Simbologia gnóstica dos animais

61
2710
Pantáculos

Durante uma conferência, o venerável mestre Samael explicou os significados simbólicos, oníricos, mitológicos, arquetípicos dos animais. Vale a pena refletir e meditar em seu conteúdo, porque essa simbologia certamente se reflete em nossa psique, não somente por meio da Yoga dos Sonhos, mas também nas práticas de Magia Elemental, Nahualismo ou Xamanismo Superior.

Pergunta: Mestre, o papagaio de penas verdes está na realidade representando o Espírito Santo?
Samael Aun Weor: Sempre representou a Castidade, isto é claro, e se representou a Castidade, representou o Sexo e, consequentemente, representou o Terceiro Logos…

P: E a ave íbis dos egípcios, Mestre?
SAW: Também representa o Terceiro Logos.

P: E o corvo?
SAW: O corvo? Na Alquimia o corvo representa as Águas Negras ou putrefatas, a morte etc.

P: E o condor, Mestre?
SAW: O condor, ou a águia altaneira, é justamente o símbolo do Segundo Logos… do Cristo, o Vishnu dos hindus.

P: O cisne Kala-Hamsa é o Terceiro Logos?
SAW: Voando sobre as Águas da Vida, o Cisne Kala-Hamsa representa sempre o Terceiro Logos.

P: Mestre, o flamingo, essa ave cor-de-rosa?
SAW: É também um símbolo do Terceiro Logos.

P: E o pavão?
SAW: É o símbolo da vaidade e do orgulho.

P: E o elefante?
SAW: É também um símbolo do Terceiro Logos, mas o elefante branco, porque os outros elefantes não têm significado.

P: E o cavalo, Mestre?
SAW: O cavalo tem várias representações, poderia representar as paixões animais.

P: E o burro?
SAW: O asno ou o burrico representa o Mercúrio da Filosofia Secreta, o Enxofre bruto, antes de ter sido preparado pelo Mercúrio Real. O enxofre bruto, ou seja, o esperma antes de ter sido preparado pelo Mercúrio…

P: Mestre, e a águia bicéfala, representa o enxofre e o mercúrio?
SAW: O enxofre.

P: E a lagartixa?
SAW: O elemento Terra.

P: Mestre, tenho observado a mariposa, que passa por um processo de metamorfoses, esse é o mesmo processo que um Iniciado passa até chegar ao grau da Perfeição?
SAW: É claro! Da crisálida sai a mariposa, assim também é que do “animal intelectual” tem de sair o Homem verdadeiro, o autêntico, que temos que criá-lo dentro de si, até que um dia ressurja à luz do Sol…

P: Então, Quetzalcóatl era um Homem-Mariposa, todos os Deuses são Homens-Mariposas?
SAW: Bom, é um símbolo, e como símbolo representa a Alma, a Inteligência do verdadeiro Homem, representa a Alma, a Psique.

P: E o coelho?
SAW: O ouvido oculto, o Verbo, a Palavra… Ele se esconde em suas covas. O que pode representar a cova? Deve-se de buscá-la dentro de si mesmo a caverna que carregamos em nosso interior, de maneira que o coelho representa o Verbo que se tem de buscar dentro de si mesmo, a Palavra…

P: E o veado?
SAW: A alma que sofre, que chora, geme e luta a fim de conseguir alcançar a realidade.

P: E o camelo, Mestre?
SAW: O camelo, ou dromedário, que viaja pelo deserto, somos nós navegando pelo Deserto da Vida…

P: E a pantera negra?
SAW: A pantera negra é terrível, demoníaca, diabólica, representando o Diabo em nós.

P: Mestre, o que simboliza a rã?
SAW: Representa a morte e a ressurreição… A rã morre na época do inverno ou no tempo da seca ela entra em estado de suspensão anímica e depois quando volta a água ela ressuscita. O mantra CROAC faz chover, como também ajuda no processo da sublimação das águas da libido dos solteiros. Essa prática está no Livro Amarelo. É o que dizem por aí, que as pessoas se reúnem em grupo e com esse “Croac” fazem chover.

