Liberdade e autognose

17
5866

Um dos principais ensinamentos que o venerável mestre Samael Aun Weor, líder mundial das instituições gnóstico-esotéricas, deixou gravadas com fogo no fundo de minha Consciência foi o de encarnar o “espírito de liberdade e de ter uma livre maneira de pensar.

A obra psicológica que o VM Samael construiu em mim foi a de me formar como homem livre, no sentido mais completo da palavra. Por essa mesma razão é que em todas as partes do mundo me chamam de “formador de homens livres”.

Ter fortes asas de liberdade constitui uma das principais heranças de sabedoria que o Mestre Samael me deixou. É esta joia mental que quero compartilhar com todos aqueles que desejam ter em sua psique os “átomos libertadores”, tão admirados e promulgados por Samael, que é a Força Libertadora de Deus em ação.

Quero transcrever trechos de uma magna obra, escrita por Samael. Não quero mencionar o título da mesma, ou o capítulo, a fim de motivar o leitor a investigar este texto por meio da meditação profunda. O VM Samael ensina:

“A humanidade quer pôr um abismo entre o humano e o divino, e aí está precisamente o erro do homem, porque dentro de si mesmo está o Divino, o Íntimo – AUTOGNOSIS –, que quer se atualizar mediante a Senda da Vida Diária. No entanto, o homem – e o estudante gnóstico também – busca escapatórias. Com todas as suas crenças – a interpretação pessoal da doutrina de Samael –, o que o homem faz é afastar-se de si mesmo.”

O homem que se afilia a escolas materialistas ou espiritualistas – até às mesmas instituições gnósticas – busca somente escapatórias; quer eludir o conflito ou tirar o corpo fora. Sente medo e preguiça de conhecer a si mesmo para resolver seus próprios conflitos. As escolas, crenças e filosofias são formas fictícias de consolo.

A verdade não consiste em ser materialista ou espiritualista, mas em ser realista, ou seja, realizar-se a fundo, abordar a si mesmo, ajuizar sua personalidade sem orgulho de virtudes (porque todo mundo sente orgulho de ser virtuoso), sem hipocrisias, sem poses falsas ou piedades fingidas… sentando nossa personalidade no banco dos acusados para julgá-la sem consideração alguma, severamente.

Assim, o homem deve traçar uma disciplina moral e ética para acabar com as raízes mais íntimas de seus próprios conflitos, porque estes são filhos de sua própria ignorância – falta de autognosis.

Esses conflitos individuais somados redundam nos conflitos sociais – e até mesmo dentro das instituições gnósticas, maçônicas, teosóficas etc.

Hoje, mais que nunca, é necessário que o homem comece a pensar por si mesmo – a livre maneira de pensar, que o VM ensina em seu livro Educação Fundamental. As pessoas não querem usar seu critério, preferem se acomodar ao alheio e opinam como pensam seus chefes.

O problema da massa é o problema do indivíduo. Enquanto este não aprender a resolver seus próprios problemas, a humanidade estará cheia de incertezas, sofrimentos e calamidades que, em vão, seus líderes políticos tentam solucionar, porque eles mesmos estão cheios de problemas para tentar resolver os dos outros.

Hoje, as massas decepcionadas aspiram à catástrofe porque estão martirizadas. Deste modo pretendem sair rapidamente de sua desesperação. Por isso, diariamente, ouvimos frases como esta: “Antes de ser colhido, é melhor cair!” Isso dá uma ideia clara do desespero das massas e da magnitude da catástrofe.

A mente do homem terá de se libertar das trevas do desejo, dos apetites, da vida fácil, das ânsias de acúmulo, e do egoísmo, porque tudo isso faz a mente reagir, incapacitando-a a discernir entre o real e o ilusório, o mutável e o permanente, o útil do inútil – como é o caso concreto dos estudantes gnósticos que caem na rede dos falsos profetas.

