Os arquétipos negativos da mulher

17
19492

À medida que nos aprofundamos em nosso universo inconsciente e infraconsciente encontramos elementos tenebrosos que deixaram suas marcas no passado e que em determinadas circunstâncias podem voltar a manifestar-se no presente. Esses arquétipos negativos apoiam-se na legião de eus e permanecem ocultos na maioria das mulheres e dos homens.

Quando um homem não reconhece sua própria sombra, a tendência é projetá-la nos outros, nos seus amigos, na esposa, no seu chefe, nos desafetos, instrutor, ou mesmo projetá-la pelos sonhos incoerentes e perturbadores conhecidos como pesadelos. É difícil conviver com uma pessoa que não reconhece sua própria sombra, porque seu mecanismo de defesa a leva a projetá-la constantemente nas pessoas mais próximas.

Ao estudarmos os arquétipos sexuais decadentes masculinos e femininos, no primeiro momento acreditamos que sejam personagens externos, alheios ao nosso mundo psíquico particular. Porém, com um pouco de sinceridade interior, acabamos descobrindo que eles coexistem dentro de nós.

É claro, estão bem escondidos em estratos da nossa mente, quase inacessíveis. Se nos acomodarmos, se não tivermos interesse em conhecê-los e iniciar um processo de dissolução, mais à frente em etapas mais avançadas da Iniciação eles virão à tona com todo força. Os arquétipos sexuais decadentes são parte integrante do Inimigo Secreto, verdadeiros sabotadores dos adeptos do Tantra Branco (magia sexual sem a perda da energia da vida).

Esses arquétipos são representados simbolicamente por personagens históricos em cujas vidas se manifestaram intensamente esses aspectos decadentes e tenebrosos. Entre os mais importantes vamos destacar três masculinos e três femininos.

Arquétipos Masculinos Negativos

O tipo donjuan, o tipo casanova e o tipo rasputin (ou eu-diabo). Essas três classes de arquétipos negativos masculinos foram muito estudadas na obra O Mistério do Áureo Florescer, de autoria do VM Samael Aun Weor e disponível na Biblioteca Gnosisonline e na loja virtual Esotera.

Mas, resumidamente, podemos explicar que o tipo donjuan é aquele sedutor completamente passionário, luxurioso, expert nas técnicas de sedução da mulher, e que age pelo prazer da conquista e pelo número de seduções alcançadas; o elemento psicológico oculto que desencadeia esse tipo de personalidade são os complexos de inferioridade e de rejeição e também a autoafirmação.

Ou seja, por frustrações da vida, por sensações de inferioridade (falta de beleza, de altura e de inteligência) e de rejeições diversas.

Já o tipo casanova é também passionário e luxurioso como o donjuan, porém, o elemento psíquico desencadeador é o profundo ódio e menosprezo pela mulher, além da necessidade da perda da energia sexual repetidas vezes.

Finalmente, temos o tipo rasputin, que é o mais tenebroso de todos, que se utiliza da mulher para o engrandecimento de uma personalidade tântrica negativa. Este tipo se utiliza da mulher para praticar tantra, sem perda da energia sexual, porém fortalecendo o Ego. O tipo rasputin é também chamado de eu-diabo ou “demônio casto”.

Arquétipos Femininos Negativos

1 – Dalila

Trata-se do arquétipo conhecido por uma personagem bíblica bastante conhecida. O aspecto histórico da Dalila é bem conhecido, porém, poucas mulheres conhecem esse seu lado tenebroso interno (de cada uma), que corta os cabelos de Sansão, quando este está dormindo.

Simbolicamente, isso significa que ela aproveita o adormecimento e fragilidade emocional do homem para provocar a sua queda sexual, tirando-lhe seu poder, sua vitalidade física e espiritual. Esta é a mulher fatal que encanta e seduz pela fragilidade, carência e outros aspectos emocionais cativantes.

