Incensos

50
18917

Incenso vem do latim in cendere, que significa simplesmente “aceso” ou “acender”. Mas no sentido mais prático, o incenso a que se referem as tradições é o famoso incenso de olíbano (comumente chamado de “incensos de igreja” ou incenso de resina, cujo nome científico é Boswellia carterii Birdw).

Os incensos, especialmente o olíbano, a mirra, o estoraque, o copal e outros, acumulam uma energia intimamente relacionada com as Forças Etéricas do Sol. Portanto, queimar esse produto em casa, no ambiente de trabalho e especialmente no ambiente onde realizamos nossas práticas de meditação e oração gera grande acúmulo de Átomos Solares.

Esses Átomos Solares, ou “Átomos Prânicos”, se espalhados no ambiente ao nosso redor por meio da queima do olíbano, realmente atrai luz, prosperidade, alto-astral, paz, sentido de devoção, cura, bem-estar. Dentro dos estudos esotéricos recomenda-se a queima de incenso de olíbano (de boa qualidade, é bom frisar) uma vez por semana, assim com a “fumaça” desprendida dessa queima cria-se, com o passar do tempo, um ambiente harmonioso.

O incenso do olíbano é obtido ferindo-se a árvore com um cutelo ou faca, e sua resina, após ressecar, é usada como incenso. O Oriente Médio e o Norte da África são as principais regiões de plantio da Boswellia

Sobre o lado “oculto” do incenso de olíbano, o Mestre Samael Aun Weor ensina o seguinte:

“O incenso autêntico é tirado da árvore chamada Olíbano e conta com grandes poderes elementais.

Se lançado na água, tem o poder de fazer concorrer ao nosso chamado as criaturas elementais da água.

Aplicado na testa, tem o poder de fazer desaparecer a dor de cabeça causada por uma forte preocupação mental.

Os vapores do incenso têm o poder de fazer vir os Mestres e os anjos do mundo invisível.

O incenso prepara o ambiente para os Rituais Gnósticos.

O incenso é um grande veículo para as ondas espirituais de devoção pura e ajuda o recolhimento místico porque serve de instrumento devocional.

Nos antigos Templos de Mistérios, envolviam-se os enfermos com os vapores do incenso para medicá-los.

As criaturas da água concorrem alegremente quando lançamos um pouco de incenso em um recipiente com água.

O incenso deve ser empregado quando se vai firmar um pacto amistoso. Os magos astecas, quando firmavam seus pactos com os espanhóis, fumavam tabaco.

Faziam isso com o objetivo de preparar a atmosfera para firmar os pactos e falar amistosamente.

Porém, nós recomendamos o incenso para tais fins, porque o tabaco tem o inconveniente de se converter em um vício sujo e incômodo.

O incenso deve ser usado por todos os devotos do Sendeiro.

O incenso deve ser usado nas reuniões de compromisso matrimonial.

A árvore do olíbano pertence ao Raio do Sol, ou seja, atrai as energias etéricas do Sol, portanto sua aura é amarela e cheia de átomos de Vitalidade e Harmonia

A devoção e a veneração abrem a porta dos Mundos Superiores aos devotos do Sendeiro.

Quando entramos no Templo Elemental dos Olíbanos, vemos ali cada uma das crianças elementais dessas árvores brincando, felizes, no Templo do Incenso…

Esses elementais usam túnica amarela e o mantra deles é ALUMINO.

Podemos invocar esses elementais com seu mantra a fim de que preparem a atmosfera do incenso…

O anjo que governa essas criaturas elementais se parece com uma noiva vestida com seu traje nupcial…

O Deva que rege os elementais do olíbano é maravilhoso, casto, poderoso e pertence ao Raio do Sol

Cada árvore tem o seu elemental.

Não nos cansaremos de explicar que cada planta ou cada árvore é o corpo físico de um elemental da Natureza que está se preparando para, um dia, entrar no reino animal e mais tarde no reino humano.

Quando arrancamos um galho de uma árvore ou um ramo de uma planta, o elemental do vegetal sente a mesma dor que qualquer um de nós sente quando nos arrancam um membro de nosso corpo.