P: Mestre, perguntei ao chefe da tribo porque eles tinham uma estátua de um sapo, então eles disseram que representava a imortalidade, e, para demonstrar pegaram um sapo mumificado e disseram “Vês como está?” E o introduziram num cântaro de água e tamparam o vaso e no dia seguinte o sapo estava coaxando.
SAW: Morrem e Ressuscitam, por isso o sapo é sagrado. Nos Mistérios egípcios, o sapo era sagrado. Um sapo em cima de uma flor-de-lótus tem uma representação enorme: A Morte e a Ressurreição do Homem, do Universo, e a Aurora do Mahavântara ressuscita, surgindo uma nova Criação…

Crrrrrrroooooooaaaaaaac…
Crrrrrrroooooooaaaaaaac…
(Mantra de Sublimação Sexual para Solteiros)

croac-sapo-lotus-gnosisonline

Pantáculos
  • Catia

    Alguem sabe o significado da perdiz?

  • Amanda

    Vc representou o corvo como uma ave ruim, com uma visão cristã e preconceituosa. Deveria ler sobre o xamanismo, que é muito mais antigo que o cristianismo. Eles sim explicam corretamente a representação do corvo.

    • Amanda, com todo o respeito, não há intenção alguma em ofender nossos irmãozinhos, os corvos…

      O Corvo é um animal que pertence ao RAIO DE SATURNO, portanto, tem ligação, sim, com o conceito de Morte. Tanto a morte física quanto a “morte alquímica”.
      O Corvo é o primeiro dos 4 animais da Alquimia, os outros três são a pomba branca, a águia amarela e o faisão vermelho.
      É importante estudar e compreender os PASSOS ALQUÍMICOS da Autorrealização.
      Segundo o xamã Carlos Castañeda, o corvo é um elemental profundamente Clarividente e sábio, e só os intuitivos sabem conversar com ele…

  • arieli

    Bom dia

    Sonhei, foi um algo bem consciente, que tomava pilulas para curar as egregoras, apareciam símbolos, eram pilulas mesmo, tinham varias egregoras para curar, saberia me dizer algo.

  • Lilás

    Sonhei que a ex-mulher , a nora e a netinha do meu marido estavam em torno de uma arvore que tinha 2 troncos em “V”, um lado ainda estava verde e com copa e o segundo tronco, cortado ao meio, estava seco e oco. Meu esposo conversava com algo escondido na cavidade do tronco. Então vi sair a cabeça erguida de uma grande serpente negra, escamosa. Eu surpresa e desesperada, tentava alertar do perigo, mas ele continuava falando e alisando a cabeça dela como se fosse um obediente bichinho de estimação. De repente a cobra saltou sobre mim , feroz com as presas a mostra. Eu desviei, escapando por pouco. Meu marido tomou a decisão de mata-la, cortando-a em varios pedaços, quando percebeu q ela era um perigo para mim.
    Que significa? Obrigada a quem puder me ajudar a interpretar.
    Abraço!

    • Lilás, sonhar com serpentes pérfidas, no sonho, é sinal de traição.

  • Jake

    Vocês saberiam qual é o “significado” da borboleta na simbologia e na vida? A ultima borboleta que vi era de cor preto e eu estava para entrar numa piscina para praticar natação, ela chegou perto dos meus pés e voou ao redor dos meus calcanhares. Foi uma coisa um tanto extraordinária já que é raro ver alguns bichos na cidade. Porém eu fiquei com um pouco de medo na hora pois achei que ela significava a morte, porém eu sempre erro nessas coisas de tentar achar o significado das coisas que acontecem. Enfim, qual seria o significado de borboletas?

