sexta-feira, março 29, 2024

Ciências da Religião – um ensaio gnóstico

Home Fóruns Ciências da Religião – um ensaio gnóstico

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29153
    Roit
    Participante

    A Gnose, em seus quatro aspectos sapienciais, dispõe ao estudante esotérico, aquilo que o conhecemos por As Quatro Colunas da Gnose, a saber:

    Filosofia
    Ciências
    Mística
    Artes

    As religiões comparadas, ou Ciências da Religião, devem ser estudadas em todas estas manifestações da Gnose, mas, acima de tudo, é a prática do estudante que tornará possível a transformação do conhecimento em experiência mística direta como Uno.

    Desta forma, iniciamos neste tópico, um ensaio de Ciências da Religião, para que se vislumbre o pensamento humano, nas diversas escolas iniciáticas (ou de Mistérios) pelas quais a humanidade vem trilhando em busca de sua re-ligação com o Íntimo.

    Como fonte de consulta, optamos por autores citados, ou quando possível, recomendados, pelo próprio V.M. Samael Aun Weor. Se não, por aqueles consagrados dentro do esoterismo gnóstico, salvo exceções.

    Dentre eles, desponta a obra do Dr. Jorge Adoum (Mago Jefa), com o já clássico As Chaves do Reino Interno, assim como obras específicas como a de Phillipe Chalaye, Pequena História das Grandes Religiões e outras como Introdução à Filosofia Védica de Satsvarupa Dãsa Gosvãmi, para os quais remetemos os estudantes que se encontram, assim como a minha pessoa, na condição de buscador.

    Como ferramenta indispensável neste ensaio, indicamos o link abaixo, onde se encontra o maior glossário gnóstico em língua portuguesa.

    http://www.gnosisonline.org/glossario/glossario.shtml/

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.