As chaves para recordar as vidas (existências passadas) são sumamente simples, devemos lembrar de tudo o que já foi dito em diversos textos deste site referentes ao Despertar da Consciência. A Chave suprema é esta: Despertar para conhecermos Quem Somos, De Onde Viemos, Para Onde Iremos e Qual É Nossa Missão Neste Mundo!
Mas existem exercícios que nos ajudam a “puxar” os dados referentes aos fatos de nossas vidas anteriores, para que possamos nos autoconhecer mais e melhor. Não é delito ou perigoso mexermos nos “Arquivos Mortos” de nossas existências anteriores. Pois existem inúmeros dados que podemos rever para descobrirmos quem realmente somos, por que estamos tendo uma determinada forma de vida hoje e o que podemos fazer para “transcender” nossos Karmas, nossos Processos de Vida, hábitos, depressões, perdas de entes queridos etc.
Os estudos e práticas gnósticos nos ajudam nesta Caminhada rumo à Transcendência de nossas vidas, caso queiramos e tenhamo Conhecimento e Força suficientes para tal.
Devemos, em primeiro lugar, recordar a famosa Lei de Retorno e Recorrência: Segundo a Gnose, nós repetimos sempre a mesma vida, a mesma mecânica, ou seja, os mesmos relacionamentos, hábitos, desejos, projetos, dramas, tragédias e comédias. O Ego retorna de existência em existência, o que muda é somente o cenário onde é representada a nossa tragicomédia, mas os atores (os eus psicológicos, nossos condicionamentos mentais) continuam sempre os mesmos.
Todos os que receberam o Conhecimento esotérico agora provavelmente já o receberam em outras existências, pois somos muito velhos, somos a humanidade que anda errante, tropeçando infelizmente há séculos, seguindo sempre os mesmos erros e defeitos.
Existem três chaves para recordar as existências passadas. A primeira são os Exercícios de Retrospecção, a segunda são os Mantras para a RVP e a terceira é o que já mencionamos acima, o Despertar da Consciência.
A primeira chave requer a prática constante do relaxamento físico e o exercício retrospectivo de nossa vida atual. Com o exercício retrospectivo iremos regressando com nossa memória até nossas origens e, ao relaxarmos profundamente e adormecermos, nossa Consciência será levada a relembrar o passado.
O Exercício de Retrospecção é nada menos que uma “repassada” , uma “recordada” de tudo o que fizemos, por exemplo, durante o dia de hoje. Ao final da noite, acostados na cama ou sentados nela (para não pegarmos no sono facilmente), iremos rememorando os principais fatos de dia de hoje. Assim faremos todos os dias, até nos acostumarmos à Retrospecção Diária.
Depois de alguns dias de Prática, faremos o mesmo exercício, só que agora semanalmente. Ou seja, faremos a Retrospectiva Semanal, relembrando e “tomando consciência” da semana que passou. Depois de algumas semanas de prática, faremos a Retrospecção Mensal. Enfim, poderemos nos arriscar valorosamente e realizar essa Retrospecção até a data mais distante que pudermos nos recordar.
Com esse exercício, chegaremos a nos lembrar dos fatos ocorridos nos primeiros anos de nossa vida. Normalmente o estudante tem muitas dificuldades ao tentar recordar fatos ocorridos de dois anos para trás, até o nascimento propriamente. Neste momento, depois de se tentar “forçar” a memória, iremos pedir auxílio a uma Força Poderosa dentro de nós, que é nosso SER DIVINO, nossa Mãe Divina, que é nosso próprio Espírito Divino porém desdobrado como se fosse Nossa Senhora Interna, Íntima.
Todas as noites, depois desses exercícios retrospectivos, iremos nos deitar e com muita fé e devoção, pedimos e suplicamos intensamente à nossa Mãe Divina, ao Ser Divino que existe dentro de cada um de nós, que reside em nossa Alma, para que nos ajude a penetrar nos mais profundos setores de nosso Subconsciente, onde estão as lembranças mais profundas de nossa infância, até o momento, se possível de nosso parto, de nosso nascimento.
Antes de fecharmos os olhos, deve-se usar a segunda arma para a RVP, que são os mantras de recordação. O mais poderoso deles é a sílaba “AN“. Isso mesmo, você deve vocalizar este mantra diversas vezes, até adormecer. Tenha certeza que mais cedo ou mais tarde em seus sonhos, em meditação, em reflexão serena noturna, em insights no dia a dia, vão surgir imagens estranhas, que irão mostrando a você, devagarinho, paulatinamente, fatos ocorridos em suas vidas passadas. Este mantra AN vocaliza-se prolongando-se cada letra ao máximo possível, num tom de voz nem alto nem baixo:
AAAAAAANNNNNNN…
Com o uso da terceira chave, o Despertar da Consciência, conhecemos diretamente todos os milhares de existências que tivemos, seja neste planeta Terra ou em outros onde já vivemos…
Prática
Vamos agora explicar como você deve realizar o Exercício de Recordação de Vidas Passadas:
Você deverá colocar-se numa posição confortável, se possível deitado(a) na cama, realizando todas as etapas necessárias a qualquer prática: relaxamento do corpo físico, mentalização de um círculo mágico de proteção ao seu redor e relaxamento profundo meditativo.

