A sacerdotisa e as Iniciações

A sacerdotisa e as Iniciações

- emMulher Gnóstica
10633
16

A mulher é a mais bela expressão da Divindade, seja no Cosmo e na Natureza, seja na Sociedade. Como reflexo potencial do Aspecto Materno e Feminino de Deus e do Universo, a mulher deve também expressar as 7 funções sagradas do Eterno Feminino, que são: Gerar, Gestar, Parir, Nutrir, Educar, Manter e Absorver.

A mulher é a expressão da Natureza velada através de suas FUNÇÕES SAGRADAS.

A Sacerdotisa deve ser, para o sacerdote, simultaneamente: Esposa, Irmã, Mãe, Filha e Deusa.

Para o VM Samael Aun Weor, “sem a mulher não haveria Deuses”. Mas o que é ser uma Sacerdotisa, uma Iniciada?

Para a Gnose eterna, a Sacerdotisa é aquele Ser, encarnado em corpo de mulher, que potencializa em seu interior, por meio do autoconhecimento, arquétipos sagrados que nos tornam unos com a Realidade, o Todo e a Verdade.

Dentro do ser humano, independentemente de sexo, raça, religião e condições sociais diversas, há duas forças que se combatem mutuamente desde o início dos tempos. São a ovelha e o lobo interiores.

A ovelha é aquela nossa Essência, ou Alma, a Chispa Sagrada que veio das estrelas, do centro mesmo da galáxia, do coração cósmico que nos deu vida. E o Lobo são as forças que nos mantêm aprisionados a Maya, às ilusões fascinantes, o canto das sereias que nos ata e mata.

Essas duas forças interiores são as duas sendas da vida, a Senda Horizontal, da vida profana e sem metas, o existir por existir; e a Senda Vertical, a que nos leva diretamente ao mais profundo de nossa Alma e coração.

A mulher, quando decide trabalhar sobre si mesma, eliminando seus bloqueios, traumas, fobias, condicionamentos, complexos e ilusões sensoriais, passa a trilhar por uma Senda que a levará a encarnar princípios espirituais sagrados que foram apresentados em todos os mitos, religiões e tradições iniciáticas.

Esses princípios, ou mitos sagrados, femininos são as sacerdotisas, as profetisas, as heroínas, as deusas e as supermulheres (no sentido mais espiritual do termo).

Na tradição iniciática judaico-cristã, os arquétipos tanto positivos quanto negativos que a mulher pode encarnar estão representados nas seguintes personagens:

Arquétipos Positivos: Eva, Sara, Miriam (irmã de Moisés e Aarão), Maria mãe de Jesus, Maria Madalena etc.

Arquétipos Negativos: Lilith, Dalila, Salomé e Kundry (como veremos melhor em outro texto deste link A Mulher Gnóstica).

A Sacerdotisa e as Iniciações

A Iniciação é a sua própria vida. Se você quer a Iniciação, escreva-a sobre uma vara. Quem tiver entendimento que entenda, porque aqui há sabedoria. A Iniciação não se compra e nem se vende.

Fujamos das escolas que dão iniciações por correspondência. Fujamos de todos aqueles que vendem iniciações. A Iniciação é algo muito íntimo da Alma. O Eu não recebe iniciações. Aqueles que dizem, “Eu tenho tantas e tantas iniciações”, “Eu possuo tantos e tantos Graus”, são mentirosos e farsantes, porque o “Eu” não recebe Iniciações nem Graus.

Existem nove Iniciações de Mistérios Menores e cinco importantes Iniciações de Mistérios Maiores. É a Alma que recebe as Iniciações. Trata-se de algo muito íntimo, que não se anda dizendo e nem se deve contar a ninguém.

Todas as iniciações e graus que são conferidos por muitas escolas do mundo físico não têm realmente nenhum valor nos Mundos Superiores. Os Mestres da Loja Branca só reconhecem como verdadeiras as legítimas Iniciações da Alma. Isso é uma coisa completamente interna.

O discípulo pode subir as nove arcadas, pode atravessar todas as nove Iniciações de Mistérios

Menores, sem haver trabalhado com o Arcano AZF (a Magia Sexual). Todavia, é impossível entrar nos Mistérios Maiores, sem a Magia Sexual (o AZF).

No Egito, todo aquele que chegava à Nona Esfera recebia inevitavelmente de lábios a ouvidos o segredo terrível do Grande Arcano (o Arcano mais poderoso, o Arcano AZF).

