophia e a Igreja Gnóstica

- emTeologia Gnóstica
11840
52

Assim como em todas as Religiões existe um Livro Sagrado ou Bíblia, do mesmo modo os Gnósticos dispõem também de um Livro Santo. Com algumas referências rápidas e resumidas sobre esse Livro, antecipamos que, para compreender o “espírito” de sua “letra”, há que considerar a época e o sentido esotérico em que foi escrito. O que é o Talmude para os judeus, o Bhagavad Gita para os hindus, o Alcorão para os muçulmanos, a Bíblia para os católicos e protestantes, é para nós a Pistis Sophia (para adquirir esta imperdível Obra, clique aqui).

Esse Livro Sagrado nos informa que Jesus – o Cristo – depois de haver Ressuscitado dos mortos, passou 11 anos com seus discípulos para instruí-los nos Mistérios dos Mundos Internos, ou Mundos da Luz, com omissão, no entanto, de alguns pontos que os discípulos não estavam ainda capacitados a compreender.

No duodécimo ano, porém, os discípulos estavam reunidos com o Mestre no Monte das Oliveiras, alegrando-se de haverem recebido d’Ele toda a plenitude do Saber Iniciático. Era um dia do mês Tybi, o dia da Lua Cheia.

O Mestre estava sentado à parte, quando ao surgir do Sol os discípulos viram um grande rio de luz de diversas tonalidades verter-se sobre Ele, que nela subiu ao Céu deixando os discípulos em grande temor e confusão, enquanto, silenciosamente, O seguiam com os olhos.

pistis-sophia

Desde a hora terceira do quinquagésimo dia, até a hora nona da manhã seguinte (30 horas portanto), o Mestre esteve ausente, para então aparecer-lhes descendo em uma Luz Infinita e mais brilhante do que aquela em que havia subido.

Os discípulos estavam assombrados e temerosos, mas Jesus, compassivo e misericordioso, assim lhes falou: “Tende coragem, Sou Eu, não vos assusteis”.

Após as preces, Jesus retirou sua grande Luz de si mesmo e apareceu de novo em forma familiar; os discípulos vieram a Ele e perguntaram: “Mestre, onde estivestes? De onde procedem estas confusões?”

Jesus, então falando como o Cristo glorificado, disse-lhes de sua grande alegria, pois desde esse momento poderia instruí-los no Mistério de todas as coisas, desde o princípio da Verdade até o final, sem parábolas, pois que lhe tinha sido dada autoridade para revelar-lhes o Primeiro Mistério.

Jesus, então, começou a instruí-los e a dar, a cada um deles, um Poder.

Em verdade cada discípulo corresponde e é um Poder em si mesmo, como, também, representa uma Hierarquia, um Signo do Zodíaco, um Centro de Força:

Pedro representa a Fé
André, a Fortaleza
João, o Amor
Tiago, o Acerto
Bartolomeu, a Imaginação, e assim sucessivamente.

[Nota do editor: para mais detalhes sobre o tema, sugerimos a leitura da obra As Partes do Ser, do VM Samael Aun Weor. Clique aqui.]

Pistis Sophia trata também da sorte que espera as Almas no mais além da morte, revelando o que acontecerá a cada uma das categorias de homens.

Vemos neste Livro que os Pequenos e Grandes Mistérios são o principal, tudo está Neles, tudo gira em torno Deles.

Pistis Sophia é, pois, o nosso Livro Sagrado, cujo verdadeiro original, íntegro, intacto, está em poder da Igreja Gnóstica (nos Mundos Internos) como relíquia esotérica, recolhida pelo nosso Patriarcado, o fiel guardião de tão preciosa joia.

Nessa Obra estão também condensados os nossos Rituais Gnósticos.

A palavra “Pistis”, para nós, significa Fé, mas não nossa fé habitual que resulta da aceitação de uma opinião estranha. Não. Fé em sentido Bíblico é uma Força, é a Força Mágica que basta ter tanto como a de um grão de mostarda para remover montanhas.

A palavra “Sophia”, já sabemos que é Ciência. De modo que “Pistis Sophia” é Poder, é Ciência, é Teurgia.

