O profeta Enoque e as Energias da Primavera

60
19398

De acordo com a tradição gnóstica, o nome do Real e Verdadeiro Ser Divino daquele profeta bíblico chamado Enoque (ou Enoch) é ARCANJO METRATON.

Esse Ser, Metraton, vive na dimensão mais elevada do Universo, abaixo somente do Absoluto. A região, que os cabalistas chamam de Kether, é Luz pura, Sabedoria pura, Misericórdia pura e Vida pura. A energia pura da Vida, que desce de Kether até o mundo físico, é mais poderosa na época da Primavera e se faz sentir em toda a Natureza e na humanidade também como o instinto de preservação das espécies.

Esse instinto é excitado com essa energia sagrada, chamada por muitos de Energia Enoquiana, que penetra profundamente nas glândulas sexuais, dando o impulso ativo da sexualidade.

Os gnósticos aproveitam-se desse “impulso enoquiano” para o despertar de sua Consciência, praticando mais intensamente na Primavera os mantras, as respirações, as orações, a alquimia sagrada, os rituais e as missas teúrgicas, além da Transmutação Sexual, que deve ser mais profunda e acertada.

A energia sexual da Primavera não é algo mecânico, mas uma força cósmica ativada por seres divinos, pelos Devas da Natureza dirigidos pelo Arcanjo Metraton.

Vamos conhecer, a partir de agora, um pouco mais sobre quem foi esse Ser, Metraton, e seu bodhisatva (manifestação física, humana, na terra).

O que É a Lei de Enoque para os Gnósticos

Pergunta a Samael Aun Weor: Vamos pedir, ainda, para que fique um pouco mais claro, que o senhor nos fale sobre a Lei de Enoque, de que na época da Primavera não devemos comer carne, porque está muito carregada com as forças sexuais dos animais. Porém, no Brasil a Primavera é em uma época diferente daqui. Então, qual será a época certa, na Primavera ou depois da Semana Santa, na Sexta-feira Santa?

Responde o Mestre: Com o maior prazer darei resposta aqui a nosso irmão gnóstico e, pela sua mediação, a todos os nossos irmãos gnósticos da República do Brasil. Indubitavelmente, na Primavera, a vida se encontra forte e ativa. O impulso animal é muito poderoso. As paixões animais, por tal motivo, se desatam. Obviamente, a carne se encontra bastante carregada também do princípio psíquico animal inferior.

Na América do Sul, as estações estão invertidas. Isso não invalida nossas afirmações. Na Primavera da América do Sul ocorrem fenômenos similares aos que acontecem na Primavera do Hemisfério Norte. Não quero com isso dizer, definitivamente, que não se pode provar alguma carne na Primavera.

Digo de forma bem clara que o que sucede é que, nesta época, os princípios animalescos, bestiais, se encontram intensificados.

Então, convém dosar um pouco mais a carne, comê-la em menor quantidade nesta época de Primavera. Isto é tudo.

Com isto fica esclarecido o que temos afirmado em algumas obras.

Profeta Enoque na Bíblia

“E quando Enoque (ou Enoch) viu isso, ficou com a alma amargurada e chorou por seus irmãos; e disse aos céus: Recusar me-ei a ser consolado; mas o Senhor disse a Enoque: Anima-te e alegra-te; e olha.” (Gênesis)

Existem muitos livros que foram banidos do corpus bíblico por serem considerados apócrifos (incultos ou não inspirados por Deus). Em sua considerável maioria eram justamente os mais reveladores, trazendo importantes informações sobree uma série de acontecimentos ligados aos contatos das divindades com o homem.

O Livro do Profeta Enoque (citado em Judas 14), patriarca bíblico antediluviano (ou seja, que viveu um pouco antes da destruição e do afundamento da Atlântida), é, sem dúvida, um dos mais reveladores. Seu livro mostra, entre outras coisas, que 200 “anjos” desceram à Terra e tiveram filhos e filhas com as mulheres terrestres. Como estamos vendo, não é de hoje que seres poderosos, na Bíblia chamados de Nefilim, se relacionam intimamente com nossa humanidade. Esses anjos ensinaram muitas coisas para os terrestres, como astronomia, noções de meteorologia e, de maneira surpreendente, até mesmo a prática do aborto. (Esses Nefilim são os sábios atlantes que sobreviveram ao Grande Cataclismo e nos guiaram no início da 5ª Raça Raiz, Ária.)

Esotericamente, Enoque cita o período final da Atlântida, antes de seu afundamento, devido à extrema corrupção. Os grandes Iniciados atlantes começaram a se degenerar (anjos unindo-se a mulheres) e isso não foi bem-visto pela Justiça Divina. De acordo com o Mestre Samael Aun Weor, o profeta Enoque foi na verdade uma das encarnações do poderoso Anjo Metraton, tão citado na Angelologia. Posteriormente, no período áureo do Egito Antigo, esse profeta encarnou-se e se chamou Tehuti, mais conhecido entre nós como Hermes Trismegisto. E entre os fenícios, foi Cadmos, o criador da escrita.

Acompanhemos a seguir os dizeres de Samael sobre o Patriarca Enoque.

