O simbolismo da árvore de Natal

117
36867

Como montar uma árvore de Natal? E como decorar e enfeitar a árvore de Natal? Vamos explicar a simbologia maravilhosa associada ao nascimento do Cristo no coração de cada um de nós.

O Simbolismo Esotérico do Natal

O Simbolismo da Árvore de Natal

A Magia Prática do Natal

O Pai-Nosso Esotérico – Pai-Nosso em Hebraico

A Árvore de Natal, conhecida em algumas regiões da Europa como “Árvore de Cristo”, desempenha papel importante na data comemorativa do Nascimento de Nosso Senhor.

Os relatos mais antigos que se conhecem acerca da Árvore de Natal datam de meados do século 17, e são provenientes da Alsácia, encantadora província francesa.

Descrições de florescimentos de árvores no dia do nascimento de Nosso Senhor o Cristo levaram os cristãos da antiga Europa a ornamentar suas casas com pinheiros no dia do Natal, única árvore que nas imensidões da neve permanece verde (graças a um anticongelante poderoso contido em sua seiva).

A Árvore de Natal é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda do Menino Jesus.

O costume de preparar esse belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.

Qual é mesmo a origem esotérica da Árvore de Natal? Agora ela se tornou popular, mas sua real origem é popular ou hierática? Criada para abrigar toda uma simbologia esotérica, espiritual?

Para os gnósticos, a Árvore de Natal tem profunda concordância com as tradições Alquímicas, Cabalísticas e Cósmicas de todas as tradições. Todos os presentes, os enfeites, as cores etc. têm um significado profundo e altamente simbólico.

Portanto, ao se montar a Árvore de Natal, lembre-se de compô-la de acordo com a tradição, criando-a para carregar o ambiente onde ela está com vibrações bastante positivas. Em seguida, algumas dicas para se montar uma Árvore de Natal Gnóstica.

O que Representa a Árvore: A Árvore de Natal representa o Diagrama Cabalístico da Vida, chamado de Árvore Cabalística ou Árvore Sefirótica. Nesse Diagrama está representada toda a vida e todas as dez dimensões do Universo. Esta Árvore possui dez galhos, que vão desde Kether (o Pai todo perfeito) até Malkuth (o mundo físico).

Árvore Cabalística

Tipo de Árvore: Se possível, que seja um pinheirinho, já que esta árvore representa a energia luminosa da Era de Aquárius. O pinheiro é, na verdade, o símbolo da Era Aquariana. Mas podem ser plantas especiais e mágicas, como a romãzeira, o cipreste, o zimbro etc.

Localização da Árvore: Sugere-se colocar a árvore de Natal ao centro da sala ou no leste, onde o Sol nasce. É apenas uma sugestão, pois caso não haja essa possibilidade, qualquer local será apropriado para isso.

Como Enfeitar a Árvore: Sempre de cima para baixo, respeitando as forças descendentes do Espírito Divino que vêm para nos abençoar aqui no plano físico.

No Topo da Árvore: Fixe uma estrela dourada, esta representa nossa Estrela Interior que anseia nos guiar na peregrinação da vida, é o nosso Espírito Divino que precisa nascer em nossa Consciência (o topo de nossa Alma é a Consciência). Porém NUNCA ponha a estrela de ponta cabeça, se esta for de cinco pontas.

Os Enfeites: Os enfeites alegorizam virtudes, poderes e forças espirituais que devem triunfar dentro de nós, e também dentro da casa onde está a Árvore. Vejamos os principais enfeites-símbolos:

1. Os 3 Sininhos: Simbolizam a Santíssima Trindade, as três Forças Primárias do Cosmos;

2. Os 7 Anjinhos: Representam os 7 Espíritos Angélicos Santificados (Arcanjos Planetários), que estão diante de Deus intercedendo por todos nós;

3. As 12 Bolas: Podem ser mais, obviamente, porém as maiores devem ser ao todo 12, e este número representa as 12 Leis Crísticas, os 12 Salvadores e os 12 Cavaleiros da Távola Redonda, os 12 Apóstolos, que nos protegem de todo o mal para algum dia encontrarmos as 12 Verdades de Cristo;

4. As 7 Bengalinhas: Simbolizam as 7 Kundalinis que devemos trabalhar para encarnar nossos Poderes que Divinizam;

5. Os Enfeites: Ao pé da Árvore, representam todas as virtudes que queremos alcançar em nossa vida espiritual; podem ser pequenas caixinhas, elas representam essas virtudes e podem ser de cores variadas.

