Ordens sufis

Ordens sufis

- emSufismo, Teologia Gnóstica
4701
8

Na prática o Sufismo abriga diferentes Irmandades ou Ordens, chamadas Tariqas. São inúmeras essas Tariqas, consta que são 97 ordens e muitas outras desconhecidas ─ e estão espalhadas em diferentes países do norte e do leste da África, como Somália, Etiópia, Mauritânia e, ainda, na Indonésia e Malásia, Afeganistão, Paquistão, Bangladesh, Índia, Curdistão, Rússia, Turcomenistão e nos Bálcãs.

São algumas destas ordens mais destacadas:

Ordem Chishti: [do mestre Haj Mu’in al-Din Chishti, afegão radicado na Índia].

Ordem Mevlevi: atua na Turquia e Bálcãs [região sudeste da Europa que inclui Albânia, Bósnia-Herzegóvina, Kosovo, Bulgária, Grécia, República da Macedônia, Montenegro, Sérvia]. Em seus exercícios de zhikr [meditação] utilizam intensamente a música e a dança. São os conhecidos Dervixes Rodopiantes.

Ordem Rifa’i [Rifaiyyah]: presente no Egito, na Síria, em Kosovo e Albânia, mas, também, em países do Ocidente: EUA, Austrália, Venezuela, Itália além de Marrocos, África do Sul, Argélia, Paquistão.

Ordem Naqshbandi: muito atuante nos EUA, Europa ocidental, Ásia Central, Índia, Sudoeste Asiático e Brasil.

Ordem Tijaniya: Muito atuante em Senegal, Argélia, Espanha e iniciando a divulgação no Brasil em parceria com a Associação Estrada da Harmonia. O primeiro passo da Iniciação do sufista é a submissão à disciplina imposta pelos mestres e professores.

Seja qual for a classe social ou poder econômico do candidato, começara provando sua humildade e fortalecendo sua capacidade para a disciplina, cuidando de tarefas domésticas, fazendo trabalhos do dia a dia e louvando a Deus a todo o tempo em seu íntimo.

Esse homem é um Sufi, um Dervixe exercitando sua humildade. O Sufi, assim como aconselham os mestres e professores, começa seu treinamento submetendo as vontade,desejos do corpo e das emoções à Vontade e poder da Mente Inteligente.

O Ser Divino (erroneamente chamado Eu ou Ego Superior) que passa a ser o Líder Espiritual Interno do Ser Humano; a Consciência (erroneamente chamada de Ego ou Eu Superior) deve comandar inteiramente a persona, que é mera personalidade condicionada e que serve de referência para esta vida, um piscar de olhos na Eternidade.

As Práticas voluntárias dos sufis, que fazem parte da disciplina pessoal do discípulo ou Adepto, incluem: Preces durante a noite, a lembrança de Deus (Zikr ou Dhikr), o jejum, a busca do conhecimento e assim por diante

Ao mesmo tempo, é importante que esses atos sejam realizados com absoluta sinceridade um trabalho interior constante de meditação, de recitação dos nomes de Deus e de permanente vigilância sobre si mesmo e toda a realidade à sua volta. Este estado de vigília alerta é uma forma de devoção a Deus (consciente da presença de Divina).

Lutar para avançara no trabalho progressivo de purificação da alma e da consciência da realidade Divina.

Práticas Específicas ou Coletivas ─ Zikr: é a lembrança de Deus. Uma ação devocional que consiste em se manter desperto, consciente da Onipresença do Criador. As cerimônias Zikr têm uma liturgia que, conforme a regra da Ordem Sufista, consiste em: meditação, recitação [de textos sagrados, audição de parábolas, aforismo de todos os tempos e culturas], canto, execução música instrumental, o incenso, o movimento rítmico, o êxtase…

SAIBA MAIS SOBRE O SUFISMO, CLIQUE AQUI.

8 Comments

  1. Luiz Andreola

    Gostaria de saber se há alguma ordem sufi no Rio Grande do Sul

  2. André Sampaio

    Gostaria de mais informações relacionados a iniciação no Sufismo, em minha cidade (Belém/Pa), que eu saiba, não há uma ordem Sufi, daí minha dificuldade de obter uma orientação.

  3. gostaria de saber onde posso encontrar uma ordem sufi em que possa iniciar a assistir reunioes abertas proximo a cidade de blumenau santa catarina

  4. Realmente ouve algum equívoco na edição deste texto. A Associação Estrada da Harmonia é ligada a Tarika Qadiri-Rifai Ansariyya. Shukkram e Salam

  5. Gostaria de informações sobre a ordem Suraward.

  6. Marwann Habib Castro

    AS SALAM MALEIKOOM !
    FAVOR ENVIAREM NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES
    DE ‘SUFISMO’ EM KOSOVO !!!

    GRATO, CORDIALMENTE.
    BISMILLÁH – ALLÁHU AKBAR

    [email protected]

  7. Amigos, só venho lhe informar um erro cometido no texto sobre a Tijaniyyah, não há parceria alguma entre os tijanis e a estrada da harmonia, que Allah encaminhe a todos a senda reta do Islam.

Comments are closed.

Confira também

Endocrinologia, saúde e paranormalidade

A ciência médica moderna, apesar de ter se