O sonho de estar desperto

21
5789

Convém eliminar, para o bem da Grande Causa, determinados espinheiros que obstruem o Caminho.

Em tudo isso, existe algo demasiado grave. Quero fazer referência ao sono da consciência.

Os quatro evangelhos insistem na necessidade de despertar, porém, infelizmente, as pessoas supõem que estão despertas. Para o cúmulo dos males, existe por toda parte um tipo de gente, muito psíquica certamente, que não somente dorme, como ainda sonha que está desperta.

Essas pessoas autodenominam-se videntes e se tornam demasiado perigosas porque projetam sobre os demais seus sonhos, alucinações e loucuras. São precisamente eles que impingem aos outros delitos que não cometeram e assim desbaratam lares alheios.

Resulta óbvio compreender que não falamos dos legítimos clarividentes. Referimo-nos, por agora, a esses alucinados, a esses equivocados que sonham estar com a consciência desperta.

Com profunda pena evidenciamos que o fracasso esotérico se deve à consciência adormecida.

Muitos devotos gnósticos, sinceros amantes da verdade, fracassam por causa desse lamentável estado de consciência adormecida.

Luz é Consciência, Consciência é Luz.
Luz é Consciência, Consciência é Luz

Nos tempos antigos, apenas se ensinava o Grande Arcano, o maithuna, o yoga sexual, àqueles neófitos que despertavam a consciência. Os hierofantes sabiam muito bem que os discípulos adormecidos, cedo ou tarde, terminam abandonando o trabalho na Nona Esfera.

O pior é que esses fracassados se autoenganam pensando de si o melhor, e quase sempre caem como rameiras nos braços de alguma escolinha nova que lhes brinde um pouco de consolo.

Depois, pronunciam frases como as seguintes: “Eu não sigo os ensinamentos gnósticos porque eles exigem um casal e isto é coisa de um só. A liberação, o trabalho, é coisa que se tem de buscar sozinho”. Naturalmente, essas palavras de autoconsolo e de autoconsideração têm por objetivo unicamente a própria autojustificação.

Se essas pobres pessoas tivessem a consciência desperta perceberiam o seu erro e compreenderiam que elas não se fizeram sozinhas. Elas tiveram um pai, uma mãe, e houve um coito que lhes deu vida.

Se essa pobre gente tivesse a sua consciência desperta, verificaria que assim como é em cima é embaixo e vice-versa, experimentaria diretamente a crua realidade dos fatos, dar-se-ia conta cabal do lamentável estado em que se encontra e compreenderia a necessidade do maithuna para a fabricação dos corpos solares, o traje de bodas da alma, e assim conseguir o Segundo Nascimento, do qual  o Grande Cabir Jesus falou ao rabino Nicodemo.

Porém, tais modelos de sabedoria dormem e não são capazes de verificar por si mesmos que estão vestidos com corpos protoplasmáticos, que se vestem com farrapos lunares e que são uns pobres-coitados e miseráveis.

Os sonhadores, os adormecidos que supõem estar despertos, não somente prejudicam a si mesmos como ainda causam graves danos a seus semelhantes.

Creio que o equivocado sincero, o adormecido que sonha estar desperto, o alucinado que se qualifica de iluminado e o mitômano que se crê supertranscendido, em verdade estes causam a si e aos demais muito mais dano do que experimenta alguém que jamais em sua vida ingressou nos nossos estudos.

Estamos falando numa linguagem dura, mas podem estar seguros de que muitos adormecidos e alucinados, ao lerem estas linhas, em vez de se deterem por um momento para refletir, corrigir ou retificar, buscarão apenas uma forma de se apropriar de minhas palavras a fim de documentar suas loucuras.

Para desgraça deste pobre formigueiro humano, as pessoas levam dentro um péssimo secretário que sempre interpreta mal os ensinamentos gnósticos. Referimo-nos ao Eu Pluralizado, ao Mim Mesmo.