A Vela Quadrada de Cor Amarela: (ou de outro formato harmonioso que você desejar, como o de um Ovo, um Coração etc.) A cor amarela, das três cores primárias, representa o Cristo, assim como o azul é a cor do Pai e o Vermelho é a do Espírito Santo/Mãe Divina. Deve ser posta na base da Árvore ou próxima a ela (porém, obviamente, com segurança).

E durante toda a semana de Natal, acendê-la para que toda a árvore natalina se transforme num carregador de energia astral altamente positivo.

Recomenda-se que uma mulher (caso seja possível, grávida) acenda essa vela.

Recipiente com Água: Deve ser posto do lado da vela acesa, pode ser uma garrafa, uma pequena jarra com água (obviamente coberta, para não cair nenhuma impureza). Representa que devemos nos purificar com Água e com Fogo para iniciarmos verdadeiramente a construção de nossa Árvore Natalícia Interna!
E na noite de Natal, dê essa água de beber a todos os membros da família e convidados, ou a distribua aos enfermos; ou então, molhe as plantas de sua casa, pedindo aos elementais da Natureza proteção, harmonia e prosperidade a todos os que moram nesse lar…

Que a Luz do Cristo Cósmico ilumine sua casa com essa maravilhosa representação esotérica que é a Árvore Natalina!

Lembre-se: essas são somente algumas sugestões de objetos simbólicos para sua árvore de Natal. Você também pode usar outros símbolos sagrados de seu conhecimento, desde que colocados ali com muita reverência, sempre lembrando do Aniversariante.

A data sugerida para se montar a Árvore Gnóstica de Natal é 1º de dezembro. E sua retirada, no Dia de Reis, 6 de janeiro.

Perguntas? Entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

De nada adianta o Cristo nascer mil vezes em Belém, se Ele não nasce no coração do homem também. (VM Samael Aun Weor)
De nada adianta o Cristo nascer mil vezes em Belém, se Ele não nasce no coração do homem também. (VM Samael Aun Weor)

117 COMENTÁRIOS

    • Cara Lili, a EGRÉGORA do Natal começa no mês de dezembro, em que os Raios de Luz que partem dos Mestres Cristificados, especialmente de Jesus, se espalham por todo o globo terrestre.
      O máximo dessa força se verifica nos dias 24 e 25 de dezembro, quando o sagrado coração do mestre Jesus se abre, como uma comporta de Luz, Amor e Fraternidade, banhando todos os corações que estiverem receptivos.
      Infelizmente, a maioria da Humanidade está entretida em bebedeiras, brigas, ressentimentos, festas profanas etc.
      Esses eflúvios divinos se encerram no Dia de Reis, quando outras energias começam a ser ativadas.
      E por que a árvore tem de ser o pinheiro? A energia elemental desta árvore está em íntima conexão com diversas potências mágicas das Dimensões Superiores, como a constelação de Aquário, a estrela Sírius, o planeta Saturno e os Mestres Ascensos Cristificados.

    • Devemos entender que a Árvore de Natal é um catalisador radiônico, com símbolos e forças em movimento.
      O ideal é tê-la montada no período certo, para potencializar as energis circulantes do mundo astral e outros mundos mais sutis ainda.
      No entanto, nada impede que você a tenha montada o ano todo, se desejar, sempre há dessas energias o ano todo.

  1. estas sugestão são muito legais eu queria que vocêis mandasse dicas para o mel imeio falando como posso montar uma arvore de natal sem precisar gastar muito

  2. Tendo em conta que estou em Moçambique e que fomos colonizados pelos Portugueses pois seguimostudo tendo em conta a cultura portuguesa qual é a melhor data para se montar a arvore e enviar cartões de boas festas aos meu amigos e familiares

    • A Árvore de Natal é ao mesmo tempo um captador de energias, um recordatório do Natal e um símbolo do Trabalho Interno de CRISTIFICAÇÃO (pois a finalidade dos autênticos Iniciados, homens e mulheres, é ENCARNAR O CRISTO ÍNTIMO).

