sexta-feira, abril 19, 2024

Deus resolverá seus problemas ? – Aspectos práticos da Gnose

Home Fóruns Deus resolverá seus problemas ? – Aspectos práticos da Gnose

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29140
    Roit
    Participante

    Este tópico está sendo reativado na seção Exoterismo Gnóstico, recebendo novos depoimentos.

    Postado em Aug 29 2006, 10:58 AM

    Sabendo que a Gnosis é uma Filosofia de vida, formada por um corpo de Doutrina que busca a Verdade Suprema e Superior, cujos preceitos (e princípios) são norteados pelos Quatro Pilares (Arte, Filosofia, Mística e Ciências) a grande parte de nossas “divagações” – pelo menos aqui neste espaço do fórum gnosisonline – estão voltadas para o etérico, para o transcendente e metafísico.Entretanto, a gnose prática – vivenciada em casa, no trabalho e em nossas instituições e associações gnósticas – depara-se com questões de ordem material.Muitas pessoas procuram os espaços religiosos com questões urgentes representadas pelo desemprego, pelas dívidas, pelas doenças, pela depressão, insônia, desencantos amorosos, abandono dos familiares…Tanto é assim que muitos estudantes, iludidos pela resolução de problemas propostas pela maioria das religiões ocidentais, pouco permanecem em seus grupos, ao se deparar com a realidade nua e crua que somente a ele compete resolver seus problemas. Somente ele, através de um trabalho laborioso e incansável, despertando a consciência gradativamente, não mais se identificará com os eventos e daí, aquilo que, em princípio, era um problema, não mais o será.Mas, quem é que tem tamanha paciência ?!

    Postado em Aug 29 2006, 10:59 AM

    A gnose não é fácil para quem pretende segui-la com afinco.Exige uma têmpera e firmeza de propósito extremas. Realmente, é a senda do fio da navalha.Agora, ao rever alguns livros do Venerável Mestre Samael Aun Weor, percebe-se que sua abordagem gnóstica é extremamente flexível e diferenciada.Em Introdução a Gnose a abordagem assemelha-se à da linha da auto-ajuda, tão famosa, nos anos 80 do século passado.Nesta obra, são apresentadas soluções para a resolução de problemas de ordem material, assim como os de ordem psicológica são-nos mostrados em A Revolução da Dialética e Tratado de Revolução Psicológica.Já em outras obras como em Matrimônio Perfeito, De Lábios a Ouvidos ou Os Mistérios do Fogo a gnose apresenta-se completa em toda a sua mística, onde não se depreende a menor ligação da religião com os aspectos materiais, ou de ordem cotidiana. Muito pelo contrário…As dificuldades pelas quais o discípulo venha a passar encontra resposta ou na Lei do Karma, nas provas de iniciação ou, ainda, na Lei do Eterno Retorno

    Postado em Aug 29 2006, 11:00 AM

    Aqui repousa a dúvida:Afinal de contas o Deus da Gnose é aquele que nos impele a não nos preocupar com o dia de amanhã, pois Ele proverá, conforme as palavras do sábio Salomão em seus salmos ?Ou…devemos nos lembrar que o taoísmo não concebe tal noção de Deus, pois a idéia da Divindade distancia-se, completamente, dos problemas seculares, conforme o Budismo Tibetano, o Xintoísmo e diversas linhas de semelhante filosofia .Dentro da ótica ocidental, se a boa religião é aquela que resolve todos os problemas, então, para que serve a gnose ???Como falar a uma pessoa que esta é uma boa opção se ela nem ao menos tem o dinheiro da passagem para ir às reuniões em seu grupo gnóstico ???Como oferecer chá ao final de uma palestra sobre Hercólobus a quem está com o estômago vazio ???DEUS RESOLVERÁ SEUS PROBLEMAS ???Ou a gnose não é uma (boa) religião ???

    Postado em Aug 30 2006, 12:37 PM

    Lemos em Introdução à Gnose (SAW), pág.38A solução de todo problema está no próprio problemaCom esta afirmação, SAW corrobora a existência de problemas, entretanto, na em Tratado de Revolução Psicológica, pag.26, afirma:Os eventos exteriores jamais seriam tão importantes, como o modo de reagir ante os mesmos.Se, daí, concluirmos que problemas não existem, o que é que existe, então ???Tudo é fruto de nossa identificação com os eventos que gera estados equivocados ???

