sexta-feira, abril 19, 2024

Poluição sonora faz pássaros diurnos cantarem à noite

Home Fóruns Poluição sonora faz pássaros diurnos cantarem à noite

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29142
    imported_Ali
    Participante

    Muitos pássaros passam a cantar à noite, em vez de competir com os barulhos diurnos, de acordo com estudo publicado na revista Biology Letters

    Pássaros que vivem em zonas urbanas estão mudando seus hábitos de cantar por causa da poluição sonora, de acordo com um estudo da Universidade de Sheffield, no Reino Unido.

    O estudo analisou os pintarroxos, pássaros que geralmente começam a cantar ao amanhecer, para atrair parceiros, espantar inimigos e demarcar território.

    Muitos desses pássaros estão cantando durante a noite, em vez de competir com os barulhos urbanos diurnos, de acordo com o estudo publicado na revista especializada Biology Letters.

    O estudo diz que os pintarroxos têm cantado à noite em áreas onde os níveis de barulho diurno são, pelo menos, dez decibéis mais altos do que em zonas rurais.

    Barulho versus luz
    “Nos pássaros, a cantoria noturna por espécies normalmente diurnas pode ser uma forma de minimizar a interferência de barulho ambiente urbano”, disse o estudo.

    Mas os cientistas alertam que essas mudanças podem ser traumáticas para o metabolismo dos pássaros, já que cantar usa mais energia do que dormir.

    Os pesquisadores também desafiam a noção comum de que o fenômeno é causado pelo excesso de luz durante a noite em zonas urbanas.

    “Apesar de a cantoria noturna acontecer principalmente em áreas muito iluminadas, foi limitada a locais que também são barulhentos durante o dia e não aconteceu em locais com muita luz, mas que são relativamente quietos”, disse.

    “Assim, nós concluímos que o barulho diurno tem um efeito muito maior na atividade de cantar à noite do que os níveis de luz noturnos.”

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.