  3. Ó Tu, de quem meu espírito estava suspenso, já ao morrer de êxtase. Ah! Continua sendo sua prenda a minha desdita…

    O supremo objeto que eu solicito e espero, ó meu hóspede.

    Ó alento de meu espírito, ó minha vida neste mundo e no outro!

    Seja meu coração Teu resgate! Ó meu ouvido, ó minha visão.

    Por que tanta demora, em meu retiro tão distante?

    Ah! Ainda que para meus olhos Te escondes no invisível, meu coração já Te contempla, desde meu afastamento, sim, desde o meu exílio.

  4. Na verdade o uso da arvore como simbolo de vida e renascimento ( o que Cristo -além da redençao dos pecados dos homens – prenuncia também ) VEM DOS ANTIGOS CARVALHOS CELTAS, que eram considerados sagrados assim como os ramos do azevinho. Arvores também eram veneradas nas mitologias antigas, como se ve do mito de Ygdrasil. Na verdade as, na minha opiniao as relegioes nada criam de novo, apenas copiam e adaptam o que ja existe – senao porque colocar o nascimento de cristo em 25/12 data em que se comemorava o nascimento de Mitra Deus da Luz?

    • Parabéns, Tania, sua colocação foi primorosa. Não há nada de novo sob os céus, como os sábios nos ensinam…
      As manifestações da Divindade são sempre adaptáveis às circunstâncias históricas e psicológicas de cada povo, porém, a “verdade essencial” é perene, universal. Esta verdade essencial nós a chamamos de Gnose (Conhecimento vindo do Alto, para nos guiar e levar de volta às nossas Origens).

  5. Eu não sabia da importancia aque a arvore de natal tem .so sabia que quando se monta uma arvore dentro de casa sempre tem conflitos.Mais agora sei por que tudo tem o seu lugar o seu jeito de armar de cima para baixo e o significado de cada coisa Obrigado ,e nem o dia certo eu sabia,ainda nao montei a minha mais vou comprar o que falta e agora colocar em minha sala com mais carinho e dedicação bjs

    • Os evangélicos em geral têm uma psique de profunda rejeição de tudo o que tenha simbolismos profundos, representações arquetípicas eternas e imutáveis.
      Rejeitam o conceito de datas sagradas, Sacramentos, estátuas sagradas, associações com outras formas religiosas etc.
      Isso tudo são traumas causados pela Santa Inquisição e a intolerância que amoldou diversas Almas, da Idade Média até os dias de hoje.
      A Árvore de Natal é rica em simbolismos, coisa ignorada e odiada por fanáticos.

  6. Olá tudo bem?espero bem que gozem de boa saúde. Tenho aqui algumas inquitações e gostaria que fossem esclarecidas.
    1- A origm da árvore de Natal não é pagã? Os seus enfeites não têm a ver com as festas do talmude e que os pendentes representam a cabeças de crianças que haviam sido degoladas para sacrificio da deusa Marte em inssurrição ao nascimento de Crsto?

    • Emilio, o termo “pagão” não é comumente usado nas terminologias gnósticas, pois refere-se às expressões religiosas de todos os tempos, distintas do cristianismo, de forma preconceituosa.
      Sobre a Árvore de Natal, esta é tão antiga quanto a humanidade, já existia nos tempos antigos, desde a Lemúria aos dias de hoje, pois também representa a ÁRVORE DA VIDA, ou seja, o tronco principal seria a Sabedoria Divina e seus galhos todas as expressões religiosas, filosóficas, místicas e científicas dessa Sabedoria Divina…
      Quanto à “deusa” Marte, esqueça essas fantasias, pois o conceito de “morte”, nos autênticos estudos ocultistas, representa a morte de nossos defeitos psicológicos, como vemos nas “árvores alquímicas” medievais…

  7. Eu cresci tendo a ARVORE DE NATAL como meu simbolo maior de festas de fim de ano ate o fim dos meus dias e sera a parte mais importante da minha CASA e espero que seja da sua tambem BOM NATAL

  8. Fui criada sem a arvore de natal,minha mamaãe sempre me ensinou que se quisermos algo temos que pedir para o ser maior DEUS e não é nem um tipo de escultura ou arvore de natal que me dará boas energias e um bom ano e sim Deus,pois tudo o que acontece ao nosso redor é de divina vontade dele pois ruim que seja somente Ele sabe o que é melhor para nós “homens de pouca Fé” e assim ensino o meu filho hoje.Acredito em Deus que ele pode tudo na vida daqueles que creem nele