O Patriarca Enoque

(Samael Aun Weor, As Três Montanhas)

O símbolo do tempo, ao qual o anel de bronze faz também enfática referência, conduz ciclicamente o Arhat gnóstico até aquela antiga época patriarcal, denominada também Idade de Bronze ou Dvapara Yuga que, indubitavelmente, precedeu esta nossa atual Idade de Ferro ou Kali Yuga…

Os melhores tratadistas do ocultismo afirmaram sempre que entre estas duas idades aconteceu a Segunda Catástrofe Transapalniana, que modificou totalmente a fisionomia geológica do planeta Terra.

O sétimo, entre os dez sublimes patriarcas antediluvianos, é, fora de qualquer suposição, totalmente diferente dos seis que, no curso dos séculos, o precederam (Adão, Set, Enos, Cainã, Maladel, Jared), assim como dos três que o sucederam (Matusalém, Lameque, Noé).

Entretanto, é claro que o que mais nos assombra em tudo isto é o sagrado nome de Enoque que, traduzido, significa: iniciado, dedicado, consagrado, mestre.

O Gênese hebraico assevera, de forma muito solene, que Enoque não morreu fisicamente, em realidade, senão que “caminhou com Deus e desapareceu, porque o levou Deus”.

Antiquíssimas tradições esotéricas que se perdem na noite dos séculos dizem claramente que, estando Enoque sobre cume majestoso do Monte Mória, teve um Shamadi clarividente em que sua Consciência Objetiva Iluminada foi arrebatada e levada aos nove céus citados por Dante em sua Divina Comédia, e no último dos quais – no de Netuno – encontrou o patriarca a Palavra Perdida (seu próprio Verbo, sua Mônada particular, individual).

Posteriormente, quis esse grande Hierofante expressar essa visão numa lembrança permanente e imperecedora…

Assim dispôs, categoricamente e com grande sabedoria, que se fizesse, debaixo desse mesmo lugar bendito, um templo secreto e subterrâneo, compreendendo nove abóbadas, sucessivamente dispostas uma debaixo da outra, nas vivas entranhas do monte…

Seu filho Matusalém foi certamente o arquiteto encarregado material de tão extraordinário “sancta”…

Não se menciona o conteúdo e destino específico, definido, de cada uma destas abóbadas, ou grutas mágicas, em comunicação uma com a outra, mediante uma escada espiraloide…

A última destas cavernas é, não obstante, a que absorve toda a importância oculta. De maneira que as anteriores tão só constituem a via secreta indispensável, mediante a qual se chega a esta, no mais profundo da montanha…

É, esta última, o local, ou “sanctum”, mais íntimo, em que o patriarca Enoque depositou seu mais tesouro esotérico…

O Velocino de Ouro dos antigos, o tesouro inefável e imperecedor que buscamos, não se encontra nunca, pois, na superfície, senão que temos de escavar, cavar, buscar nas estranhas da terra, até encontrá-lo…

Descendo valorosamente às estranhas ou infernos do Monte da Revelação, encontra o iniciado o místico tesouro – sua Mônada divina – que para ele se conserva através dos incontáveis séculos que nos precederam no curso da história…

No capítulo II do Apocalipse de São João, ainda podemos ler o seguinte: “Ao que vencer de comer do maná oculto e lhe darei uma pedra branca, e, na pedra, um novo nome escrito, o qual não conhece senão aquele que o recebe.”

Até aqui, as palavras do Mestre Samael. Continuemos a falar da profunda Sabedoria de Enoque e a seguir citando trechos de seu livro.

Alguns estudiosos têm certeza de que esse livro foi escrito originalmente em hebraico, outros julgam que a língua original foi o aramaico e outros tantos acreditam que algumas partes foram escritas em hebraico e outras em aramaico. A primeira parte do Enoque etíope (caps. 1-36) tem uma importância imensa, pois remonta provavelmente em 300 a.C. e aos primeiros livros da Bíblia. Uma das fontes antigas usadas pelos últimos revisores do Gênesis era semelhante à fonte utilizada mais integralmente em Enoque I.

Hermes Trismegisto, outra das encarnações de Metraton?

Para o VM Samael, sim. Afirma o Mestre sobre Enoque/Hermes:

“A Cabala perde-se na noite dos séculos, aí onde o Universo gerou-se, no ventre de Maha Kundalini, a Grande Mãe. A Cabala é a ciência dos números.

O autor do Tarô, ou Tarot, foi o Anjo Metraton, que é o chefe da Sabedoria da Cobra e foi o Profeta Enoque, do qual nos fala a Bíblia.

O Anjo Metraton ou Enoque deixou-nos o Tarô, ou Tarot, no qual se encerra toda a Sabedoria Divina. Este ficou escrito em pedra. Também nos deixou as 22 letras do alfabeto hebraico. Este grande Mestre vive nos mundos superiores, no Mundo de Aziluth, um mundo de felicidade inconcebível, segundo a Cabala é na Região de Kether, um Sefirote bastante elevado.”

Trechos do Livro de Enoque


“III – E, agora, ouvi-me, meus filhos, que eu descerrarei os vossos olhos para que possais escolher aquilo que Ele ama e desprezar tudo aquilo que odeia, para poderdes caminhar perfeitamente em todos os Seus caminhos e não errardes seguindo impulsos culposos ou deitando olhares de fornicação. Porque muitos foram os que se desviaram e homens fortes e valorosos aí escorregaram, tanto outrora como hoje.

