Conceito gnóstico de Carma

30
10797

É preciso que as pessoas compreendam o que significa a palavra “Carma”.

A Lei da Balança, a Lei do Carma, rege toda a Criação. Toda causa transforma-se em efeito e todo efeito transforma-se em causa novamente.

Foram dadas a nós liberdade e livre escolha e podemos fazer o que quisermos, porém, é claro que temos de responder diante de Deus por todos nossos atos. Qualquer ato de nossa vida, bom ou mau, tem consequências. A Lei de Ação e Reação governa o curso de nossas vidas e cada nova existência é produto da vida anterior.

Compreender integralmente as bases e o modus operandi da Lei do Carma é indispensável para podermos conduzir o barco de nossa vida de forma positiva e digna através das diferentes escalas da vida.

O Carma é lei de compensação, não de vingança. Há quem confunda essa Lei Cósmica com “determinismo” ou com “fatalismo”, ao crer que tudo o que nos acontece já está previamente determinado. É verdade que os atos humanos determinam nossa herança, a educação e o meio [em nascemos]. Mas também é verdade que o homem tem o livre-arbítrio e pode modificar seus atos, educar seu caráter, formar hábitos superiores, combater debilidades e fortalecer virtudes.

O Carma é um remédio aplicado para nosso próprio bem. Infelizmente, as pessoas em vez de se inclinarem reverentemente diante do Eterno Deus Vivo, protestam, blasfemam, justificam-se, desculpam-se, lavam as mãos. Com tais protestos em nada modificam o Carma. Ao contrário, torna-se ainda mais duro e severo.

Quando nascemos neste mundo trazemos nosso destino. Uns nascem em berço de ouro e outros, na miséria. Se na passada existência matamos, agora nos matarão; se ferimos, agora nos ferirão; se roubamos, agora nos roubarão; e com a vara que medimos seremos medidos.

Felizmente, caros amigos, a Justiça e a Misericórdia são as duas colunas de sustentação da Grande Fraternidade Branca.

Justiça sem Misericórdia é tirania, e Misericórdia sem Justiça é tolerância e complacência com o delito. O Carma é negociável. Isso pode surpreender muita gente de diversas escolas esotéricas tradicionais.

Por certo, alguns pseudoesoteristas e pseudo-ocultistas tornaram-se muito pessimistas em relação à Lei de Causa e Efeito. Supõem equivocadamente que esta se desenvolve em forma mecânica, automática e cruel. Os eruditos creem que não é possível alterar essa lei, mas lamento sinceramente ter de discordar dessa forma de pensar.

Se a Lei de Ação e Reação, se o Nêmesis da existência não fosse negociável, então onde ficaria a Misericórdia Divina? Francamente, não posso aceitar crueldade de parte da divindade. Brahman, Deus ou Deuses de forma alguma poderia ser algo sem misericórdia, algo cruel e tirânico. Por tudo isso repito em forma enfática: O carma é negociável.

É possível modificar nosso próprio destino. Modificando-se a causa modifica-se o efeito. “O Leão da Lei se enfrenta com a Balança.” Se em um prato da Balança colocamos nossas boas obras e no outro as nossas obras negativas, ou teremos equilíbrio ou um dos pratos pesará mais que outro.

Se o prato das más obras pesar mais, devemos corrigir o desequilíbrio pondo mais boas obras no prato correspondente, para inclinarmos a Balança a nosso favor. Dessa forma pagamos carma. Fazendo boas obras para pagar nossas dívidas. Lembremos que não se paga carma somente com dor, também podemos pagar carma com boas obras.

Agora vocês podem compreender, queridos amigos, como é maravilhoso praticarmos o bem. Sem dúvida, o reto pensar, o reto sentir e o reto agir são o melhor negócio.

Nunca devemos protestar contra o Carma. O importante é saber negociar. Infelizmente, quando as pessoas se encontram em grandes amarguras o único que sabem fazer é lavar as mãos dizendo que nunca fizeram mal a ninguém, que não têm culpa de nada e que sempre foram pessoas justas e corretas.

Que me seja permitido dizer aos que estão na miséria que revisem sua conduta, que julguem a si mesmos, que se sentem no banco dos réus, mesmo que por alguns poucos momentos para fazer uma análise de si mesmos, e depois, modifiquem sua conduta.

Se esses que estão sem trabalho se tornassem castos, caridosos, agradáveis, serviçais cem por cento, é claro que mudariam radicalmente a causa de sua desgraça e consequentemente, seus efeitos.

Não é possível modificar um efeito se antes não se modificou a causa que o gerou, porque, como dissemos, não existe efeito sem causa nem causa sem efeito.