    Postado em Aug 30 2006, 04:28 PM

    Por Áli

    Realmente, a mente cria esses Paradoxos, que nem mesmo ela consegue resolver. Criar problemas é com a mente, resolvê-los, não!!!Resumindo, quanto mais nos unimos ao nosso Ser Divino, mais Ele irá tomar conta de nós; quanto mais nois afastamos dele, mais a FATALIDADE irá dominar nossa vida.É assim que eu interpreto a parábola de Jesus, que fala que devemos viver a Lei da Momentaneidade, ou seja, viver o AQUI-E-AGORA, sem se “Pré-Ocupar” com o resto, com o amanhã.Não se pré-ocupar não significa não refletir e meditar sobre o que fazer amanhã, depois, ano que vem etc.

    Postado em Sep 2 2006, 12:50 PM

    Áli, meu amigo,Obrigado pela resposta mais do que objetiva !!!Então, ao apresentarmos a Gnose a alguem, convém deixar bem claros os preceitos da Doutrina Gnóstica, apresentando-a, não como tábua de salvação (pelo menos no aspecto material…)A não identificação é a solução para tantos impasses que geram a dor.A resolução desses impasses é da competência de cada um de acordo com todo o seu trabalho interno.Mas, no tocante à realidade…”A gnose vem para salvar a pena do chapéu do afogado.”

    Postado em Sep 9 2006, 03:32 PM

    Olá amigos!”Deus Resolverá Seus Problemas ?”Muitas vezes as pessoas procuram uma religião para poder resolver, ou pelo menos amenizar um problema, seja ele material ou espiritual. Não seria fácil entrar numa igreja, escutar o q o padre tem a dizer e assim estar curado?muitas pessoas esperam isso.Já na Gnosis não, a pessoa tem q procurar o caminho onde encontrará sua cura, não esperar q ela venha à você.O que está ao nosso redor, não é reflexo do que está dentro de nós?!Então deveremos mudar primeiro internamente, para que as coisas ao nosso redor se resolvam. não é isso?e para q essa mudança interna se dê, é preciso muito trabalho. Trabalho esse que muitas pessoas n querem ter, pois sabemos q o trabalho interno n é fácil. Então fica mais “viável” para a pessoa ir numa igreja, orar e estar curada não?!E, quanto À “Deus Resolverá Seus Problemas?”, sim, ELE está constantemente nos ajudando, e nós pedindo a ajuda DELE, para q consigamos trilhar nosso caminho…Não é só simpllesmente pedir à DEUS que ELE resolva nossos problemas e ir fazer fofocas com o vizinho ao lado certo?!-DEUS, me cure dessa cirrose hepática!e logo após ir ao boteco tomar uma dose….não é só pedir à DEUS para nos ajudar, e sim, nos ajudar.abraços,Diego 😉

    Postado em Sep 10 2006, 10:41 PM

    Concordo plenamente Diego.Pois eu estou passando por esse processo nesse exato momento, e ao invés de procurar uma Igreja pra ouvir o q mais me convém. Fui buscar uma explicação mais convincente sobre o meu verdadeiro EU, é muito difícil começar a se ver, por isso acho q as pessoas buscam um caminho mais agradável aos olhos, pra q não se choquem. O q na verdade dói muito mais e nem todos estão preparados. Mas eu não me arrependo pela escolha, acredito q nesse caminho posso ter uma religião com muito mais sabedoria, sem q me torne um boneco marionete.Adorei seu texto.Bjs no coração e na alma.Angel Rô 🙂

    Postado em Sep 13 2006, 11:12 PM

    Rô, a busca pelo despertar da consciência, através da gnose, realmente, é a porta estreita de que nos fala a Bíblia.Daí o caminho ser mais trabalhoso, entretanto…Efetivo !Alguém já disse no tópico “Doutrinas, seitas e religião” :A GNOSE COMEÇA ONDE AS RELIGIÕES TERMINAM.Verdade incontestável porque vivenciada com as nossas práticas.Na gnose encontramos Verdade porque não vem da boca de nenhum homem ou das páginas de nenhum livro.Esta Verdade brota do Íntimo, do seu Real e Verdadeiro Ser.Seja bem-vinda, cara amiga.E que o Cristo lhe proteja !!!

    Postado em Sep 19 2006, 09:21 PM

    É… às vezes, é meio difícil aceitar que somos responsáveis por tds os nossos problemas!Uma vez já me perguntaram se já não era tempo de a Gnosis ter “resolvido” meus problemas, pelo que respondi: “Não melhoro porque sou burra e preguiçosa”!Realmente, se não nos aproximamos de nosso Pai, nos permitimos ficar voltados aos problemas, que, na verdade, não existem, na medida em que não nos identificamos.Que o Cristo proteja a todos!!!