Os Gnósticos exigem primeiro o manejo de Pistis, e logo em seguida a comprovação dos fatos, sem nada de especulações a priori.

Os Gnósticos em suas Orações bem sentidas fazem vibrar a Substância de Cristo. Os Gnósticos vivem a verdade e tratam de ser uma Luz. Os Gnósticos têm encontrado em Cristo esta Luz, que é Substância; esta Substância Crística eles estudam e aplicam em si mesmos e em seus Atos.

A Igreja Gnóstica é uma constante e sagrada afirmação como Religião Primitiva; isto nos leva a afirmar que não se trata de uma nova Religião formada à última hora com fins mais ou menos retos, senão que temos içado a Bandeira Secular de uma Primitiva Igreja que guarda a veraz e pura revelação em cujas águas de glória bebeu o Nazareno para logo pregar sua Santa Doutrina.

A Igreja Gnóstica é a Igreja Cristã Esotérica, é a Igreja do Conhecimento.

Estudamos a parte essencial, purificada e sagrada de todas as coisas; observamos a natureza dentro de suas múltiplas mudanças para ver a mão de Deus manifestada em tudo; buscamos a quintessência escondida em tudo quanto existe; admiramos as pedras, as árvores, o bruto e o homem.

Como os pitagóricos, analisamos o número e sabemos que Deus geometriza tudo.

De nada nos serve saber que o Cristo tenha nascido em Belém, enquanto não nasça também em nossos corações.

Dentro de nós, dentro de toda a criatura está Deus Todo Poderoso e seu Poder se manifesta relativamente em nós quando estamos identificados com Ele.

Deus, a Unidade, não se compreende; apenas percebemo-Lo; vivemo-Lo; não o definimos; não temos esta capacidade.

A Igreja Gnóstica é de origem Divina; seus Mistérios foram revelados pelos Elohim ou Santos Mestres de maneira distinta segundo a raça e o lugar, sendo só variáveis na forma, porém idênticos em Substância.

É a Igreja Gnóstica uma Escola Iniciática de Mistérios.

VM Huiracocha (Arnold Krumm-Heller), Arcebispo da Santa Igreja Gnóstica dos Mundos Internos

“Eu, que tenho quase meio século de estudos nestes assuntos, que tenho os graus mais altos da Maçonaria (3-33-97), que pertenci à seção esotérica da Sociedade Teosófica, que sou membro de mais de 20 sociedades secretas, como a OTO e a AA, nas quais tenho o último grau, que sou Bispo da Igreja Gnóstica, consagrado com ordinal primitivo e anglicano, que como Comendador da Fraternidade Rosa-Cruz tenho conexão com a Fraternidade Branca, a Hierarquia do Invisível, que pertenci à velha guarda de Papus, Eliphas Levi, que tratei pessoalmente com os principais ocultistas do mundo, declaro para mim que: na vocalização, no uso dos mantras e na oração, mediante o despertar das secreções sexuais, reside o Único Caminho para se chegar à meta; e tudo o mais, que não seja por aí, é perder lastimosamente o tempo. (VM Huiracocha)

LIVROS DE HUIRACOCHA – CLIQUE AQUI

52 Comments

  1. Venancio Jose Francisco

    Desejo fazer parte da igreja gnostica, mas nao encontro nenhuma ca em Angola, pais em que vivo. Que devo eu fazer?

  2. desejo pertencer a Igreja Gnostica Cristã promitiva omlaine . sou estudante de gnose . que devo fazer . aguardo.

  3. desejo fazer parte da igreja gnostica crista primitiva.Sou estudioso da gnose ,no momento estoulendo o livro A autentica Biografia de Jesus. de Samael Aun Weor. aguardo.

  4. Caros Gnósticos

    Gostaria de saber, caso haja conceitos categóricos, o que seria os «AEONS», as «ESFERAS», os «FIRMAMENTOS», os «VÉUS»

    Extrato – PISTIS SOPHIA CAP. 125:
    «Pois, ao se completar o tempo do número de almas perfeitas, antes de colocar fogo no mundo, para purificar os eons, os véus, os firmamentos e toda a terra e também as matérias
    que nela se encontram, a humanidade ainda estará existindo.»