Devemos trabalhar sempre de forma desinteressada e com infinito amor em favor da humanidade. Assim, mudaremos as causas negativas que geram os nefastos efeitos.

Sem dúvida, a miséria tem suas causas nas bebedeiras, na luxúria, na violência, no adultério, no desperdício, na avareza etc.

Como Negociar Nosso Carma

Quer ser curado? Cure os outros. Tem familiares na prisão? Trabalhe pela liberação de outros. Está com fome? Divida teu [pedaço de] pão com quem está pior que você.

Muitas pessoas que sofrem só se lembram de suas amarguras desejando remediá-las, mas não se lembram dos sofrimentos alheios, nem remotamente pensam em remediar os sofrimentos do próximo. Esse estado egoísta de sua existência não serve para nada. Assim, o único que conseguem realmente é agravar seus sofrimentos.

Se essas pessoas pensassem nos demais, em servir seus semelhantes, em dar de comer ao faminto, dar de beber ao sedento, em vestir o desnudo, em ensinar ao que não sabe, é claro que poriam boas obras no prato da balança cósmica para incliná-la a seu favor, e assim mudariam seu destino e viria a sorte a seu favor. Mas as pessoas são muito egoístas, e por isso sofrem.

Ninguém se lembra de Deus nem de seus semelhantes se não quando está em desespero, e isso é algo que todo mundo pode comprovar por si mesmo. Assim é a humanidade.

Infelizmente, esse ego que todos levamos dentro faz tudo ao contrário do que estamos dizendo aqui. Por isso mesmo considero urgente, inadiável e irremediável reduzir o Ego à poeira cósmica.

O único que é necessário fazer para ter direito à verdadeira felicidade é, antes de tudo, eliminar o Ego. Certamente, quando não existirem mais egos dentro de nós, esses horríveis elementos que nos fazem tão perversos e malvados, não haveria mais carma a ser pago e o resultado disso seria a felicidade.

A Lei do Carma, a Lei da Balança Cósmica, não é uma lei cega. Também é possível pedir crédito aos Mestres do Carma, e isso é algo que muitos desconhecem. Contudo, é bom saber que todo crédito precisa ser pago com obras de caridade. Se não for pago, então a Lei cobrará com muito sofrimento.

Quem despertar a consciência poderá viajar com seu corpo astral plenamente consciente e estudar no Templo da Justiça o seu próprio Livro do Destino. O Chefe dos Sacerdotes do Tribunal do Carma é o Grande Mestre Anúbis. O Templo de Anúbis, Supremo Regente do Carma, encontra-se no mundo molecular, chamado por muitos de Plano Astral.

No Tribunal da Justiça impera unicamente o amor e a justiça. Ali existe um livro com as colunas “Dever – Haver” para cada ser humano, onde diariamente se registra tudo que se faz de positivo e de negativo.

As boas ações são representadas por um tipo incomum de moeda que os Mestres acumulam em benefício daqueles que realizam boas obras. Nesse Tribunal também existem advogados defensores. Mas paga-se por tudo. Nada nos é dado gratuitamente. Quem tem boas obras paga suas contas e se sai bem em seus negócios. Os créditos solicitados devem ser pagos com trabalhos desinteressados e inspirados no amor pelos que sofrem.

Negociar com os Senhores da Lei é possível por intermédio da Meditação: orai e meditai. Concentrai-vos em Anúbis, o Supremo Regente da Boa Lei.

Lembrem-se: para o indigno todas as portas estão fechadas, menos uma, a do arrependimento. Pedi e vos será dado, batei e se vos abrirá.

Samael Aun Weor

30 COMENTÁRIOS

    • Sugiro que leia os seguintes livros:
      – O Matrimônio Perfeito
      – O Mistério do Áureo Florescer
      – Psicologia Revolucionária
      – Sim, Há Inferno, Diabo e Karma

      Que se encontram, gratuitamente, em nossa Área Reservada, nos livros de Samael Aun Weor. Com esses livros você terá poderosas armas para a sua Liberação Espiritual e Kármica…

      • Estou lendo a psicologia revolucionria e cheguei numa parte meio dificil de se compreender, ” devemos mudar nosso estado interno para bom se queremos que coisas boas nos “antinjam”” me corrijam se citei algo errado mas expliquem se isso é a morte alquimica(matar o ego e deixar o ser florescer) ou simplismente um estado psicologico que deve ser mudado.
        Obrigado, paz irreverencial.

