Capricórnio – De 22 de dezembro a 19 de janeiro

45
23111

Regências e Relações

Região do corpo: Joelhos e pele
Metal: Chumbo
Pedras preciosas: Ônix
Perfume: Extrato de Pinho
Planta: Plátano Falso
Flor: Loto
Planeta: Saturno
Cor: Negra
Elemento: Terra
Palavra-chave: Obstrução
Dia da semana: Sábado
Arcanjo Regente: Orifiel
Gênios do Zodíaco: Sagdalon e Semakiel
Tattwa: Pritvi

Querido discípulo:

Chegamos, neste curso, à constelação de Capricórnio.

Esta constelação é a casa de Saturno, o Ancião dos Dias. Saturno é o planeta do sistema solar mais afastado da Terra*. A Lua é o satélite mais próximo da Terra. Mercúrio a segue e depois, em ordem de distância, seguem Vênus, o Sol, Marte, Júpiter e Saturno (em escalas ordenadas de distância.)

Sobre essa base natural e cósmica baseia-se o antiguíssimo calendário de lunes, miércoles, viernes, domingo, martes, jueves e sábado.

Os católicos romanos mudaram esse legítimo calendário e sobre essa falsificação levantou-se a astrologia de aritmética moderna. É lógico que a astrologia moderna, sustentada por bases falsas, seja um verdadeiro fracasso.

Compete-nos agora restaurar a autêntica astrologia antiga e para isso torna-se indispensável o retorno urgente ao legítimo calendário Arcaico.

Todas as obras astrológicas de Max Heindel e de Alpherat estão baseadas em um falso calendário, e assim, não têm base fundamental e são equivocadas.

Nós, Gnósticos, somos os restauradores da sabedoria esotérica.

Eu, Samael Aun Weor, sou o Grande Avatara de Aquário. Sou o Iniciador da Nova Era e o Mensageiro dos mundos superiores de consciência. Vim para trazer a cultura da Nova Era e para formar uma nova raça de Deuses. Por isso, quero que me escuteis. “Pedi e vos será dado; batei e vos será aberto”. Isso dizem as Sagradas Escrituras.

Ensinei-vos o mistério indizível do Grande Arcano e quero que aprendais a manipular o cintilar das estrelas para que governeis a Natureza.

Escutai-me bem: as horas planetárias tal como veem nos anuários astrológicos e textos de astrologia são, em geral, falsas e absurdas, porque o calendário em voga é falso e absurdo e também porque jamais povo algum da Antiguidade usou as tão curiosas e cacarejadas horas planetárias dos astrólogos atuais.

Os antigos e velhos sábios consideraram o dia como uma cruz dentro de um círculo perfeito. Esses velhos contempladores de estrelas, cujos olhos investigadores penetraram profundamente nos mistérios das estrelas, receberam a iluminação dos Deuses Planetários. Esses antigos astrólogos aprenderam dos Deuses que o dia se divide em quatro partes como uma cruz dentro de um círculo perfeito.

Eles sabiam que o dia estava governado só por quatro planetas, segundo a velha ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.

O primeiro quarto do dia está governado pelo planeta do dia que leva o seu nome; o segundo, terceiro e quarto quartos do dia desenvolvem-se de acordo com a ordem dos planetas: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.

Assim, pois, a segunda-feira corresponde ao domingo atual e o sábado ao próprio sábado que é o sétimo dia*.

Dessa, maneira, as 12 horas do dia dividem-se em quatro partes de três horas cada uma delas.

Esse sistema simples, fácil e rápido permitirá saber qual planeta exatamente se acha governando o espaço em um dado momento. Esse foi o sistema que os grandes astrólogos antigos conheceram e que eles aprenderam dos Deuses Siderais.

Aqui não são necessários os tão famosos cálculos dos astrólogos de aritmética. A única coisa que se requer aqui é um pouco de prática e bom senso para conhecer o tempo sideral.