    • Caríssima Mariele, é muito bom saber que uma pessoa como você é devota de Deus de forma incondicional, e isso guia sua vida e a de sua família.
      E é muito bom saber que você tem discernimento entre adorar o Deus Vivo e não uma simples árvore…
      Mas peço a você, e a todos os leitores do GnosisOnline, que tentem meditar nas simbologias de todos esses objetos que divulgamos como tendo um fundo de sacralidade…
      Os rituais eucarísticos, as roupas mágicas, os altares, os objetos diversos, as datas escolhidas etc. etc. etc. têm uma razão de ser…
      E não podem ser analisadas superficialmente, mas com profundo conhecimento científico-esotérico e profunda Intuição.
      Só assim nos libertaremos das falsidades da Mente…

  9. Natal. Considero a festa mais linda do ano. Ficamos mais próximos de nossos familiares, amigos… E porque não dizemos de CRISTO? Para mim cada detalhe do natal é especial, fundamental, insubstituível e tem que ser respeitado. A árvore para mim é a decoração mais bela e tem um canto reservado para ela em minha sala. E respeito todo o ritual da decoração minuciosamente, e com muito carinho, afinal: Natal e uma vez por ano.
    Boas festas.

  10. Olá! Gostaria de saber se o “Papai Noel” tem alguma simbologia gnóstica ou se é apenas uma invenção contemporânea para fomentar o consumismo…

    Obrigada! Bom Fim de Ano, Feliz Natal e Paz Inverencial a todos, não só nesta época, mas todos os dias!…

  11. Gostaria de saber,se deixarmos de montar a arvore de natal durante 10 anos sofreresmos alguma penalidade,pois eu ouvi comentarios que falecerar alguem da familia,caso não seja montada a arvore durante 10 anos seguidos…obg se me responder…

    • Cara amiga, a Divindade não é um juiz tirânico e impositivo.
      O uso dos símbolos sagrados (árvore de Natal, pantáculos de prosperidade, quadrados-mágicos, pentagrama esotérico etc. etc.) é para nosso benefício.
      Se você usá-los será abençoada, protegida, curada etc.
      Mas se não usá-los você não será amaldiçoada… somente não receberá tais benefícios…

  12. gosto muito dessa epoca pois e nela que o menino Jesus vem nos abençoar assim como todos os dias das nossas vidas so que neste dia e especial e muito importante. Que Deus abençoe a todos e tenham um lindo e feliz natal cheios de paz e prosperidade.

  13. ESSE VAI O NATAL MAS FELEZ DA MINHA VIDA APESAR DEU NAUM PASSA COM OS MEUS PARENTES MAS NAUM TEM INPORTACIA NAUM MAS O INPORTANTE E PASSA BEM E DE ESTA VIVA UM FELEZ NATAL PARA TODOS E PROSPERO ANO NOVO

  14. Gente de qual livro do mestre vcs retiraram este simbolismo da árvore? Estou só esperaando a resposta para poder montar a minha…Por gentileza sejam rápidos na resposta. Grata.

  15. Cada religião, seita, que surgem criam coisas, lendas modernas, para não parecerem por fora daquilo que é tradição. Na verdade, a árvore de Natal só tem um significado. NATAL. Ela é construida com pinheiro por ser a árvore comum mais resistente que se conhece, os enfeites coloridos, antigamente eram comestíveis e representam a alegria pelo nascimento de Jesus O brilho em uma árvore representa a realeza de Jesus. As luzes, que antigamente eram de pequenas velas, presas assimetricamente na árvore e que eram acesas somente na noite de natal, representam a luz de Jesus e a estrela no topo da árvore, representa a estrela que guiou os reis Magos ao local em que Jesus nasceu, por essa razão essa estrela tem uma cauda que lembra a cauda de um cometa. O presépio, no pé da árvore foi introduzido muito tempo depois. Ele foi criado por São Francisco de Assis e tem uma simbologia, nas posições das figuras humanas e animais, simbologias estas que tem muito há ver com as simbologias da árvore de Natal. Por exemplo: O presépio tem a forma triangular em sua formação mesmo e ainda, na figura de Jesus, Maria e José. Por sua vez a árvore, sempre foi construída na forma triangular, própria dos pinheiros. A forma triangular sempre foi tida como a forma da perfeição, tanto de Deus, sempre foi representado por um olho dentro de um triângulo. ESTA É A VERDADEIRA ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL, OU SEJA…É UMA CRIAÇÃO TOTALMENTE POPULAR E NESSA ORIGEM, NADA TEM DE GNOSE, GNÓSTICA, ETC…ETC…ETC… É DE ORIGEM DO POVO EUROPEU ALTAMENTE CRISTÃO. é mais uma daquelas coisas que por não terem uma marca registrada, pertencerem ao folclore mundial, sempre tem alguém que se sente no direito de invadir, como é o caso do PAPAI NOEL, verdadeiramente a figura de um palhaço natalino, que foi criado nos EUA, pela COCA-COLA, para, no ano de sua criação, divulgar mais o produto.

