Vidas Passadas – Estudos básicos

Vidas Passadas – Estudos básicos

- emTextos Especiais
2322
24

Muitas pessoas escrevem para a direção do GnosisOnline com inúmeras perguntas acerca dos ensinamentos sobre Vidas Passadas, Reencarnação, Alma etc. Estamos postando, aqui, perguntas básicas sobre esses e outros temas, como uma espécie de bê-a-bá para que ao lerem outros textos gnósticos, se tenha pleno conhecimento dos fundamentos da Gnose.

A seguir, vai uma entrevista, no formato pergunta-resposta, com o mestre gnóstico VM Samael Aun Weor sobre reencarnação, vidas passadas e outros temas correlatos. Vale a pena ler este texto e aprofundar nossos estudos de autoconhecimento.

Pergunta: Que se entende por reencarnação?
Samael Aun Weor:
As pessoas comuns e correntes entendem por reencarnação o regresso a uma nova matriz. Isso significa que nós podemos reincorporar em um novo organismo humano. Não será demais acrescentar que ao regressar voltamos a nascer e a viver na mesma forma e do mesmo modo vivido na existência precedente.

P: Por que não recordamos nada de nossas vidas passadas?
SAW:
As pessoas não recordam suas vidas anteriores porque têm a consciência adormecida. Se a tivessem desperta, logicamente se lembrariam de suas vidas anteriores.

P: Quem se reencarna?
SAW:
Enquanto alguém tiver possibilidade de salvação, poderá regressar a uma nova matriz para se revestir com um outro corpo físico. Porém, quando o caso já for perdido, quando o sujeito se tornou um malvado definitivamente, quando nenhum castigo produz mais resultados úteis, então não volta mais, não lhe é dado mais outro corpo e assim ele entra nos mundos infernais onde somente se ouvem o pranto e o ranger de dentes.

P: Como podemos comprovar que regressamos a este mundo outra vez?
SAW:
O retorno a este mundo depois da morte para uns é uma teoria, para outros um dogma, uma anedota, uma superstição ou uma crença. No entanto, para aqueles que recordam suas vidas passadas, o retorno é um fato. Isto significa que somente se lembrando de suas vidas anteriores é que alguém poderá evidenciar a crua realidade da reincorporação ou regresso a este Vale de Lágrimas. Porém, repetimos: só é possível recordar as existências anteriores quando se desperta a consciência.

P: Para que voltamos a este mundo?
SAW:
Voltamos a este mundo com o propósito de nos aperfeiçoar, pois, infelizmente, somos pecadores e precisamos acabar com nossos erros.

P: O que é que regressa a este mundo dos seres humanos?
SAW:
O que retorna a este mundo é a alma do falecido.

P: Os animais e as plantas também regressam a este mundo?
SAW:
As almas das plantas, dos animais e das pedras são os elementais da natureza. Eles retornam a este mundo de maneira contínua. Por exemplo, se uma planta seca e morre, o elemental desse vegetal renasce em outra planta. Se um animal morre, o elemental dessa criatura regressa a um novo organismo animal etc.

P: Existe a predestinação?
SAW:
Cada alma é o artífice de seu destino. Se alguém pratica o bem, ganha uma boa sorte. Faz-se o mal, renasce neste mundo para sofrer e para pagar tudo o que deve. Assim se explica porque uns nascem em um leito de plumas e outros na desgraça.

P: Gostaria de recordar as minhas vidas passadas, mas como tenho a consciência adormecida, que devo fazer para despertá-la?
SAW:
Seguindo a senda da santidade. Eis o caminho para se despertar a consciência. Acaba com teus erros, arrepende-te de tuas más ações, torna-te puro em pensamento, palavra e obra e eu te garanto que quando houveres alcançado a verdadeira santidade, terás despertado a consciência.

P: Por que muitos não creem que tiveram vidas anteriores?
SAW:
Alguns não creem simplesmente porque não recordam suas vidas passadas e de fato não se lembram porque tem a consciência adormecida.

P: O senhor se lembra de suas vidas passadas? Constatou de fato que existe a reencarnação?
SAW:
É claro que se não recordasse minhas vidas passadas não me atreveria a defender com tanta ênfase a doutrina da reencarnação. Felizmente, lembro-me com bastante clareza todas as vidas que tive no planeta Terra.

P: Quantas vezes alguém pode reencarnar nesta vida?
SAW:
Está escrito com letras de ouro no livro da vida que se regressa 108 vezes a este mundo.

P: Por que uns reencarnam como homens e outros como mulheres?

SAW: Tudo depende dos acontecimentos da vida. Às vezes, temos de voltar em corpo feminino e outras vezes em corpo masculino. Sempre de acordo com as ações de nossas experiências anteriores.