A mente do homem atual é como um barco que vai de porto em porto, e cada porto é uma escola, uma teoria, uma crença, uma seita, um partido político, um conceito de bandeira, uma filosofia, uma religião. Enquanto a mente se ancore nesses fundos mentais, então, ela se encerra dentro deles para agir e reagir incessantemente, com seus preconceitos estabelecidos.

Uma mente assim está incapacitada para compreender a vida livre em seu movimento. Uma mente assim é escrava do Ego animal e das energias estancadas da vida, onde existem conflitos, lutas de classe, fome e dor.

A mente do homem necessita se libertar do batalhar das antíteses que a dividem e a incapacitam como instrumento do Íntimo.

O homem racional, por meio da escolha mental, comete o erro de dividir a si mesma. Disso resulta a ação equivocada e o esforço inútil (onde surgem o conflito e a amargura). Se quisermos resolver, por nós mesmos, nossos problemas individuais, temos de aprender o uso e o manejo da mente.

A meditação é o Pão diário da Sabedoria do gnóstico.
A meditação é o Pão diário da Sabedoria do gnóstico, pois nos conecta com a Fonte da Vida, o Ser Divino

O pensamento deve fluir integralmente, sem o processo da opção que divide a mente em opiniões tão opostas. A mente deve fluir serena, inteira, como o doce fluir do pensamento guiada unicamente pela intuição, que é a voz do Íntimo e a flor da inteligência. Disso resulta a reta ação, o reto esforço e a plenitude perfeita.

A chama evocadora da Nova Era é a Luz do Pensamento. O homem não vive o presente, mas em meio a experiências do passado e a preocupações do amanhã. Vê o presente através do colorido das experiências do passado. Por conseguinte, mira um presente desfigurado. Ele não percebe a realidade presente, e obstinadamente, chama a si mesmo de “homem prático”.

O Novo Mundo não será um mundo de conquistas militares, ou de linhas fronteiriças, mas sim de um novo estado de consciência, que já está nascendo à margem de todas as limitações. As bandeiras estão cheias de danos ancestrais e tudo isso pertence ao passado, ao que já deu seu fruto.

Desde já, ressoarão os sinos da Páscoa da Ressurreição de Aquário. Quando a Grande Chama do Entendimento iluminar a terra, fará com que todos os problemas do mundo desapareçam e não haverá senão Felicidade.

O Amor é a base d vida e é conveniente falar de amor à luz da Ciência Oculta. É necessário um Conhecimento mais profundo (Gnose) sobre a vivência íntima do Amor!

Ali Onaissi – Jornalista, escritor e coordenador do Portal GnosisOnLine

17 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia ao Gnosis On LiNE!Apos ter iniciado os estudos da gnose e possivel o estudante continuar com um relacionamento com uma mulher que nao seja gnostica,ou seja namoro uma mulher que e adventista e ela quer se casar comigo assim como eu tbm quero me casar com ela mas e agora o que fazer se ela so acredita na doutrina adventista?Agradeceria muito a resposta!

    • Clayton, a resposta é simples, mais do que você imagina: VOCÊS DOIS SE AMAM? DO FUNDO DO CORAÇÃO?
      Se a resposta for “sim”, então por que a insegurança?
      O que se passa é que você deve respeitar a vida dela, e ela deve respeitar sua vida. Ela deve respeitar seu Caminho espiritual, ela deve estar ciente de que você (imaginamos isso) quer praticar o Arcano AZF etc. E mesmo que ela não queira, não aceite, deverá respeitar sua decisão. E vice-versa…
      Enfim, é importante os dois dialogarem muito, se acertarem antecipadamente para não haver infelicidades no casamento.
      O RESPEITO MÚTUO É FUNDAMENTAL!!!

      • Agradeço pela resposta,depis que a gente se aprofunda nos estudos uma enorme confusao toma conta pelo menos esta acontecendo comigo inclusive essa questao do casamento com esta moça e de fato uma insegurança em relaçao ao sentimento que nao sei se e amor do fundo do coraçao mas eu gosto dela por ela ser uma otima mulher devota fiel mas muito ciumenta e que nao em outra coisa,apenas que o pecado esta em trabalhar ou fazer algo no sabado!Particularmente esse e um desabafo ,obrigado!