O mais cômico do Mefistófeles é a maneira como se disfarça de santo. Claro que o Ego lhe agrada que o ponham no altar e o adorem.

Compreendam de uma vez por todas que enquanto a consciência continuar engarrafada no Eu Pluralizado não somente dormirá como terá, o que é pior, o mau gosto de sonhar que está desperta.

O pior gênero de loucura resulta da combinação de mitomania com alucinações. O mitômano é aquele que se presume de Deus, que se sente supertranscendido e que deseja que todo mundo o adore.

Esse tipo de gente, ao estudar este capítulo, imputará para outros minhas palavras e continuará pensando que já dissolveu o Eu, ainda que o tenha mais robusto que um gorila. Quando um mitômano adormecido trabalha na Forja dos Ciclopes, estejam seguros de que muito breve abandonará o trabalho dizendo: “Eu já consegui o Segundo Nascimento. Eu estou liberado. Eu sou um Deus. Renunciei ao Nirvana por amor à humanidade”.

Em nosso querido Movimento Gnóstico já vimos coisa muito feia. É espantoso ver os mitômanos, os adormecidos alucinados, profetizando loucuras, caluniando o próximo, qualificando os outros de magos negros etc. Isso é espantoso.

adormecimento

Diabos julgando diabos! Todos esses “exemplos de perfeição” não querem se dar conta de que neste mundo doloroso em que vivemos é quase impossível encontrar um santo.

Todo mago é mais ou menos negro. De forma alguma se pode ser mago branco enquanto o Eu Pluralizado estiver metido no corpo. O Eu Pluralizado é o próprio demônio.

Isso de andar dizendo por aí que fulano está caído é certamente uma brincadeira de mau gosto, porque neste mundo todas as pessoas estão caídas. Isso de caluniar o próximo e de destruir lares com falsas profecias é próprio de alucinados, de gente que sonha estar desperta.

Se alguém de fato quer autodespertar, que se resolva a morrer de instante a instante, que pratique a meditação profunda, que se liberte da mente, que trabalhe com as Runas da maneira como ensinamos neste livro…

À Sede Patriarcal do Movimento Gnóstico chegam muitas cartas de adormecidos que dizem: Minha mulher… o fulano… o beltrano… está muito evoluído, é uma alma muito velha… Etc.

Esses pobres adormecidos que assim falam pensam que o tempo e a evolução podem autorrealizá-los, podem despertá-los e levá-los à liberação final. Essas pessoas não querem compreender que a evolução e sua irmã gêmea a involução, são apenas leis mecânicas da natureza, as quais trabalham de maneira harmoniosa e coordenada em toda a criatura.

Quando alguém desperta a consciência percebe a necessidade de se emancipar dessas leis e de se meter pela Senda da Revolução.

Queremos gente desperta, firme, revolucionária; de maneira alguma aceitamos frases incoerentes, vagas, imprecisas, insípidas, inodoras etc.

Vivamos alertas e vigilantes como a sentinela em época de guerra. Queremos gente que trabalhe com os Três Fatores de Revolução da Consciência.

Lamentamos tantos casos de equivocados sinceros que só trabalham com um fator e muitas vezes, e infelizmente, muito mal trabalhado.

Precisamos compreender que somos pobres feras adormecidas, máquinas controladas pelo Ego.

(Samael Aun Weor, Magia das Runas)

21 COMENTÁRIOS

  1. Parabenizo os Srs. por esse relato, é a mais pura verdade. Eu mesmo, posso lhes dizer que já me considerei um “super-transcendido”, superior as demais pessoas só porque eu estudava as doutrinas esotéricas. Grande tolo fui eu, hoje me envergonho de meus pensamentos, porém me felicito por renconhecer que fui um grande Mefistófeles, que achava que por meu muito saber, estava “salvo”. Vigio constantemente para que meus eus não tomem novamente conta de mim. Tomo por seguro os ensinos psicológicos de Samael e Krishnamurti, que pisam e humilham meu ego. Agradeço profundamente a esses Mestres que “pisada” que deram em meu orgulho. Paz Inverencial!

