Endocrinologia – Tiroide e paratiroides

Endocrinologia – Tiroide e paratiroides

- emMedicina Esotérica
6641
8

1. A GLÂNDULA TIROIDE

A glândula tiroide é de uma formosa cor vermelha escura. Ela possui dois lóbulos que os endocrinologistas conhecem muito bem. O biólogo se diverte contemplando esses dois formosos lóbulos unidos sabiamente por um maravilhoso istmo. Aparece aqui mais uma vez o Triângulo Perfeito.

Os dois lóbulos da glândula tiroide se encontram situados exatamente a cada lado dos pomos de Adão. A glândula tiróide está exposta a duas enfermidades fundamentais: hipertiroidismo e o hipotiroidismo. A primeira caracteriza-se por demasiada secreção e a segunda, por secreção deficiente.

O hipertiroidismo pode ser remediado pela cirurgia. O hipotiroidismo não pode de nenhuma maneira ser curado pela cirurgia. Só é possível sanar o hipotiroidismo administrando ao paciente a tiroxina. (princípio ativo da secreção da tiroide). Realmente, a tiroxina é um composto iódico muito importante na medicina.

A tiroxina está intimamente relacionada como todo o metabolismo do corpo físico do homem. Quando o paciente sofre de hipertiroidismo, o excesso de tiroxina aumenta de forma intensiva a combustão dos alimentos. O resultado é, uma sobrecarga do ritmo normal da respiração e do coração. No hipotiroidismo, o metabolismo torna-se mais lento.

Se uma criança encontra-se enferma de hipotiroidismo, todo o desenvolvimento do corpo e do cérebro retarda-se horrivelmente. Quando o hipotorodismo se apresenta num adulto, este se torna mentalmente retardado, suas unhas e cabelo crescem em forma lenta e anormal, qualquer esforço físico o fadiga terrivelmente, sua pele se torna seca, escamosa e um pouco grossa.

O iodo biológico desinfeta todo o organismo. Sem o iodo biológico da tiroide nosso organismo humano não poderia viver. Os médicos rosa-cruzes asseguram que a glândula tiroide está influenciada por Vênus e que as glândulas paratiroides estão influenciadas por Marte.

Assegurava o famoso médico Arnold Krumm-Heller, professor de Medicina da Universidade de Berlim, que entre Vênus e Marte havia uma luta terrível que se repetia nas glândulas tiroide e paratiroides.

Numa ocasião, um velho camponês que não sabia ler nem escrever, nos assegurava ter-se curado da enfermidade do bócio, ou papo, aplicando nele uma placa de chumbo. Contou-nos o camponês que numa placa de chumbo ele fez dois pequenos furos afim de utilizá-los para amarrar um cordão.

Com esse cordão ligou a placa de chumbo à sua garganta, ficando a placa superposta sobre a raiz do bócio ou papo. Usou-a durante três meses, ao fim dos quais curou-se radicalmente. Contou-nos que alguns familiares também haviam se curado com essa placa de chumbo.

A Metaloterapia está praticamente em estado embrionário. Não há dúvida alguma sobre as grandes possibilidades dessa ciência. Temos conhecido alguns camponeses sul-americanos que utilizam o sal e a saliva em jejum como único remédio contra o bócio. Misturam esses dois elementos quando a Lua está em minguante. Em seguida, aplicavam seu remédio e diziam que assim curavam essa horrível enfermidade.

A Biologia está disposta a estudar profundamente todos estes sistemas terapêuticos dos camponese porque estamos convencidos que muitas destas fórmulas de nossos avós salvaram em muitas ocasiões vidas de homens ilustres. Os yogues da Índia dizem que a raiz do chacra laríngeo sai da glândula tiróide.

O grande médico Sivananda, do Hindustão, assegura que este chacra tem 16 pétalas de lótus. Os cientistas ocidentais riem do que não conhecem, quando melhor seria que estudassem os fatos por eles considerados utópicos. Os sábios orientais admitem um superouvido capaz de registrar as ondas do Ultra. A esse superouvido chamam Clariaudiência.