    1. Aeons são conceitos dos gnósticos que se referem a Dimensões e também aos Seres responsáveis por comandar tais Dimensões. Aeon, internamente falando, é um estado superior de Consciência…

  5. Não acha que ao utilizar o termo “Igreja Gnóstica” terminará por cair no erro de todas as outras religiões ao redor do mundo? A mesma estrutura fracassada baseada em Dogmas e em supostas verdades por si mesmo afirmadas? por que o seu ponto de vista que está certo e não os dos outros? com que certeza poderá afirmar isso? Espero que todos os dias se lembre da essência Gnóstica, que não se trata de ensinar o que é certo, mas ajudar os outros a ver com os próprios olhos e enxergar a verdade que já é conhecida.

    1. Realmente, Matheus, tudo é relativo neste universo, menos o AMOR DIVINO. A Igreja Gnóstica dos Mundos Internos é dirigida diretamente pelo venerável mestre Jesus e só saberemos se esta Igreja possui as Chaves da Redenção se a visitarmos em astral…

      1. Mas como você sabe meu nome? RESPOSTA: PELO SEU E-MAIL… :)

  6. Bons Mestres!

    Sou um arduo estudante dos misterios gnosticos, sobretudo do livros de Pistis Sophia.E deposito Fe nos ensinamentos proferidos pelo Salvador nesses livros.

    Entretanto, eu sendo ainda jovem, tenho desejado muito e muito mesmo renunciar ao mundo e a todas as coisa que nele ha. Nesse desafio, me sinto nao fazer esforço nesse sentido, pois ainda grita em mim a concupiscência (Aspiração por satisfações sexuais) o que me da a vontade ao casamento,e embora sendo virgem.

    Nessa vertente, estaria eu a profanar a Fe nos misterios gnosticos de Pistis Sophia – em que o Salvador exorta: “renunciem ao Mundo e as coisa que ha nele”?

    Qual o vosso comentario nisso? Os gnosticos se casam?

    Antonio

    1. Pratique gradativamente o que você aprendeu e, acima de tudo, ore à sua Divindade Interior suplicando Compreensão, Força e autêntica mudança íntima… Tenha fé em seu Cristo Íntimo…

    2. Antonio, não entenda nada como um dogma absoluto, ou terminará por cair no mesmo erro dos outros. Tem uma frase que está no Evangelho de Tomé o dídimo e que gosto muito, tenho certeza que se você interpretar da forma correta ela responderá suas dúvidas: [6] Seus discípulos o interrogaram dizendo: “Queres que jejuemos? Como devemos orar? Devemos dar esmolas? Que dieta devemos observar?”
      Jesus disse: “Não mintais e não façais aquilo que detestais, pois todas as coisas são desveladas aos olhos do céu. Pois não há nada escondido que não se torne manifesto, e nada oculto que não seja desvelado.” Podes encontrar o livro completo no seguinte link: http://www.guia.heu.nom.br/evangelho_de_tome.htm

      1. Quanto à minha questão, dizer que li os poucos comentários dos Mestres, que muito agradeço.
        Nessa vertente, será que só me resta clamar a Deus, como fez o Apóstolo Paulo (em Romanos 7,14-24)? E isto desanima-nos a estudar ainda mais a Gnose, visto que quando somos iluminados pelos Misterios da Luz, descobrimos que vivemos ainda mais no pecado.

        Não obstante, a Gnose do Universo (Cristo, o Salvador) ensina-nos que o Espirito falso é na realidade o inimigo da Alma que a força até que cometa todos os pecados. Ou melhor, em nos habita a Alma, o Poder (ou a Força Interior) e o Espirito Falso, e o Destino. De tal maneira que (PISTIS SOPHIA):
        “A Força Interior (ou o Poder) incita a Alma, para procurar a Região da Luz e a Divindade Completa e o Falso Espírito conduz para longe a Alma e obriga-a, continuamente, a praticar todos os atos de mal viver, todos os agravos e todos os pecados e, persistentemente, atribui-os à Alma, sendo hostil para com ela, obrigando-a a cometer todas as maldades e todos os pecados.”; “O Corpo, não percebe nada, a menos e que obtenha força da matéria”. O Destino não toma nada das delícias, por¬que não está misturado com elas, mas está novamente na con¬dição que veio ao mundo”

        A Graça para este mal seria, entretanto, recebermos o Mistério do Batismo, porque explica aqui o Salvador, em PISTIS SOPHIA: Assim, pois, aquele que recebeu os Mistérios do Baptismo converte o Mistério, nele próprio, num Fogo Sábio sumamente violento e grandioso que desintegra os pecados, penetra secre¬tamente na Alma e consome todos os pecados que o Espírito Falso nela produziu.