(fragmentos do livro: O Matrimônio Perfeito, de Samael Aun Weor.)

As Responsabilidades da Sacerdotisa Gnóstica

As Sacerdotisas, como os Sacerdotes, têm uma grande responsabilidade espiritual. Seu estado moral, de pureza e exemplo de vida refletem sobre todo o ambiente social ao seu redor, em geral, e sobre toda a comunidade gnóstica e os que dela participam, em particular, especialmente nos exemplos e na conduta.

A mulher gnóstica deve ser modelo de obediência espiritual e dedicação ao seu trabalho porque é um símbolo vivo da Mãe Divina.Como exemplo vivo da Mãe junto à comunidade, cabe também à Sacerdotisa participar ativamente da psicologia da comunidade, da consciência grupal e das naturais dificuldades iniciáticas individuais de cada irmão (questionamentos, crises emocionais, provas etc.).

As Sacerdotisas, com sua intuição, sentido de observação e na busca da função acalentadora e compreensiva de Mãe, Instrutora, Líder e Iniciada, deverão zelar veladamente pelo bem estar de todos ao seu redor.

As mulheres gnósticas são as “sacerdotisas do templo”. Portanto, além de se darem o respeito, devem igualmente fazerem-se respeitadas pela comunidade por seus conhecimentos, sabedoria, desprendimento, anelo de servir à Causa e, principalmente, seus exemplos de vida.

Para maior compreensão, a mulher gnóstica deve estudar e meditar nas seguintes obras: O Matrimônio Perfeito; Psicologia Revolucionária; O Mistério do Áureo Florescer; Tarot e Cabala (estudo dos Arcanos 2, 3, 6, 11, 14 e 19); Curso Esotérico de Cabala; Textos selecionados do VM Samael sobre a Mãe Divina e seus 5 aspectos; Textos selecionados do VM Samael sobre a mulher e as Deusas dos diversos mitos (deusas greco-latinas, astecas, nórdicas etc.).

16 Comments

  1. César Augusto Peijel

    Bem, sei que tanto o homem como a mulher podem chegar a auto realização. Até mesmo os apostolos de JESUS,queriam que ELE afastassem MARIA, e JESUS respondeu, deixem MARIA ai, pois farei dela um VARÃO. Com isso ele quis dizer que homens e mulheres tem as mesmas oportunidades e chances de se auto realizarem.

  2. Paz inreverencial aos irmãos, bem perante ser ou não ser não é a questão vejo que muitos vivem os eus, nada mais uma herarquia infundada o alto conhecimento.
    Ter uma veste ou um nome com estatos dentro de uma loja não quer dizer que vc seja mais ou menos que novos iniciados ou mulher ou homem.
    O que vocês devem se lembra é que: Que todos os seres sejem felizes. Isso traduzindo não ha diferença nos mundos internos.
    Trabalha a si depois tentar arruma a casa alheia.

  3. a mídia influencia a prostituiçao de nossas irmas , é uma forma de els mater o controle sobre os pobres que fornicam miseravelmente … haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa isso tem que acabar

  4. @ Lismar….A Qabalah q e hj conhecida como judaica, e de origem egipcia. Foram os homens q imoediram as mulheres de aprender, nao foi Deus!
    Oq e da mulher nenhum homem tira!
    O homem q queira se iniciar tem de AMAR a mulher, sem isso jamais percorrera a senda…

  5. Caro Lismar, conheci os ensinamentos gnosticos e abraçei de corpo e alma, casei com um homem também gnostico, para trilharmos os ensinamentos que o Mestre nos ensina,mas esse homem gnostico me abandonou não sei porque motivo, desprezando a fiel companheira de todas as horas que sempre colocava em nosso casamento os ensinamentos sagrados e sempre tive pronta ao lado dele para ajuda-lo nesse caminho. Mesmo assim me abandonou a procura de outra para seguir o caminho junto com ele. Meu caro, nós mulheres estamos sempre ao lado do homem de braços abertos para ajudá-los em que for preciso nesse difícil caminho.

    1. Sonia, etendo o que você passou, mas te digo que são poucas as mulheres que aguentam, que se sacrificam como a gente. Muitas ja teriam largado seus maridos e ido embora a muito tempo.
      Eu sou casada, mas ja suportei muitas coisas com paciência e fé. E acredito que ´este o meu caminho.
      sinto muito o fim que teve o seu casamento, mas você fez o que podia, e se acabou assim é por que tinha q ser…
      continue trabalhando e acreditando.