P: Por que se diz que por tratar mal os animais pode alguém reencarnar como cavalo, cachorro ou gato?
SAW:
As almas perdidas ingressam nos mundos infernais. Ali, como dizem as sagradas escrituras, passam pela Segunda Morte. Somente depois de tal morte é que as almas condenadas ficam limpas de toda mancha. Então podem voltar a este mundo. Evoluem como elementais minerais, ascendendo depois ao estado vegetal, a seguir reincorporam em organismos animais para finalmente reconquistar o estado humano que outrora perderam. Ao chegarem a estas alturas, se lhes concede 108 vidas a fim de que se façam perfeitas. Porém, se fracassam, voltam a repetir todo o processo de novo.

P: A que se deve o fato de alguém estar em certos lugares e ter a sensação de que já os conhece tão bem a ponto de poder descrevê-los com detalhes?
SAW:
Esse fenômeno se deve ao fato de que em vidas anteriores já esteve nesses lugares.

P: Quantas vezes se pode reencarnar em corpo humano e quantas vezes em corpo animal, quantas em vegetal e quantas em mineral?
SAW:
O retorno dos seres humanos já está devidamente calculado em 108 vezes, porém o Retorno em organismos animais, vegetais ou simplesmente minerais não tem um número exato.

P: Será possível se passar do reino vegetal ao humano ou do animal para o mineral?
SAW:
Do reino vegetal se passa para o humano, mas através do reino animal. Isto significa que não podemos saltar porque a natureza não dá saltos. Se o elemental animal degenera, involui, retrocede para o estado mineral, passando antes, naturalmente, pelo estado vegetal.

P: Em que dimensão se encontram os elementais dos reinos vegetal e mineral?
SAW:
As criaturas elementais vivem na quarta dimensão da natureza.

reencarnacao-gnosisonlineP: Somos nós os mesmos seres humanos dos tempos antigos que estamos a nos reencarnar ou alguns têm desaparecido definitivamente?
SAW:
A Humanidade atual é muito velha. Está retornando a este mundo há muitos milhares de anos.

P: Quanto tempo um ser humano espera depois de morto para receber um novo corpo?
SAW:
Isso depende do destino de cada um. Uns renascem imediatamente e outros levam muito tempo para voltar.

P: Um estudante que tenha começado a despertar sua consciência, ao morrer, pode dar-se conta do processo de reencarnação?
SAW:
Quem desperta a consciência não precisa aguardar o momento da morte para recordar as vidas passadas. Ele pode recordá-las em vida, aqui e agora.

P: A Gnose considera justo o fato de que milhões de seres humanos vivam na mais completa ignorância sobre a evolução, a reencarnação, a realização e o despertar da consciência?
SAW:
Nós, gnósticos, consideramos injusto que não haja pregadores suficientes, melhor diríamos, missionários em quantidade para levar estes ensinamentos a todas as partes, mas não temos culpa disso. Acontece que à Humanidade só lhe interessa se divertir, ganhar dinheiro e entregar-se aos prazeres. Se as pessoas fossem mais compreensivas, se preocupariam por estes ensinamentos e os divulgariam.

P: O que é a Segunda Morte e o que tem a ver com a reencarnação?
SAW:
A Segunda Morte marca o fim de nossas paixões animais nos mundos infernais. Isto significa que no fim os condenados, os perdidos, chegam à pureza original. Quando isso acontece, saem dos abismos infernais que existem no interior da terra. Então, como já dissemos, tais almas tornam a evoluir da pedra até o homem.

P: Quando a Humanidade irá entender o porquê das reencarnações?
SAW:
A Humanidade somente poderá entender o porquê das reencarnações no dia em que conseguir despertar a consciência.

P: Por que as pessoas nascem, morrem e voltam sempre a repetir o mesmo disco?
SAW:
De fato, as pessoas repetem, como você disse, sempre o mesmo disco. Refiro-me à Lei de Recorrência. Em cada vida, tornamos a repetir tudo o que fizemos na anterior, sofrendo as consequências do bom e do mau praticados na vida passada. Isto é um círculo vicioso: repetição de dramas, de cenas, de amores, reencontro com as mesmas pessoas etc.

P: Como faremos para sair de tanta repetição?
SAW:
Conseguimos nos livrar da lei da Recorrência somente através da santificação.

P: Quem nos obriga a tomar um novo corpo físico?
SAW:
A este mundo nos mandam os Anjos do Destino. Eles têm anotado em seus livros as nossas boas e más ações.