Esse sistema simples e sublime pode ser aprendido por qualquer pessoa, pois não são necessárias tantas complicações, tais como: logaritmos, tábuas de casas, grossos volumes de efemérides astrológicas, enfim, essa complicada geringonça dos pseudossapientes da astrologia de aritmética.

Agora nasceu uma nova geração de astrólogos, os iluminados da Nova Era, os paladinos de Aquário. Já não precisamos de horóscopos de aritmética. Agora conversamos com os Deuses para conhecer os destinos dos homens.

Sacudi o pó de vossas cabeças, velhos professores de astrologia, porque ressoam os primeiros sinos de Aquário, cantando as páscoas da Ressurreição.

Deixai-nos em paz, astrólogos de aritmética. Estamos cansados de vossos erros, queimai toda essa geringonça de logaritmos, efemérides, tabelas de casas etc.

Agora só nos interessam os paladinos da Nova Era, os astrólogos iluminados que saibam falar com os Deuses Siderais. Estamos enfastiados de tanta teoria e vamos ao grão, ao efetivo, ao real. Não queremos mais astrólogos cegos, apoiados sobre a muleta dos números.

Agora só nos interessam os clarividentes das estrelas, os sacerdotes dos templos siderais, os sábios de Aquário.

O discípulo deverá escolher as horas para trabalhar com as estrelas.

Em horas da Lua pode-se trabalhar com a Lua; em horas de Mercúrio pode-se trabalhar com Mercúrio etc. Saturno é a morada das hierarquias verdes. Essas hierarquias deram ao homem a alma animal, o corpo mental.

A mente deve libertar-se de toda classe de escolas, religiões, seitas, crenças, etc.

Todas essas jaulas são trevas que inabilitam a mente de pensar livremente. Há necessidade de que a mente se liberte das ilusões deste mundo e se converta no fino e maravilhoso instrumento do Íntimo.

Há de se libertar a mente de toda classe de raciocínios desejosos.

Torna-se imprescindível a cristificação da mente, da mente Cristo.

Precisamos de uma mente que saiba pensar apenas com o coração. Necessitamos de uma mente que saiba escutar a voz e entender a linguagem do coração.

Necessitamos de uma mente que não raciocine quando o coração mande.

A mente que só obedece à linguagem do coração é Mente Cristo.

A mente que não raciocina e só se movimenta sob as ordens que sem do coração é a mente Cristo.

A mente deve se converter no instrumento do coração.

 

 

O que sabe a razão? A razão é um processo doloroso da mente fundamentado na ilusão das coisas exteriores.

A razão nada mais faz que dividir a mente entre o batalhar das antíteses. As decisões da razão são filhas da ignorância e trazem dor.

A nova humanidade será a humanidade da intuição. O intuitivo move-se com a voz do silêncio.

A cristificação total da mente só se realiza com a Kundalini do corpo mental.

A Kundalini do corpo mental é o quarto grau de poder do Fogo.

Mediante a Kundalini do corpo mental extraímos da alma animal a mente Cristo. Temos que expulsar do templo mental toda classe de pensamentos terrenais.

A Mestra HPB diz em A Voz do Silêncio o seguinte: “Tens de alcançar tal fixidez da mente em que nenhuma brisa, por forte que seja, possa insuflar algum pensamento terreno. O santuário assim purificado deve estar vazio de toda ação, som ou luz terrenal. Como a mariposa alcançada pela geada cai sem vida no umbral, assim devem todos os pensamentos cair mortos ante o templo”.

“Olha o que está escrito.”

“Antes que a chama de ouro possa arder com luz serena, a lâmpada deve estar bem cuidada em um local livre de todo vento.”

A razão é do eu animal, a intuição é a voz do Íntimo. A razão é externa e a intuição é interna.

O quarto grau de poder do fogo converte-nos em Arhat.

O corpo mental também tem sua medula e sua cobra. O Ascenso do Kundalini da mente realiza-se com os méritos do coração.

Falamos da mente em capricórnio porque este signo é casa de Saturno e neste astro moram as hierarquias verdes que deram ao homem o corpo mental.