    • As borboletas e as mariposas, de forma geral, representam a vida e a morte, a essência liberta das amarras mentais do Ego.
      É um simbolismo tão bonito que os astecas erigiram um templo para os iniciantes no mundo do esoterismo. Este templo se chamava O TEMPLO DAS BORBOLETAS…
      Claro que também pode ser um aviso que o elemental das mariposas/borboletas nos dá, avisando que alguém próximo está para morrer, ou tomar cuidado para não ocorrer algum acidente e alguém morrer…

      • Jake

        Obrigado pela resposta

  • Tive um sonho e fiquei consciente por alguns instantes. Passou por cima de mim uma àguia, o resto eu nâo lembro mais nada.

  • Vocês sabem se algum solteiro atingiu os 25% de consciência e como sabemos com quantos porcento està nossa consciência? É muito difícil atingir os 25%? Até que ponto conseguimos transcender o nosso carma? Se o estudante tem como carma a solidâo, ele pode se libertar desse carma atingindo os 25%?

  • WILLIAM MORAES CORRÊA

    Porém, esse “homem-mariposa” aqui falado é o homem renascido, que assou de uma fase para outra de sua evolução(mesmo sem ter morrido) ou aquela figura mítica que dizem assolar diversas partes do mundo, entre elas os Estados Unidos. Tudo acontece lá.

  • WILLIAM MORAES CORRÊA

    Esse texto é muito rebuscado. Muitas simbologias aqui presentes parecem muito distantes e sem propósito. Contudo, não entrarei em pormenores.

    • A RODA DA VIDA é extremamente grande e complexa, por isso pode parecer rebuscada à nossa mente limitada…
      É necessário aprofundar-se nos mistérios da magia elemental e do nahualismo para compreender o poder inerente a cada espécie animal e sua relação energética com o ser humano.

  • WILLIAM MORAES CORRÊA

    ANFÍBIOS NESSAS CONDIÇÕES DO TEXTO NÃO ESTAVAM MORTOS, MAS EM ANIMAÇÃO SUSPENSA. ELES FICAM MESMO POR MUTO TEMPO SOB A TERR A OU LAMA, DEPENDE DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS. SE ESTIVESSE MORTO, DE FATO, NÃO VOLTARIA A COAXAR. NÃO NESSA VIDA.

    • A simbologia dos sapos é maravilhosa, tanto para magia branca quanto para a negra. Os sapos, no Antigo Egito, tinham a representação da Ressurreição iniciática justamente por essa característica, eles “morriam” no período seco dessa região e “ressuscitavam” na época das chuvas (ou seja, as chuvas aqui simbolizam o Grande Arcano AZF).

  • WILLIAM MORAES CORRÊA

    Se os demais elefantes não tivessem significado, eles não existiriam. E são muito mais úteis ao ser humano que o branco, por esse ser raro.

    • Certamente os elefantes não se sentirão ofendidos com as colocações do Mestre Samael sobre eles.
      O elefante branco tem uma simbologia muito profunda, veja a importância que os budistas e os hindus dão a esse Arquétipo de nosso Ser Divino.
      Lembremos que a mãe de Sidarta Gautama sonhou que um elefante a visitou e que logo ela ficou grávida do Buda…

  • Susan

    No texto, há citações como “Segundo Logos, Terceiro Logos”, esses termos se baseiam em que doutrina, ou livro? Me interessou muito o assunto e gostaria de mais informações, obrigada.

  • cris

    Sonhei com 2 cobras cinzas escondidas em cima de uma gaiola, uma delas me picou na testa. Peguei a cobra e apertei perto da cabeça até matar, a outra foi morta por uma mulher da mesma forma. Meu irmão fez uma mini cirurgia para tirar o veneno e acabou arrancando da minha testa um pedacinho de carne. O que significa?

    • Cris, faça um retrospecto dos conflitos ocorridos nos dias anteriores a esse sonho, e a resposta será dada…