Método para o despertar da consciência

42
15696

É necessário despertar a consciência. O ser humano vive adormecido e ignora este estado de profundo sono. Porém se falamos de despertar a consciência precisamos saber definir o que é consciência. Muitas pessoas tem uma ideia equivocada sobre o que é estar consciente ou não.

Qualquer pessoa jamais ignoraria que um boxeador ao cair nocauteado sobre o ringue perde a consciência. Quando o pugilista volta a si ele readquire a consciência novamente. É preciso compreender que existe uma grande diferença entre a personalidade e a consciência.

Quando nascemos possuímos uns três por cento de consciência e uns noventa e sete por cento repartíveis entre subconsciência, infraconsciência e inconsciência. Podemos aumentar estes três por cento de consciência mediante trabalhos conscientes e padecimentos voluntários. Não é possível acrescentar consciência mediante procedimentos físicos ou mecânicos.

Para compreendermos melhor isso é necessário entender que possuímos vários tipos de energias dentro de nós.

Primeira: energia mecânica.
Segunda: energia vital.
Terceira: energia psíquica.
Quarta: energia mental.
Quinta: energia da vontade.
Sexta: energia da consciência.
Sétima: energia do espírito puro.

Por mais que multiplicássemos a energia do tipo mecânica, jamais despertaríamos a consciência. Por mais que incrementássemos as forças vitais dentro de nosso organismo, nunca despertaríamos a consciência. Muitos processos psicológicos realizam-se dentro de nós sem que, para isto, intervenha a consciência. Por mais que disciplinássemos a mente, esta por sua vez jamais despertará a nossa consciência.

Mesmo que multiplicássemos a força da vontade até o infinito, esta não despertaria a nossa consciência.

Só podemos despertar a consciência com trabalhos conscientes. Para isso devemos iniciar nosso trabalho interior agora, neste exato momento. Nunca adiar para amanhã o trabalho interior. Devemos morrer de instante em instante de momento a momento.

Sempre alertas aos mais distintos tipos de defeitos psicológicos que se manifestam em nosso interior. E para isso precisamos praticar os ensinamentos do mestre a todo instante para que a chama de nossa consciência continue acesa e iluminando nosso caminho. E este despertar se dá de duas formas: Subjetivamente e Objetivamente.

O despertar subjetivo se dá quando começamos a realizar as primeiras práticas de desdobramento astral, mantras, concentração etc. Estas experiências nos dão forças para seguirmos nosso caminho, porém ainda não estamos despertos.

São apenas alguns momentos de consciência que experimentamos. Despertamos por um momento no astral, visitamos um templo, falamos com um mestre e quando acordamos de manhã continuamos adormecidos, identificados com as coisas da vida diária.

O despertar subjetivo nos dá muitas forças para seguirmos o trabalho interno e a essência se alimenta disso, porém neste método o despertar não é continuo, temos pouca capacidade de investigação, permanecemos pouco tempo despertos, precisamos apelar sempre para os mantras para sairmos em astral, e mesmo despertos no astral facilmente nos identificamos e logo adormecemos novamente.

Qual é o elemento para erradicarmos esses problemas? A Consciência.

O despertar da consciência objetiva vem com a morte do ego. Precisamos aproveitar os impulsos de nossas experiências para aumentar nossa consciência e para isso precisamos nos disciplinar aqui no mundo físico, trazer a consciência para o nosso dia a dia, para as coisas que fazemos, nos manter alertas como o vigia em época de guerra, nos auto-observando, eliminando os pequenos detalhes que aparecem a todo momento, levar a concentração objetiva para tudo aquilo que fazemos.

Para aqueles que pensam que a consciência vai se despertar numa sala de práticas, durante a noite enquanto dormimos, ou na presença de um Mestre, estes estão profundamente equivocados, a consciência objetiva vem com a disciplina e com o morrer de momento em momento, de instante a instante, durante o dia, no nosso trabalho, em nossa casa, com nossos amigos, no melhor ginásio psicológico que uma pessoa pode querer: nossa vida.

O despertar objetivo vem com a continuidade de propósitos, com a auto-observação constante. Quando adormecemos e desdobramos conscientes, mantemos a consciência, não nos identificamos com as figuras do astral, aumentamos nossa capacidade de investigação.

consciencia

Quando acordamos pela manhã continuamos com a consciência desperta e seguimos nosso dia sem nos identificarmos com as coisas.