Caminhando com a rebelião nos corações, caíram os próprios guardas dos céus, a tal chegados porque não observavam os mandamentos de Deus, tendo caído também os seus filhos, cuja estatura atingia também a altura dos cedros e cujos corpos se assemelhavam a montanhas. Todo o ser vivo que se encontrava em terra firme, caiu, sim, e morreu, e foram como se não tivessem sido, porque procediam conforme a sua vontade e não observavam os mandamentos do seu Criador, de maneira que a cólera de Deus se inflamou contra eles.

IV – assim se perderam os filhos de Noé e as suas tribos e assim foram aniquilados. “Ainda nos textos de Qumram, do século II a.C., vamos encontrar outro documento antigo, o pergaminho de Lameque, contando uma história semelhante. Como o rolo só se conservou em fragmentos, faltam agora no texto frases e sentenças inteiras. O que restou, entretanto, é suficiente singular para ser relatado. Diz ele, que certo dia Lameque, pai de Noé, voltando para casa de uma viagem de mais de nove meses, foi surpreendido pela presença de um menino pequenino que, por seu aspecto físico externo em absoluto não se enquadraria na família.

Lameque levantou pesadas acusações contra sua mulher Bat-Enosh e afirmou que aquela criança não se originara dele. Bat-Enosh se defendeu, jurando por tudo que lhe era sagrado que o sêmem só poderia ser dele, do pai Lameque, pois na ausência do marido ela não teve o menor contato com nenhum soldado, nem de um estranho nem de um dos “filhos do céu”. E ela implorou:

“Ó meu senhor… juro… esse sêmem proveio de ti, de ti proveio a concepção, de ti a plantação do fruto que não é de um forasteiro, nem de um guarda, tampouco de um filho do céu…”

Não obstante, Lameque não acreditou nas juras de sua mulher e, desassossegado até o fundo de sua alma, partiu para pedir conselho a seu pai Matusalém, a quem relatou o caso familiar que tanto o deprimia. Matusalém ouviu, meditou e como não chegou a tirar conclusão alguma, por sua vez, pôs-se a caminho para consultar o sábio Enoque.

Aquele assunto de família estava causando tal alvoroço que o velho enfrentou os incômodos de uma longa viagem a fim de por a limpo a origem do garoto. Enoque ouviu o relato de Matusalém, contando como, de um céu cem nuvens, de repente caiu um menino, de aspecto físico externo menos parecido com o dos mortais comuns, e mais semelhante a um filho de pai celeste, cujos olhos, cabelos, pele, em nada se enquadrava na família.

O sábio Enoque escutou o relato e mandou o velho Matusalém de volta, com a notícia alarmante de que um grande juízo punitivo sobreviria, atingindo a Terra e a humanidade; toda a “carne” seria aniquilada, por ser suja e perversa.

No entanto, falou Enoque, ele, Matusalém, deveria ordenar ao seu filho Lameque que ficasse com o menino e lhe desse o nome de Noé, pois o pequeno Noé teria sido escolhido para ser o progenitor daqueles que sobreviveriam ao grande juízo universal. Matusalém viajou de volta, informou seu filho sobre tudo o que estaria para vir e Lameque finalmente aceitou a criança como sua.

A Biblioteca de Enoque

O “Livro de Enoque” (nome que significa Inicie, ou Iniciador), é um texto apócrifo escrito por volta de 200 a.C. (Os livros apócrifos judaicos circulavam entre os judeus durante os séculos imediatamente anteriores e posteriores ao início da era cristã. Os mais importantes de todos estes eram os Livros de Enoque).

Na verdade, o Livro de Enoque era uma coletânea de diversas obras literárias, que apareciam todas sob o nome de Enoque, mas que teriam sido escritas por diferentes autores. Tudo indica que o livro era bastante conhecido até o século 18, mas não sabemos quantos deles existem. O Livro das Similitudes (ou segredos) de Enoque menciona um total de 360 livros.

Uma verdadeira biblioteca cuja existência dificilmente poderá algum dia ser comprovada. Sabemos que com certeza existem três: O Enoque I ou Enoque Etíope; o Enoque Eslavo ou Livro dos Segredos de Enoque e o Enoque Hebreu. Há uma vaga referência a um Enoque IV, feita numa epístola a Barnabás, datada do século II da nossa Era. [Talvez se queira considerar também o pergaminho de Lameque como uma sequência das histórias contadas pelo patriarca Enoque.]

Infelizmente, esses textos ficaram perdidos durante séculos, só sendo redescobertos em épocas recentes, a maior parte em fragmentos.

Alguns fragmentos do Livro de Enoque, já conhecido, mas escrito em aramaico, foram descobertos nas célebres grutas de Qumran, no Mar Morto (veja um pequeno fragmento desse Manuscrito no topo desta matéria). Por isso há quem especule a existência de uma versão original mais antiga, escrita em hebraico. Uma outra versão conhecida como Os Segredos de Enoque ou II Enoque, foi descoberta na Rússia, em um texto eslavo, e traduzida para o inglês no século XIX; Esta foi provavelmente escrita no Egito no princípio da era cristã e fala da viagem de Enoque através das diferentes coortes do Paraíso.

