quinta-feira, março 28, 2024

Eventos Climáticos Extremos em 2007

Home Fóruns Eventos Climáticos Extremos em 2007

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29227
    Aries
    Participante

    O mundo registrou uma série recorde de eventos climáticos extremos no começo de 2007, incluindo as enchentes na Ásia, as ondas de calor na Europa e a precipitação de neve na África do Sul, afirmou na terça-feira a agência meteorológica da Organização das Nações Unidas (ONU).

    A Organização Meteorológica Mundial (WMO) disse que, em janeiro e em abril, as temperaturas das áreas de terra firme do planeta haviam sido, provavelmente, as mais altas desde que as medições começaram a ser feitas, em 1880, ficando mais de 1 grau Celsius acima da média para esses meses.

    Também houve, neste ano, grandes enchentes provocadas pelas monções no sul da Ásia, chuvas anormalmente fortes no norte da Europa, na China, no Sudão, em Moçambique e no Uruguai, ondas de calor violentas no sul da Europa e na Rússia e um volume inusual de neve na África do Sul e na América do Sul, afirmou a WMO.

    “O começo do ano de 2007 revelou-se um período de grande atividade em termos de ocorrências climáticas extremas”, disse a jornalistas, em Genebra, Omar Baddour, membro do Programa Mundial para o Clima.

    Apesar de a maior parte dos cientistas acreditar que as condições meteorológicas extremas tendem a agravar-se à medida que ganhar mais força o efeito estufa, Baddour afirmou ser impossível prever com segurança como será a segunda metade do ano.

    O Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas (IPCC), um grupo da ONU que reúne centenas de especialistas, apontou para uma tendência de aumento do número de eventos meteorológicos extremos nos últimos 50 anos e disse que a quantidade desses eventos deve crescer ainda mais.

    As enchentes no sul da Ásia atingiram 30 milhões de pessoas na Índia, em Bangladesh e no Nepal. Chuvas fortes também castigaram o sul da China, prejudicando quase 14 milhões de pessoas, disse a WMO.

    A Inglaterra e o País de Gales registraram seus meses de maio e junho mais chuvosos desde o início dos registros, em 1766. A Alemanha, de outro lado, experimentou seu mês de abril mais seco desde o início das medições, em 1901. Mas o último mês de maio foi o mais chuvoso do país desde o começo dos registros.

    O Uruguai enfrentou suas piores enchentes desde 1959, e a Argentina e o Chile registraram em julho um inverno mais rigoroso do que o esperado.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.