Capricórnio é a porta do céu porque é casa de Saturno.

Quando a alma desencarna, acompanhados os estados post-mortem, chega à esfera ultrassaturniana, submerge dentro do infinito e sente a sensação de ter todo o infinito dentro de si mesma. Esta sensação prolonga-se até a alma sentir-se ligada a um novo corpo físico que permitirá seu retorno à dolorosa escola da vida para continuar sua ascensão pela espiral da vida.

Saturno, Senhor da Morte, em Capricórnio encontra sua casa. Capricórnio influi sobre os joelhos e o esqueleto humano. As correntes que sobem da terra, ao chegarem ao joelhos, carregam-se do chumbo de Saturno. O chumbo dá a essas correntes força e constância.

Nos joelhos há uma substância maravilhosa que permite o livre movimento de tão simples e maravilhosa engrenagem óssea. Essa substância é a sinóvia; palavra criada por Paracelso e que quer dizer: Syn (=junto) e ovum (=ovo), portanto, “substância com ovo”.

O ovo é realmente uma substância maravilhosa. Experimentos esotéricos, altamente científicos em relação ao desdobramento da personalidade humana, provam que a casca de ovo tem certos poderes ocultos que facilitam o desdobramento astral.

A chave consiste em reduzir a casca do ovo a pó, o qual deverá ser aplicado pelo discípulo sobre seu peito e nas axilas. Em seguida, deverá se deitar e cobrir-se bem com os cobertores (felpudos). Logo, o estudante deverá adormecer pronunciando o mantram FARAON, assim: Faaaaaaa Raaaaaaa Onnnnnn.

Estes mantras devem ser pronunciados mentalmente e quando o discípulo se sentir adormecido, levante-se do leito e dirija-se à Igreja Gnóstica.

A primeira sílaba, Fa, corresponde ao gongo chinês, ou seja, o Fá musical que ressoa em toda a criação.

Há de se pronunciar essa nota para sintonizar-se com a Mãe Natura.

RA, a segunda sílaba, relaciona-se com o um mantra muito antigo que faz vibrar todos os chacras do corpo astral. Esse mantra não se pronuncia com um único R e sim com vários, assim: Rrrrrraaaaaa.

A última sílaba, ON, corresponde ao mantra hindu Om, porém aqui se pronuncia Ooooooonnnnnnnn.

O mantram FARAON pode ser vocalizado com a mente ou, ainda melhor, com o coração.

Dessa maneira, o poderoso mantra egípcio FARAON serve para sair em corpo astral. (Assista ao vídeo ao final do texto.)

Durante o signo de Capricórnio, deve-se praticar o seguinte exercício:

Prática

Imagine-se um ataúde (caixão funerário) no solo e caminhe o discípulo por cima desse ataúde imaginário, deixando porém o ataúde no centro das pernas. Caminhará dobrando os joelhos, como para saltar um obstáculo, enquanto faz girar os joelhos da esquerda para a direita, com a intenção de que eles se carreguem com o chumbo de Saturno, como ensina o grande Guru Huiracocha.

É também urgente praticar diariamente os exercícios de meditação interna, rogando a nosso Íntimo que se translade aos templos siderais a fim de nos trazer os gênios principais dessa constelação para que eles despertem os chacras e os poderes dos joelhos.

Tipo Astrológico de Capricórnio

Os nascidos sob o signo de Capricórnio são tão melancólicos como o salgueiro. Têm um grande senso de sua própria responsabilidade moral.

São pessimistas e sempre têm um Judas em suas vidas.

São práticos e preocupam-se bastante com o amanhã. Sua principal preocupação está ligada ao aspecto econômico.

Sofrem muito no amor e quase sempre têm de passar por uma grande decepção amorosa.

