Mensagens subliminares

17
8361

O conceito de Mensagem Subliminar é muito abrangente e profundo. De acordo com a Psicologia acadêmica, mensagem subliminar é todo estímulo produzido abaixo do limiar de nossa Consciência cotidiana, onde o cérebro trabalha na famosa frequência Beta. Existem as mensagens subliminares que podem ser principalmente visuais e auditivas, porém muito se tem investido no seu uso em outros órgãos dos sentidos.

Há mensagens subliminares em toda a Natureza. Para se ter uma ideia, nossos olhos captam cerca de 1 milhão de informações visuais diariamente. É praticamente impossível uma pessoa “normal” digerir todo esse bombardeio de informações vindas do universo, da sociedade, da natureza, da família etc.

Essas Impressões Energéticas entram facilmente em nosso “mundo interior”, devido a nosso lamentável estado de desatenção, falta de consciência, divagação, adormecimento coletivo, falta de senso crítico, auto-observação, falta de lembrança de si mesmo em todos os atos do dia a dia etc. Enfim, é o que o grande mestre gnóstico Samael Aun Weor chama de Hipnose Coletiva. Isso mesmo: adormecimento da Consciência!

Se soubéssemos e pudéssemos discriminar o que entra em nossa mente, se tivéssemos a capacidade de criar uma espécie de “filtro psicológico”, onde só passassem informações e vibrações saudáveis à nossa mente e à nossa Consciência, evitaríamos cristalizar uma série de problemas e situações negativas em nossas vidas. E mais, teríamos verdadeiramente a possibilidade de viver mais livremente, poderíamos ser realmente donos de nosso próprio nariz. Definir por nossa própria vontade pessoal nossos destinos.

Digerir Impressões

O ser humano pode ser alegoricamente representado como um edifício de 3 andares, onde cada andar tem seu próprio alimento. O sistema digestivo (que digere alimentos sólidos e líquidos), o sistema respiratório (que canaliza os gases necessário à vida, como o oxigênio) e os sentidos superiores (como o olfato, a audição e a visão), que são os filtros de nossa mente em relação ao mundo exterior.

Os dois primeiros “digestores” possuem seus sistemas próprios de filtragem, nada passa sem ser devidamente aproveitado para o bem do organismo. No entanto, o terceiro digestor não possui determinados filtros que barram a entrada das Impressões que penetram em nosso cérebro e, daí, em nossa mente.

Dominar a Mente Alheia?

Desgraçadamente, por não termos esses filtros conscientes que digerem corretamente as Impressões Mentais que nos chegam aos milhões todos os dias, entram em nossa mente de tudo: impressões positivas, mas também negativas e neutras.

Sabendo disso, historicamente sempre existiram indivíduos inescrupulosos que se aproveitaram dessa falha de nossa psique para dominar as mentes alheias. Políticos, publicitários, religiosos, filósofos, militares etc., souberam usar dessa falha e manipular as mentes coletivas, usando uma linguagem não captada pelo consciente, mas sim pelo inconsciente. Também desenvolveram linguagens específicas que penetram diretamente nos níveis mais profundos da mente sem que essas mesmas mensagens sejam captadas pelo pouco de “mente discriminativa” que ainda nos resta.

Mensagens Subliminares na Publicidade

Como a inserção de imagens, palavras, ícones ou idéias não pode ser percebida pelo consumidor em nível normal de consciência, entendemos que o objetivo maior de sua utilização é controlar ou manipular as mentes das pessoas.

Obviamente, sabemos que as mensagens subliminares podem ser utilizadas para alimentar positivamente o ser humano, como temos visto em abundância nas obras sagradas, nas mensagens dos grandes mestre da humanidade, como nas parábolas de Cristo, nos símbolos cabalísticos do Antigo Testamento etc.

O caso é que essas mesmas mensagens são utilizadas não para despertar e alimentar a consciência humana, mas para manipulá-la.

No campo da Publicidade, a finalidade é fazer o indivíduo comprar este ou aquele produto, votar neste ou naquele candidato ou escolher este ou aquele canal de tevê.

Existem várias Técnicas de Inserção de Mensagem Subliminar (Tims), cada qual endereçada a órgãos dos sentidos específicos, sendo os principais a visão e a audição.

Podemos ver esses Tims em camisetas, em capas de livros, em outdoors, em “spots” de rádio e, principalmente, na televisão (noticiários, telenovelas, filmes e até mesmo em desenhos animados).

