O que é Gnose – Conceito básico de Gnosis

10
26159

O que é Gnosis ou Gnose?

Gnose, ou Gnosis, é o substantivo do verbo gignósko, que significa conhecer.

Gnose é conhecimento superior, interno, espiritual, iniciático. No grego clássico e no grego popular, koiné, seu significado é semelhante ao da palavra epistéme.

Em filosofia, epistéme significa “conhecimento científico”, em oposição a “opinião”, enquanto gnôsis significa conhecimento em oposição à “ignorância”, chamada de ágnoia.

A gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do Conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele Conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa.

O objeto do Conhecimento da Gnose é Deus, e tudo o que deriva d’Ele. Toda Gnose parte da aceitação firme na existência de um Deus absolutamente transcendente, existência que não necessita nem pode ser demonstrada por meio dos instrumentos da ciência acadêmica. “Conhecer” significa ser e atuar, na medida do possível ao ser humano, no âmbito do divino.

Por isso, “Conhecer” implica a salvação de todo o mal (Ego) em que possa estar imerso o homem que venha a possuir esse “Conhecimento”.

Gnose é ao mesmo um conceito religioso e psicológico, além de científico, filosófico e artístico. A partir desta visão, o significado da vida aparece como uma transformação e uma visão interior, um processo ligado ao que hoje se conhece como psicologia profunda.

A Gnose – ou Gnosis – pode se manifestar em um dos ramos das Sabedorias: Arte, Ciência, Filosofia e Religião.

O desejo e as tentativas de conseguir amor e felicidade são a saudade inesgotável do Pleroma, ou seja, da Plenitude do Ser, que é o verdadeiro lar da alma. O desejo desse “Conhecimento” é uma nostalgia das origens e procede de um original anelo humano de alcançar a Unidade, do desejo natural, perene e universal, de fusão do homem com o Ser, do qual acredita ter sido originado.

A Gnose é o comportamento religioso que traduz esta profunda e dolorosa sensação que sentem os homens e mulheres pela separação dos polos humano e divino. É, no fundo, uma tentativa de compreensão das relações entre o homem e a Divindade.

Para Jung, muitos gnósticos nada mais eram do que psicólogos: “A gnose é, indubitavelmente, um conhecimento psicológico, cujos conteúdos provêm do inconsciente. Ela chegou às suas percepções através de uma concentração da atenção sobre o chamado ‘fator subjetivo’ que consiste, empiricamente, na ação demonstrável do inconsciente sobre a consciência. Assim se explica o surpreendente paralelismo da simbologia gnóstica com os resultados a que chegou a psicologia profunda”.

10 COMENTÁRIOS

      • Em Dt 4, 2: “Nada acrescentareis à biblia, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando”.

        Em Ap 22, 18-19: “ Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e se alguém tirar qualquer cousa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa das cousas que se acham escritas neste livro”.

        • Infelizmente, a Bíblia foi extremamente mutilada, adaptada conforme os desejos dos Senhores do Poder. Isso é inegável.
          Infelizmente estes terríveis dizeres não amedrontaram ninguém, pois, o que os Altos Iniciados das épocas de Moises, Elias, Jesus, Paulo etc. ensinaram pouco restou nos dias de hoje.

  1. eu sei quem sou, donde venho, para onde vou, e que faço aqui, e mesmo com este saber, que tantos em todos os tempos anseiam, não me sinto sábio. quero saber porque tu estás aqui comigo, issp ainda não descobri. apenas especulo, invento, imagino. também é gnose, nem só do saber se faz a gnose, mas do caminho para o saber.

    • DEUS sabe o que faz por mais que a maioria dos humanos semeiem trevas o senhor e luz e a verdade vem a tona começando com aqueles que sao de DEUS, do bem que ja estao semeando luz entao e o que recebe.Esse comentario que a biblia foi mutilada e absolutamentr verdadeiro pois foi o proprio criadorcriadora ao mesmo tempo que me disse dentro do meu proprio quarto GLORIA ADEUSDEUSA por isso e por tudo que existe do principio e alem por isso e que eu repito essa frase e absoluta e muito mais que vai alem da imaginaçao! E e por isso que quero conhecer melhor a turma da gnosis e o que receberam do INFINITO e alem!

  2. Quem é Jesus? Quem é Deus? Quem é o homem? O que é a Natureza? O universo? Desculpe expressar minha opinião creio que poucos concordem mas: O que temos é um conjunto de “Regras” e “Leis” que as pessoas se apegam na tentativa de acreditar em alguma coisa ou em algo que lhe dê esperança de um Mundo melhor com igualdade social, moral, e respeito. Coisa que se um dia existiu, se deteriorou com o tempo. A bíblia com todo respeito, serve de guia para quem não tem mais em que ou em quem acreditar,,,
    A verdade é que cada um de nós devemos viver da melhor forma possível, sem prejudicar o próximo com sentido de igualdade para todos, respeito e mais amor, ao invés disso, líderes religiosos tiram dinheiro das pessoas para construirem magníficos templos de ostentação.
    Esses ensinamentos de amor ao próximo, de solidariedade e caridade deveria ser gratuito, intuitivo e honesto….
    Será que deus concorda com isso? Alguém já ouviu isso? o que está escrito qualquer um pode escrever… mais uma vez me desculpem expor o que penso, não discordo de ninguém, também não posso dizer que concordo!

    • Katia, é realmente dificil acreditar quem são, mas não é algo que se tem que usar o intelecto, pois é do ego, isso tudo para saber se usa com o templo coração, com meditações profundas, a gnois sempre diz a nós para praticarmos, pois só teorias impedem que nós posssamos ver ou acreditar em tudo o que se é ensinado, muitoss as vezes se questionam disso, e é certo se questionar, até eu tive isso, porém há de eliminar o ego, a de se seguir a doutrina sem criticar, e sim compreender e praticar para assim entendermos verdadeiramente todas as respostas que buscamos, e nunca acharmos que sabemos de tudo, pois quantos mais achamos que sabemos, não sabemos de nada, o mundo é um mistério e precisamos sair da caixa fechada e se abrir a esse oculto que nos é mostrado com total compreensão, as pessoas não são más, elas estão perdidas, cheias de ego, insconcientes, adormecidas do que fazem no seu diário viver e infelizmente nem todas sentem verdadeiramente a chispa de sentir se quer a presença de seu próprio Deus interno, quem experienta, sente e sabe que a gnosis é verdadeira e não manipula, não dogmatiza nada, ela é para ser aprendida, vivida de instante em instante, em casa, no trabalho, na rua, consigo própria e ela muda totalmente a ti, se claro, você optar e ter a escolha de que ela entre em você com fé, compreensão e amor.

      Paz e que Deus lhe conforte inha irmã!

  3. Com a inconsciência adormecida fica difícil
    Os defeitos psíquicos interno não deixa nos auto observar
    PlATÃO filósofo dizia Homem conheça a ti mesmo e conhecerá o universo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.