*ORDEM ASTROLÓGICA DOS 7 DIAS DA SEMANA

Neste texto, o autor, Samael Aun Weor, alude à antiquíssima ordem esotérica dos sete dias da semana e os planetas que os regem. A ordem correta, dentro dos estudos gnósticos, é:

Domingo é regido pela Lua
Segunda é regida por Mercúrio
Terça é regida por Vênus
Quarta é regida pelo Sol
Quinta é regida por Marte
Sexta é regida por Júpiter
Sábado é regido por Saturno

* Saturno, dos 7 planetas astrológicos, é o mais afastado, pois faz parte da evolução planetária terrestre.

Ao orarem de joelhos, os devotos ativam esses vórtices. Os chakras dos joelhos são também chamados de Chakras Devocionais, pois têm ligação com o chakra cardíaco. Eles são chakras ligados ao Centro Instintivo. Indicam perigos físicos ou psíquicos quando os joelhos tremem

45 COMENTÁRIOS

  1. Sobre o signo de Capricórnio.

    Ter um Judas em sua vida, significa ter alguém em quem pode confiar até a sua prória vida e eternamente ou ao contrario é como na concepção católica de Judas traidor e Cristo, Jesus?

    Obrigado.

    Att.
    Edson.

    Obs. Meu filho nascei 27/12/2010.

  2. Gostaria de confirmar se compreendi bem o que o Mestre ensina sobre as horas planetarias… Entao, contando em termos de 2 x12 horas para termos as 24 horas do dia, teriamos a influencia de todos os 7 genios planetarios ou seja no primeiro quarto ee a hora do planeta regente e no ultimo quarto do dia entre 21h e meia-noite se repete a posicao deste mesmo planeta regente? Ou seja se contarmos todas as 24 horas do dias teremos um dia no qual teremos tido a influencia de todos os planetas?

    Grato pela explicacao.

    Cordialmente,

    Jacques

    • É importante você ler as obras de Arnold Krumm-Heller e especialmente o livro O ARQUEÔMETRO, de Saint-Yves D’Alveydre. Assim entenderá mais profundamente as HORAS PLANETÁRIAS.
      Para o estudante gnóstico, o mais importante são as 2 primeiras horas do dia (de meia-noite às 2 da madrugada), pois é nesses 120 minutos que estão profundamente concentradas as energias do planeta regente:
      Por exemplo, da zero hora às 2 da madrugada de domingo (ou seja, de sábado para domingo), a influência máxima será do Arcanjo Gabriel.
      Na segunda-feira, da zero hora às 2 da madrugada (ou seja, de domingo para segunda), a influência máxima será do Arcanjo Rafael.
      Etc.
      No livro Medicina Oculta e Magia Prática, de Samael Aun Weor, está tudo bem explicado na terceira e última parte.

  3. ola sou capricorniano, e minha namorada de aries pergunto se esta união de signos, trara sofrimento paras os dois, mas mesmo sendo de sgnos diferrentes pensamos e agimos exatamente iguais como se fossemos a msm pessoa

  4. Oi meu nome e adriana sou de capricornio,as vezes parece que vejo coisas,ouço sons,sinto presença de alguem quando estou sozinha,sera q tenho alguma sensibilidade ou e imaginaçao minha?nasci dia 01/01/1989.

    • Olá Adriana, acho que essa é caracteristica de muitos capricornianos, já que me defronto com esses acontecimentos, só gostaria de saber o motivo, embora ainda não tenha resposta.

  5. Nossa, acho que sou recordista ja tive grandes judas em minha vida.Mais sempre estou orando pedindo para que Deus afaste, quem quer o meu mal e isso sempre acontece todos os anos aparece um judas, espero que um dia isso acabe por que nao e facil ficar lutando contra eles sou nascida em 25/12/72.