        E quando este (o Mistério do Baptismo) concluiu a puri¬ficação dos pecados que o Espírito Falso criou na dita Alma, penetra secretamente no corpo, dá caça a todos os perseguidores e separa-os para o lado do corpo. Acossa o Espírito Falso e o Destino, separando-os da Força e da Alma e coloca-os no lado do corpo, de modo que sejam separados. O Espírito Falso, o Destino e o corpo para um lado, a Alma e a Força para outro.

        O Mistério do Baptismo, pelo contrário, permanece no meio dos dois separando-os constantemente um do outro, a fim de que se limpem e purifiquem e não sejam manchados pela matéria.

        Portanto, entendi que a Força e o Poder que nos impolsiona a renunciar ao mundo e nos guia a procurar os Misterios da Luz (ou gnósticos) e vivermos segundo estes; e o Falso Espírito leva-nos a más inclinações…

        Como falei, suscitou em minha mais uma duvida: o que seria O Mistério do Baptismo?

        Coloco a presente e longa contribuição

        Antonio.

        1. Lhe respondo com outra frase do mesmo livro: [8] E ele disse: “O homem é como pescador sábio que lança sua rede ao mar e a retira cheia de peixinhos. O pescador sábio encontra entre eles um peixe grande e excelente. Joga todos os peixinhos de volta ao mar e escolhe o peixe grande sem dificuldade. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Espero que consiga fazer a analogia correta, os iluminados saberão reconhecer a Verdade quando ela for posta diante de seus olhos.

  7. Estou apaixonada por este estudo e quero saber se aqui em Recife tem uma igreja ou grupo, gostaria de fazer parte

    obrigada

    1. Oi Carmen,

      Segue:

      Local: Sede da AGEACAC Recife
      Av. caxangá, nº 522, 1º andar, Madalena
      (ao lado da AutoEscola Millenium)
      Inscrições: (81) 3072 4168 / 8506 8284 / 9696 5081
      Email:[email protected]
      FaceBook: ageacac pernambuco

  8. Onde encontrar a FRA, no Recife-PE?

  9. oi gostaria de saber se voses conhecem alguma igreja gnostica em BH obrigado

  10. Emerson de Souza

    Só umas perguntas a vocês mestres, a Maçonaria adora o Demiurgo né? ,ele não seria o contrário absoluto de Jesus e do Pai? ,e para entrar na Igreja Gnóstica tem que passar primeiro por outras escolas esotéricas iniciáticas,como Maçonaria,Rosa-Cruz,etc?,

    1. Emerson, infelizmente usam-se termos sem se conhecer sua etimologia, seus significados mais sérios e profundos.
      Pesquise sobre o concento gnóstico de Demiurgo, tire essa ideia de Deus bom Deus mau, é importante saber que esses conceitos foram usados antigamente para mentalidades infantis, hoje é necessário aprofundarmos essa ideia dentro da Cosmologia Gnóstica. O Eterno Pai e o Demiurgo têm o mesmo significado cabalístico de Aelohim e Elohim.
      A Gnose obviamente respeita todas as linhas esotéricas presentes e passada, porém, é um ensinamento absolutamente REVOLUCIONÁRIO, é algo distinto de tudo que já foi ensinado. Para se filiar às nossas instituições gnósticas não é necessário passar primeiro por outras escolas, embora seus membros sejam sempre bem-vindos.

      1. Emerson de Souza

        https://www.gnosisonline.org/mestres-da-senda/jave-o-supremo-chefe-da-loja-negra/#commentsForm ,pesquisei um pouco aqui, e Aqui deu-me entender Mestres que Javé e o Cristo Jesus são duas forças opostas,mais vindo do mesmo Pai certo? ,Javé o V.M da loja negra e Jesus Cristo o V.M da Grande Loja Branca,então o nós desta raça ariana devemos olhar além do mal e do bem para podermos ter a evolução para a nova raça que irá surgir? teria-mus que ser… um termo que acho de acordo, que seria,..Abraxas ?