Após esta etapa do relaxamento físico, você pedirá ao seu Ser Divino que o ajude a acessar o mais profundo de sua memória. Para ajudar a acessar esse “banco de memórias”, você pode iniciar recordando todos os feitos ocorridos em sua vida atual, partindo do presente para o passad, até a mais tenra idade. Assim, lembrará primeiramente a sua preparação para prática, e o que fez antes, assim até o começo do atual dia. Depois, em flash-back irá retornando: o que me ocorreu esta semana, na passada, no mês passado, no início do ano, no fim do ano passado, há dois anos, há 5, há 10 anos, há 20, 25, 30 etc.
Assim você fará até chegar aos primeiros atos da infância, quando sua memória não lembrar mais, deverá imaginar, pois imaginar é ver, imaginar o que fazia com 2 anos de idade, com 1 ano de idade, os primeiros atos de sua vida.
Se praticarmos intensamente, as lembranças de nossa infância podem ser recordadas dia após dia, devemos praticar este exercício no momento em que vamos adormecer, pois para esta prática o sono é muito importante.
Enquanto você for adormecendo, imagine o seu nascimento e o período em que estava dentro da barriga de sua mãe. Chegando a esse ponto inicial, vem a pergunta: O que veio antes? Nesse ponto devemos adormecer, após vocalizar o mantra sagrado AN…
Ao dormir, você terá visões nos sonhos de outras épocas, que mostrarão quem você de fato foi, o que ocorreu, seu sexo, a roupagem, lugar etc. Muitas vezes veremos imagens nítidas de outros tempos e sentiremos tudo como se fosse de carne e osso. Em outros momentos, tudo será uma grande confusão mental, sem lógica alguma. De qualquer forma, sugerimos que pela manhã, logo após acordar, você deve anotar absolutamente tudo o que você puder recordar de seus sonhos em uma caderneta ou agenda.
Existe dentro dos Ensinamentos Gnósticos um mantra de apoio, que nos ajuda a “fixarmos” nossas recordações pela manhã. É certo que todos nós perdemos boa parte de nossas experiências oníricas (sonhos) logo depois que acordamos, nos mexemos e abrimos os olhos. Isso se deve a que perdemos conexões entre o nosso cérebro físico e o cérebro astral.

Para que possamos “fixar” os sonhos em nosso cérebro físico, em nossos “bancos de memória física”, sugere-se de mentalizar mantra RAOM-GAOM (Raaaaaaaaaooooommmmmmm… Gaaaaaooooommmmmm…) por algumas vezes, enquanto se mantém com o corpo imóvel, de olhos fechados e concentrado na tentativa de se lembrar do que se sonhou.
É claro que para ter plena consciência de que nos ocorreu de fato tudo o que vimos em sonhos, devemos Despertar a Consciência, só assim saberemos quem somos e teremos certeza de quem fomos e o que fizemos.
Devemos alertar que as recordações de vidas passadas, ou regressões, não se dão em uma única prática, ou “sessão”, você deve ser persistente, paciente, realizar dia a dia os exercícios aqui recomendados, que são objetivos e dão certo com total certeza.
Cada pessoa é distinta uma da outra, alguns nos escrevem dizendo que os resultados se deram no primeiro dia de exercícios, outros afirmam que tiveram resultados após uma semana, outros ainda somente após um mês de práticas constantes e diárias.
E você, caro leitor, fará esses exercícios com Fé, Paciência e Disciplina? Ou irá desistir após a primeira tentativa?
Resulta interessante ver os erros que cometemos em existências passadas, ou que continuamos a repetir no dia a dia na atual existência, para eliminarmos esses defeitos e evitarmos a terrível Recorrência, com seus conseqüentes processos kármicos.
Com o Despertar da Consciência saberemos o que o destino nos reserva, e poderemos, através do Sacrifício e do Trabalho desinteressado por Deus e pelos seres humanos, pagar nosso Karma e viver uma vida muito melhor e em consonância com as Leis Divinas do Amor e as Leis Cósmicas da verdadeira Prosperidade.
Prática para Recordar Vidas Passadas

A melhor maneira para entender nossa vida atual é recordando nossas Vidas Passadas.
A reencarnação para alguns é uma crença, para outros uma teoria e para muitos uma superstição, mas para aqueles que se lembram de suas Vidas Passadas ela é um fato.
Existem muitas maneiras para Recordar nossas Vidas Passadas. Através de hipnose, mantras ou Magia Elemental.
Os Elementais (seres da Natureza) do Aloés (conhecida popularmente como Babosa) estão intimamente relacionados com as Leis da Reencarnação. O departamento elemental do aloés está intimamente relacionado com as forças cósmicas encarregadas de regular a reencarnação humana.
