quinta-feira, abril 25, 2024

ARTE GNÓSTICA… DANTE ALIGHIERI,LEONARDO DA VINCI,VICTOR…

Home Fóruns ARTE GNÓSTICA… DANTE ALIGHIERI,LEONARDO DA VINCI,VICTOR…

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29294
    Luciano Moraes
    Participante

    Bem,como falei com o Àli, vou começar a escrever sobre alguns artistas gnósticos, começando com Dante Alighieri. Boa leitura

    DANTE ALIGHIERI

    Depois que Dante morreu, conta a lenda que seus filhos e amigos, o triste cuidado de organizar seus bens e papeis, eles procuravam principalmente os últimos treze cantos da “Divina Comédia que sabiam terem sido compostos e não ainda enviados para a compilação.

    Mas, por mais que tivessem procurado, pesquisado, examinado e minuciosamente rebuscado em todos os lugares da casa onde Dante viverá os seus últimos anos, não encontraram sequer vestígio dos preciosos manuscritos.

    Parecia mesmo que tivessem desaparecido. Roubados? Destruídos pelo próprio poeta? Entregues por estes – secretamente – a alguém? Porquê?

    Com o passar dos dias tiveram que se resignar a considerar perdidos para sempre os últimos cantos do divino poema.

    Porém, uma noite, oito meses depois da sua morte, Dante apareceu em sonhos, vestido de branco e com auréola de intensa luz, ao seu filho, Jacopo.

    Ele falou que somente agora ele tivera tido consciência de não haver tomado disposições acerca do poema antes de morrer e vinha agora dar concerto ao seu esquecimento.

    Tomando o filho pela mão, guiou-o até a sala do seu antigo escritório, e indicou-lhe um ponto na parede e desapareu.

    Jacopo, pertubado pelo sonho, se precipitou noite dentro para a casa do seu amigo Giardini, que com ele havia assistido o poeta no momento de sua morte.

    Sem mais hesitar, os dois foram até ao antigo escritório do poeta, tiraram da parede uma esteira que escondia o muro no ponto indicado por Dante e descobriram um pequeno nicho.

    Nele, com bolor nas partes mais expostas, estavam alguns rolos poerentos de papel: os papeis dos últimos 13 cantos do “Paraíso”, os dois amigos copiaram os versos com as mãos ainda tremendo e depois levaram ao compilador.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.