 

                               SAIBA MAIS SOBRE O “LIVRO DE ENOQUE” – CLIQUE AQUI ou NA IMAGEM ACIMA

 

Uma de suas versões foi encontrada na Abissínia. Havia sido escrita no idioma etíope, por isso ficou conhecido como Enoque Etíope ou I Enoque. O Enoque Etíope é conhecido de forma completa na Europa desde 1773, quando o explorador inglês James Bruce trouxe três cópias, que foram rapidamente difundidas; mas a primeira publicação de excertos do texto etíope de Enoque, o qual, é o único integral remanescente, só ocorreu em 1800.

A primeira tradução completa foi publicada por Richard Laurence em Oxford no ano de 1821, gerando novos debates em torno da velha questão: Se os “filhos de Deus” que tiveram relações sexual com mulheres eram de fato anjos. O estudo filológico mostrou que estes originais foram escritos por volta do ano 400 da nossa Era e em grego. A queda dos anjos é contada no texto da seguinte forma:

VI – 1. Quando outrora aumentou o número dos filhos dos homens, nasceram-lhes filhas bonitas e amoráveis. Os Anjos, filhos do céu, ao verem-nas, desejaram-nas e disseram entre si: “Vamos tomar mulheres dentre as filhas dos homens e gerar filhos!” 2. Disse-lhes então o seu chefe Semjaza: “Eu receio não queiras realizar isso, deixando-me no dever de pagar sozinho o castigo de um grande pecado”.

Eles responderam-lhe em coro: “Nós todos estamos dispostos a fazer um juramento, comprometendo-nos a uma maldição comum mas não abrir mão do plano, e sim executa-lo”. 3. Então eles juraram conjuntamente, obrigando-se a maldições que a todos atingiram. Eram ao todo duzentos os que, nos dias de Jared, haviam descido sobre o cume do monte Hermon. Chamaram-no Hermon porque sobre ele juraram e se comprometeram a maldições comuns.

4. Assim se chamavam os seus chefes: Semjaza, o superior de todos eles, Arakiba, Rameel, Kokabiel, Tamiel, Ramiel, Danel, Ezekeel, Narakijal, Azael, Armaros, Batarel, Ananel, Sakeil, Samsapeel, Satarel, Turel, Jomjael e Sariel. Eram esses os chefes de cada grupo de dez.

VII – 1. Todos os demais que estavam com eles tomaram mulheres, e cada um escolheu uma para si. Então começaram a freqüentá-las e a profanar-se com elas. E eles ensinavam-lhes bruxarias, exorcismos e feitiços, e familiarizavam-nas com ervas e raizes. 2. Entrementes elas engravidaram e deram à luz a gigantes de 3.000 côvados de altura. Estes consumiram todas as provisões de alimentos dos demais homens. E quando as pessoas nada mais tinham para dar-lhes os gigantes voltaram-se contra elas e começaram a devorá-las. 3. Também começaram a atacar os pássaros, os animais selvagens, os repteis e os peixes, rasgando com os dentes as suas carnes e bebendo o seu sangue. Então a terra chamou contra os monstros.

VIII – 1. Azazel ensinou aos homens a confecção de espadas, facas escudos e armaduras, abrindo os seus olhos para os metais e para a maneira de trabalhá-los. Vieram depois os braceletes, os adornos diversos, o uso dos cosméticos, o embelezamento das pálpebras, toda sorte de pedras preciosas e a arte das tintas. 2. E assim grassava uma grande impiedade; eles promoviam a prostituição, conduziam aos excessos e eram corruptos em todos os sentidos.

Semjaza ensinava os esconjuros e as poções de feitiços, Armaros a dissipação dos esconjuros, Barakijal a astrologia, Kokabel a ciência das constelações, Ezekeel a observação das nuvens, Arakiel os sinais da terra, Samsiel os sinais do sol e Sariel as fases da lua. 3. Quando os homens se sentiram prestes a serem aniquilados levantaram um grande clamor, e seus gritos chegaram ao céu.

IX – 1. Então Michael, Uriel, Raphael e Gabriel olharam do alto do céu e viram a quantidade de sangue derramado sobre a terra e todas as desgraças que sobrevieram (…) 2. Então eles falaram ao Senhor dos Mundos: “(…) 4. Tu vês o que foi perpetrado por Azazel, como ele ensinou sobre a terra toda espécie de transgressões, revelando os segredos eternos do céu, forçando os homens ao seu conhecimento; assim procedeu Semjaza, a quem conferiste o comando sobre os seus subalternos.

5. “Eles procuraram as filhas dos homens sobre a terra, deitaram-se com elas e tornaram-se impuros; familiarizaram-nas com toda sorte de pecados. As mulheres pariram gigantes e, em consequência, toda a terra encheu-se de sangue e de calamidades.” 6. “Agora clamam as almas dos que morreram, e o seu lamento chega às portas do céu. Os seus clamores se levantam ao alto, e em face de toda a impiedade que se espalhou sobre a terra não podem cessar os seus queixumes.”

7. “E Tu sabes de tudo, antes mesmo que aconteça. Tu vês tudo isso e consentes. Não nos dizes o que devemos fazer.”