  2. pareceme sempre tudo muito confuso, como saber se se está desperto como saber se não é sempre um eu que está agindo e mesmo com boas intenções cause danos, tenho lido os textos e penso que o ponto chave é não buscar nada é aceitar a vida como ela é em seus diferentes momentos, querer o que está além é sempre uma armadilha e não querer também, não há saída é preciso fazer o que se acha que se deve fazer e talvez a consciência, pelo menos pra mim, é tentar se manter alerta que qualquer atitude que for tomada causará danos e benefícios, penso que o bem e o mal são duas faces da mesma coisa, consciente não consciente, superior ou inferior, qualquer diferença física psíquica ou intelectual não fará a menor diferença sendo que o fim ou caminho para o qual se segue é igual para todos, quanto a esse tipo de questões eu prefiro mesmo é me manter indeciso

  3. Ola meu nome é Levi sou o irmão do Nousvate
    e estou tentando fazer o desdobramento astral
    que ele me falou pra fazer, ele também me indicou este site para ter maiores informaçoes.
    Gostaria de receber por email os mantras de proteção, e se posivel algumas informações a mais, o que vocês puderem mandar é valido.
    Grande abaraço.

  4. Um dos trabalhos internos mais difíceis que podemos enfrentar é a dissolução do EGO.Em nossa jornada podemos incorrer em um grande erro,que é a torção do pensamento.Acreditamos estar livres,experênciamos vivências e sentimentos incríveis,damos respostas a perguntas,sentimos uma sensação de leveza,mas esta é uma doce armadilha do EGO.Ao primeiro confronto que se nos apresenta bombardeamos:EU,EU,EU,EU…seguido de frases de auto afirmação.Quantos de nós pratica a verdadeira caridade?Quantos de nós comove-se com as desgraças do mundo?quantos ajudam o próximo sem galgar vantagem ou auto-exposição própria?Sem a necessária ajuda torna-se quase impossível conseguir a dissolução EGO.Um choque terrível deve ser recebido para cairmos na realidade,e uma pedra estilhaçar o espelho enfadonho da auto- estima.Então com a devida humildade e profundo respeito deixemos os valores contidos nesta grande obra penetrar em nossos corações e comecemos a trabalhar de maneira correta a dissolução do EGO.Isto não é um ensinamento,mas minha própria verdade.Obrigado.

    • A luz que está dentro de você é você mesmo, o despertar depende disso, esforço. Não é uma coisa mecânica e não vem do nada, exige trabalhos conscientes, ou seja, observar-se a si próprio constantemente até reconhecer o observador, então, dirigir o observado com o observador para o justo, o verdadeiro e o belo. Esta prática é constante, diária, até que atinja um nível natural de observação de si mesmo, e nesse centro, acompanhará tudo de fora, teu corpo físico e prânico, teu astral e tua mente, todos observará de fora sem se identificar, com isso, irá experimentar por acréscimo, coisas naturais porém mágicas. Encontrarás o verdadeiro poder, a generosidade, a bondade e a justiça. Com o desenvolvimento moral, sendo justo em tudo e moral, sendo um em todos os lugares, acessará locais especias da vida, planos astrais e mentais, níveis de consciência de si mesmo, sentimentos e pensamentos puros, o que te proporcionará a crescente ascensão ao céu de si mesmo, o Deus que vive em você. Ache o teu centro, e de lá não te percas mais … esse é o caminho, moral, virtude e consciência. Verdade, Justiça e Bondade.

  5. Oi, tenho 14 anos moro com meu pai, meu irmão e minha irmã, nenhum deles, lê os livros, nem pesquisam, nem fazem as práticas da Gnose, e qualquer coisa que eu disser sobre isso, sou colocado como o acusador, então certamente não me resta escolha a não ser esperar que eu more sozinho e possa me decidir. Eu fico triste por isso porque eu queria praticar, ler e pesquisar livremente sobre a Gnose, mas fui proibido pela minha família de praticar sob a Gnose. O que me restou a fazer foi desistir de fazer a magia branca. Me ajude, se vc tem mesmo a consciência e todos os poderes dos chackras então vc pode me ajudar por favor, senão eu vou morrer e ir pro inferno lamentavelmente.

