quinta-feira, abril 25, 2024

CATEXIA, ou Energia Psíquica – Visão Gnóstica

Home Fóruns CATEXIA, ou Energia Psíquica – Visão Gnóstica

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29499
    imported_Ali
    Participante

    As últimas obras do VM Samael sobre psicologia e autoconhecimento tentaram ficar a par de certos conceitos da dita moderna psicologia (tanto freudiana quanto junguiana e outros). Uma das formas de Freud explicar os diversos IMPULSOS QUE O SER HUMANO sofre continuamente é classificar tais impulsos.

    Colo, a seguir, um texto acadêmico falando sobre o que seja a Catexia.

    Freud, ao estudar o atributo que os impulsos têm de impelir o homem à atividade, considerou-o análogo ao conceito de energia física, que se define como a capacidade de produzir trabalho. Assim Freud entendeu que uma parte dos impulsos pode ser considerada energia psíquica. Tanto a energia física como a psíquica são hipóteses, já que os estados de energização não são passíveis de medida. Portanto presume-se que há um quantum de energia psíquica com o qual uma determinada pessoa ou objeto estão investidos. A palavra que Freud escolheu para designar este conceito vem do alemão Besetzung, traduzido para o inglês por Cathexis – em português – Catexia. Segundo Terzis (2001), a catexia é nada mais que o desejo. Parece que a motivação inerente ao ser humano possui um continuum de força – que se torna perceptível em suas ações.

    No livro Revolução da Dialética, o mestre Samael explica que existem 3 classes de energia universal, cósmica, atuando no Cosmo, na Natureza e, por Lei de Ressonância, dentro do próprio ser humano.

    Essas 3 classes de energia psíquica são chamadas de CATESIS ou CATEXIAS.

    Uma é a Catexia Ligada, que é puramente espiritual, de nosso Ser.

    Outra é a Catexia Livre, que são as energias da própria natureza, o prana, o magnetismo, as forças forte e fraca, a energia da gravidade etc. Exemplo:

    A última é a chamada Catexia Solta , que é a energia mental mal cristalizada, ou, em última instância, energia sexual mal cristalizada. O mestre Samael chama essa classe de energia de ENERGETISMO NEGATIVO DA NATUREZA…

    (cont.)

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.