X – 1. Então o Altíssimo, o Santo, o Grande, tomou a palavra e enviou Uriel ao filho de Lamech, com a ordem seguinte: “Dize-lhe, em meu nome: ‘Esconde-te’, e anuncia-lhe o fim próximo! Pois o mundo inteiro será destruído; um dilúvio cobrirá toda a terra e aniquilará tudo o que sobre ela existe.” 2. “Comunica-lhe que ele poderá salvar-se, e que seus descendentes serão mantidos por todas as gerações do mundo!” 3.

E a Raphael disse o Senhor: “Amarra Azazel de mãos e pés e lança-o nas trevas! Cava um buraco no deserto de Dudael e atira-o ao fundo! Deposita pedras ásperas e pontiagudas por baixo dele e cobre-o de escuridão! Deixa-o permanecer lá para sempre e veda-lhe o rosto, para que não veja a luz!” 4. “No dia do grande Juízo ele deverá ser arremessado ao tremendal de fogo!

Purifica a terra, corrompida pelos Anjos, e anuncia-lhe a Salvação, para que terminem seus sofrimentos e não se percam todos os filhos dos homens, em virtude das coisas secretas que os Guardiões revelaram e ensinaram aos seus filhos! Toda a terra está corrompida por causa das obras transmitidas por Azazel. A ele atribui todos os pecados!” 5. E a Gabriel disse o Senhor: “Levanta a guerra entre os bastardos, os monstros, os filhos das prostitutas e extirpa-os do meio dos homens, juntamente com todos os filhos dos Guardiões! Instiga-os uns contra os outros, para que na batalha se eliminem mutuamente! Não se prolongue por mais tempo a sua vida! Nenhum rogo dos pais em favor dos seus filhos deverás ser atendido; eles esperam ter vida para sempre, e que cada um viva quinhentos anos.”

6. A Michael disse o Senhor: “Vai e põe a ferros Semjaza e os seus sequazes, que se misturam com as mulheres e com elas se contaminaram de todas as suas impurezas!” 7. “Quando os seus filhos se tiverem eliminado mutuamente, e quando os pais tiverem presenciado o extermínio dos seus amados filhos, amarra-os por sete gerações nos vales da terra, até o dia do seu julgamento, até o Dia do Juízo Final!”

8. “Nesse dia, eles serão atirados ao abismo de fogo, na reclusão e no tormento, onde ficarão encerrados para todo o sempre. E todo aquele que for sentenciado à condenação eterna seja juntado a eles, e seja com eles mantido em correntes, até o fim de todas as gerações.”

9. “Extermina os espíritos de todos os monstros, juntamente com todos os filhos dos Guardiães, porque eles maltrataram os homens! Purga a terra de todo ato de violência! Toda obra má deve ser eliminada! Que floresça a árvore da Verdade e da Justiça. (…)”

VII – 1. Enoque (…) havia estado junto dos Guardiães e transcorreu os seus dias na companhia dos Santos. 2. (…) Então os [Santos] Guardiães me chamaram, a mim Enoque, o Escriba, e disseram-me: “Enoque, tu, o Escriba da Justiça, vai e anuncia aos Guardiães do céu que perderam as alturas do paraíso e os lugares santos e eternos, que se corromperam com mulheres à moda dos homens, que se casaram com elas, produzindo assim grande desgraça sobre a terra; anuncia-lhes: ‘Não encontrareis nem paz nem perdão’.

Da mesma forma como se alegram com seus filhos, presenciarão também o massacre dos seus queridos, e suspirarão com a desgraça. Eles suplicarão sem cessar, mas não obterão nem clemência nem paz!”

Quer saber mais sobre os Anjos Caídos e o Mistério do Mal? Clique nos links abaixo:

O Mistério de Lúcifer-Prometeu

Os Círculos Dantescos e Os Sefirotes Invertidos

Judas Iscariotes

60 COMENTÁRIOS

  1. anjos não se relacionaram com mulheres. isso é antibiblico,eles são espiritos ministradores da parte de Deus e jesus disse que aqueles que forem salvos estarão em outros corpos como os de anjos e esses não se casam e nem se dão em casamento.

  2. O livro perdido de Enki, recentemente encontrado nos sítios arqueológicos do Iraque, onde no princípio encontrava-se a Suméria, descreve perfeitamente os acontecimentos da verdadeira gênese da humanidade. A mais incrível e lógica história contada pelo principal testemunho e traduzida pelo melhor especialita: Zecharia Sitchin.

  3. Quero saber…o q n~ é dito…pq n~ revelam a esperança. Onde neste mundo devo estar em 21/12/2012?????? Desejo manter-me vivo para continuar a ajudar a quem puder. Alguém aí pode prever ou pré-supor? Alguem se importa em salvar outrem???

    • há algum tempo me fiz perguntas semelhantes às suas. Depois de muito refletir sobre as considerações desse site e sobre as comunicações do Bem Amado Saint-Germain, cheguei a algums pensamentos que acalmaram minhas inquietações.
      Será que vai ser mesmo em 2012? Samael disse que seria 2043. Alguns kardecistas proclamam 2050. Mas que importa? Você quer se preparar para uma data no futuro? Esteja preparado no dia de hoje! Essa foi minha conclusão pessoal, sem proselitismo.
      Outra coisa: que importa o lugar onde vc vai estar? Pra que se preocupar em salvar seus veículo de carbono se sua alma continuar impura? E quem de nós é santo o suficiente para se proclamar puro? “Visita o Interior da Terra…” e você encontrará o local seguro para qualquer época dos Éons.
      Por via das dúvidas, eu vou procurar a companhia dos gnomos montanhosos. Entretanto, caro Michel, não há como se esconder da Roda da Vida. Nem mesmo os deuses ousam desafiar as Moiras.
      Faça o melhor que você pode até q o destino se manifeste. Na minha opinião, mas seres pequeninos como nós, isso basta.