Não há mais identificação, pois morremos de instante a instante.

Todo o processo do despertar começa no método subjetivo. Em nossos 3% de consciência está toda a capacidade de iniciarmos o trabalho interno. Sim, é pouco, só 3%, mas lembre-se de que Davi (os míseros 3% de Essência) conseguiu matar Golias (os 97% de subjetividades mentais).

Devemos estar sempre atentos, suplicando a nosso Pai e à nossa Mãe internos para que nos deem forças e iluminação para podermos despertar objetivamente em todas as dimensões da Natureza.

42 COMENTÁRIOS

  1. Ainda não consigo entender muito bem. Que tipo de consciência tenho de despertar? que o mundo não é da forma que vemos, que não estamos sozinhos, que não devemos ignorar os acontecimentos que qualquer pessoa diria: isto é ridiculo. Tentei várias vezes fazer o desdobramento, mas ainda não consigo.. porque? Quais são as técnicas mais infaliveis para desdobrar? Quero muito conhecer e evoluir!

    • Meu amigo, o caminho é simples … procurai primeiro as coisas do céu, e as demais virão por acréscimo. Consciência é a ponte entre você mesmo e tua personalidade. O espírito é observador e a personalidade é um veículo pelo qual você se expressa no mundo. A consciência que você precisa despertar é essa, estar com o observador, observar como o corpo funciona sabendo que não é ele, observar o veículo prânico, quando você está com sono ou com muita energia, e saber que também não é ele, observar suas emoções e sentimentos, e compreender que você também não é o astral, e também observar os seu próprios pensamentos, compreender que não é tua mente concreta. Quando você conseguir se manter no centro e a partir dele observar todos esse corpos sem se identificar com eles, o desdobramento virá por acréscimo, e muitas outras coisas. Não deseje demasiado o desdobramento, não se apoie em técnicas, evolução não é o mesmo que poderes, evolução é liberdade dos desejos, dos medos, apegos, vícios e destruição dos defeitos. Evoluir é relembrar que você é parte de Deus.

    • caro amigo icaro,tente viver a vida como ela e,separe-o os valores que o sustenta seus conceitos sobre tudo.viva o dia a dia sem julgar nada,simplesmente deguste cada acontecimento que vida oferecê como que foça um estudo,depois busque sempre apreender a ter conhecimento sobre sua própria vida ,indague tudo sem julgar nada.e vera uma mudança em vc.

  2. Olá Pessoal, se quiserem entender melhor os asuntos tratados nesse texto, se aprofundar, entender melhor, sugiro que entrem no site http://www.divinaciencia.com , e faça o curso de autoconhecimento e mudança interiror que eles disponibilizam.

    É de graça, para iniciar o curso, acesse o site e clique em “índice das lições” e comece a ler desde a introdução…

    Espero estar ajudando a você que procura despertar a consciência

    • Separe um tempo especial para sua prática, se não pode tirar cinco minutos por dia, tire um a cada dois dias, ou três, ou 5 minutos por semana … com a disciplina você vai crescendo no domínio da mente concreta, através da força da vontade que se manifesta pela disciplina, quando se torna um ritmo, um habito de vida, você atingirá resultados impressionantes em função do tempo com o trabalho constante, conforme for se disciplinando, irá crescendo, a unica exigência é começar, os desafios existem, os egos não vão te deixar em paz … mas você mesmo, teu ser, é o caminho para destruir esses defeitos e alcançar esse grau de consciência … continue praticando.

  3. Gostei muito do texto,bem explicado,estou estudando o assunto,estou gostando muito,e ja mudei muita coisa em minha vida,mas ainda tenho muito a aprende,a vida e uma escola,e estamos aprendendo ate o ultimo dia de vida,sem esforco ninguem consegue nada,o mundo oferece muito de graca,o barato sai caro,
    despertar da consciencia eis a chave.
    Deus disse ,faca sua parte que te ajudarei.
    Muita paz a todos.

  4. Texto muito rico, obrigado.
    Nao devemos nos preocupar com o momento exato do despertar da consciência. Devemos sempre buscar aprender, estudar e seguir orientações de quem pode nos acrescentar.