Os publicitários usam muita mensagem subliminar na divulgação de seus clientes, e seus produtos (alimentos, sabão em pó, bebidas, cigarros etc.).

As Campanhas de Cigarros

O intuito maior das campanhas publicitárias tabagistas, é mostrar através dos esportes radicais, das aventuras surrealistas e de desafios inimagináveis, tudo aquilo que o fumante gostaria imensamente de fazer ou praticar mas não pode, porque é fumante… A sinestesia de sons e imagens vem, na verdade, preencher um vazio psicológico. O fumante fica impossibilitado fisicamente de fazer o que é mostrado nos comerciais, mas, se fumar aquela determinada marca, subliminarmente é como se ele estivesse fazendo.

A grande maioria dos ‘viciados’ não tem dinheiro para realizar todas as fantasias mostradas nos comerciais, porém, fumando esta ou aquela marca, inconscientemente passa a viver ou ‘viajar’ nestas fantasias, como se fossem reais.

Gente descolada, livre, que sabe o que quer… E os incautos acreditam!

Desta forma, fica cada vez mais difícil fazer a separação entre o que realmente está causando a dependência no indivíduo, até mesmo se ela é de natureza física devido à nicotina ou se é psicológica devido ao ‘vício’ das imagens.

Para se Ter uma ideia da “guerra suja” travada pelas indústrias tabagistas, leia em seguida texto extraído do jornal paulista Folha de S.Paulo, de 9 de setembro de 2002, sobre a descoberta de uma Propaganda Subliminar divulgando “uma prova inconteste de que a propaganda de cigarros é dirigida a adolescentes.

Treze dias antes de a publicidade de cigarro ter sido banida das tevês no Brasil, o que ocorreu em 1º de janeiro de 2001, a Souza Cruz aceitou retirar do ar uma campanha do cigarro Free que o Ministério Público de Brasília considerou ilegal porque estimularia crianças e adolescentes a fumar. Com o acordo, foram canceladas 240 veiculações do comercial.

Foi a primeira vez no Brasil que um comercial de cigarros saiu do ar por suspeitas de que era dirigido para adolescentes. Nos Estados Unidos, promotores encontraram dezenas de documentos internos da indústria, nos quais executivos diziam abertamente que o alvo da propaganda era o público jovem (leia texto abaixo).

Um dos pontos do acordo de Brasília previa que a análise que embasou a ação do Ministério Público seria mantida em sigilo, mas a Folha teve acesso ao documento. É um laudo do Instituto de Medicina Legal do Distrito Federal, no qual três psicólogos analisam o comercial do Free em que um pintor diz: “Vejo as coisas assim: certo ou errado, só vou saber depois que eu fiz. Eu não vou passar pela vida sem um arranhão. Eu vou deixar minha marca”.

O promotor que conduziu as investigações e conseguiu tirar o comercial do ar, Guilherme Fernandes Neto, diz que, independentemente de uma análise mais profunda, o texto da campanha é “absurdo porque prega a irresponsabilidade social”: “Só o desconhecimento de psicologia comportamental e a falta de compromisso com a função social da publicidade podem justificar um comercial dirigido para adolescentes”.

A análise psicológica é dividida em duas partes: o conteúdo visível e o que os psicólogos chamam de “mensagem subliminar”.

Os psicólogos avaliam que o diálogo tem “algo de irresponsável” – “parece não haver também preocupação com as consequências de sua decisão”.

Propaganda Subliminar

Ao decompor o anúncio quadro a quadro, os psicólogos encontraram o que consideram ser “propaganda subliminar”. Na definição deles, propaganda sublimar é “qualquer estímulo realizado abaixo do limiar da consciência, que produz efeitos na atividade psíquica e mental do indivíduo”. As mensagens subliminares são “remetidas automaticamente ao nosso cérebro, em nível involuntário, inconsciente”.

Por três décimos de segundo, ou seja, numa fração de tempo imperceptível para os olhos humanos, aparece uma mulher fumando. Logo em seguida, também por três décimos de segundo, aparece outra pessoa fumando.

Se os eventuais efeitos da chamada propaganda subliminar são cada vez mais questionados, a dúvida de Fernandes Neto não é desprezível: “Por que a Souza Cruz incluiu no comercial imagens que não dá para ver? Certamente, há alguma razão para isso”.

A Souza Cruz alega que a responsabilidade sobre o comercial é das diretoras do filme, Daniela Thomas e Carolina Jabor. Daniela, porém, afirma não se lembrar dessa imagem e diz que, se ela existir, teria a função de dar ritmo às imagens.