Para que os exercícios deem certo com mais profundidade, recomenda-se ter um vaso com um pé de babosa ao lado de sua cama, no criado-mudo, pois esotericamente sabe-se que a “aura” dessa planta influencia nossos “bancos de memória”.
Tenha certeza que utilizando todas as técnicas aqui ensinadas, você terá respostas objetivas não somente sobre sua encernação passada, mas de inúmeras encarnações! Boa sorte em suas práticas!
Caso tenha mais dúvidas sobre os procedimentos básicos acima descritos, não hesite em nos escrever pelo e-mail gnosisonline@gnosisonline.org







































Ha alguns meses conheci uma pessoa, às vezes tenho a sensação de que esse não é o primeiro encontro sinto uma certa implicancia por ele e o mais estranho é que ao mesmo tempo sinto a necessidade de protege-lo e parece que o sentimento é recíproco.
Tinha uma pratica que envolvia espelhos e velas, qual era mesmo? E desenvolvendo o chakra cardiaco pode se tornar mais facil se conectar com as vidas passadas? e poderei lembrar de experiencias astrais de vidas passadas? e por esse motivo que amo o chakra cardiaco ele facilita transissoes entre dimensoes, intuissao e lembrar de vidas passadas.
Ótimo texto, mais uma vez aprendendo sempre. Vou fazer os exercícios durante essa semana! Obrigada, abraços fraternos!
Gostaria de saber se com a regressão ou recordação de vidas passadas têm consequências quando acordamos ou no futuro. Gostava de me esclarecer sabendo se é um processo seguro.
Gostaria de saber se com a regressão a vidas passadas têm consequências no futuro
oi sempre tenho sonhos estranhos depois que sonho sempre acontece coisas ruins
oal,boa noite,qndo minha faleceu ,eu sempre sonhava com ela ,mas apresença dela era nitida,q as vezes dava pra mim sentir o cheiro dela,ela me ajudou muito na época ,estava passando por uma dificl,e ela estava sempre me orientando.só q agora nao sonho mais,sinto falta dela ,mas sei q ela esta bem,e estou feliz.gostaria muito de ter mais conhecimento sobre vidas passadas ,e gostaria de quem eu fui em outra vida.
sonho sempre conversando com a minha madrinha (falecida), num jardim de uma escola e ela sempre alegre me conta coisas da familia, dos filhos que ficaram, o que vai acontecer e o mais impressionante que é tao real que acaba acontecendo o que o senho me preve…fico com medo, as vezes vejo ela, ouço-a…tenho medo disso…
boa noite!
Gostaria de saber como faço para fazer uma sessão de regreção en outra pessoa?
Os estudos gnósticos enfatizam que a própria pessoa deva realizar o despertar desse “transe positivo” por meio de mantra específicos, meditação profunda e oração à Divindade e aos seus Santos Mestres da Luz para que tenhamos uma ajuda efetiva e resultados sempre positivos.
Eu tenho uma amiga, nos nos conhecemos tem mais ou menos um mes , mas a sensasao que tenho e que nos nos conhecemos desde criança.Há alguns anos, eu tive um sonho que se passava muitos anos atras , acho que mais de cem , e minha amiga estava lá.
conhei minha melhor amiga a um ano e n sei pq e como se eu conhecesse ela a mil anos
conheço uma pessoa a dez anos, nos estudamos juntos eramos os mais inteligente da sala, e os melhores amigos, eu gostava muito dele ate que eu descobri que ele tb gostava de mim, ele pediu pra ficar com ele, eu tirei meu b.v com ele minha mae diz que ele e minha alma gemea e ja sonhei com ele mais n com o rosto dele e eu estava de branco
Vivi uma situação muito parecida e na mesma época. Pelo que vejo vocês não estão juntos também. Até hoje não consigo entender o porque de não ter dado certo o relacionamento naquela época. No seu caso se realmente fossem almas gêmias não estariam juntos atualmente?
Minha irmã namorou 9 anos um acara que era a alma gêmea dela, isso disse uma cartomante. Mas o namoro foi muito turbulento e eles terminaram.
Hoje minha irmã é casada (com outro homem) e muito feliz!
Não sei se obrigatoriamente as almas gêmeas devem viver juntas…
meu avô por parte de mae era espirita, minha mae pegou um pouco dessa influencia.mas voltando, toda vez que eu faço o ”an” do nada eu pego no sono, e sonho com um espada de samurai e gueixas, um medalhão egípcio e um exercito romano.
obs:sou loucamente apaixonada pelo japao mas n tenho familia japonesa é como se eu tivesse vindo de la, e eu n sei com quem eu aprendi coisas sobre gueixa eu só sei, e quando eu assisti o filme ”memorias de uma gueixa” e me senti estranha.
Qui bom Débora, parece sinônimo de despertar espiritual, nosso ser interno nos impulsiona a falar com as pessoas que temos afinidade, lugares que temos afinidade, é aquela lâmpada que acende e impulsiona a agir
É bom ter relações tão profundas né?