        • Nossa vida exterior é reflexo da interior… Se eliminamos o mau humor, as emoções negativas e todos os Defeitos Psicológicos que criam relações sociais negativas (desentendimentos, rechaços, aversões, brigas, traições etc.), então nossa vida social será positiva, pois atrairemos pessoas que nos amarão, nos ajudarão na ascensão econômica e social…

          Se eliminamos nossos estados internos negativos, e principalmente, as causas deles, os Eus Psicológicos ou Defeitos, a felicidade será mais do que uma realidade em nossa vida.

          Tenha certeza disso.

          O livro PSICOLOGIA REVOLUCIONÁRIA é uma obra seminal para todo Buscador da Verdade…

          • entao o ato da morte em marcha atrai coisas boas a vida humana? um ser que pratica o reto pensar agir e falar tem como consequencia de sua pureza uma vida feliz sem dificuldades? Entao os fieis ao deus interno , a mae divina e toda a sua monada da chispa divina tem sua felicidade garantida? em que grau essa devossao deve ser feita sem se tornar fanatismo?

          • Somente a Consciência Desperta sabe discriminar fanatismo de radicalismo de extremismo de conduta dedicada…
            O que para alguns é fanatismo para outros é dedicação e aproveitamento máximo da vida rumo ao SER DIVINO…

  1. como que eu descubro qual é meu carma?

    na existência atual, eu carrego o carma da existência imediatamente anterior a essa, ou eu carrego o carma de todas as encarnações, é cumulativo??

    • Olá, Gisele. Há Carmas que são pagos na mesma existência, a maioria é na próxima reencarnação (ou retorno), e alguns se dão séculos depois somente.
      Obviamente, se Deus nos fosse cobrar TUDO que devemos, das tolices de todas as nossas vidas, estaríamos perdidos, não teríamos “dinheiro cósmico” para pagar tantas “duplicatas cármicas” 🙂

  2. “Para pagar o carma, doe oque voce pode para quem precisa mais que voce”, mas se acontecer tal situação “Eu normalmente esbanjo dinheiro, dinheiro que tenho muito e não preciso, se eu trocar tudo por notas de 2 reais e moedas de um e sair distribuindo para os mendigos, os aconselhando que comprem alimento e não alcool ou drogas, todos felizes, até que um pedinte por inveja briga com outro pois acha que esse teve mais dinheiro recibido em tal doação, e vira uma briga nas ruas cheias de pedintes que normalmente convivo com, no fim todos estão machucados e até quem passou perto teve lesoes” essa ação é claro, é hipotetica e muito elaborado por uma imaginação fertil, no fim essa ação foi boa ou ruim? pois essa ação teve intuito bom sem fortalecer meu orgulho, foi de puro e bom corção, porem machucou mais que ajudou, ganho carma ou não? Responda gentilmente…
    Paz!

  3. Eu sofro de doensas na pele(acne) e isso eu considero ser uma doensa carmica, como a curo? se nao for carma me passe um link ou receita de remedio elemental ou cosmico para que eu cure a minha doensa e dos proximos a mim com o mesmo problema. Paz!

  4. Sou a teoria em pessoa, estudo livros sagrados há anos e hoje frequento a gnosis. E tenho consciência que meu “bloqueio” no caminho da auto realização se dá ao fato de não aceitar minhas condições. Tudo bem que eu esteja pagando Carmas e por isso não consigo boas oportunidades na vida, tudo tem que ser com muito suor e isso desgasta… mas enfim, por outro lado, porque tantas pessoas egoístas, que só querem baladas e nunca olharam para o céu, nunca buscaram por Deus, não se interessam por política nem por meio ambiente, são estupidas e ignorantes por opção, e no entanto conseguem tudo o que querem, as oportunidades batem em suas portas, e levam uma vida sem preocupações e sem sofrimentos. Você poderia me dizer que eles vão pagar por isso na próxima encarnação, mas alguma coisa nessa lei esta errada. Não faz sentido pra mim, sou muito revoltado e tenho consciência disso, assim como dos danos de minha revolta, mas não posso acreditar em algo que duvido. Eu ainda tenho consciência dos meu atos e estou buscando despertar minha consciência, jamais faria mal à ninguém senão à mim mesmo… e ainda assim me revolto com a vida! Agora, imagina as milhares de pessoas que não tem conhecimento algum sobre religião e caráter, elas se revoltam com a vida e cometem os piores “pecados” por aí… isso é óbvio!! Se é assim que Deus pretende salvar as almas que possuem dívidas com Ele, eu acho que não ta dando nem nunca vai dar certo!! Enquanto isso eu me mato de trabalhar, estudar,perco horas do dia em ônibus lotados, me preocupo diariamente com o dinheiro para pagar as contas, isso desgasta a mente e o espírito, e muitas vezes nem sequer sobra tempo para ir no lumisial… por outro lado o play boy vai pra balada, volta no outro dia, acorda na hora do almoço, vai pra faculdade, vai pra academia, vai p shopping, e fica tudo certo…