  4. danielle esta certa, anjos sao espiritos ñ tem corpos alias as coisas reveladas sao para nós , as ocultas sao de Deus e a palavra diz que aquele q acrescentar algo a mais as pragas q estao escritas nela virao sobre este.mas cuidado com o q se fala

    • Amigo…não vou nem tentar expressar minhas convicções, ou refutar as suas… o fato é que não me lembro de nada antes dos meus 4, 5 anos… e também não me lembro de nenhuma evidência descoberta, que falasse de 6 bilhoes de pessoas habitando o planeta, então, por conta dessas duas coisas, não entendo encarnação e reencarnação.

  5. o que é um gnósticos?
    A palavra de Deus segundo o apostolo paulo,escrevendo aos irmãos de corinto diz o seguinte,”comei de tudo que se vende no mercado…”A biblia também diz que nos últimos dias viram falsos profetas…,não acredito na reecarnação,depois de morto a biblia não diz pra onde seu espirito vai,diz que em algum lugar vai aguardar o julgamento.se eu estiver errado me corija e prove.

    • A reencarnação, para os crentes e para os descrentes, é uma conjectura, uma “coisa do diabo” e uma falsidade. Mas para quem desperta todos os seus potenciais espirituais por meio do autoconhecimento e da autotranscendência, este sabe que a reencarnação é um FATO. O gnóstico sabe que é um fato porque simplesmente SE LEMBRA DE SUAS INÚMERAS ENCARNAÇÕES PASSADAS, mesmo que isso não esteja escrito na sagrada Bíblia, que foi, infelizmente, adulterada pelos que se dizem ser “cristãos” (que de cristãos nada são).

  6. O famoso profeta enoque, de que tanto o mundo fala mas nao conhece verdadeiramente quem e ele, esta no comando do primeiro ao decimo ceu, no ceu ja houve a sengunda conferencia divina, onde viria pela segunda vez o rei messias, mas o Criador enviou o anjo forte corajoso e poderoso aquele k nao viu a morte e foi arrebatado, e que foi o primeiro caminho, a verdade e a vida.este chama-se Anjo Enoque, profeta enoque

  7. Percebo que religiao é realmente uma venda aos olhos de muitos que por preguiça continuam sem cultura e nem mesmo a propria biblia que costuma somente carregar debaixo dos braços tem coragem de ler e depois imputam responsabilidades proprias a seres que nunca viram ou conviveram e nao as assumem e nem tao pouco tentam mudar seja cogitando, desconfiando, investigando,pesquisando…. mas infelizmente sempre acomodados e preguiçosos e, pior ainda, fanaticos e ignorantes permanecem.

  8. Para os Gnósticos a gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. Sabedoria. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado, porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna.
    O objeto do conhecimento da Gnose seria Deus, ou tudo o que deriva d’Ele. Para seus seguidores, toda Gnose parte da aceitação firme na existência de um Deus absolutamente transcendente, existência que não necessita ser demonstrada. “Conhecer” significa ser e atuar (na medida do possível ao ser humano), no âmbito do divino.
    Ingressar na Gnosis é um despertar do sono e da ignorância de Deus, da embriaguez do mundo para a temperança virtuosa. “Pois o mal [ilusão] do não conhecimento está inundando toda a terra e trazendo total ruína à alma aprisionada dentro do corpo, impedindo-a de navegar para os portos da salvação.”
    O gnóstico sabe por experiência direta; não precisa seguir ninguém, nem a religião, nem a ciência. Já o crente é um seguidor, e, tudo que julga saber é extraído do trabalho de terceiros; é alguém sem idéias próprias; alguém que não aprendeu a pensar por si mesmo.
    Sem nenhum ranço de fanatismo, e apenas para salientar um aspecto da gnose em seu mais exaltado grau, o fato é que as lideranças políticas e religiosas de todos os tempos sempre temeram e detestaram a gnose e os gnósticos justamente por causa da implicação social das possibilidades que esse conhecimento oferece: um gnóstico não depende de ninguém e de nada porque se desapegou de tudo e de todos; vive de Deus e para Deus.
    Para melhor compreender a profundidade das implicações dessa realidade, basta examinarmos algo da história e das tradições religiosas antigas. Por exemplo, Jesus respeitava as leis, a sociedade, a família, o governo, tudo. Mas, não era dependente do sistema religioso da época. Reuniu tal poder em si mesmo que, literalmente, podia tudo. Moisés, pelo poder divino que reuniu em si, conseguiu libertar o povo judeu do cativeiro no Egito, contra a vontade do Faraó. Buddha, quando conheceu a realidade da vida, largou tudo e buscou a iluminação (ou libertação do jugo e dos poderes da matéria). Enoch, pela sua fé e devoção, foi levado ao céu em corpo e alma. Isaías foi serrado ao meio porque se negou a comer alimento servido aos ídolos ou falsos deuses. Sócrates tomou cicuta e morreu feliz defendendo suas idéias até o último instante. Jâmblico, o grande mago, podia materializar Anjos e Deuses, e com eles conversava frente a frente. Samael Aun Weor, no século XX, devotou toda sua vida a aplainar os caminhos e a preparar o terreno para a vinda do Cristo em Aquário.
    Wikipédia

  9. Este é um tema polemico e fascinante, sobre o qual gostaria de receber mais fontes de informação dos amigos mais aprofundados no mesmo.