Antes de colher uma planta, devemos traçar um círculo ao redor dela e abençoá-la; só depois é que se roga à criatura elemental o serviço anelado.

No caso de plantas rasteiras, traça-se um triângulo ao seu redor, abençoa-se e colhe-se.

As criaturas elementais dos vegetais são totalmente inocentes, como ainda não saíram do Éden possuem todos os terríveis poderes das sete serpentes ígneas.

Se invocarmos o Anjo Elemental do Incenso, ele concorrerá ao nosso chamado com as criaturas elementais dos olíbanos a fim de preparar o ambiente místico dos nossos Rituais Gnósticos.”

50 COMENTÁRIOS

    • Olá, Cristine. O mantra do elemental do incenso (elemental este que se assemelha a um pequeno babuíno bem colorido) é ALUMINO. A grande maioria dos ensinamentos gnósticos de Samael Aun Weor sobre os elementais e seus mantras/rituais encontra-se nas seguintes obras:

      Rosa Ígnea
      e
      Tratado de Medicina Oculta e Magia Prática

      Procure esses livros ou em nossa Biblioteca Gnóstica ou em nossa loja virtual:

      http://esotera.com.br/livros/gnose-samael

  1. Cuidado com as identificações: olíbano não é juniperus. As árvores da foto são olíbano e não coníferas, como é o juniperus.
    O juniperus é o zimbro.
    A confusão com plantas pode ser fatal.

  2. -As criaturas elementais dos vegetais são totalmente inocentes e como ainda não saíram do Éden. …-,
    desculpem-me, mas não entendi esta citação, no final do texto, alguém me explica ??

    Abs

    • O termo bíblico Éden, além de indicar a quarta dimensão, é também um estado paradisíaco de felicidade e êxtase contínuos. Os elementais são Essências divinas que não possuem Ego, traumas, fobias, medos, condicionamentos etc. Portanto, vivem em “estado edênico”, ou seja, felicidade contínua e alegria.

  3. Olá, gostaria de saber qual é a maneira correta de queimar o incenso de olíbano. Comprei uma quantidade mas estou insegura quanto a quantidade que devo queimar por vez e também em dúvida porque o tempo que a resina fica em brasa é bem pouquinho, a maior parte do tempo de queima ele fica pegando fogo mesmo, desta forma dispensa pouca fumaça (vapor), isso é o normal? É bem diferente dos incensos de vareta. Existe algum recipiente próprio para a queima?

  4. Gostaria de saber se pode acender incenso dentro de casa, somente para o ambiente ficar com cheiro agradável. Mas, a casa que mora tem mais de 100 anos e toda vez que acendo parece que mexe com todos ‘os espíritos’. Digo isso, porque é uma assunto muito longo que não dá para explicar por aqui. Mas venho sentindo a presença de tudo isso…Não sei se continuo ou deixo assim mesmo.

    • Olá?! Estou pedindo informação mais uma vez e ajuda sobre a casa que moro. Como havia falado que a casa tem mais de 100 anos e o morador dela tem 104 anos, foi conversando com um promotor de justiça, que estuda comportamento humano, me informou que os acontecimentos comigo, com o computador e algumas coisas que aparecia na casa, é ectoplasma.Faço minhas orações, pois é o que me protege e esses acontecimentos são deste que entrei nesta casa há 22 anos, mas, agora que vim perceber. Fiz e faço de vez enquando as queimações do enxofre e do incenso. Quando faço, sinto a casa limpa e clara, mas, quando aparece pessoas, visitas a esta casa, parece que vem trazendo ‘essas coisas’. Peço ajuda porque isso incomoda sentir o corpo em arrepio ou espinhando, ou quando algumas pessoas chega perto de mim…Se manisfesta também quando quero falar com o ser amado ao computador, quando um vidro se quebra…pois quando o vidro se quebra se manisfesta do lado esquerdo do cérebro. Dei-me uma explicação para isso e como devo fazer para isso se acabar de vez.