    • Thiago, você então tem um bom conhecimento gnóstico?
      Que maravilha!
      E você aiinndaaaa frequenta um LUMISIAL GNÓSTICO?
      Mas que bênção, você é um abençoado por Deus, e ao frequentar um lumisial você está absorvendo as ENERGIAS MAIS PODEROSAS DO UNIVERSO, QUE SÃO AS ENERGIAS CRÍSTICAS!!!
      Meus parabéns…
      E vamos à Luta, caro Guerreiro!!!

      • Mas como eu disse sou a teoria em pessoa, mas na prática… fico à desejar! Acabei de adentrar à 2° camara e só compareci uma vez na mesma, justamente por falta de tempo. Mas sei que lá encontrarei todo o “suporte” de que necessito.. E embora eu compreenda a teoria de carma proposta pela gnosis, as questões que levantei acima continuam sendo uma incógnita para mim. A vida parece injusta não no momento em que faço coisas boas e as oportunidades não aparecem, mas sim no momento em que vejo pessoas de má índole e sem caráter conseguirem as oportunidades que necessitam para viver com bem estar e sem preocupações. Não se trata de inveja nem mesmo luxuria de minha parte, são apenas perguntas das quais não encontro respostas.
        Continuarei trilhando o caminho do reto agir, pois sei que para toda pergunta existe uma resposta em algum lugar do
        Universo!
        Blessings

    • Concordo em 100% com você, é isso mesmo que acontece. Estudando o segredo chego a pensar que decorre do fato de não se preocupar com as situações da forma que a gente fica preocupado quando o que tem fica restrito as tarefas do mês. Acrescento que fico admirada com o pessoal do “funk” e o quanto são “recompensados” pela porcaria

    • Tiago, devem ser as leis infra que regem, recompensando aqueles que não estão nem aí, ou ainda se deve ao fato de que esse pessoal não se preocupa, como afirma o “segredo” e daí atrai menos “preocupação”. Bjos. Lê.

    • Oi Thiago,vou te contar uma coisa, estudo gnose, sempre sigo pelo caminho reto de acordo com meu entendimento, luto muito diariamente par ganhar o pão de cada dia, para pagar contas,etc,etc.. minha familia, não tem religião, vivem a vida com muitas diversão que o dinheiro pode comprar, pois o dinheiro chega para eles muito facilmente, não dão um centavo pra ninguém, vivem a vida eu diria que numa boa, mas tenho conquistado nesse caminho algo que vendo por dinheiro algum desse mundo que é A PAZ E UMA ALEGRIA INFINITA NO CORAÇÃO. Amigo de um passinho mais na prática,que vc vai sentir e entender a diferença da sua vida para a vida desses que estão por ai ” vivendo numa boa”.

  5. Olha Tiago vou te dar uma ajuda! Quando vc vê muuuuuita ostentação pode até ser dharma, nada é de graça…Mas será q um adepto precisa de uma vida assim? Olha estou na gnosis e se eu for mencionar os problemas q passo véio…pra vc ter uma idéia, n vou citar nome, eu tenho uma doenç incurável, me dá revolta desânimo, mas eu agradeç a deus todos os dias pois assim, é q eu posso transcender, ele me deu a chave ,a gnosis, ele me deu vida, dinheiro é relativo eu posso ter milhoes hoje amanhã n, mas deus nunca vai esqueçer de mim, e vai me vestir tão belo quanto as aves do ceu, e sou falho e pecador, continue praticando a reta acão e n esqueça , temos dívidas , mas elas s negociáveis, a melhor maneira é com o trabalho esotérico PaZ!!!

