Fundamentos da proteção psíquica

0
1313

As técnicas gnósticas de defesa psíquica estão associadas a práticas espirituais e filosóficas do gnosticismo, tanto clássico quanto contemporâneo (reestruturado pelo grande Avatar Samael Aun Weor), que é uma corrente de pensamento que abrange várias tradições religiosas e esotéricas. O gnosticismo concentra-se na busca pela Iluminação espiritual e na compreensão da natureza do Ser Divino – que se encontra em potencial no interior de todos os seres humanos, independentemente de sexo, raça, religião ou condições socioeconômicas – e do Universo com todos os seus 7 Cosmos.

Algumas pessoas que seguem a tradição gnóstica acreditam que o tema da Defesa (ou Proteção) Psíquica é necessário, pois quando se começa a trilhar o Caminho Espiritual, é necessário nos protegermos física, energética e espiritualmente das influências negativas ou hostis.

Fundamentalmente, aqui estão algumas técnicas que podem ser associadas à Autodefesa Psíquica ensinada pelo Gnosticismo:

  1. Meditação: A meditação é uma prática fundamental no gnosticismo e é usada para alcançar a autoconsciência e a conexão com o eu superior. A meditação regular pode ajudar a fortalecer a mente e a aumentar a resistência psíquica contra influências externas indesejadas.
  2. Conhecimento Interior: No gnosticismo, a busca pelo “conhecimento interior” ou “gnosis” é fundamental. Isso envolve aprofundar a compreensão de si mesmo e do universo. Quanto mais uma pessoa conhece a si mesma, mais fácil pode ser identificar influências psíquicas negativas e se proteger delas.
  3. Oração: A oração é usada em muitas tradições espirituais, incluindo o gnosticismo, como uma forma de buscar proteção e orientação espiritual. Pode ser usada para pedir ajuda ou proteção contra influências psíquicas indesejadas.
  4. Mantras e Afirmações: A repetição de mantras ou afirmações positivas pode ser usada para fortalecer a mente e criar uma barreira psíquica contra influências negativas. Isso também pode ajudar a manter um estado mental positivo e equilibrado.
  5. Visualização Criativa: A visualização criativa é uma técnica em que se cria uma imagem mental de proteção ao redor de si mesmo. Isso pode ser uma esfera de luz ou qualquer outra forma que represente proteção. Acredita-se que essa visualização ajuda a fortalecer a energia psíquica e a criar uma barreira contra influências externas.
  6. Amuletos e Símbolos: Alguns gnósticos usam amuletos, símbolos ou objetos sagrados como talismãs de proteção. Acredita-se que esses itens carreguem energia espiritual positiva e ajudem a afastar influências negativas.
  7. Desenvolvimento Espiritual Contínuo: O gnosticismo enfatiza a jornada espiritual contínua e o aprimoramento do eu. Quanto mais uma pessoa evolui espiritualmente, mais resiliente ela pode se tornar contra influências psíquicas negativas.

É importante observar que as técnicas gnósticas de defesa psíquica são profundamente pessoais e podem variar de praticante para praticante. Além disso, as crenças e práticas gnósticas podem ser diferentes em várias tradições e escolas dentro do gnosticismo moderno. Portanto, é importante que aqueles que desejam explorar essas técnicas o façam com pesquisas sérias e uma compreensão sólida de sua tradição específica e em busca de orientação de Escolas e instrutores qualificados, caso seja necessário.

Quer pesquisar técnicas de Defesa Psíquica? Leia e pratique o conteúdo dos diversos posts da categoria Defesa Psíquica, aqui do Portal GnosisOnLine. E boas vivências!

APRENDA SOBRE MANTRAS DE DEFESA PSÍQUICA, CLIQUE AQUI OU NA IMAGEM ABAIXO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.