    • Para voce despertar no astral primeiro voce tem que despertar no fisico como:o homem tem um vicio de pensar em tudo ate em coisas banais e nesses momentos que se esta pensando é como estar em um cinema vendo e ouvindo um filme,tal vicio lhe faz perder muita energia,energia esta que e a fonte da vida,a fonte da juventude.Cada ser no universo tem um grau,o grau 33 é o mais alto voce vai um dia estar nele.E eu espero voce na loja branca.

    • Meu amigo, não tenho um nível muito grande de consciência, nem mesmo o poder dos chackras, mas eu conheço um poder muito mais poderoso que os chackras que pode ter libertar dessas dores que oprimem você. Esse poder se chama amor, ele pode ser experimentado por um nível de consciência, o de reconhecer em você mesmo um ser divino, e então reconhecerá nas pessoas o mesmo ser. Divino, Infinitamente puro e bom. A questão é como o mario mendonça falou, observar o físico e viver as experiencias no presente. Se você ta comendo, está comendo, e não pensando na escola, ou no role com os amigos. Atento e concentrado em cada coisas que faz, assim tudo o que você fizer será o seu melhor, isso é especial, tem uma carga divina em tudo o que você faz o melhor, consciente e de bom coração. Não há outro caminho meu bom rapaz, senão esse, consciência, justiça, bondade e verdade. Sendo moral, o mesmo em qualquer lugar, tendo honra e fortalecendo tuas virtudes ao infinito, como a coragem, o respeito, a honestidade, o amor, assumindo o compromisso com a vida … um grande abraço irmão … faça desse jeito, veja com esse olhar, e você verá a diferença.

  6. mestres gnosticos muita paz,a todos quero fazer uma pergunta eu faço a autoobservação o tempo todo de segundo a segundo,suplicando a minha mãe divina que elimine esse pensamento involutario, mas na hora que eu ouvi alguma musica ela fica o tempo todo tocando sem parar eu pesso muito a minha mãe divina para tirar esse defeito ai ele vai e para,mas na hora que eu ouvi uma outra musica ela fica gravada sem eu querer, pra ela parar e uma maior lutar.mestre que defeito e esse que anda muito me prejudicando muito na minha concentração que me atrapalha muito,como devo eliminar esse defeito de vez.me ajudem por favor.paz inverencial

    • Jackman, nós do GnosisOnline não somos mestres, somente amigos nesta jornada rumo ao Ser.
      Sobre as repetições mentais de músicas, palavras e outras formas mentais, você está no caminho certo.
      Isso é um trabalho contínuo, a mente lunar tende a ser repetitiva, isso só não acontecerá mais quando você tiver um corpo mental solar.
      E ainda assim, isso não é 100% correto de haver harmonia total, pois, segundo o VM Samael, “a melhor forma de pensar é não pensar”.
      Isso significa que somente nos conectando com o nosso Ser Interno, nosso Pai Interno, por meio do não pensamento, da eliminação do Ego, é que seremos totalmente livres dos defeitos da mente.
      Continue assim: Pratique muita meditação e suplique ao seu Real e Verdadeiro Ser para que purifique o Veículo Mental…

        • Olá,Jackman…pode se proceder da seguinte forma…realize a conjuração do anjo Belilin e no ambiente propicio realize a dança dos derviches que consta de três movimentos simultãneos ao mesmo tempo…juntamente com a seguinte oração:Mente tu és minha escrava,Eu sou teu senhor até a consumação dos ´seculos..(Ordenando a mente imperiosamente) faça e veja os resultados..se quiser me adicione ao seu msn:[email protected]/ Paz inverencial,força e continuidade de propósitos no caminho..Um Irmão de senda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.