    • Patrícia, não existe isso de “não tenho sorte no amor”. Esotericamente, nós atraímos as circunstâncias afins ao que temos em noss psique, e quanto mais nos trabalharmos espiritual e psicologicamente, mais luz teremos dentro e fora de nós. Entenda-se Luz também como energia em nosso campo áurico, a qual atrairá pessoas afins ao nosso interior.
      Resumindo: mude-se, trabalhe-se, aperfeiçoe-se e elimine de seu interior seus defeitos e complexos de inferioridade, e a Divindade levará até você a pessoa ideal para o Amor…

  6. Gostei da explicação, sou católico e passei por uma experiência há 20 anos atrás, naquela época não conseguia me concentrar na faculdade nem no trabalho, fiz uma experiência espiritual, mandei uma carta para um cntro espirita, tipo cirurgia, com mais ou menos dois meses tive esse experiência em sonho, dois espíritos me tocavam e iam embora, um deles tocavam na minha nuca e diziam que eram um carma, acordei assustado e suado, parecia que tinha tomado um banho ou corrido uns 10 kil, paasou o tempo e comecei a frequentar o centro espirita, me casei mas continuei co minha vida normal, mas nunca segui os preceitos da bíblia nem do kardecismo, fiquei bom trbalhei me casei tive dois filhos, mas continuei a vida do “mundo” , tive mais um filho e com esse ultimo filho minha vida mudou, voltou tudo de novo, estou sem trabalho e com a mesma sensação, fui ao médico ele disse q eu estou com depressão, me passou remédios, mas não me curei, que eu faço, sei que pra Deus tudo é possível, preciso de ajuda, já que eu mesmo acredito que naquela não foi sonho. Me oriente por favor.

    • A pior doença do ser humano é não seguir as orientações que nos são dadas desde o Interno.
      Convido você a procurar um grupo gnóstico e estudar o que for passado e, se possível, praticar e praticar, até você transcender seus problemas, dívidas kármicas, doenças, processos de vidas passadas etc.
      Tudo é possível quando temos um Conhecimento Superior, que é verdadeiramente libertador…

  7. Olá, meu problema é no amor, meus relacionamentos duram tempos e sempre descubro uma traição depois, com isso fico muito magoada porque me sinto triste com isto e humilhada, aconteceu várias vezes, esta dor e esta angustia demoram demais a sair do meu peito que parece que vai estourar. É duro demais, acho que pode ser um carma, mas preciso da misericordia de Deus para me livrar, porque estou cansada e já passei dos trinta tentando.

    • Rosane, a intenção deste texto, e de todos os demais de nosso site, é incentivar seus leitores a buscarem sua Verdade dentro de si mesmos, no sentido de que dentro de cada ser humano radica-se um poder divino estupendo.
      Esse poder, se liberado corretamente, por meio de uma vivência mais espiritual da vida, nos dá a AUTÊNTICA FELICIDADE.
      Essa Felicidade Interior deve ser buscada, e não a felicidade ilusória que buscamos nos demais (no dinheiro, no marido/esposa, filhos, sociedade, televisão, baladas etc.).
      Enquanto você não encontrar essa Presença Divina, que é a autêntica Fonte da Felicidade, sua busca no mundo exterior (amores, namoros, sexo comum e por aí vai) sempre será infrutífera.
      Pesquise e medite no conteúdo de nosso site e vislumbre um novo universo para você…

  8. agradeço a deus pois uma senhora gnóstica mim ajudou muito em momento difícil , no momento não tinha cociencia de seus ensinamentos mas de todo sofrimentos que enfrentei nasceu um espirito em mim enovador que destruiu todos os males que queriq destruir transformei um espirito inovador sem preocupação comoum jovem rumo melhor forma de viver mas foi uma luta de judô rumo libetaçao viver tranquilo criei minha mente que veria cristo em vida que seu espirito mim acompanhava realmente via uma luz mim quiando e a crianças cristo visitou meus filhos que conduziu com proteção estou lhe falando de forma de agradecimento a todo bem que deus mim fez colocou pessoas dignas de honra em meu caminho diferentes mas quando diz as todos do planeta sou grata a deus pelo amor que colocou meu coração pois amo as pessoas que ele colocou meu caminho admiro muito todos, a senhora que mim ajudou admiro sua força seus ensinamentos sua diciplima sua luz DEUS AGRADEÇO PELO QRANDE JORNADA QRANDE CONQUISTA QRANDE CONHECIMENTO EM CONHECER PESSOAS LINDAS COM DONS E ENSINAMENTOS POSSO DISSE AMO TODAS PESSOAS E SEUS ENSINAMENTOS PRA SER SINCEROS ALGUNS NAO PODEM CONFIAR MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS A MARILENE MAE DA MONICA QUE DEUS SEJA CONTIGO SAUDADES ADRIANA SUA EX FAXINEIRA DE 1998 VOU PREPARA MEU ESPIRITO PRA TI ENCONTRAR

    • Seu Karma é o que é sua vida, Zelia.
      Observe como andam as situações diversas, como matrimônio, emprego, saúde, e aí será seu Karma.
      Uma observação consciente definirá isso.
      Mas a alteração do processo kármico é o mais importante, isso requer o uso constante da Psicologia Gnóstica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.