  11. Rio de janeiro tem uma igreja ou filiada? e como devo fazer para receber estudos?

  12. Dagomar Moreira

    O movimento gnóstico cristão universal internacional e a igreja gnóstica cristã universal são escolas de mistérios cristicos..cujas bases são as 4 colunas:Ciência da comprovação de sí mesmo;Arte da transformação,da lapidação interior,deixar de ser o que somos;Filosófia dos questionamentos,busca da “Verdade”;Religião do religare do latim,ou seja voltar ao seio do Pai,fazer a vontade do cristo intimo.reconectar-se ao divino dentro de sí “DEUS”,Essência,Budhata etc..;solidificada na prática dos 3 fatores de revolução da consciência que são 1- Morte do ego,eliminação dos defeitos psicológicos viva representação dos 7 pecados capitais;2-Nascimento Alquimico ou segundo nascimento sob o qual menciona as sagradas escrituras (Biblia),trabalho conciente sobre suas “Energias sexuais” atravez da pratica diaria do Sahaja Maiituna (magia sexual);cujo objetivo e solarizar nosso organismo físíco e fortalecer nosso sistema endócrino para que possamos numa oitava superior Cristalizar,fabricar os corpos internos do verdadeiro Homem (Mulher) ;3- Sacrifício pela humanidade ou Sacro= Sagrado Ofício de retransmitir a humanidade em geral as técnicas e métodos Cientifico-Religiosos de forma aberta e gratuítamente…Amor é lei;porém Amor consciênte! Em nossa doutrina temos “escola e igreja vibrando em harmonia com o cristo cósmico! De coração gostaria de agradecer Aos veneráveis mestres que lendo seus livros encontrei a GNOSE,Helena P. Blavatsk e sua doutrina secreta,Lobsang Rampa e a sua terceira visão..Rudulfo steiner,Eliphas levi eo seu Dogma e ritual de alta magia..Fernão capelo gaivota..até que um dia chega nas minhas mãos SIM HÁ INFERNO,SIM HÁ DIABO,SIM HÁ CARMA DO AVATARA DA ERA DE AQUÁRIO (SAMAEL AUN
    WEOR); e com ele mudei minha vida!GOSTARIA DE TROCAR IDÉIAS E DIALOGAR COM PESSOAS QUE PRATICAM A SAGRADA DOUTRINA GNÓSTICA DE TODAS AS LATITUDES DA TERRA..MSN:[email protected]/ sou estudante gnóstico pertencente ao Lumisial Uriel-Canoas-Rio Grande do sul-Brasil; Paz inverencial.

  13. Lorena Lílian

    Olá pessoal,
    sempre quis encontrar uma religião que levasse em conta o conhecimento da verdade em vez da fé cega. Gostaria de saber mais sobre a igreja gnóstica, pois acho que encontrei nela (pelo pouco que sei) o que estava procurando.
    Por gentileza, poderia me dizer onde encontro gnósticos em Fortaleza- Ce ?
    Grata! ;D

    1. Boa tarde. Seja bem vinda. Também sou de fortaleza. Entre em contato… Gosto muito de compartilhar conhecimentos e para mim será um privilégio conversar com vc.

    2. Marcos Reginaldo

      Ola , conclui uma semana os outros estudos de primeira câmara , e também desejo conhecer gnosticos ou simpatizantes da gnose

  14. Me sinto sozinha neste caminho…gostaria de trocar idéias e experiências com mais pessoas que esteje trilhando comigo;e eu não sei …

    1. Olá Raquel. Esse caminho e meio ermo, solitário pois a maioria não deseja sacrificar-se por nada que seja espiritual. Essa senda e manifestada a poucos.

