quinta-feira, março 28, 2024

Monte Kailash Shambhala

Home Fóruns Monte Kailash Shambhala

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29966
    marceloy
    Participante

    “O Monte Kailash ou Monte Kailas (tibetano: Gang Gang Tise ou Rinproche; chinês: Gangdisi Shan) é um pico impressionante nas montanhas dos Himalayas, no oeste do Tibete.”

    “Fonte de alguns dos maiores rios da Ásia, Kailash é uma montanha sagrada para quatro credos: hindus, budistas, jainistas e seguidores da religião tibetana indígena de Bön.”

    “A Montanha Mágica, como é chamada, tem cerca de 6.714 m e fica em uma das partes mais remotas e inóspitas dos Himalayas Tibetano. Feita de pedra negra, o pico simétrico tem uma forma semelhante ao diamante, com quatro fachadas distintas , extremamente íngremes.”

    “A face sul tem um corte vertical, através de suas camadas horizontais, criando a aparência de uma suástica – um antigo símbolo de boa sorte nesta parte do mundo. A Montanha nunca foi escalada porque “ninguém pode colocar os pés sobre ela”, na crença dos milhares de devotos.

    “A paisagem ao redor da montanha é áspera e seca, mas ao mesmo tempo é atravessada por riachos cristalinos azuis e lagos.Perto da montanha sagrada está localizada a fonte dos rios hindus Sutlej e Bramaputra e em seu lado sul existem dois lagos de água doce, sendo um deles o altamente sagrado, para todas as crenças, o Lago Manasarowar (Mapam).”

    “Com uma altitude de cerca de 4.950 acima do nível do mar, o lago Mansarovar é o maior e mais alto Lago de água doce do mundo. O outro lago, Rakshastal, também tem um significado lendário.”

    “Segundo a mitologia hindu, Shiva, o deus da destruição e regeneração, residia no cume de uma lendária montanha chamada Kailasa. Portanto, o Monte Kailash é considerado pelo hinduísmo como o paraíso, o destino final das almas e o centro espiritual do mundo.Algumas tradições dizem que a montanha representa o lingam (uma das formas) de Shiva, enquanto o Lago Manasarowar é a yoni ( uma das formas) de sua consorte Parvati.”

    “A importância desta montanha sagrada , no hinduísmo se reflete, entre outros lugares, nas famosas Grutas de Ellora , na Índia, onde em uma das rochas ,no maior e mais importante templo, é dedicada ao Monte Kailash.Os budistas tibetanos acreditam que Kailash é a casa do Demchok Buda (também conhecido como Demchog ou Chakrasamvara), que representa a felicidade suprema. Eles também dizem que foi na montanha sagrada que o Budismo Bön foi considerado como a religião principal do Tibete.”

    “Segundo a lenda, o grande mestre Milarepa, chegou ao Tibet para desafiar Naro-Bonchung, representante do Bön. Os dois mágicos envolvidos em uma grande batalha de feiticeira, mas não tiveram, dessas batalhas, uma vantagem decisiva.”

    “Finalmente, foi acordado que quem chegasse primeiro no topo do Monte Kailash, seria o vencedor. Enquanto Naro-Bonchung subiu a encosta em um tambor de mágica, os seguidores de Milarepa ficaram chocados ao vê-lo sentado ainda e meditando.No entanto, quando Naro-Bonchung estava quase no topo, Milarepa de repente entrou em ação e alcançou-o andando sobre os raios do sol e assim ganhou o concurso e trouxe então o budismo para o Tibet.”

    “No Jainismo, Kailash é conhecido como Monte Ashtapada e é o local onde o fundador de sua fé, Rishabhadeva, alcançou a libertação do renascimento.”

    “No Bön, a religião que antecede o budismo no Tibet, acredita-se que a montanha é a morada do Sipaimen deusa do céu.”

    “Todos os anos, milhares de pessoas fazem uma peregrinação ao Monte Kailash, seguindo uma tradição que remonta há milhares de anos. Peregrinos de várias religiões acreditam que andando em torno do Monte Kailash irá remover pecados e trazer boa sorte. A peregrinação ao redor da montanha sagrada é chamada o Kora Kailash.”

    “Como alternativa, os peregrinos que fazem esse caminho e além disso banham-se nas águas geladas do lago Mansarovar também consegueriam a salvação.”

    “Não se pode escalar o Monte. Kailash, todos as quatro religiões acreditam que seria um ato grave de sacrilégio pôr o pé em suas encostas. Diz a lenda que a única pessoa a ter alcançado o cume foi Mestre Milarepa (que voou para o topo no século 12) e que todos os outros que se aventuraram a desafiar o tabu já morreram no processo.”

    “O caminho acidentado em torno do Monte Kailash é de 52 km e as altitudes variam de 4 mil pés no início para mais de 5 mil na passagem Dolma. A caminhada é feita no sentido horário por budistas e hindus, mas anti-horário por seguidores das religiões Jain e Bön.”

    “Uma viagem típica dura cerca de três dias e há poucas comodidades modernas, ao longo do caminho, tais como bancos, áreas de repouso e quiosques refresco, para ajudar os peregrinos em sua caminhada de devoção.”

    “A caminhada (Kora) é iniciada partindo da cidade de Darchen, visitando o Mosteiro Drirapuk na primeira noite, cruzando Dolma La Pass e chegando ao Mosteiro Zutrulpuk segunda noite, e, finalmente, voltando a Darchen no terceiro dia.”

    “Os alojamento nos mosteiros nem sempre estão disponíveis, assim os viajantes devem levar barracas e alimentos. Para ajudar com a carga, os iaques e carregadores podem ser contratados em Darchen .”

    “É uma jornada muito especial, com trechos muito difíceis mas que os peregrinos que chegam, para fazer o Kora, estão ali movidos por uma força maior . E a magia do “caminho das nuvens brancas” , se revela a cada passo.”



    “Reza a lenda que o monte Kailash se situa perto do Reino de Shambhala.

    Um lugar idílico onde só consegue ir quem evolui para um estado de energia superior e desenvolve capacidades especiais. É um local sagrado para os Budistas e na tradição Hindu, diz-se que foi o local para onde Shiva foi meditar quando atingiu a iluminação.”

    http://viagensculturais.wordpress.com/2012/08/31/monte-kailash-o-caminho-das-nuvens-brancas/
    http://kailash.comunidades.net/

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.