QUARESMA: Período de quarenta dias que decorrem desde a quarta-feira de cinzas até o domingo de Páscoa. (Antenor Nascentes. Dicionário da Língua Portuguesa. Academia Brasileira de Letras)
CARNAVAL: “Tempo em que se tira o uso da carne”, já que o carnaval é propriamente a noite anterior à quarta-feira de cinzas, em dialeto milanês
Durante o carnaval, todas as formas de violência intensificam-se consideravelmente em todo o Brasil, principalmente no Rio e em São Paulo, somando o aumento da densidade. (Acredito que chegue à 96, nos locais de alta concentração!)
Em função disto, alguns grupos gnósticos suspendem suas atividades durante este período, assim como todas as igrejas cristãs, independente de sua denominação.
A igreja romana, que deriva de um afastamento do cristianismo autêntico e primitivo, das primeiras comunidades gnósticas, guarda, em seu corpo de doutrina atual, formas interpretadas das práticas cristãs originais, como a Páscoa, intimamente relacionada com a quaresma.
Em relação ao gnosticismo esotérico e às festas dionisíacas –
1) Existe alguma fundamentação histórica da quarta-feira de cinzas, no que diz respeito às atividades internas dos grupos primitivos?
2) A abstinência – proibição da ingestão da carne vermelha e obrigatoriedade do consumo de peixe – tem relação com o simbolismo do peixe no que diz respeito à geração/regeneração.
3) A Páscoa é uma período importantíssimo, não só dentro do cristianismo autêntico e primitivo, mas como em outras religiões que o precederam. (V. Do Sexo à Divindade, Dr. Jorge Adoum, na biblioteca gnosisonline)
Dentro do calendário romano, a Páscoa procede o carnaval em quarenta dias. É este quem define o período das festa pascal ? Por quê ?
4) Se o carnaval acontece em datas diferentes todos os anos, qual é o seu referencial ?
Autor
Posts
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Você deve fazer login para responder a este tópico.