Conduta gregária e as emoções negativas

6
5813

“Os estudiosos da sociedade, sem excluir os escritores imaginativos, têm certamente sabido há bastante tempo que em grupos os indivíduos podem retornar a estados primitivos da mente, sujeitar a sua vontade a líderes, desconsiderar restrições e o ceticismo sensível que a educação cultivou neles tão dolorosamente.” (Peter Gay, em Freud para Historiadores)

Conduta gregária é a tendência que a máquina humana tem de estar misturada com as outras sem distinção e sem controle de nenhuma espécie.

Vejamos o que se faz quando se está em grupo ou entre a multidão. Estou seguro de que bem poucas pessoas se atreveriam a sair na rua e jogar pedras contra alguém. No entanto, em grupo o fazem.

Alguém pode infiltrar-se numa manifestação pública e ficar exaltado por causa do entusiasmo. Terminará jogando pedras junto com a multidão ainda que depois venha a se perguntar porque o fez.

O ser humano comporta-se de forma diferente quando em grupo. Faz coisas que nunca faria sozinho. A que se deve isso? Deve-se às Impressões Negativas às quais abriu as portas. Assim, acaba fazendo o que jamais faria sozinho.

Quando alguém abre as portas às impressões negativas, não só altera a ordem do centro emocional, que está no coração, como ainda o torna negativo.

Quando alguém abre suas portas, por exemplo, às emoções negativas de uma pessoa que vem cheia de ira, porque alguém causou-lhe algum dano, termina aliando-se a essa pessoa contra o causador do dano e se encherá de raiva também sem ter nada que ver com o assunto.

Suponhamos que alguém abre as portas às impressões negativas de um embriagado e termina aceitando um copo de bebida. Em seguida, aceita dois, três… dez. Em conclusão, fica embriagado também.

Suponhamos que alguém abre as portas às impressões negativas de uma pessoa do sexo oposto.

Provavelmente, acabará fornicando e cometendo todo tipo de delitos.

Se abrimos as portas às impressões negativas de um drogado, quem sabe terminemos também fumando maconha ou consumindo algum tipo de entorpecente. Como conclusão, virá o fracasso.

Assim é como os seres humanos contagiam-se uns aos outros dentro de ambientes negativos. Os ladrões tornam as outras pessoas ladras. Os homicidas sempre contagiam alguém. Os viciados contagiam os outros e multiplicam-se os drogados, os ladrões, os agiotas, os homicidas etc.

conduta gregaria

Por quê? Porque cometem o erro de abrir sempre as “portas” às Emoções Negativas. Isso não está certo… Selecionemos nossas emoções!

Se alguém nos trouxer emoções positivas de luz, de beleza, de harmonia, de alegria, de perfeição, de amor… abramos a elas as portas do nosso coração. Porém, se alguém nos trouxer emoções negativas de ódio, de violência, de ciúmes, de drogas, de álcool, de fornicação ou de adultério, por que iremos lhe abrir as portas do nosso coração? Fechemo-las! Cerremos as portas às emoções negativas!

Quando alguém reflete sobre a conduta gregária, pode perfeitamente modificá-la e fazer de sua vida algo melhor.

Samael Aun Weor – A Revolução da Dialética

NOTA DO GNOSISONLINE: Um mantra, que pode ser pronunciado mentalmente também, que se recomenda para evitar e transcender a Conduta Gregária e apartar-se das emoções negativas é OMNIS HAUM INTIMO.

Oooooommmmmmniiiiiiiissssss
Haaaaauuuummmmmmmmmm
Iiiiiinnnntiiiiiimoooooooooooo

ESTE E OUTROS MANTRAS ENSINADOS PELO MESTRE SAMAEL AUN WEOR ESTÃO NO LIVRO COMPLETO DOS MANTRAS (Clique Aqui)

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite ao Gnosis On Line!Apos muito tempo mas muito tempo mesmo que eu nao sonhava tao nitidamente com oq que via ou fazia hoje sonhei que estava num aeroporto iria fazer uma vigemtalveznao lembro tao bem assim mas acho que o aviao que supostamente iria tomar estva pousando na pista quando ele perdeu o controle e bateu numa torre de transmissao proximo de mim e ficou colado la nao explodiu mas derreteu e abaixo havia uma construçao que estva no começo so no alicerce e o interessante mais ainda pra mim que por causa da peira e tudo mais meu nariz começou a escorrer uma coriza fiquei engripado pois sou alergico e o po do acidente me irritou ee qdo acordei ele estva escorrendo mesmo so que qdo eu fui levantar para limpar estava dormindo e acordei de novo e nao tinha nada com o meu nariz podem me dar uma traduçao disso por favor!

    • A interpretação de sonhos è muito pessoal a cada um, com o tempo, ou seja com o trabalho deciframos nossos ¨sonhos” que por certo não pode ser participados a outros, abraços…

  2. Sobre a questão das emoções negativas, há aqueles que são obrigados a conviver desde crianças com pessoas queixosas, lamurientas. Pessoas que passam horas falando de seus dissabores . Realmente, ninguém pode avaliar a devastação psíquica causada na criança. Só agora passados tantos anos é que tomei consciência do processo. Mas, fazer o quê a pessoa queixosa é somente uma adormecida , não faz por mal , apenas por inconsciência, profunda ignorância.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.