P: Se depois de morto o corpo, a alma vai para o céu, como afirmam muitas religiões, por que não ficam lá então?
SAW:
O céu é um prêmio, uma recompensa pelas nossas boas ações, mas quando a recompensa se esgota, temos de voltar para este mundo.

P: Será certo que existe o inferno?
SAW:
O inferno com chamas, aquele fosso com carvões em brasa viva e diabos com garfos, é um símbolo que corresponde a uma tremenda realidade. Existem os mundos infernais, ou mundos inferiores, regiões de amargura no interior do planeta Terra. Nesses abismos vivem as almas perdidas.

P: Se algumas almas vão para o inferno, que poderão fazer para se livrar dessas chamas?
SAW:
Ensinar a doutrina para tais almas é nosso dever e seria injusto, como já disse em uma pergunta anterior, não levar o ensinamento gnóstico a todas as regiões do mundo.

P: É verdade que as almas caem em um poço cheio de chamas e não se queimam?
SAW:
No interior da terra existe fogo e água. As almas fracassadas se identificam com esses elementos da natureza e sofrem, mas o fogo não pode queimá-las, nem a água afogá-las, porque as almas são incorpóreas, sutis. Olhando de outro ângulo esse assunto de chamas, quero lhe dizer que tais flamas simbolizam nossas paixões animais.

P: Quem viu essas almas e se deu conta de que ali havia almas?reencarnacao2-gnosisonline
SAW:
Qualquer pessoa inteligente sabe que no interior da terra existe fogo líquido. Os vulcões assim o indicam. Não se necessita ser sábio para ver as chamas. Qualquer um pode vê-las nas crateras misturadas com lavas e gases inflamáveis.

P: O que é a região purgatorial?
SAW:
As religiões falam do Purgatório e da região purgatorial. Na realidade, existem zonas moleculares inferiores, submersas, situadas além da quarta dimensão. Em tais zonas, muitas almas que aspiram à luz se purificam, eliminando seus pecados.

P: Será verdade que acreditando em Deus se pode escapar do inferno?
SAW:
Muitas pessoas acreditam em Deus e não escapam do inferno. Se alguém quiser escapar da região das trevas, terá de tornar-se santo.

P: Será verdade que alguém, aprendendo de memória os capítulos da Bíblia, consegue se livrar do inferno?
SAW:
No inferno há muita gente que conhece a Bíblia de cor com pontos e vírgulas.

P: Poderia alguém se salvar apenas acreditando no que está escrito na Bíblia?
SAW:
A fé sem obras é fé morta. Precisamos de uma fé viva e esta deve se fundamentar nas boas obras. Urge que vivamos de acordo com os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

P: É obrigatória a reencarnação?
SAW:
Enquanto não atingirmos a perfeição, os Anjos do Destino nos mandarão para este mundo.

P: A reencarnação favorece a que paguemos por nossas más ações?
SAW:
Todos os sofrimentos que temos neste mundo são devidos às más ações de nossas vidas passadas.

P: Sempre regressamos na mesma família?
SAW:
O Eu continua em sua própria semente. Isso significa que continuamos em nossos descendentes, isto é, regressamos à mesma família.

  • No meu quotidiano por vezes acontece algo que depois vem na mente que parece que já me aconteceu isto é no mesmo lugar mas oque aparecia na mente é que talvez pode ter sido um sonho.
    Será que foi algo da vida passada?

  • Por vezes acontece algo na minha vida quotidiana e vem na mente que parece que um dia sonhei oque está acontecer.
    Será que é algo que viví no passado?

  • manoel

    querem uma prova sobre reencarnação ?
    façam uma regressão de memória ! vocês terão uma prova de que nós estamos vagando por este planeta à muito tempo ! Infelizmente, cometendo os mesmos erros do passado…mas dá tempo de acordarmos, mudar nossa consciência, deixarmos de ser zumbis, adormecidos, sermos manipulados em massa (o inconsciênte coletivo) Viva o conhecimento gnostico ! eu tenho provas reais disso !

  • Diana

    Nunca acreditei em reencarnação ,mas desde que fiz o curso de gnosis tive vários ensinamentos que me levaram a, apesar de não ter despertado a consciência ainda, a ver a lógica e coerência desse processo de retorno melhor se dizendo…aos que tem dúvidas ,curiosidades, busquem estudar de coração aberto ,que
    apesar da lógica e coerência serem processos mentais, o despertar para a verdade somente se solidifica com o coração…
    Paz a todos

  • Fulano

    Um dia distante vcs entenderão tudo isso!!!Agora é impossível devido o estado em que vcs se encontram!!

  • Ja tive experiência com o atravessar pro outro lado e o voltar é assustador!