Os praticantes da arte do Tantra sabem do perigo que representa uma mulher que deseja extrair as energias sexuais masculinas, uma mulher que deseja ver o homem caído, sem forças vitais, rendido diante do seu erotismo de tipo inferior.

Esse arquétipo encarnado por esse tipo de mulher fatal é o caminho certo para o fracasso. É muito difícil um homem comum, por mais forte que seja, não se render ante uma Dalila, principalmente se ela for consciente da sua ação.

Atualmente já se ensinam técnicas às mulheres para que extraiam o máximo de energias de seus companheiros sexuais. Em outras palavras, preparação de Dalilas… Toda mulher tem esse arquétipo em seu inconsciente e infraconsciente (em maior ou menor grau). Se ela tivesse condições de analisar objetivamente seu passado, o descobriria.

Quando a mulher se familiariza com a Alquimia Sagrada, inicia uma verdadeira revolução da Consciência feminina e passa a lutar intensamente para ajudar o seu sacerdote a preservar as energias da vida.

Ela se torna uma vestal cuja missão é a de manter o archote aceso, manter o fogo sexual em ação, não permitir que esse fogo se apague. Um alquimista inexperiente tem nessa mulher fatal, a Dalila, sua pedra de tropeço.

E o alquimista experiente, maduro, poderá resistir, não se deixar cair e vencer o desafio, ajudando-a a desintegrar esse aspecto tenebroso da sua psique. (Esse é o caminho do fio da navalha, cheio de perigos por todos os lados.)

Para que a mulher desabroche esse arquétipo feminino superior, necessita primeiramente descobrir, depois compreender e finalmente dissolver o arquétipo inferior e oculto dentro de si mesma.

2 – Kundry

Enquanto o tipo Dalila seduz e destrói pela sedução emocional, magnética e cativante, o segundo arquétipo sexual negativo é, sem dúvida, o mais sutil e frequente entre o sexo feminino. Trata-se do tipo Kundry, personagem encontrada na obra Parsifal, de Richard Wagner, mulher fatal que com todos os artifícios deliciosos de seus encantos surge da floresta perfumada para tentar o herói, Parsifal.

É a mulher dotada de extrema beleza, porém, pervertida pelo espírito do mal. Corresponde à Eva mitológica. Para Kundry não existe homem forte; os homens são todos muito débeis. Somente a castidade do homem pode salvar Kundry. Geralmente, as mulheres belas têm esse aspecto de Kundry dentro de sua psique.

Quando ela aceita e pratica a Castidade Científica consegue transcender seu lado obscuro, sua vaidade e seu narcisismo egocêntrico, descobrindo que há belezas espirituais que são eternas, ao passo que a beleza física é ilusória. Quando seu parceiro não é casto esse arquétipo se robustece intensamente. Tanto Dalila quanto Kundry provocam a queda do homem.

A primeira pela armadilha sensual previamente preparada. A segunda por seus encantos irresistíveis que fazem com que o homem se renda fascinado e hipnotizado. Se Dalila leva o homem à queda por sua sexualidade exacerbada e incontrolada, Kundry o faz por seu poder de fascínio.

“A exótica sacerdotisa da deliciosa tentação das Mil e uma Noites provoca no centro sexual do homem uma vibração passional com o evidente propósito de fazê-lo cair desfalecido em seus braços.”

Ressalta-se que atualmente há um culto generalizado de Kundry. A estética moderna desenvolveu métodos de embelezamento associados à modelagem física e a regimes alimentares que são capazes de alterar completamente o aspecto externo da mulher (e do homem também, obviamente).

É claro que as técnicas de embelezamento são bem recebidas, mesmo porque elas são importantes no relacionamento entre o homem e a mulher.

Mas outra coisa é aproveitar a beleza para perniciosamente realizar sortilégios fatais que visam escravizar o homem e provocar sua queda.

Todas as mulheres têm potencialmente dentro de si as duas naturezas de Kundry: a sedutora fatal e a mulher alquimista (ou seja, o aspecto superior é a sacerdotisa do fogo, arquétipo superior da Deusa).