  15. Antinio Ney da Rosa

    Gostaria de saber quais os locais onde funciona os Grupos gnósticos no Rio Grande do Sul. ATT; NEY!l

    1. Visite o link Endereços Gnósticos (RS).
      (Clique aqui)

  16. SAUDAÇÕES À TODOS QUE TEM INQUIETUDES ESPIRITUAIS.TENHO ESCRITO UM LIVRO: UM OLHAR MUITO ALÉM DO INFINITO.
    E GOSTARIA DE ENVIAR GRATUITAMENTE A TODOS QUE SE INTERESSAREM.
    É SÓ ME ENVIAR UM E-MAIL DECLARANDO O VOSSO INTERESSE.
    MEU ENDEREÇO É: [email protected]

  17. Olá, me chamo lázaro cardoso e sou de campos dos goytacazes, rj. Fui iniciado na segunda câmara há uns dois anos, mas me afastei por motivos seculares. Desejo retornar aos estudos e às práticas,portanto desejo saber se há alguma instituição gnostica que afilia membros à distancia.

    1. Em sua cidade há um grupo gnóstico. Entre em contato com eles, por favor. Veja no link Endereços de Grupos Gnósticos. Clique aqui.

  18. Caros Irmãos,
    De tudo que a Gnose ensina, o mais importante é a suplica à Mae Divina para eliminar os \sete \pecados Capitais de instante rm instanta, de momento em momento, assim: Meu Cristo Intimo, expulsa aos bilhoes meus defeitos psicologicos, Mae Divina mata , mata, mata, Meu Pai Interno, Força,Força, força. Recolhe as particulas de essencias liberada…Assim vamos nos aproximando das grandes verdades. Tudo a seu tempo…

    1. Gostaria de saber de onde vc.tirou essa oração

      1. Obs: Suplica e não oração ok.

  19. Inacreditavel, ser de muita luz!

  20. gostaria de recrber mais imformaçães sobre gnose ja que etava em segunda camera, e ne afastei, busco muitas informações na inernet, mas ñ encontro os rituais completo de segunda camera, por favor me ajude, obirigada.

  21. Gostaria de entrar em contato com tds que leiam este site para trocarmos informaçoes sobre gnose.meu nome é andreia e email,[email protected]

    1. com seriedade e tendo a prática constante, o caminhar se faz caminho, e caminhar sozinho nem os discípulos do mestre maior, Yeshua.

  22. jose de anchieta mendes de oliveira

    Impressionante. Quanta verdade histórica! Sabedoria. Como pertencer a tão importante instituição?

  23. preciso localizar o grupo gnóstico Adonai que funcionava no bairro Aparecida
    em Belo Horizonte. Cheguei a participar da terceira camara e depois me afastei. àlguem pode ajudar?

  24. endereço em s. carlos sp.

    1. Cara Maria, visite nosso link Endereços Gnósticos, na página inicial do site, canto direito. Você encontrará, dividido por Estados, a série de endereços de grupos gnósticos de todo o Brasil, inclusive SP.

  25. Gostaria de saber de qual livro do V.M. Huiracocha foi extraido o texto escrito abaixo de sua foto. Gostaria muito de alguma indicação para leitura dos livros deste V.M.

    Agradecido
    Sidnei

  26. Daniel Juino marins lins

    Caros amigos eu gostaria de saber os endereços em BH;

    1. Visite nosso link Endereços Gnósticos, ali indicamos os endereços de diversos grupos por todo o Brasil.

      Endereços Gnósticos. Clique aqui >>

    2. qual endereço em araraquara, s.carlos…

  27. Eloiza Araujo

    eu gostaria de saber o endereço mais perto aqui em santo andre

    1. Oi, Eloiza, para saber os endereços das cidades de todo o estado de São Paulo, entre em contato com o prof. Milton pelo tel.: (11) 3427-7261. E bons estudos.

  28. Bendito e benvindo seja sempre a sabedoria suprema de JesusCristo -Sophia -Norea -Seth -Eleleth -que nos dirija e proteja e ensine.Que a morte de Valentino ede todos os gnosticos não tenha sido em vão.A mim,vale o que me sacode pela chama interna do coração….há explicações,mas que nos são dadas pela Natus das emanações do Todo Poderoso…..que todos sejam iluminados…..

Comments are closed.

Confira também

Símbolo da Divindade entre os extraterrestres

Por: V.M. Samael Aun Weor Nossos amigos extraterrestres