      • Gilmara, além das “defumações” com incensos etc., sugiro que faça diariamente orações aos santos mestres da Fraternidade Branca, sempre agregando a frase: EM NOME DE CRISTO, PELO PODER DE CRISTO, PELA MAJESTADE DE CRISTO…
        E suplique a esses mestres uma limpeza definitiva de seu lar. Suplique para que a casa seja “fechada” para entidades negativas, formas de pensamento e elementares…
        E acima de tudo, procure realizar suas purificações internas, praticando as técnicas de transmutação, mantras, orações, pranayamas etc. ensinadas na Gnose.
        Pesquise mais e mais sobre isso e proteja seu lar e sua família…

  5. Ola …fiquei sabendo por aqui que o tabaco tem o inconveniente de se converter num vício sujo e incômodo.
    certo ? e a herva canabis ” maconha ” é uma herva , uma planta que nasce da nossa bendita e maravilhosa natureza e que tão discriminalizada hoje em dia !! eu fumo maconha e nao faço mal nenhum e acho muito boa . não fumo mas cigarro . será que isso trás algum mal ? espero ser respondida =) PAZ e LUZ !!

    • Daniele, todas as informações contidas no site são úteis para quem quer trilhar a SENDA DA INICIAÇÃO, a SENDA DA MAGIA BRANCA…
      Fumar cigarro, fumar maconha, ouvir músicas “profanas”, como o rock, samba etc……. Tudo isso nada tem a ver com o Caminho Sagrado, tudo isso são fantasias, fascinações, divertimentos, atividades lúdicas que iludem e prendem a Consciência…

  6. OLÁ, amigos a fim de ajudar algumas pessoas ai do site,eu sugiro a queima de olibano,mirra, e uma das mais importantes resinas,que é a Resina de Amescla. misture estes ingredientes e defume a sua casa ou comércio.na falta do olibano e da mirra ,pode-se queimar apenas a resina de amescla.obs:ela pode ser encontrada na feira livre.procure aquelas pessoas que vedem raizes nas feiras.um abraço á todos.

  7. na minha casa tem muitas brigas com o meu marido e o meu filho que não são oai e filho são enteado e padrasto que tipo de insesso posso acender para melhor o ambiente da minha casa

    • Essas são situações egoicas que serão resolvidas com a morte dos defeitos deles.
      Mas, para minimizar tais brigas, recomenda-se uso do OLÍBANO + ESTORAQUE.
      E paralelamente a isso, orações ao Cristo Cósmico e à Mãe Divina (Nossa Senhora, como queira), suplicando que preencham seus corações com Amor, Sabedoria e Compaixão.

  8. O melhor presente que se poder dar a nossa alma e a leveza dos perfumes da santidade. sem sombra de duvida o incenso nos trás as levezas dos mundos superiores tirando assim a densidade dos mundos psicológico inferiores.

    O bom sentimento nos deixa tão leve quanto um bom incenso

  9. Bom dia,

    Estou estudando estes questionamentos e aprendizados, o que o juniperos tem a ver com zimbro e a mesma planta, como se usa ? Tenho em casa um pe de juniperos horizontales.
    Saudações

    Sergio

    • Queime o olíbano, ou outra resina para sufumigação, num turíbulo (que pode ser uma latinha com furos por todos os lados) com brasa.
      Jogue somente um pouco e deixe a fumaça espalhar pelo ambiente.
      E, paralelamente a esse procedimento, se desejar faça uma oração mentalmente pedindo o que você necessita: proteção, cura, harmonia, prosperidade etc.
      Simples, não?

  10. Todo ambiente mereçe seu respeito simplesmente pelo fato de existir.E a ascendermos um insenso tornamos o ambiente leve e consequentemente nos sentimos leve tambem.Nesse ambiente amistoso conseguimos unir por um espaço de tempo o mundo celestial com o material e nesse momento e que entra a magia, o sabio usa este ambiente emantado para se ritualizar com o ser divino que existe dentro dele e faz o mundo espiritual exultar e alegrar-se por sua vida.E ai o enferno se estremese pois o mundo recebe luz divina do grande criador cristo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.