    • Iorge, estude mais profundamente os mistérios dessa simbologia toda.
      Não repita o que os outros ensinam de uma forma mecânica, materialista, superficial.
      Os símbolos natalinos (árvore, enfeites, papai noel etc.) são sagrados e nada têm a ver com refrigerantes ou marketing norte-americano.
      Aprofunde-se seriamente nesses estudos esotéricos e você vislumbrará um universo novo…

  16. e verdade que arvore de natal nao simboliza o natal e sim tanto a arvore quantos seus enfeites dizem qque simboliza o diabo e em adoraçao dele e verdade por favor me respoda pois um pastor falou isso para minha filha

    • Seria espantoso se os pastores evangélicos dissessem o contrário, pois, eles veem o diabo em tudo… o que não vai ao encontro da lógica evangélico é do diabo.
      Por isso, volta e meia, assistimos aos atos absurdos, do tipo “chutar a estátua de Nossa Senhora” e outros que tais desrespeitosos…
      A CIÊNCIA DO SIMBOLISMO é profunda, sagrada, e os que leem a “letra morta” da Bíblia, como os protestantes o fazem, nunca se aprofundarão nesta Ciência…
      Sugiro que não dê ouvidos a isso e se aprofunde nos Mistérios das Magnas Ciências…

      • Interessante, quer dizer que a biblia é letra morta? Morta é a sua enganção à uma pobre mãe que vem socorrer-se em vc. No seu própio site vcs estão explicando que o papai noel por wexemplo, nao é santa kLAUS e sim um Deus pagã0 que acorrentava crianças. Este seu natal é espiritualmente maligno.

        • Tudo que seja diferente da visão dos pseudorreligiosos é do Diabo, é pagão, maligno etc. etc.
          As pessoas precisam acordar e descobrir que estão sendo hipnotizadas pelos falsos profetas, pelos falsos pastores, falsos guias das seitas que se dizem cristãs, mas são as que menos estudam e menos compreendem os MISTÉRIOS CRÍSTICOS…
          A Gnose sempre foi perseguida por ensinar a humanidade a não ser gado
          PS: A Bíblia em si não é letra morta, nossa ignorância é que mata nossa Essência Divina para as GRANDES VERDADES DO ESPÍRITO…

        • Os Pastores não veem o diabo em tudo! mais onde ele realmente está. Sem falar nestas comparações hipócritas que fazem dizendo que isto ou aquilo é DEUS, JESUS e o ESPIRITO SANTO. Falam de DEUS e não dão a minima pra o que Ele quer de nós, nem se quer agradessem pelo que Ele já nos fez. isto ser muito hipócrita…

  17. As pessoas estão procurando muitas invenções. Vou criar um simbolismo também para arvore de natal e passarei pra vocês!

    Poxa, cada um querendo se promover ás custas dos leigos e problemáticos!

    • Problemáticos? Moça, querer orientações no quesito esotérico não é sinônimo de mente problemática.
      As simbologias natalinas têm profundos significados e estão intimamente ligadas ao autoconhecimento e ao crescimento daquele lado divino, tão menosprezado pela sociedade atual…
      A Gnose, com seus estudos, vem revalorizar tais estudos iniciáticos, para o bem da regeneração de nossas Almas…

  18. . A simbologia e a linguagem dos deuses, os seres de consciência desperta se se relaciona através de símbolos pena que a humanidade não se importa com o significa o que esta por trás da arvore de natal, e do próprio natal em si.