O chacra laríngeo é o centro da Clariaudiência. O hipotiroidismo retarda a mente dos adultos. Isso nos está demonstrando a íntima relação da glândula tiróide com a Mente. Se a tiróide e a Mente se acham tão inter-relacionadas, por que não admitir a tese oriental sobre o chacra da tiróide e o Sintetismo conceitual? Os sábios da Índia dizem que desenvolvendo o chacra laríngeo obtemos o Sintetismo Conceitual. A Física aceita o Éter.

Os hindustanis dizem que o éter é tão somente a condensação do Tatwa Akasha. Os grandes yogues asiáticos dizem que a matéria é uma condensação do éter e que o éter por sua vez é uma condensação do Tattwa Akasha, no qual se encontra em última síntese a raiz primordial da matéria. Os hindustanis consideram  que Akasha é o Som Primordial e que seu instrumento no homem é a laringe criadora.

Assegura o médico Sivananda que com o desenvolvimento do chacra tiroidiano controlamos o Akasha e podemos viver mesmo durante as noites profundas do Grande Pralaya.

Diz ainda o médico Sivananda, eminente endocrinologista e yogue hindustani, que despertando o chacra da glândula tiroide adquirimos a clariaudiência. Se um yogue pratica meditação diária com o propósito de escutar a algum amigo distante, então no momento em que adormecer poderá escutar suas palavras.

Com a meditação interior se desperta a clariaudiência. A secreção das glândulas endócrinas encontra-se intimamente relacionada com toda a ordem e controle do sistema nervoso autônomo e dos assim chamados músculos involuntários.

 

As secreções glandulares governam com suma sabedoria fisiológico-cósmica todo o maravilhoso metabolismo do organismo físico. As secreções endócrinas controlam o crescimento e desenvolvimento de toda a grande comunidade celular.

A secreção das glândulas endócrinas controla totalmente as características da sexualidade. A glândula tiroide tem uma radiação áurica verdadeiramente maravilhosa.

 

Os chakras da garganta (Vishuddha) e da próstata/útero têm íntima ligação

 

2. AS GLÂNDULAS PARATIROIDES

As glândulas paratiróides não devem ser extraídas jamais, porque está devidamente comprovado que sobrevém terríveis convulsões e morte inevitável. Os dois pares de glândulas paratiroides regulam de maneira extraordinária todos os valores de cálcio que abundam nas células e no sangue. As secreções das quatro maravilhosas glândulas paratiroides têm de desempenhar todo este trabalho de controlar o cálcio das células e do sangue.

Essas glândulas são muito pequenas e estão situadas sobre cada ala das tiróides. Observando atentamente, os biólogos podem divisar um par de pequenos corpos do tamanho de uma fava.

A Astrologia sustenta que essas glândulas estão reguladas por Marte. A ciência oficial só vê as glândulas por um ponto de vista puramente materialista. A ciência dos sábios gnósticos vai mais além. Em todo átomo existe um trio de matéria, energia e consciência, do qual também é composta toda célula. Cada glândula de secreção interna é um verdadeiro laboratório microcósmico.

A inter-relação das glândulas endócrinas, o sábio intercâmbio de produtos bioquímicos, a perfeição infinita com que trabalham, nos está demonstrando à saciedade a existência de certas coordenadas inteligentes cuja raiz há que se buscar na Consciência Cósmica. Onde quer que haja vida, ali existe a consciência. A consciência é inerente à vida, como a umidade à água.

Na Rússia, atualmente, existem 15 milhões de mulçumanos. Isto está demonstrando de forma evidente que o materialismo de Marx está fracassado totalmente. Toda máquina está organizada segundo leis. Tem uma direção, uma alavanca de onde a governam e um piloto que a controla e dirige.

Por que há de ser uma exceção nosso organismo humano? O corpo humano é uma máquina perfeita construída nas oficinas da natureza pela Consciência Cósmica. Essa máquina tem deu timoneiro ou alavanca de onde pode ser governada.