    ana_bela_ana Postado em Sep 19 2006, 10:38 PM

    “O espiritual e o material devem fundir-se para que o Espiritual seja vida.”:)

    ingus Postado em Sep 19 2006, 11:30 PM

    E tem o ensinamento do V.M Jesus no Novo Testamento:Um dos discipulos perguntou -Mestre devemos continuar pagando tributos a Roma ?Jesus responde -A Cesar ao que e de Cesar e a Deus o que e de Deus


    Na pratica a Gnose e o Religare e um Conhecimento Transcendente muito acima de nossa vida mundana, porem a vida mundana faz parte de nosso Ginasio Psicologico portanto e Gnosis tambem.No que se refere ao pao nosso de cada dia (material) e dar ao povo o que ele quer e esteja disposto a pagar pelo produto ou servico. Por exemplo se as pequenas empresas querem ter um site na internet ou mesmo montar uma rede cabeada ou wireless, deve existir algum programador ou tecnico que faz o servico. Se o povo esta estressado e com pressao alta, deve existir alguem para ensinar Relaxamento-Yoga-Meditacao. Com a intuicao podemos enxergar oportunidades de mercado, coisas que as pessoas necessitam e ainda fazendo um trabalho honesto e etico. Com a imaginacao criativa um inventor pode criar algo novo e abrir novas oportunidades.

    ingus Postado em Sep 20 2006, 09:56 AM

    Um encanador ou eletrecista vai de casa em casa colocando seus cartoes de visita para divulgar seus servicos. As empresas usam recursos de mala direta. Os super-mercados usam o recurso dos folhetos. No jornal e revistas vemos as linhas de anuncios. Na era da internet temos links patrocinados.

    ana_bela_ana Postado em Sep 20 2006, 03:24 PM

    Algo para se refletir é …Por que a Gnose/Gnosis ‘atrai’ pessoas mais ‘simples’???- pessoas bem sucedidas, grandes empresários(as), comerciantes, profissionais liberais, estudantes de classe alta, etc, etc… tem uma vida ‘maravilhosa’. Existem problemas, ah sim existem, mas tudo lhes encanta muito, há muitas facilidades no mundo e em verdade o mundo aos seus olhos é BELO (não que não assistam aos telejornais, não que desconheçam tudo isso, mas lhe está mais ‘distante’, não vive a realidade dos nossos tempos)Acreditam que a política transforma, que programas socias são tudo, que corrupção, falsas condutas, e defeitos é algo natural e bom em todos… :wacko: – ainda algumas daquelas pessoas bem posicionadas ‘socialmente’ buscam coisas ocultas, ou diferentes,,, com vontade de fazer moda. Hoje o que move as pessoas correntes é o modismo. O modo de viver ‘melhor’, de forma mais inteligente, está sendo usado nos nossos dias como um modismo. Isso não torna ninguém mais ‘evoluido’, isso não quer dizer que o ego esteja morrendo, está oculto em algumas faces, em outras tenebrosamente forte e atuante…- pessoas mais simples, tem problemas relacionados ao seu viver diário, pelo seu próprio pão. A fadiga do mundo, das coisas que não pode alcançar, da ‘felicidade’ que não está ao seu alcance faz com que perca o encantamento pelo BELO material. Mas acaba encantando-se com sua própria canção psicológica, de sua trágica vida… Não lhe importa mudar nada, as coisas estão assim e ninguém faz nada,,, o que eu posso fazer? Melhor é cuidar do meu nariz, falar sobre a vida alheia e se entreter com as coisas que a TV, radio, e tudo o mais que me chega…- Como se diz: melhor vê aquele que está de fora (ou que assim se coloca)… Olha de ‘fora’ mas tem consciência de que está inserido no todo!!- O Mestre Samael dizia que a classe média está entre a cruz e a espada. Não se conformar com as coisas, é disso que precisamos. Evoluir, sim, mas de forma consciente. Lutar por levar a didática do Auto-Conhecimento a TODOS, sem distinção é o mais necessário hoje. Mas nada nos impede de, como colocou o Marceloy, achar maneiras inteligentes e criativas para desenvolver funções necessárias que tragam benefícios a pequenos grupos religiosos, estudiosos, de interesses afins… como são os Gnósticos!! Um empresário é criativo, inteligente, organizado, auto-didata, etc, etc, mas usa isso somente em beneficio próprio, para o bem de seu negócio… sua lucratividade. Sejamos inteligentes também, lutemos para ajudar as fileiras Gnósticas de forma organizada, criativa, e viva,,,, Usemos o material sim, mas para exaltar o ESPIRITUAL!! Que não se caia no erro de exaltar ao material, como fizeram antigas civilizações, que entraram em decrepitude e fizeram com que as Leis Inteligentes da Natureza, DEUS, agisse para que tudo novamente seguisse seu fluxo natural.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.