Exercícios de pranayama

Exercícios de pranayama

- emMedicina Esotérica
6320
14

O Pranayama do Sol

Os Pranayamas, ou Pránáyámas, são técnicas respiratórias originárias do Yoga servem para restaurar a saúde, melhorar a oxigenação do organismo e reequilibrar as emoções. Esta palavra vem do sânscrito e pode significar, entre outras, Ciência da Energia.

Pranayama do Amanhecer

Deve ser feito logo ao amanhecer.

Feche os olhos e fique de pé, de frente para o Sol.

Inspire, elevando os braços até a altura dos ombros.

Mentalize que o prana (a energia vital cósmica) penetra por todo o seu corpo.

Retenha o ar e abra os braços.

Em seguida, expire baixando os braços vagarosamente.

Visualize a luz do Sol se espalhando por seu corpo.

 

Faça este exercício durante 10 minutos e o encerre pronunciando o mantra OM SURYAIA NAMÁ (Eu Saúdo o SOL). Em seguida, vocalize o mantra OM por 3 vezes, para que o prana solar se fixe em seus corpos internos, dando-lhe Saúde, Paz e Harmonia…

Captação de Energia

Mentalize um raio de luz alaranjado que parte de seu plexo solar (região à altura do umbigo) e expande-se pelo Universo, levando vitalidade e saúde para as pessoas. Depois visualize uma luz dourada que emite vibrações de prosperidade e elimina males como a fome e a tristeza da humanidade.

Afastar Preocupações

Sente-se e repouse as mãos nos joelhos. Inspire pelas narinas, devagar e em silêncio, até sentir o abdome cheio de ar. Retenha o ar por alguns segundos e expire, também pelas narinas. Sinta seu corpo relaxar completamente e mentalize que todas as suas preocupações se dissipam aos poucos.

Para Controlar Melhor as Emoções

Sente-se com as pernas cruzadas à frente do corpo, mantendo a coluna reta, as mãos pousadas sobre os joelhos e os olhos fechados. Fique bem relaxado, procurando não contrair os músculos da face nem os ombros. Inspire vagarosamente, concentrando-se no ar que entra pelas narinas Retenha o ar durante alguns segundos e expire, prestando atenção apenas na saída do ar.

Enquanto respira, procure não pensar em nada. As imagens, as lembranças e os sons que vierem à sua mente não devem perturbá-lo. Ignore tudo o que acontecer ao redor.

Concentre-se apenas no que está fazendo. Caso se distraia por algum motivo, recomece o exercício.

Para Expandir a Consciência e a Intuição

Esta técnica, de origem chinesa, consiste em fazer seu sol interno nascer ao mesmo tempo em que o Sol cósmico surge no horizonte. No início, pode ser que você não consiga fazer as mentalizações, mas, com o tempo, aprenderá a se concentrar e a visualizar adequadamente.

Levante-se bem antes do Sol nascer, tome um banho e vista roupas brancas. Sente-se na posição de lótus, com a coluna ereta e as pernas cruzadas à frente do corpo. Feche os olhos e procure sentir o corpo bem relaxado…

Visualize um sol de cor alaranjada nascendo na altura do seu umbigo. Imagine que o calor emanado por esse sol aquece todo o seu corpo, enquanto uma luz dourada o envolve completamente. Visualize o sol elevando-se do seu umbigo até o seu coração.

Imagine que dessa região parte uma grande e bela ave branca que voa para longe, levando em suas costas todas as suas tristezas, mágoas e ressentimentos, e jogando tudo isso em um profundo abismo, onde serão destruídos totalmente. Imagine que esse sol se eleva ainda mais, até chegar no centro energético localizado entre as sobrancelhas.

Faça então o sol ganhar uma intensa coloração dourada e subir para o alto da cabeça, de onde ele se expandirá até explodir como uma luz que se junta à do sol cósmico.

Finalmente, faça uma saudação ao sol, com a seguinte frase, que sugerimos, ou com outra, que sair de seu coração:

“Ó Rá! Digna-te santificar meu espírito.
Ó Osíris! Devolve à minha alma sua natureza divina!
Glória a ti, Senhor dos Deuses!”