    • Cristo é a Árvore da Vida, cuja ponta está no céu e as raízes fincadas neste mundo.
      Entenda, por favor, a simbologia maravilhosa da Árvore de Natal…
      Essas tradições da Árvore perdem-se na noite dos milênios, não nasceu com o cristianismo institucional, é um símbolo tão eterno e poderoso que não temos noção, isso ultrapassa nossa pobreza intelectual…

  19. Conheci esse espaço pesquisando vidas passadas, mais saber sobre a importancia de como fazer a montagem de uma arvore de natal, considerei as orientações muito validas. A reverencia com a qual devemos montá-la e o sentimento de respeito, não só para enfeitar a casa neste período. Abraço grande!!!

  20. Olá, boa tarde!

    Muito bem explicado a simbologia da árvore de natal, mas ainda tenho uma duvída!
    O pisca-pisca tem algum simbolismo? Caso não tenha, possp colocá-lo na árvore também?

    Muito obrigado.

    PAZ INVERENCIAL!

    • Como vimos neste belo artigo, o Natal é celebração do nascimento de Jesus o Cristo, e vimos também que a árvore de natal representa a árvore da vida e esta deve ser iluminada, O Cristo é o Mediador religando a parte humana à parte divina; é o caminho, a verdade e a vida; da raiz ao cume arbóreo conectando-nos com o Altíssimo. Que o Cristo nasça em nossos Corações! Feliz Natal

  21. Pelo que pesquisei, a arvore de natal tem origem pagã…o costume de colocar presentes em baixo da arvore de natal existe muito antes do nascimento de Jesus.

  22. Lindo texto, como todos que aqui são publicados. Nasci em uma família gnóstica e acho maravilhoso o trabalho do site Gnosisonline que leva o conhecimento gnóstico a todos aqueles que o estejam procurando.
    Obs.: Alguns comentários me entristecem…

  23. foi muito lindo o que li a respeito da arvore, no proximo ano tenho que mudar algumas coizas, quando decorei a arvora ainda nao tinha aberto este E Mail, agradeco muito por ter me orientado a respeito da decoracao, agradeco muito.

  24. Gostei muito de ler a respeito, não conhecia o significado eotérico da árvore de natal e as sugestões de como enfeitar, gostei!
    Aproveito a oportunidade pada desejar a todos os membros deste site: feliz natal e próspero nano novo!

  25. letra morta são estas baboseiras que vc´s estão ensinando às pessoas…mas o diabo veio para matar, destruir e enganar…ouçam o que diz a palavra do Senhor!!!!! Único digno de toda honra e glória, independente de data, pois o Senhor Jesus veio para que todos tivessem vida e vida em abundância, infelizmente todo dia surge uma nova ciencia dizendo isso e aquilo e esquecem da única verdade: Cristo veio ao mundo para redimir os pecadores…se Ele precissasse de intermediadores, não teria sido morto na cruz do calvário…Mas Ele ressucitou ao terceiro dia e está à direita do pai todo poderoso…Glória a Deus!!!! Somente quem tem fé e visão espiritual é que pode crer na bíblia…aos falsos profetas resta-nos orar por eles para que um dia conheçam a verdade…

    • Kaleb, você tem todo o direito de expor suas opiniões, assim como nós as temos. E o que temos a ensinar é algo que Jesus ensinou primeiramente ao público, isso que maravilhosamente lemos na Bíblia.
      Mas nós, os gnóstico-rosacruzes, não nos contentamos em ler e tentar viver o que está na Bíblia, mas nos aprofundamos muito mais.
      Jesus disse: “Pois eu digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram”.
      Saiba, caro Kaleb, que os ENSINAMENTOS MISTERIOSOS, ensinados por Jesus somente aos Apóstolos e aos 72 Iniciados, estão sendo revelados agora, explicitamente, pelos GNÓSTICOS.
      Tenha humildade e aprenda, temos muito a ensinar, e isso é coisa de Deus, não do diabo, palavra esta que é proferida em abundância por teus lábios…

  26. nossa só de ler fiquei arrepiado, pois agora ao ler este texto lembrei de minha Avó que me ensinou a enfeitar uma arvore de natal exatamente como diz no texto, ela era católica praticante mas quase tudo que ela me ensinou achei aqui no site, conhecimento que era passado de geração a geração