  10. Danielle a biblia mosta em Genesis 6:4 que é verdadeiro o relato de anjos se relacionarem com as filhas dos homens e esses nascerem gigantes… pode conferir na sua biblia..

  11. A diferença entre os que procuram a sabedoria e aqueles que acham que já sabem de tudo é o próprio aceitar das contradições. O homem deve aprender a observar a natureza, o mundo e o Cosmo de maneira geral sem se deixar levar por apenas um ponto de vista, caso contrário correrá o risco de se tornar inconsistente em suas palavras, negligente em suas conclusões e pobre em dividir suas dúvidas, as quais às vezes são mais importantes do que pseudo saberes. Gostei do texto.

  12. Se tudo foi feito por intermédio “Dele” e para “Ele”,acho que devemos rever estes conceitos biblicos.”ninguem cria um inimigo para si”.as doutrinas são egocêntricas ,e pelo que vejo, as religiões foram baseadas em fatos escolhidos em detrimento de certas doutrinas . Ta na hora de revela-las.

  13. Antes de falar a respeito do livro do enoque, devemos enteder das diferencia do livros apócrifos e canonicos.
    os livros apócrifos nã são expirados por Deus, mais sim pela natureza do cer humano (consciência), ja os livros canonicos são livros expirados por Deus…
    livro do enoque é um livro apócrifos não é expirados por Deus. por isso existe varias contraversias com os livros canonicos, a cerca da existencia espiritual dos mortos, os anjos caidos por motivos sexual…

    • Gilson, com todo respeito, mas quanta ingenuidade da tua parte. Quem te ensinou que os apócrifos não são inspirados por Deus? Só porque alguns imperadores romanos e papas e pastores ordenaram que acreditássemos nisso? Será que você não percebe, nem minimamente, que você está hipnotizado e que aceitou o que a Ordem Mundial prega? Você é mais uma pessoa manipulada, e, o pior de tudo, está resignado e contente com isso.

      Não pedimos para concordar com este site, mas pedimos que estude seriamente isso tudo…

      Os livros apócrifos nada têm de apócrifo. Foram retirados da “Bíblia oficial” por interesses escusos, políticos e pseudoespirituais. Os DONOS DO PODER não querem que gente como você ACORDE para as manipulações pelas quais a sociedade tem sido condicionada ao longo dos séculos.

      Não seja mais um carneirinho indo ao matadouro. REBELE-SE… Leia mais, medite mais, questione o que a “ordem aceita OFICIALMENTE nos impõe”… E, acima de tudo, SUPLIQUE ILUMINAÇÃO AO CRISTO!!!

      • E quem garante que você, não é manobrado, manipulado? Já pensou nisto? Que provas concretas você possui de suas crenças? Um abraço! Pense nisto.

        • A Gnose ensina que a única Verdade nisso tudo é Deus.
          Quando o ser humano encarna a energia de Deus, ou seja, as forças libertadoras divinas, este se torna consciente de sua vida, das leis do cosmo e da natureza.
          Aí sim, encarnando a Divindade, o CRISTO INTERNO, o homem será capaz de pensar por si mesmo, sem ser manipulado, sem ser escravo dos outros…

  14. Amigos, cuidado. Não somos donos da verdade , e nem podemos imaginar que nossas conclusões a respeito de temas tão controversos sejam definitivas. O que importa é que caminhemos na busca do conhecimento, e cada um de nós tem seu rítmo de caminhada. Krishnamurti rebelou-se quando quiseram apontá-lo como “o caminho”, pois entendia que não há caminho único, não há mestre único, e nem único salvador, o que há somos nós diante de nosso desafio. Abração pessoal

  15. Boa noite,desejo saber onde?(aonde?) encontro texto “Pseudo epígrafe do Gêneses-o Livro de Melquisedeque-A criação do universo”.
    Fiquem na Paz de Deus
    Atenciosamente,

    Douglas Medeiros de moraes.

  16. queria que vcs tiri uma duvida que eu tenho,qual a diferença de javé pro jeova porque tem muitas religioes que adorem o javé e diz que javé, o nome Deus,e outras diz que e jeova.qual a diferença.