Este leme é o sistema nervoso grande simpático. O piloto que controla essa máquina é o Íntimo (o Espírito). Assim, pois, o Íntimo, envolto em seu corpo astral por meio da alavanca do sistema nervoso grande simpático, controla todo o organismo e toda as secreções hormonais.

Lembre-se, caro leitor do GnosisOnline: A grande Virtude que desperta essas glândulas é a Verdade. Quem mente peca contra o Pai e se afasta d’Ele, e destrói o chacra laríngeo. Além do mais, o laríngeo está conectado direta e intimamente com as glândulas sexuais, segundo o grande clarividente Charles Leadbeater, da Sociedade Teosófica. Existem canais de energia que conectam diretamente os chacras laríngeo e prostático/uterino, portanto, o bom uso de um influencia a harmonia do outro…

Voltar para Endocrinologia

Posts relacionados

8 Comments

  1. Olá, e para quem tem hipertiroidismo, quais as consequências no ponto de vista do Chákra Laríngeo? E durante o tratamento, há influencia no chakra? Eu tomo tapazol, e o médico explicou que eu tenho que tomar até ter sintomas de hipotireoidismo (revertendo o quadro clínico) e a partir daí sessar a medicação.

    Obrigada

    1. A Medicina Esotérica ensina que se um chacra/vórtice está com problemas, aí repercute na contraparte física, é isso o que acontece comumente. Se você praticar todos os exercícios ensinados na Gnose, com certeza poderá haver melhor substancial.
      Algumas das práticas ensinadas: Magia Elemental – Mantras (com a vogal “E”) – Carta Astral com os Mestres da Cura – Imaginação Criadora – Trabalho com os Senhores do Carma… etc.
      Que você se cure, Juliana…

  2. ifilho sindrome dow com hipotiroidismo que fazer

  3. Olá, tive sérios problemas com minha tireóide e tive que retira-la.. Gostaria de saber oque pode ser feito em relação a essa deficiência, uma vez que é a glândula responsável pela vitalidade física, e como fica o meu ponto de chakra?

    1. O chacra laríngeo continua existindo na Anatomia Oculta, ou seja, no corpo astral/de desejos, apesar de extirpada sua contraparte física.
      Apesar dos pesares, pode-se vocalizar os mantras desse chacra para que ele continue ativo, minimizando quaisquer danos fisiológicos…

  4. Estou com problemas sérios na tireoide, tenho cistos e um nodulo, ainda não fiz punção, além de apresentar hiper. Queria saber mais sobre o tema.

  5. Eu gostaria de ler algo mais sobre “Lembre-se, caro leitor do GnosisOnline: A grande Virtude que desperta essas glândulas é a Verdade. Quem mente peca contra o Pai e se afasta dEle, e destrói o chacra laríngeo. Além do mais, o laríngeo está conectado direta e intimamente com as glândulas sexuais, segundo o grande clarividente Charles Leadbeater, da Sociedade Teosófica.”

    1. Darlan Santana

      Quem mente ou dissimula a verdade ou comete qualquer abuso com o verbo, peca contra o Pai. Quem odeia ou sente raiva por outro ser ou qualquer sentimento ligado a essa vibração peca contra a Divina Mãe. Quem fornica peca contra o espírito santo.

      O chakra básico, coordenado fisicamente pelas glândulas sexuais se desgasta e se ajusta de acordo como usamos nosso verbo. Podemos nos comunicar de modo fornicário cheio de gírias, com palavrões, falando rapidamente e sem escrúpulos ou podemos nos comunicar com moderação, vigor e disposição. As palavras proferidas repercutirão no chakra sexual e em toda a condição sexual do indivíduo e também a forma como se relaciona sexualmente influenciará o modo de expressão de cada um de nós.

Comments are closed.

Confira também

Xadrez: origens esotéricas

O xadrez é um jogo antiquíssimo, tem muitos