3 – Salomé

Esse terceiro arquétipo sexual negativo é realmente muito tenebroso. É a femme fatale que por um prazer doentio destrói corações, almas e corpos. Na memória do ser humano ficam arquivadas cenas das diversas tragédias passionais, vividas em épocas (encarnações) remotas, tais como traições, adultérios, assassinatos.

Muitas vezes o casal está vivendo tranquilamente. Sua vida conjugal parece ser tão somente amor, felicidade, alegria. Em meio a essa felicidade há um único átomo de trevas que em determinada circunstância ressurge avassaladoramente. O arquétipo de Salomé é uma mescla de luxúria e fúria assassina.

De certa forma representa um complexo de castração, o desejo inconsciente da mulher de anular o poder masculino roubando suas energias sexuais e depois, simbolicamente, cortando sua cabeça (ou o pênis, emasculando assim o homem). Esse arquétipo, a exemplo dos anteriores, desenvolveu-se pelo rebaixamento da mulher (nesta ou em encarnações passadas) e sua consequente reação contra o sexo masculino.

A inveja é outro fator oculto que provoca a manifestação desse arquétipo negativo. Inicia-se com um processo de complexo de inferioridade causado por sociedades repressoras e vai evoluindo com as comparações mentais… Ou seja, se uma pessoa, a todo momento, deixa-se levar pela comparação mental em qualquer circunstância da vida, acaba sendo vítima de algum complexo de inferioridade. A seguir surge um processo de competição, disputa e posteriormente se transforma em ressentimento, em agressão mental, verbal e até mesmo física.

Quando esse processo envolve honra, traições, ciúmes e outros agregados psicológicos, surgem os estados hipnóticos da infraconsciência: fúrias, agressões físicas, crimes e outros. Os fratricídios e dramas passionais tomam considerável espaço nos meios de comunicação. A violência é sempre destacada nas principais manchetes.

A banalização dos crimes, a frieza dos assassinos que matam sem escrúpulos. Os dramas penitenciários sem solução. O caos reinando em diversas partes do mundo.

Por causa da falta de Amor Consciente…

Lilith, o demônio, é a mãe dos abortos e da infrassexualidade

4 – Lilith

Finalmente, chegamos ao mais terrível dos arquétipos femininos negativos: o da Lilith da Cabala hebraica. Lilith representa uma personagem mitológica, que se tornou popular na Idade Média, sendo a primeira mulher criada, antes mesmo de Eva. Essa tradição não vem da Bíblia, mas de textos babilônios e cabalistas, como o Sepher Yetzirah.

Lilith e Nahemah são dois demônios perversos. Eles governam as duas fundamentais esferas do Abismo (os dois primeiros Círculos Dantescos são regidos por Nahemah, enquanto os demais sete Círculos pertencem a Lilith. O Mestre Hilariux IX, em sua terceira mensagem do Aryavarta Ashrama, sobre a Sagrada Ordem do Tibete, diz textualmente o seguinte: “Nos infernos − dizem os cabalistas − há dois reinos de estriges: Lilith, mãe dos abortos, e Nahemah, beleza mortal e fatídica”.

O VM Samael explica: Lilith é um demônio no astral inferior e toma a aparência de um menino terrivelmente maligno, rosto terrivelmente perverso. Veste túnica de cores negra e azul-escuro, cores da gama do infravermelho. (Essas mesmas cores são usadas pela Loja Branca, porém na gama do ultravioleta. O infravermelho pertence à Loja Negra e o ultravioleta à Loja Branca.) Lilith é um demônio e suas vestimentas são de demônio.

O demônio Lilith é terrivelmente fornicário e de sua medula espinhal irradiam-se trevas e abismos. A influência desse Hierarca tenebroso é vista nos degenerados movimentos ditos “feministas”, cujas bandeiras principais são o lesbianismo, o rebaixamento dos homens a uma condição subserviente e, muito especialmente, o aborto.