    • A tradução foi incorreta e mal-intencionada, há uma gigantesca semelhança entre os nomes Jeová e Javé no hebraico, portanto, a Gnose aclara essa confusão, ensinando que Jeová é uma potência divina, uma variante do Espírito Santo, e como o nome de uma entidade é um Ser Divino poderosíssimo… já o nome Javé refere-se a um Anjo Caído…
      Infelizmente, as pessoas por não conhecerem tais diferenças imaginam que os gnósticos renegam o sagrado nome de Deus… todo o contrário, são esclarecimentos úteis e importantes para a humanidade…

  17. Gente, esses livros ditos apócrifos – fora da lista canônica – eram escritos que pululavam numa certa época.Católicos e judeus excluiram esses livros, aliás a Bíblia católica aceitou um bom número deles, coisa que os hebreus israelitas não fizeram – eles só ficaram com os primeiros 5 livros da Bíblia.Quanto a outras seitas cristãs (evangélicos, anglicanos, etc) também excluiram os livros que os católicos aceitaram. REsumo: graças à Biblia dos católicos nós hoje conhecemos um grande numero desss livros antigos rejeitados por todo mundo. Há uma carta de S.Paulo divulgada agora na exposição dos manuscritos do Vaticano em que Paulo teme que esses escritos apócrifos, cheios de inverdades se espalhem pelo povo ingênuo (palavras dele) e pede aos amigos que alertem os cristãos… Como podem ver, os católicos até que nos deram a conhecer muitos desses apócrifos… Um abraço

    • Realmente, conhecemos a história de bondade, abnegação e ecumenismo da Igreja Católica ao longo dos séculos com relação aos movimentos “heréticos”, como os gnósticos, os cátaros, os maçons, os esoteristas em geral, as feministas etc. etc.

  18. Toda sabedoria esta dentro de nós, mas os caminhos a serem percorridos para desfrutarmos de tal sabedoria vem de uma incessante procura exterior, uma delas é que toda fé cega corta como navalha, por isso a busca da informação nos livros sagrados e nos ditos apócrifos sempre será a fonte principal deste principio, sabe-se que os livros canonicos foram determinados no concilio de Niceia, mas assim como nós quem os escolheu eram homens não tão santos, então não devemos desprezar qualquer informação que nos conduza a um grau maior de interação com o Verdadeiro Deus, independentemente de credo, e sim de consciencia.

  19. Complementando meu comentário anterior,quero dizer que há uma contradição gnóstica na interpretação bíblica da criação: O verdadeiro gnosticismo afirma que uma das emanações divinas (EONS),cujo nome é “JEOVÁ”,por ser “mal”,criou o universo e depois a humanidade.Ora se isso é um fato real,como pode ser maldosamente alegorizado para desmerecer o caráter literal das Sagradas Escrituras?È claro que não creio em nenhum tipo de gnosticismo esotéri;Creio no EZOTERISMO BÍBLICO COM Z.

    • Nilson, essas afirmações são na verdade ditas por antignósticos, eles veem contradições que não existem. O que ocorre são as más interpretações do que é ensinado “em chave”. Essa interpretação da Cosmologia Gnóstica não coincide com as autênticas tradições dos gnósticos, principalmente dos alexandrinos.
      Não existe nenhum deus mal ou deus bom, são simbologias sobre a diferença entre o Absoluto perfeito, que é Deus, e as diversas expressões de Deus, que são os Deuses Criadores do Universo, das Galáxias, dos Planetas etc. etc. Apesar de serem PROFUNDAMENTE perfeitos, não são ABSOLUTAMENTE perfeitos, como o Pai Único. Está entendida essa questão, amigo?

  20. A Gnosis é a herdeira e guardiã de todos os mistérios antigos, a Gnosis não é para ser discutida e sim para ser vivida, é um sentir, a Gnosis não se compara a nenhuma religião porque ela sempre teve mestres vivo como ainda tem nos dias de hoje. Não é um ensinamento de um pesquisador é uma obra de arte que vem do alto. Você só tem 2 opções:
    (a) aceitar, sem questionar o que a Igreja Oficial escolheu o que é e o que não é de Deus. E lhe pergunto com qual autoridade um Imperador Romano não cristão fornicário, estuprador, assassino, tem para falar de Deus.
    (b) rever seu conceitos religiosos, e buscar a verdade.

    Para entender tudo isso tem que estudar a “APOSTASIA”
    Não será em um diálogo que a pessoa terá todas as respostas. A Verdade é o desconhecido de momento a momento.

  21. Para um melhor posicionamento em relação aos livros apócrifos e muito esclarecedor estudar um pouco sobre o Concilio de Nicéia. Livros canônicos (oficiais do ponto de vista católico) tiveram sua razão de ser. Será que seria apenas e tão somente por ser de inspiração divina ou quem sabe manipulação politica de Constantino e autoridades religiosas da época. Muito importante fazer essa leitura, examinar os interesses e contexto histórico e refletir.

  22. Eu queria saber por favor em qual lugar do Livro de Enoque está falando que Enoque se transforma em Metatron? Ou ao menos onde cita o nome Metatron?
    Tenho o Livro de Enoque em casa e já o li inteiro, mas não me lembro de ter lido nenhuma referencia a Metatron, porém o Wikipédia diz que há, e dentre outros sites também.
    Portanto, onde está a citação sobre Metatron???

    • Edson, em diversos livros, tanto os sinóticos (os oficialmente aceitos) quanto os ditos apócrifos, não há informação EXPLÍCITA quanto à relação íntima entre Metratón e Enoque. Isso o sabem os Mestres (como Samael Aun Weor) porque eles estudam esses Mistérios nas dimensões superiores da Natureza.

      O mesmo ocorre com outros nomes iniciáticos, como por exemplo, a relação entre o Anjo Israel e o profeta Jacó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.