  27. Durante minha infancia,sempre ouvia dizer k qdo s arma uma arvore d natal,tem k armar durante sete anos senao da azar!
    Eh verdade ou apenas um mito?
    Perguntava o pork d sete anos,ninguem sabia explicar e eu sem entender e apenas falava soh da azar

  28. otimo artigo. É uma pena que muitos não entendem as simbologias místicas, como o proprio gandhi falou uma vez: “eu gosto do seu cristo, eu não gosto e dos seus cristãos, são tão difetente de seu cristo”

  29. O que eu aconselho é,estudar as Sagradas Escrituras,que é o que Deus Verdadeiro nos deixou para que ninguém nos engane e nem ser enganado. Não resolve nada ficar falando fora da Verdade de Deus.Eu creio no que está na BÍBLIA.

    • Eni, se você não tiver os CHAKRAS despertos para receber as inspirações do Alto, do teu Deus Interior, do teu Cristo Interno, para descobrir o que está por trás de cada linha, cada livro dos livros sagrados, então você estará perdendo seu tempo, assim como milhões dos chamados “cristãos” por todo o mundo estão perdendo.
      Não seja mais um desses milhões, que leem a Bíblia sagrada AO PÉ DA LETRA, sem uma compreensão profunda. A Bíblia é o livro mais místico, simbólico e esotérico de todos os tempos, e os PROFANOS creem piamente que o entendem. Isso é uma piada de muito mau gosto.
      Nós, os estudiosos gnóstico-rosacruzes, temos o domínio do ESPÍRITO DA BÍBLIA, e convidamos todos a conhecerem esses Mistérios, que Jesus e os outros grande profetas bíblicos ensinaram em segredo aos Poucos.

  30. Todos tem o direito de expressar sua opinião, independente de credo.
    Eu acho que, as coisas que não sabemos acerca das coisas mais inimagináveis e que a ciência tenta (inutilmente) explicar, está muito além do nosso alcance. E o que Deus não colocou na bíblia, está além da compreensão humana, e só será revelada a aqueles que permanecerem fiéis até a sua volta.
    E a respeito da árvore:

    A árvore de natal também tem suas origens no paganismo. Segundo uma fábula babilônica, um pinheiro renasceu de um antigo tronco morto. O novo pinheiro simbolizava que Ninrode tinha vindo a viver novamente em Tamuz. Entre os druidas o carvalho era sagrado. Entre os egípcios era a palmeira, e em Roma era o abeto, que era decorado com cerejas negras durante a saturnália. O deus escandinavo odim era crido como um que dava presentes especiais na época de natal àqueles que se aproximassem de seu abeto sagrado. Em inúmeras passagens bíblicas a árvore é associada a idolatria e a adoração falsa: Porque também os de Judá edificaram altos, estátuas, colunas e poste-ídolos no alto de todos os elevados outeiros, e debaixo de todas as árvores verdes (I Rs.14:23). Não estabelecerás poste-ídolos, plantando qualquer árvore junto ao altar do Senhor teu Deus que fizeres para ti (Dt.16:21). Portanto a árvore de natal recapitula a ideia da adoração de árvore, sendo que castanhas e bolas simbolizam o sol.
    É bom lembrarmos das advertências do profeta: Porque os costumes dos povos são vaidade; pois cortam do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice com machado; com prata e ouro o enfeitam, com pregos e martelos o fixam, para que não oscile (Jr.10:3,4).

    Nós devemos nos guiar pela bíblia e não pelos homens, seus pensamentos são finitos em contraste com Deus.

    • Cara Fernanda, a Árvore, em todas as suas simbologias de diversos povos, representa por um lado a CRIAÇÃO DE DEUS, sua Grande Obra dentro e fora do ser humano.
      Enquanto você se prender à Bíblia, e não à ESSÊNCIA DA BÍBLIA, sua visão será sempre limitada.
      Estude Cabala, Alquimia, Magia e, especialmente, GNOSE, e depois que fizer isso, sua visão sobre o conteúdo desse livro sagrado se ampliará ao Infinito.
      Não se limite nem tenha medo de ousar, Fernanda. Isso não é delito, pelo contrário, vivencie a frase: E CONHECEREIS A VERDADE E ESTA VOS LIBERTARÁ…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.