  • RAFAEL

    Desculpem-me, mas o ser humano reencarnar em animal isso já é egnorância pura e determinada ! Isso não existe poque se não, os animais falariam como seres humanos e Deus jamais permitiria uma alma de um ser humano reencarnar em animal poque isso vai contra a lei de Deus! E animais não tem expírito pq Deus colocou o espírito só no ser racional que é o homem que possui inteligência! Ninguém retorna como pedra, vegetal e animal como se diz aí nos textos de perguntas!

    • A Bíblia também ensina que não existe reencarnação? Ou viagem astral? Ou vida em outros planetas? Ou clarividência?
      Estude, meu caro… estude séria e profundamente, isso faz bem para a Consciência…

      • Rafael Izaú

        Acredito que todos os seres residentes nesse planeta possam comunicar-se entre si através do Amor, independentemente do “estado” em que vivem. Nestes termos, só não houve a voz da natureza aquele que dentro do seu livre arbítrio assim não desejar.

        • Mayra

          Continue acreditando nos seus conceitos. Um dia, verá o que é o certo.

  • fabiana

    interessante o assunto…….

  • light

    O assunto de vidas passadas é sempre interessante, util… Não sei se estou certo, mas prefiro não procurar meios de recordar o que vivi em outras vidas. Trato mais de despertar a consciência, e se que com isso várias faculdades serão retornadas, entre elas saber quem fui em outras vidas.

    • Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?
      Recordar para despertar ou despertar para recordar?
      Isso é da mente, caro Light, o que importa é dar um “start” no teu Trabalho Interno, deixe que teu Ser Interno defina quais são as prioridades, o que vem primeiro e o que vem depois.

      • luiz paulo uszacki jr.

        Tenho determinado receio relacionado as muitas traduções biblicas ditas de determinada distorção interpretativa talves em relação as muitas traduções que a mesma sofreu e em conta dito tenho curiosidade de saber se existen alguma edição fielmente(competentemente)traduzida.
        E se esta tem determinada influencia diferencial em estudos direcionados a gnose, por fim qual a influencia metodologica que poderia gerar um texto mal traduzido para um buscador da verdade, qual conotação que determinadas palvras mal interpretadas pode direcionar a minha aluzão certa do encinamento ali redigido e dada em conta de mensagens hora sucintas e hora completas que direcionam meu ideal interpretativo á determinada ignorancie literaria.
        Manipulação tradutiva é o anceio de minha leitura….

      • Luiz Paulo Uszacki Junior

        desculpem meus erros de gramatica, pois meu notebook está com algumas teclas estragadas e utilizei o teclado virtual, isso atrapalhou muito na minha questão e possa paracer distorcida do real contexto que quis expor.

        • Stella

          Carol Luiz,

          Dizem, não sei se é verdade, que a verdadeira Biblia está no Vaticano e somente os papas têm acesso a ela. O que é certo é que, no Vaticano existe uma Biblioteca que só o papa pode visitar. Isso eu mesma comprovei quando estive lá.

  • Nithmare

    existe a possibilidade de um animal reincarnar em um humano?

    • A Lei da Evolução ensina que sim. Quando as Essências do Reino Animal mais evoluídas estiverem prontas, começarão a se encarnar no Reino Humano, quer dizer, Humanoide.

  • Fernanda

    Olá, caros amigos, gostaria de saber como se concilia que as almas estejam nos mundos infernos e ao mesmo tempo tem que regredir de volta pelos reinos da natureza: animal, vegetal, mineral…?

    • nousvate

      não e ao mesmo tempo, há um processo,e que,há de se ter eliminado o ego em uma porcentagem considerável.

      só então poderia subir nos mundos vegetal,mineral,animal,e humanoide.

      e tudo em um processo bem definido.

  • Muito interessante essas perguntas e respostas.
    Gostaria fazer um curso que abrangesse todo esse campo.

    • Visite o link ENDEREÇOS GNÓSTICOS e frequente um Curso de Introdução aos Estudos Gnósticos em uma escola gnóstica perto de você.
      Ou acesse nosso Curso de GnosisOnline e os livros do mestre Samael Aun Weor.

  • Marcus

    Existe algum momento especial em que nos encontramos com os nossos pais nas outras dimensões?

    • Nossos Divinos Pais Internos constantemente nos visitam em astral, porém, dado o adormecimento profundissimo da Consciência, nem sequer lembramos disso. Aliás, não lembramos de praticamente nada das experiências extracorpóreas.
      Talvez uma inspiração aqui, uma certa saudade ali, um pequeno sentimento de remorso ali… mas nada além disso.

Confira também

Introdução aos estudos gnósticos

“A Gnose é um ensinamento cósmico que aspira