  2. Boa noite ao GNosis On Line!

    Boa noite ao Gnosis On Line!A pergunta e simples hebreus 3:25 nao existe este versi culo certo ou errado?pergunto pois ao fazer estudo sobre as Sagradas Escrituras confirmam a gnose tem alguns versiculos que mencionam sobre a descencia de DEUS casta como fala em gen 3:15;gal 3:15 pr.25:8 dt 22:13 e hebreus 3:25 mas o versiculo deste ultimo so vai ate o 3:19 iswso pode ser um erro de digitaçao ao passar a informaçao ou rtealmente existe mas nao se encontra nas escrituras?Agradeceria resposta!

    • Fique à vontade de estudar e praticar o que é ensinado na Gnose… Tudo é questão de aproveitar o tempo de vida que nos resta, não com coisas superficiais que não levamos para o além-túmulo, mas com algo profundo, que é o autoconhecimento profundo…

  3. Boa noite ao gnosis on line!Este curso da area restrita sobre gnosi e para quem ja tem algum conhecimento especifico ou iniciante aos estudos como eu pode fazer o curso tambem,se puder agradeço resposta!

  4. No canto direito da iferior que indica os cursos esotericos ha os cursos sobre recordaçoes de vidas passadas mas ao inscrever nao consta este curso sera ainda colocado ou nao tem mais?

  5. Boa noite nas oraçoes de conjuraçao dos 4 e conjuraçao dos 7 onde a letra leva h pronuncia-se r certo ou errado?Estas conjuraçoes podem ser feitas por nos mesmos em nos mesmo?

    • Esse “h” é um “agá expirado”, um pouco menos proeminente que o h de house em inglês ou o h do heil alemão…
      Podemos fazer a conjuração para limparmos a nós mesmos, não só ao ambiente…

  6. Faz mt tempo em que me detenho em seus escritos e tentei uma vez fazer os cursos que vcs colocam. Não passei da 1ª etapa, minha vida estava em outro momento.
    Sempre busquei o conhecimento, mas…filhos, marido, casa, trabalhando onde não me fazia feliz, impediu minha caminhada.
    Não sei bem se chegou o tempo, mas existe sempre o recomeço da nossa jornada real. Acredito que nunca é tarde!
    Vou ao encontro de seus textos e cursos, buscando encontrar o que realmente importa para mim hoje.
    Lena

  7. Gritamos aos próprios ouvidos que adoram ouvir:
    – Agora sou livre!
    E o âmago de ti, que do divino nada esconde, cativo responde:
    – Tens a liberdade, mas não fugirás de ti mesmo.
    – Que realizaste senão repetir? Até então, é o que sempre fizestes.
    Queres o júbilo do amanhecer, mas não tens ainda o comando da própria existência.
    – No entanto, que fizeste para modificar a ti e o teu sentimento?
    – Quando tentaste a própria renovação?
    Justifica a ti o próprio cárcere, mas não buscas os recursos que te façam livre e melhor.
    Olha-te! Não com os olhos da carne, pois, o mais convincente em ti, é o que dos olhos verdadeiramente tem olhos pra ver. Ainda não acendeste o candeeiro dentro de ti.
    – Que viagem pretende em tua eternidade?
    – Empreendeste longa jornada, em busca de importância qual?
    Se conseguires responder a ti, aproximando-te de tua verdade mesma, poderás então encontrar o caminho da vida. Se não, realizarás o acaso de sempre repetir. Até então, é o que sempre fizestes.
    Queres atenuar-lhe as faltas em próprio sacrifício para torná-las desculpáveis? Não é esse o argumento da ilusão do amor próprio, do vosso ego? Queres a salvação pelo sacrifício e não pela verdade?
    Faze a ti o bem que possas! A harmonia e o equilíbrio do teu espírito só se darão pela verdade de ti, que possas aceitar.

    Do livro: Infinita Realidade da Lógica Absoluta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.