sábado, abril 27, 2024

Questões dos anti-gnósticos

Home Fóruns Questões dos anti-gnósticos

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29188
    bruno_cardoso
    Participante

    “Não há mentira pior do que uma verdade mal compreendida por aqueles que a ouvem”.

    Chegou-me às mãos mais um mail anti-samaelino… Que não sei se está, se foi, ou se será publicado ou difundido de alguma maneira… Muito embora, tenha sido claramente preparado para isso.

    Esta questão dos anti-gnósticos já foi debatida, mas ao que parece ainda não foi compreendida, nem sequer ao ponto de sabermos lidar com ela e mais distante ainda estamos de sabermos tirar as lições deste fenómeno…

    Visto que nada acontece por acaso e mesmo a lei dos acidentes, ser na minha concepção uma lei que permite, que determinadas situações aconteçam sem qualquer influência kármica ou dhármica.

    Não que aconteçam POR ACASO, como alguns querem dar a entender, porque tudo tem uma causa, um efeito, um agente e um objectivo, nem que esse objectivo seja apenas entendido pelos que estão acima do Bem e do Mal, do dualismo, da mente, do que nos é concebível…

    Poderá até parecer uma heresia, mas quem sabe não existam Seres, que dominam tanto a Loja a Branca como a Negra, que fazem do mundo um magno jogo de xadrez em que cada pessoa, participa consciente ou inconscientemente, na defesa e no ataque dos Reis que presidem o tabuleiro?

    Sucintamente o que estou a insinuar é que se a Anti-gnose existe é para que a Gnose amadureça e vice-versa também, por mais incongruente que isso possa parecer… Mas se os fios que movem esta criação e as mãos que os empunham, são sempre descritos através de negações em todas as filosofias esotéricas, talvez seja tão errado levantar propostas como afastá-las por uma mera presunção sustentada por uma moralidade hipócrita. “Quem tem ouvidos para ouvir que ouça” já diz o ditado.

    Portanto tiremos as lições necessárias dos anti-gnósticos e sejamos completamente honestos connosco mesmos.

    Quando um anti-gnóstico diz que a gnose é uma masmorra de repressões e fanatismo ele está tão errado como correcto. Se bem que a doutrina não seja nada disso, mas sim a gradual compreensão e transformação dos valores negativos do ser humanos em valores positivos, aquilo a que se assiste em alguns grupos, é ao que está descrito pelos primeiros, e não a esta doutrina luminosa, universal e atemporal, que casualmente chamamos de gnosis, mas que poderíamos chamar de qualquer outra forma sem deixar de o ser, fosse a filosofia esotérica que fosse, Maçonaria, Rosacruz, Xamanismo, Paganismo, Hinduísmo e toda e qualquer religião na sua essência,,, pois se nenhum vinho muda o seu sabor e qualidade apenas porque o cálice em que é servido é diferente, da mesma forma a Doutrina Iniciática, nunca deixa de o ser, só porque é servida em diferentes cálices, que neste caso são os corpos exteriores de todas Religiões.

    Compreendido isto, o melhor seria adoptarmos uma posição semelhante à do Dalai Lama, o qual disse, que não queria converter pessoas ao Budismo, e sim queria, que as pessoas compreendessem a sua própria religião. Por tudo isto deveríamos mostrar onde está a psicologia transcendental e o tantra, e toda a doutrina iniciática dentro da religião de cada um, ao invés de tentarmos convencer os outros de que a sua religião está errada e a gnose está certa… o que por si só, além de uma falta de respeito, contraria a própria doutrina gnóstica, sendo que nela está expresso, que a Gnosis é a Essência de todas as religiões. Ao negarmos a veracidade de uma religião, não só mostramos que não compreendemos essa religião como também, denotamos que o mesmo nos aconteceu com a gnose. Claro que em discursos gnósticos sempre é dito que o Cristo é Cósmico e tudo o mais, mas na hora de respeitar outras religiões e outras sociedades secretas, a coisa muda de figura, já vi isso acontecer muitas vezes, espero que me entendam e que de algo lhes sirva entenderem-me ^-^.

    Embora debater as ideias e ensinamentos de uma Sociedade seja mais que lícito tendo em conta a degeneração actual da maioria… mas repito ACTUAL, pois na sua essência, nos seus primórdios, todas as grandes religiões e a as maiores sociedades secretas eram prolongamentos no plano físico da Loja Branca dos Mundos Internos. Como o caso da Maçonaria, da Teosofia, da Rosa-Cruz, da Golden Dawn e até a própria O.T.O. no início todas ensinaram a Doutrina Secreta.

    Na generalidade é uma inutilidade responder a ataques e injúrias feitos por alguns anti-gnósticos, pois a própria forma desrespeitosa como o dizem, contradiz a suposta espiritualidade dos mesmos… – o mesmo acontecendo com os supostos gnósticos que o mesmo fazem ao tentar defender a gnose, num tom e num discurso desrespeitoso –

    Porém quando o assunto se prende a aspectos da doutrina gnóstica mal compreendidos, então não vejo nenhuma utilidade – bem pelo contrário –, em não esclarecer essas questões, muito embora não nos possa ser pedida uma resposta para tudo, pois Omnisciente só há Um, e algumas das perguntas pela forma que são feitas também não suscitem muita vontade de responder, dado não se ver grande vontade de ouvir uma resposta do outro lado. Seja como for, muitas questões podem e devem ser respondidas e assim farei, quando me for possível.

    Explicado o porquê, se os moderadores permitirem, gostaria que todas as pessoas que viram alguma questão levantada pelos anti-gnósticos que até hoje os inquieta, e para a qual gostariam de ter uma resposta, ponham-na neste tópico, mais uma vez repito de uma forma saudável e respeitosa, para com os gnósticos e não gnósticos, para com os usuários e visitantes de fórum, para com o livre arbítrio de cada um e por fim, e mais importante que tudo, para com o Divino.

    “Come, come, whoever you are.
    Wonderer, worshipper, lover of leaving.
    It doesn’t matter.
    Ours is not a caravan of despair.
    Come, even if you have broken your vow
    a thousand times
    Come, yet again, come, come.”

    Rumi

    I teach and they run.
    I listen and they come.
    My strenght is my silence.

    Akiane

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.