      Se quiser conversar: [email protected]

    2. Mauro Miranda

      Qrida irmã Sônia.
      Nada é por acaso ou sem motivo. Julgue-se com vara de ferro, faça um exercício restropectivo e descubra as causas de todos os dramas, comédias e tragédias de sua vida sem culpar a outrém. Lembre-se que o homem É, o que é sua vida e que todos os pecados serão perdoados, exceto, aqueles cometidos contra o Espírito Santo, pois são pagos com dor, fruto de nossa ignorância. A tagarelice interior e a canção psicológica são dos inconsciente.

  6. O assunto é muito bom pena que as ”mulheres” de hoje não quer se colocar nesta posição. Mais o estudo de cabalá só é para homem, e não para mulher se ela quer aprender alguma coisam pergunte seu marido etc.

    1. Olha Lismar, acredito, sinceramente, que hoje em dia, não somente as mulheres, mas também os homens se encontram em grande estágio de degeneração, e por isso são poucas mulheres e poucos homens que buscam verdadeiramente trilhar a senda do fio da navalha, são poucos os que buscam serem sacerdotisas e sacerdotes no real sentido. Encarnar estes princípios dentro de si mesmo não é algo que ocorre como um piscar de olhos, mas pouco a pouco. A grande estrela do dragão, litelantes, nos fala que o caminho é longo e lento, mas que nunca devemos desistir.

      Quanto à Cabala, ela representa a parte da Gnose científica, e seu estudo, assim como todos os ensinamentos deixados pelos grandes mestres, não é destinado somente aos homens, mas a todas as essências e/ou mônadas que têm dentro de si mesma o anelo de encontrar a verdade e a luz.

      1. Espírito tem sexo?????

        1. O Espírito transcende isso de sexos.
          Mas para se manifestar tem de assumir uma determinada polarização, tanto energética quanto fisicamente.

    2. lismar sou homem e te pergunto, e os “homens” de hoje querem se colocar nesta posiçao”? E onde está escrito que o estudo da cabala é somente para homens?

  7. A INICIAÇÃO SE DÁ SEM QUE A PESSOA FREQUENTE UMA ESCOLA ESOTÉRICA OU UMA SEITA? É UMA MISSÃO ESPIRITUAL? ESTOU ME SENINDO ESTRANHA E O ORÁCULO APONTOU NA ÚLTIMA PREVISÃO (TAROT), QUE ESTOU SENDO INICIADA, GOSTARIA DE SABER PORQUÊ E PARA QUÊ. GRATA.

    1. Muito difícil responder essa pergunta, mas todo ser humano de uma forma ou de outra é chamado para seguir o caminho espiritual, e ninguém chega ao caminho da iniciação sem seu mestre ou guru,os grandes mestres sempre tiveram ao seu lado seus guias ou gurus.

      1. Mauro Miranda

        Querida irmã VCFD.
        Gostaria de dizer-lhe que a iniciação não está presa a nenhuma instituição, mas ao trabalho sobre nós mesmos. Quero informar-lhe que ninguém chega a Iniciação de forma inconsciente, mas conscientemente. Vigiando de momento a momento e instante a instante, pois ela é fruto de trabalhos conscientes e padecimentos voluntários. Fuja dos pseudos espiritualistas, pois são cegos guiando cegos. Lembre-se que existem pessoas que dispertam no mal e para o mal sem se darem conta do caminho escolhido. Quando o Discipulo está pronto o Mestre aparece. Pratique o desdobramento astral todas as noites e durante toda a noite, não só finja que está tentando, e dou-lhe meu testemunho que em até 40 noites estarás experimentando a realidade dos mundos supra-sencíveis da natureza.
        Sem mais… Um abraço

    2. vcfd acho que aqui ninguem lhe conhece nem o tipo de vida que levas pra responder isso com certeza, e mesmo que conhecesse poderia dar a resposta,mas na gnose se diz que as pessoas fazem pactos com aquilo que chamam de loja negra, muitas vezes esse pacto é feito no mundo astral sem a pessoa se dar conta, de repente pode estar sendo iniciada na loja negra, ou em qualquer outra coisa, mas somente tu pode descobrir a resposta. Boa sorte

Comments are closed.

Confira também

Yoga gnóstica dos sonhos

“Senhor, ajuda-nos a transitar das trevas para a