    Com o tempo esse despertar acontece e vc percebe q tinha tdo dentro de voce so estava tdo amortecido.

    • Com certeza meu amigo, a vontade é uma potência do ser, do nosso veículo divino atma, com ela todas as coisas dentro da lei são possíveis. Essa luz dissipa a escuridão do egos eliminando-os pela constância no trabalho, disciplina é a chave … é isso ai!

  5. ME DIZ UMA COISA QUANDO VOÇE AO DORMIR VOÇE CAI EM OUTRA VIDA , ONDE VOÇE CONHECE PESSOAS QUE NESTE MUNDO VOÇE NUNCA VIL MAIS LÁ NAQUELA VIDA VOÇE TEM CERTEZA QUE CONHECE AQUELAS PESSOAS A MUITO TEMPO . E VOÇE TEM UMA VIDA CONTINUADA IGUAL AQUI , DE DIA EU VIVO AQUI FAZENDO O QUE FAÇO . DURMO CAI EM OUTRA VIDA . FAZENDO OUTRAS COISAS , COM OUTRAS PESSOAS . COMO QUE EXPLICA ISSO .

    • O ser humano possui em seu interior diversos níveis de consciência, alguns espirituais e outros egoicos.
      Em nosso mundo interior essas atividades egoicas são chamadas de Cidade Psicológica.
      São inúmeras “pessoas” dentro de nós, e estas devem ser estudadas, compreendidas e dissolvidas, para que a Essência Divina se libere verdadeiramente e que haja uma INTEGRIDADE PSICOLÓGICA.
      Estude mais sobre o conceito de EGO em nossos textos de Psicologia Gnóstica…

    • Você aprende, meu amigo, com todas as coisas que acontecem na sua vida, estando no centro, no observador, consciente do teu ser, será você mesmo em tudo. Dessa forma conhecerás a si mesmo e adiantará o processo de ser consciente de si mesmo e formar sua personalidade de forma mais sábia e eficiente. Estude os temas de consciência, despertar da consciência, o centro de gravidade permanente e os temas dentre as práticas de psicologia, dessa forma prática, aprenderás com toda a natureza que é todas as coisas.

  6. Eu nunca acreditei em coisas exotericas, mas conheci o amor da minha vida, meu atual namorado e ele é gnostico. Tem me falado em ir a Gnosis em matar o Ego e algumas outras coisas, partcipo de outra religiao onde tudo é diferente e no momento estou em duvida do que seguir, sinto dentro de mim um medo em descubrir coisas novas sobre “EU” e sobre o resto do Universo, mas ainda assim sei que isso será melhor, como posso encarar de uma forma melhor o ensinamento gnostico? preciso da ajuda de vocÊs. Abcs.

    • Denise, estude Gnose, frequente um grupo, leia as obras, pergunte ao teu namorado sobre o que ele aprendeu, converse com outros estudantes…
      E com o tempo, saiba em que a Gnose será útil ao teu Ser Divino, ao teu crescimento interno.
      Acima de tudo, conheça Gnose para o teu próprio bem, não porque você está namorando um gnóstico…

  7. Uma bebe nasce com 100% de consciencia, e ele vai perdendo isso conforme for crescendo. Nao e verdade ? Ja vi muitas crianças converçando com pessoas mortas, crianças dizendo que estavam falando com algum parente proximo que faleceu a pouco tempo, so uma pessoa com muita consciencia consegue ver essas personalidades vagando por ai, etc… etc..

    • A consciência é algo complexo para se definir dessa forma, e também se a criança nascesse com 100% de consciência, ela seria no mínimo um iniciado, nesse grau não se perde mais essa ponte. Talvez seja apenas um grau de pureza maior dos veículos, pelo qual ela acessa os planos com facilidade, ainda mais porque a personalidade não está completamente formada para que o ser se manifeste de forma completa na criança, salvo se estiver em um grau iniciático ou chegando perto desta condição. Penso eu …

    • Gnosis Online, quem tem como morada um corpo masculino nem sempre tem a energia correspondente (no caso yang). Por vezes os papéis de se encontram invertidos e há, nesse caso, mesmo em se tratando de homossexualidade, o encontro de energia opostas. Importante lembrar que as energias são opostas e complementares entre si. Ou seja,toda vez que cada uma das forças atinge seu ponto extremo, manifesta-se dentro de si um sentimento oposto. Por vezes mulheres desempenham papéis ditos masculinos e homens desempenham papéis ditos femininos (observe que uso tais definições apenas para que você se aproxime do entendimento do que quero lhe falar, pois acredito que sejam definições extremamente limitadas). Cuidado para não deixar seu preconceito te adormecer.