A Associação em Defesa da Saúde do Fumante (Adesf) acha que o Ministério Público pegou um peixe grande. Luiz Mônaco, diretor jurídico da entidade que processa as fábricas por fraude contra a saúde pública, diz que o comercial “é a primeira prova inconteste de que a indústria dirigia sua publicidade para adolescentes”.

Convite Especial

Nas gigantescas colunas do Templo de Apolo, em Delfos (região central da Grécia) havia duas inscrições majestáticas: Gnōthi Seauton e Mēdén Ágan.

Gnothi Seauton é um conselho, um ensinamento e uma advertência ao mesmo tempo. Pode significar Conhece-te a ti mesmo, Lembra-te de quem tu és, Reconhece o teu lugar no Cosmo…

E Medén Ágan pode ser traduzido: Nada em excesso, Trilha o Caminho do Meio.

Convidamos você, querido Buscador da Verdade, a pesquisar texto a texto a sagrada sabedoria Gnóstica contida em nosso portal GnosisOnLine para beber da fonte primeva do Conhecimento Superior que sempre tem sido entregue a qualquer um que esteja sedento.

Boas leituras e ótimas reflexões e meditações!

17 COMENTÁRIOS

  1. Eu, outro dia, sonhei que tinha um gato místico cor de fogo e ele tinha que lutar contra uma pedra mística de cristal cujo elemental dela era uma jovem e bela mulher de cabelos claros (quase brancos). A peleja foi grande e o gato lutou ferozmente contra a pedra até vencê-la. Como punição pela derrota tanto a pedra quanto a mulher foram aprisionadas numa caixa mística de ouro. Eu queria saber se este sonho tem algum significado ou se não significa coisa alguma? Eu já mandei outras duas mensagens sobre este sonho e não recebi resposta. Eu gostaria que resodesse nem que fosse pra mandar a resposta pro meu e-mail. Eu sinto que a informação é importante. Obrigado.

  2. acho que o seu sonho significa que voc tenta afastar o sentimento que sente por uam jovem bonita, ou sua mãe. tenta afastar sentimentos por mulheres por medo, e achar que deve lutar contra isso.

    • A Gnose tem uma metodologia distinta das outras linhas ditas esotéricas: trabalhamos com Forças Espirituais que estão latentes/reprimidas em nosso interior, a fim de que nossa vida mude de uma forma radical e absoluta, muito além do que imaginamos.
      Induções subliminares, controle da mente, fortalecimento mental etc. não são recomendáveis, pois fortalecem a prisão mental em que nossa Essência Divina se encontra encarcerada.
      Convido você, Mika, e todo o público, a pesquisar os estudos gnósticos.

  3. sonhei com uma lagarta tatuarana que escorregava em minha direção. Em seguida ela se transformava num grande felino que comia a cabeça de outro pequeno felino e em seguida se transformava numa ave eu ficava temeroso da ave me atacar e ela voa e vai embora. Em seguida o ciclo recomeçava, com outra ave descendo pra se transformar em taturana

  4. ola eu sempre sonhei em fazer hipismo e quando esse sonho ia se realizar minha mae o estraga teria um jeito de mim convence-la com esse tipo de tecnica.Agradeço desde ja

  5. uma vez eu tive um sonho que eu estava dentro de uma . e eu vi um bodi em cima de uma espécie de um altar e na hora todos estavam fazendo um tipo de adoração a esse bodifoi muito esquisito nunca tive um sonho desse jeito e o engraçado que eu via essa pessoas mais eles não me viam

  6. em seguida tive outro sonho mais foi bem diferente.neste sonho eu vi um monte de garotas e elas estavam com uma roupa bem antiga como se fossem wiccanas se vestiam igualzinho aos menbros da [wicca]mais dançavam,cantavam um ino em hebraico,estavam muito alegres e alteradas pareciam que estavam em algum tipo de show religioso depois eu acordei muito assustada

  7. Bom dia!
    Adorei o texto e gostaria de receber algum material para me aprofundar nas pesquisas de mensagens subliminares tendo como finalidade um conhecimento mais aprofundado com a psicologia acadêmica, até mesmo para me ajudar no cotidiano.

    • Se a terapeuta não explicou com detalhes se torna algo subjetivo, incipiente.
      Sugiro que você estude sobre o conceito gnóstico de Alma, Ego, Essência e Ser Divino.
      Quem sabe a sublimação psicológica se torne algo mais objetivo para você…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.