Esse arquétipo infernal chamado de Lilith compõe-se de uma série de elementos psíquicos egoicos que atraem Átomos do Abismo e os instala no mais profundo do infraconsciente, tornando o pseudofeminismo uma autêntica mística, uma filosofia de vida que destrói o autêntico Amor. O puro ódio à vida (aborto) e o puro ódio destrutivo aos homens são as consequências na sociedade e na mente de certas mulheres que se envolvem com a egrégora de Lilith.

O que o Gnosticismo moderno preconiza é que tanto homens quanto mulheres precisam compreender que somente o AMOR TÂNTRICO SUPERIOR entre ambos é que pode levá-los à autêntica felicidade e autorrealização íntima do Ser Divino…

Ali Onaissi (Jornalista, escritor e coordenador do Portal GnosisOnLine)

 

17 COMENTÁRIOS

    • Prezada Janaína,

      Se deve estudar os seguintes livros do Mestre Samael:
      A Grande Rebelião
      O Tratado de psicologia revolucionaria
      As Três montanhas
      Sim Há Inferno, Sim Há Diabo, Sim Há Carma
      A Revolução de Bel
      E o Matrimonio Perfeito…

      E quando tenhas lido ao menos um desses livros, pois, seria bastante útil ler também o texto do V.M. Rabolu sobre” os detalhes e a morte em marcha”… Assim, com esses livros já tens por onde começar bem….

  1. tenho um amigo que agora se encontra na Mongólia e viveu vários anos na índia onde conheceu pessoalmente o dalai lama atual que lhe disse de lábios a ouvidos A MULHER É O CAMINHO!

  2. Gostaria muito que vocês colocassem disponivel texto falando sobre o arquetipo da sereia e o arquetipo de Afrodite.
    Aguardo resposta.
    Muito obrigado.
    Regina.

  3. veja como são as coisas:…sempre me perguntei o que há de errado comigo?…e hoje por “casualidade” encontro a resposta!
    nenhuma mulher vai reconhecer que SIM! tem dentro de si um ou varios dos arquetipos negativos da Mulher.
    Pois bem, desde criança (5 anos) sempre me senti superior a todos os meninos que conhecia…até hoje continuo achando mesmo que os homens são fracos,débeis, incapazes de controlar a si mesmos, e claro que quando me sinto ludibriada, o que desejaria mesmo era a cabeça deles.
    Me aborrece demais a condição da mulher aqui, e todos os dias me pergunto se é isso mesmo que Deus quer pra nós Mulheres.
    Enfim, eu te pergunto: como é que vou fazer pra mudar a minha atitude?

    • A psicologia gnostica nos entrega praticas precisas para eliminação do “eu”,te recomendo a ler (psicologia revolucionaria),ou a frequentar um grupo de estudos…

  4. Na maioria das vezes é o homem quem ferra com a vida da mulher. A mulher é o negro do mundo ao que parece.
    Tudo é culpa da mulher. Sempre foi assim né ? O homem nesse texto está colocado como um débil mental sem condições de tomar decisão.Seduzido pela malvada. E quando o homem seduz? Caminho certo para o fracasso?
    Que culpa a mulher tem que o homem goza durante o sexo? Foi a natureza que determinou isso .
    Desde quando é obrigação da mulher evoluir o homem ?
    Agora a mulher tem que ficar servindo de brinquedinho sexual evolutivo ajudando o pobre coitado a não gozar para não perder sua força vital.
    O texto diz que a mulher tem a missão de ajudar o homem a manter sua força vital. Mais uma vez a mulher foi reduzida a uma serviçal do homem . É nossa missão ficar horas e horas ” aguentando ” evitando e ajudando que o homem não goze para que vocês se iluminem ? Até na espiritualidade tem dessas coisas.
    E depois de derramar o sangue pela humanidade ainda levamos a culpa de todas as desgraças .
    Se o homem cair ou fracassar a culpa é da mulher.
    Se o casamento acabar e família se desintegrar a culpa é da mulher.
    Se a mulher trai ela é culpada e se o homem traiu a culpa é de uma mulher também que o seduziu ou a dele deixou a desejar. Fazem as piores patifarias mas são os coitados e a mulher o diabo.
    é como ouvi em um desenho animado certa vez : TUDO QUE O MUNDO TEME ELE MALTRATA.
    É como ta dito em um comentário: A MULHER É O CAMINHO.
    ela é a propagadora da vida , ela alimenta , ela educa. Ela tem muito poder e por isso tanta fúria em acorrentá-la e lhe imputar culpa até mesmo pelas fraquezas dos outros.