  8. conheci a gnose com meu mestre de reiki…ele me iniciou nos três níveis do reiki e hoje o pratico o mais que posso..a prática do reiki mudou minha vida pra muito melhor..estou trabalhando sobre meus egos(eus psicológicos)observando-me de minuto á minuto..é um trabalho constante..árduo e difícil..mas continuo! sou casada,mas meu marido não crê em nada do que a gnose nos ensina sobre a alquimia sexual…O homem e a mulher podem utilizar o contato sexual e as delícias do amor e dos beijos, para converterem−se em Deuses ou em Demônios..então,como é possível pra mim…fazer a energia da kundalini ascender…sem a ajuda dele??ainda que ele derrame o vaso de Hermes e eu não..??conseguiria eu realizar-me intimamente meu SER??
    OBRIGADO
    SUZY

    • Suzete, esta é uma dúvida que acomete inúmeros casais iniciantes das práticas gnósticas.
      A prática da Alquimia Sexual deve ser feita entre o casal que está realmente casado, que seja um casal hétero (mulher e homem, não de outra forma) e que se ame e se respeite.
      Quanto a um dos parceiros não querer praticar e o outro sim, isso não é empecilho algum. Você pode e deve praticar a magia sexual mesmo seu marido não querendo, isso não é problema para você.
      Pratique e deixe seu marido curtir o “sexo normal”. Ame-o e respeite seu livre-arbítrio.

      • Irmãos da Gnosisonline, lamentavelmente li em outros texto do mestre (Sexualidade para Solteiros)que, quando na pratica da transmutação e um pratica e o outro não um contamina o outro. Poderia me aclarar se procede. Obrigado

      • Não tô acreditando que em um site que versa sobre a ampliação da consciência existe homofobia! Quer dizer que um casal homo não pode desfrutar dessa tal de alquimia sexual? E por ‘realmente casado’ você quer dizer junto à lei, em um cartório? As pessoas estarem juntas, morando juntas, dividindo a vida não é estar casado?! Estou profundamente decepcionado com essa sua visão de mundo. Jamais imaginei que houvesse pensamentos assim nesse meio. Mais que decepcionado, estou enojado ( e só pra esclarecer, não me senti lesado em particular, sou hétero, mas respeito os homossexuais tanto quanto respeito aos héteros, meu respeito não depende da inclinação sexual, mas do caráter!).

        • O fato de respeitarmos quem tem a tendência homossexual não altera em nada os ensinamentos esotéricos e iniciáticos:
          NENHUM HOMOSSEXUAL EVOLUI NO CAMPO ESOTÉRICO.
          Um ser humano que seja homossexual pode (e geralmente o é) ser um ótimo cidadão, uma pessoa de bom caráter, pagador de impostos, honesto, bom filho etc.
          Mas não poderá trilhar a SENDA DA INICIAÇÃO. Entende-se trilhar a Senda da Iniciação o DESPERTAR DA KUNDALINI, que é a força divina mais poderosa do Universo, e que radica dentro de todos os seres humanos.
          E para se despertar tal Força Cósmica se necessitam duas energias com polaridade OPOSTAS, uma positiva (um homem) e outra negativa (uma mulher).
          Se houver dois homens (ou duas mulheres) se relacionando sexualmente entre si, além de não despertarem a Kundalini, despertarão forças tenebrosas extremamente pesadas.
          Quem não quiser aceitar estes enunciados esotéricos fique à vontade de procurar alguma doutrina mais “consoladora”.

  9. hahhahahahahhahaha,patético como ainda não perceberam humanos não passam de lixos um dia nós mesmo iremos nos destruir e faria um bom proveito desse dia para mergulhar a minha mão em seu sangue.Boa sorte a vocês,vão precisar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.