quinta-feira, abril 18, 2024

Abelhas Estão Sumindo do Planeta

Home Fóruns Abelhas Estão Sumindo do Planeta

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29124
    imported_Ali
    Participante

    EUA: milhões de abelhas somem sem deixar rastro

    O misterioso desaparecimento de milhões de abelhas nos Estados Unidos tem deixado os apicultores do país muito preocupados. O problema já chegou ao Congresso americano, que debaterá nesta quinta-feira a situação do inseto, tido como essencial para o setor agrícola.
    O curioso desse fenômeno é que, em muitos casos, não são encontrados “restos mortais” das abelhas. “Historicamente, quando algo afeta os enxames, há muitos insetos mortos”, afirmou May Berenbaum, professora de entomologia da Universidade de Illinois. Outro mistério é que as abelhas operárias fogem deixando para trás a rainha, um comportamento totalmente atípico na espécie.

    Os primeiros sinais desse problema surgiram pouco depois do Natal, na Flórida, quando os apicultores perceberam que muitas abelhas haviam desaparecido. Desde então, a síndrome que os especialistas batizaram como Problema do Colapso das Colônias (CCD) reduziu em 25% os enxames do país.

    “Perdemos mais de meio milhão de colônias, com uma população de cerca de 50 mil abelhas”, disse Daniel Weaver, presidente da Federação de Apicultores dos Estados Unidos. Segundo ele, o problema atinge 30 dos 50 estados americanos.

    ____________

    Agências internacionais informam sobre o misterioso desaparecimento de milhões de abelhas nos Estados Unidos, que tem deixado os apicultores do país muito preocupados. O problema já chegou ao Congresso americano, que debaterá nesta quinta-feira a situação do inseto, tido como essencial para o setor agrícola.

    Até mesmo os leigos percebem o aspecto mais grave desse fenômeno: em muitos casos, não são encontrados “restos mortais” das abelhas. “Historicamente, quando algo afeta os enxames, há muitos insetos mortos”, afirmou May Berenbaum, professora de entomologia da Universidade de Illinois. Outro mistério é que as abelhas operárias fogem deixando para trás a rainha, um comportamento totalmente atípico na espécie.

    A WMBI tem estudado a recorrência de fenômenos de migrações atípicas entre espécies de animais altamente adaptadas ao seu meio, causados pelas alterações climáticas e magnéticas pelas quais o planeta está passando, na sua preparação para o cataclisma previsto para 2012. Em 2004 ocorreu o primeiro prenúncio, quando dezenas de milhares de borboletas Monarca se precipitaram sobre um lago em Michigan, ao mesmo tempo em que a floresta canadense para a qual normalmente estariam migrando na mesma época era consumida por um incêndio de grandes proporções.

    Em 2005 e 2006 foram registrados incontáveis fenômenos, dos quais o mais extremo e ilustrativo foi o súbito aparecimento em Anchorage, no Alasca, de milhares de sapos cujo habitat são as florestas temperadas da região central dos Estados Unidos. Os batráquios continuaram surgindo misteriosamente ao longo de quase 48 horas, morrendo congelados poucas horas após saírem de uma caverna ainda não explorada.

    Os primeiros sinais do problema atual com as abelhas surgiram pouco depois do Natal, na Flórida, quando os apicultores perceberam que muitas abelhas haviam desaparecido. Desde então, a síndrome que os especialistas batizaram como Problema do Colapso das Colônias (CCD) reduziu em 25% os enxames do país.

    “Perdemos mais de meio milhão de colônias, com uma população de cerca de 50 mil abelhas”, disse Daniel Weaver, presidente da Federação de Apicultores dos Estados Unidos. Segundo ele, o problema atinge 30 dos 50 estados americanos.

    Os sinais são cada vez mais claros.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.