Pranayama Egípciopranayama-gnosisonline

1ª parte

1. Sente-se o estudante em uma cadeira com o rosto para o Oriente.
2. Faça uma oração à Divina Mãe Kundalini.
3. O peito, o pescoço e a cabeça deverão estar em linha vertical. Não se deve dobrar o corpo para os lados, nem para trás. As palmas das mãos devem descansar sobre as pernas de forma muito natural.
4. A mente do devoto deve estar dirigida para dentro, para a Divina Mãe, amando e adorando-a.
5. Os olhos estarão fechados para que as coisas do mundo não o distraiam.
6. Tape a fossa direita com o dedo polegar vocalizando mentalmente o mantra TON, ao mesmo tempo em que se respire ou inale mui lentamente o ar pela fossa esquerda.
7. Feche agora a fossa nasal esquerda com o dedo índice. Retenha o alento e pronuncie mentalmente o mantra SA.
8. Exale agora lentamente pela fossa nasal direita vocalizando mentalmente o mantra HAM e imagine a energia subindo até o cérebro e depois descendo até o coração.
9. Tape agora a fossa nasal esquerda com o dedo índice.
10. Inale o prana pela fossa nasal direita, vocalizando mentalmente o mantra TON. Retenha o alento vocalizando o mantra RA. Feche as duas fossas nasais com os dedos índice e polegar.
11. Exale mui lentamente pela fossa nasal esquerda vocalizando mentalmente a sílaba mântrica HAN e imagine a energia subindo até o cérebro e depois descendo até coração.

2ª parte

1. Ajoelhe-se e coloque as palmas das mãos no solo, tocando-se entre si os dedos polegares.
2. Inclinando para diante, prostado em terra, cheio de suprema veneração, com a cabeça voltada para o oriente, apoiará sua frente sobre o dorso das mãos, ao estilo egípcio.
3. Depois com a sua laringe criadora vocalizará o poderoso mantra RA dos egípcios, alongando o som das duas letras, assim:

RRRRRRAAAAAAA…..

Vocalizam-se este mantra sagrado sete vezes consecutivas.

14 Comments

  1. Olá amigos.
    Costumo fazer o Pranayama de manhã durante pelo menos 15 minutos. Mas fico sempre com a pressão baixa e sensação de desmaio, o que dificulta bastante o meu trabalho. Pergunto se é normal isso acontecer com vocês?

    Obrigado.

    1. Para minimizar os distúrbios de pressão, faça algumas vezes e depois pare, aguarde alguns minutos e recomece a prática. E com o tempo seu corpo irá se acostumando. Boas práticas…

    2. Você Esta fazendo outra coisa. não Pranayama! Tome cuidado isso não é brincadeira. Seu Corpo é uma ferramenta delicada.
      Leia com atenção e procure entender os exercícios corretamente.

  2. queria saber se com a pratica de pranayama é possivel penetrar na quarta dimensão . pq nos textos antigos de hatha yoga dizem que os mestres flutuavam ao realizar pranayama , isto é possivel ?

  3. Tinha quase a certeza de ter lido algures (não se recordo se aqui ou noutro site) que se imaginava a energia a subir ate ao cerebro e depois ao coração enquanto se retinha o alento e se pronunciava os mantra SA/RA, e é como tenho feito à mais de ano, entretanto leio aqui que o percurso da energia deve ser imaginado enquanto se exala e se mantraliza HAM.
    Pergunto se a forma errada como tenho feito é prejudicial?
    Obrigado e saudações.

    1. Caro Saul, a sublimação se dá continuamente… faça a prática e confie em sua Divindade Interior… Ela, sua Mãe Divina, se encarregará de canalizar suas energias para onde devem ir…

  4. Eu queria saber se tem alguma pratica dessas para quando o sol se põe e para a noite tambem. Tem?

    1. Para a noite, sugerimos orações, mantras e meditação…

      1. Meditação é algo que não entendo muito bem apesar de ja ter lido varios textos do mestre samael sobre o assunto, pesquisarei mais.
        Obrigado.

  5. Existe o pranayama yogue que é feito em 3 tempos, divididos na proporção 16-64-32… ele é prejudicial, ou também é de utilidade?

    1. Pedro, experimente fazer essa prática e veja por si se é prejucial ou não, porém, cremos que não seja, desde que obedecidas as regras do bom senso…
      Mas o mais importante é que pratique tais exercícios por muitos meses a fio, até que haja evidências sensíveis de melhora da saúde e do bem-estar mental e emocional…

  6. Paulo Andrade e Silva

    Prezados Amigos,

    Achei otimo. Gostaria de receber o endereço do Templo de Gnose aqui em Salvador Bahia.

    Grato

    Paulo

    1. Paulo, pesquise em nosso link ENDEREÇOS GNÓSTICOS, ali você encontrará diversos endereços de seu interesse…

  7. bom…continuemos…

Comments are closed.

Confira também

Magia da mirra

Myrrha commifora abissynica Quando entramos no departamento elemental