    Grata.
    Att,
    Tati

    • Dulciane, o que importa é VOCÊ não se tornar uma Judas de alguém, é realizar seu trabalho espiritual de autoaperfeiçoamento.
      Procure ler, como sugestão, os livros gnósticos (gratuitos, na Área Reservada) e abra as portas de suas percepções internas… Seu mundo interior é vastíssimo e merece ser vasculhado…

  6. bom como foi criado os meses de julho e agosto, nao deveriamos so ter 10nsignos, e hj temos doze, quem estudou a historia sabe que julho foi criado por julho cezar, e agosto por augusto ambos imperadores quiseram se auto homenagear. isso sim se percebermos tem muito na astrologia e astronomia errado ja que deveriamos so ter 10 mes o ano luno

  7. o que a gnose tem a disser sobre esse dois meses que foi criado. e como hj influncia a parte da astrologia visto que nao deveriam existir no calendario. pois claro o nosso calendario e romano e foi ai encorporado esse dois meses. tudo nos influncia

  8. Sou extremamente desconfiado, odeio a falta de confiança das pessoas ou maldade que elas mostram, algumas vezes penso em coisas que realmente acontecem, boas ou ruins, simples outras bem detalhadas, sempre involuntariamente, sonho bastante em outros idiomas, sou bem cético quanto essas coisas, mas ultimamente vem me assustando bastante… Nasci dia 22.12.1984 teria algum motivo essa data ?

  9. Já faz algum tempo que frequento uma instituição gnóstica , tenho um amigo lá que faz aniversário no mesmo dia que eu: 05/01 Ele falou que essa data é uma das cinco datas dos chamados GÊNIOS DA HUMANIDADE , já pesquisei na internet sobre isso e realmente existe muito material sobre isso na internet , mas não sei o que a doutrina gnóstica fala a esse respeito. Posso acreditar nesta teoria?? em certo sentido combina comigo pois me considero uma pessoa muito diferente.
    desde já grato..

  10. A minha pergunta é a mesma que o “danilo”, nasci do no dia 05-01 e sempre li e ouvi falar sobre essa teoria sobre os “Genios da Humanidade”, tambem gostaria de saber o que voces acham sobre isso?

  11. olá, nasci em 29/12/1991. signo capricornio e ascendente em peixes.
    eu me sinto uma grande mistura dos dois signos que sao muito diferentes entre si. muitas vezes entro em conflitos devido a sentimentos diferentes, onde certas vezes se predomina o sentido capricorniano e outras vezes o de peixe.
    gostaria de saber se a influencia do ascendente é tão forte assim.
    grato

  12. gostaria que me tirassem uma dúvida sobre a prática quando diz-se girar o joelho da esquerda para a direita, não explica muito bem como deveria ser feito esse giro. obrigada desde já.

    • Não existe energia negativa do signo, o que existe, sim, são os teus defeitos psicológicos, maus hábitos, traumas, fobias, bloqueios etc. que te acompanham ao longo de diversas encarnações.
      Os signos nada mais são do que “moldes” para a tua personalidade em dada encarnação. Já os defeitos são de tua mente, ou psique, e que podem e devem ser eliminados por meio da Psicologia Gnóstica…

  13. Pelo que entendi o capricórnio vai de 22 de dezembro a 19 de janeiro. Sempre pensei ser de capricórnio. Como nasci em 20 de janeiro não sou capricorniano??

  14. O conheço desde quando estudava a estrela de cinco pontos e hoje acredita ter encontrado a estrela de seis pontas em si mesmo, anunciando-se como avatar do milênio. Bem, que responsabilidade. O homem e o filho do homem são conhecidos pelas suas obras e não pelos conhecimentos que hoje qualquer pessoa tem acesso em questão de segundos. A gnose está quase se tornando uma cópia fiel dos conhecimentos teosóficos. Lembre-se: O avatar não dirá que é o Avatar, assim como a água pura do poço não diz: “Ei! beba da minha água que eu sou pura”, portanto, controle seus desejos e trabalhe para o desenvolvimento do ser humano, sem se intitular como tal, senão, sua queda será inevitável quando o raio for lançado sobre a torre.

  15. Está correto assim ?
    cal/atual – cal/cosm.
    domingo – segunda
    segunda – quarta
    terça – sexta
    quarta – domingo
    quinta – terça
    sexta – quinta
    sábado – sábado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.