    ok

    • Isso acontece, eu acho, pq nossa sociedade eh egoísta e imatura. A mulher que cuida, nutre e zela pelo homem faz isso por amor, pura e simplesmente. Ela não tem isso como missão, creio eu, mas eh um poder latente que só pode fazer bem à relação, desde que o homem também seja uma pessoa valorosa. O problema no machismo é que não conhecemos nossas virtudes e qualidades, então não sabemos o que deveríamos ter por direito, por ex, compreensão, carinho, respeito. Os homens nos tratam como objetos e nós acreditamos que é assim que devemos ser tratadas. Por isso todo o mal e injustiça que sofremos diariamente.

      • Você está correta, Larissa, infelizmente a sociedade humana, pelo menos deste planeta, é extremamente “animalesca” e egoísta, daí ser injusta e malvada.
        A missão dos gnósticos, ao longo da história, sempre foi incentivar todos os seres humanos (independentemente de sexo, cor, raça, religião, condição social etc.) a despertarem seus potenciais espirituais.
        Quanto mais se busca a “luz interior”, mais o mundo e a sociedade são iluminados por essa luz (luz = consciência = amor = fraternidade etc.).

  5. E ATÉ AS MULHERES `DITAS`ESCRAVAS/ JA NAO QUEREM SERVIR MAIS – NOVA EON – RAUL SEIXAS

    É OBRIGAÇÃO DOS DOIS SEXOS EVOLUIREM EM TODOS OS NIVEIS, SEREM COMPANHEIROS, PARCEIROS NESSA ESTRADA… SEM OPRIMIR E REDUZIR UM AO OUTRO… HOMEM E MULHER SAO INTERDEPENDENTES NA EVOLUÇÃO HUMANA, TANTO FISICA QUANTO ESPIRITUAL
    E REALMENTE, O SEXO MASCULINO SE FEZ DE IMPOTENTE AO LONGO DA HISTORIA HUMANA, NO QUESITO ESPIRITO
    ENQUANTO A MULHER FICAVA EM CASA, CUIDANDO DOS FILHOS , TEVE TEMPO DE DESENVOLVER O PODER DE INTUICAO , AMOR, CUIDADO; JA O MASCULINO DESENVOLVEU MUITO MAIS O INTELECTO, A FORÇA.
    AGORA ESTAO DESEQUILIBRADOS E PRECISANDO UM DO OUTRO PARA SE SENTIREM COMPLETOS. E PRA AJUDAR NISSO, A SOCIEDADE DITA MODERNA PROMOVE A GUERRA ENTRE OS SEXOS, SEPARANDO E POSTERGANDO CADA VEZ MAIS ESSA UNIAO DE OPOSTOS, NECESSARIA PARA EVOLUCAO DA HUMANIDADE. NAO ESTOU DIZENDO COM ISSO, QUE A MULHER SEM HOMEM NAO É NINGUEM E VICE VERSA ..MAS A UNIAO ENTRE ELES, A EVOLUCAO PSIQUICA, EMOCIONAL E ESPIRITUAL SERA MAIOR QUANDO OUVER A TROCA DO QUE FOI NEGADO AO HOMEM E DO QUE FOI TOLIDO À MULHER , COISAS ESSAS QUE SAO DE DIREITOS INATOS DOS DOIS SEXOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.