A gnose e a mulher

10
6587

Quando examinamos o efeito prático que a doutrina da ressurreição corporal teve no movimento cristão, constatamos que, paradoxalmente, ela serve também a uma função política essencial, legitimando a autoridade de certos homens que pretendem exercer liderança exclusiva sobre as igrejas, enquanto sucessores do apóstolo Pedro.

E foi assim, acrescenta Marcos, que “a Verdade nua” lhe surgiu na forma de uma mulher, revelando-lhe os seus segredos.

Marcos espera, por sua vez, que todos quantos ele iniciar na Gnosis vivam também experiências semelhantes.

No ritual de iniciação, depois de invocar o Espírito, ele ordena ao candidato que fale profeticamente, de forma a demonstrar que a pessoa recebeu contato direto com o divino.

O Evangelho de Maria apresenta Maria Madalena (nunca reconhecida como apóstola pelos degenerados) como aquela que era favorecida com visões e revelações ultrapassando largamente as de Pedro.

Esta tradição secreta revela que o que a maioria dos cristãos adora ingenuamente como criador, Deus e Pai é, na realidade, apenas a imagem do verdadeiro Deus.

Entre os grupos gnósticos, tais como os valentinianos, as mulheres eram consideradas iguais aos homens; algumas eram reverenciadas como profetisas; outras funcionavam como professoras, evangelistas errantes, curadoras, sacerdotisas, talvez mesmo bispas.

Contrariamente às fontes ortodoxas, as quais interpretam a morte de Cristo como um sacrifício redimindo a Humanidade da culpa e do pecado, os evangelhos gnósticos consideram a crucificação como a ocasião para a descoberta do ser divino interior, dentro de cada um de nós.

Os gnósticos estão convictos de que a “igreja visível” – a rede efetiva de comunidades ditas cristãs deste mundo – se transviara.

A verdadeira igreja, por contraste, era (e é) “invisível”: apenas os seus membros “percepcionavam” quem lhe pertencia ou não.

Através da sua ideia de uma igreja invisível, a intenção dos dissidentes era oporem-se às pretensões dos que diziam representar a igreja universal.

O movimento gnóstico partilhava certas afinidades com métodos contemporâneos de exploração do Ser através de técnicas psicoterapêuticas.

Tanto o gnosticismo quanto a psicoterapia superior valorizam, acima de tudo, o conhecimento – o autoconhecimento representado pela revelação intuitiva –, e ambos concordam que, na falta dele, a pessoa experimenta um estado de Ser que é motivado por impulsos que não entende, os chamados Anelos que vêm das Partes do Ser

O gnóstico era incapaz de aceitar em verdade o que os outros diziam, exceto enquanto medidas provisórias, até ele descobrir o seu próprio caminho, “pois”, como diz o mestre gnóstico Heráclito, “as pessoas são inicialmente levadas a acreditar no Salvator através de outros”, mas, quando amadurecem, “não dependem mais de testemunhos meramente humanos”, descobrindo, sim, a relação imediata que desfrutam com “a própria Verdade Interior”.

10 COMENTÁRIOS

  1. Eis a verdadeira seita gnostica…..ou a verdadeira fé que Jesus ensinou.Os caminhos pra chegar-se a verdade divina do Pai Criador está em cada um de nós.e sempreserá a mais simples possível.Baseada na transmutação…

  2. Gostaria de saber se um homem pode realizar a Magia Sexual com sua esposa,mesmo sem ela saber. Ele é obrigado a informar à ela suas intenções de realizar a magia ?

    • Como assim praticar algo sem a companheira saber?
      Que casamento seria esse, onde há dissímulos?
      Sugiro que primeiramente se converse muito com a esposa e a faça saber de suas reais intenções, explicar-lhe do que se trata.
      Se o diálogo não der certo, isso é indício muito claro de intolerância e falta de amor verdadeiro…
      Casamento é cumplicidade acima de tudo…

    • Wendell, próprio nome já diz: casal (formado por dois, ou seja, dois que estão juntos na “estrada da vida”).
      O casal pode ter metas distintas de vida, religiões distintas, times distintos… Mas podem viver em harmonia e respeito.
      Se você é gnóstico, deve respeitar gnosticamente sua parceira, pois cada qual tem seu Nível de Ser.
      Seja um exemplo de tolerância, amor e compreensão… especialmente para os que estão ao seu lado.

  3. Irmãos, discordo de algumas coisas, o livro do génesis e outros do antigo testamento, e no novo testamento nós advertem e bem em relação á mulher. É óbvio que á mulheres que quiseram seguir o caminho do bem e se esforçaram para isso. Essas mulheres dão-nos grande alegria.
    A não ser que as escrituras, na vossa perspectiva estejam erradas, não é isso que está escrito em relação a Jesus.

  4. Gosto muito da gnose, mas sei muito pouco.Queria muito saber conviver com minha filha que tem opção sexual diferente.Não sei até que ponto é opção ou da natureza dela.Quero ser tolerante, mas algo me impede, que não sei o que é.

    • O ensinamento gnóstico não ensina a intolerância, o ódio ou o medo.
      Ensina o amor acima de tudo, porém, AMOR CONSCIENTE.
      Compreenda a si mesma, Renilde, faça o trabalho espiritual sobre você mesma e com essa mudança você poderá mudar o mundo…

  5. Olá, a 2 anos que estudo sobre a verdade, foi me desvendados muitas coisas e o véu que antes estava sobre os meus olhos não existe mais. e sinto uma paz muito grande, e sinto algo superior uma força comigo, que me acompanha por tudo. Desde criança via umas coisas sobrenaturais mas tinha medo então isto ficou cada dia mais rotineiro até desaparecer, gostaria de um conselho para que possa ter novamente estes contatos, tento meditar e ver mas isto me é inútil, acho que estou fazendo de maneira errada, então peço ajuda… encarecidamente.

    • As crianças e os pré-adolescentes são muito mais intuitivas e paranormais que os adultos. Isso se deve a que o Ego ainda não dominou por completo suas mentes…
      A Gnose enfatiza, insiste na ideia, que quanto mais nos purificamos psicologicamente, mais nossos “poderes infantis” voltarão a se manifestar.
      Essa purificação, essa transcendência psicológica se consegue praticando-se os 3 Fatores: Alquimia sexual, Morte do ego e Amor prático ao próximo…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.