---
title: "O equilíbrio pela respiração"
id: "2288"
type: "post"
slug: "o-equilibrio-pela-respiracao"
published_at: "2022-01-05T13:06:00+00:00"
modified_at: "2022-01-05T15:58:42+00:00"
url: "https://www.gnosisonline.org/o-equilibrio-pela-respiracao/"
markdown_url: "https://www.gnosisonline.org/o-equilibrio-pela-respiracao.md"
excerpt: "Uma técnica que harmoniza os doshas e regula a distribuição de energia cósmica pelo organismo. Pranayama é uma palavra de origem sânscrita: prana significa “energia” e yama “ação, atividade, movimento”. Existem muitas diferentes técnicas de aplicação, cada uma direcionada a..."
taxonomy_category:
  - "Medicina Esotérica"
taxonomy_post_tag:
  - "5 vayus"
  - "corpo eterico"
  - "corpo vital"
  - "energia vital"
  - "eter"
  - "ida"
  - "kundalini"
  - "pingala"
  - "Pranayama"
  - "pranayama egipcio"
  - "respiração"
  - "sushuma"
  - "sushumna"
  - "técnica"
---

- [Arte Superior](https://www.gnosisonline.org/categorias/loja-branca/arte-superior/)
- [Medicina Esotérica](https://www.gnosisonline.org/categorias/loja-branca/arte-superior/medicina-esoterica/)

[Facebook](https://www.facebook.com/sharer.php?u=https%3A%2F%2Fwww.gnosisonline.org%2Fo-equilibrio-pela-respiracao%2F)
[WhatsApp](https://api.whatsapp.com/send?text=O+equil%C3%ADbrio+pela+respira%C3%A7%C3%A3o%20%0A%0A%20https://www.gnosisonline.org/o-equilibrio-pela-respiracao/)
[X](https://x.com/intent/post?text=O+equil%C3%ADbrio+pela+respira%C3%A7%C3%A3o&url=https%3A%2F%2Fwww.gnosisonline.org%2Fo-equilibrio-pela-respiracao%2F&via=gnosisonline)
[Email](/cdn-cgi/l/email-protection#56692523343c3335226b19763327233f3a95fb34243f397626333a3776243325263f243795f195f539703439322f6b3e222226256c797921212178313839253f2539383a3f38337839243179397b3327233f3a3f34243f397b26333a377b243325263f243735373979)
[Imprimir](#)

[#](#)

[https://www.gnosisonline.org/wp-content/uploads/2017/07/vayus2.jpg](https://www.gnosisonline.org/wp-content/uploads/2017/07/vayus2.jpg)

Uma técnica que harmoniza os doshas e regula a distribuição de energia cósmica pelo organismo.

Pranayama é uma palavra de origem sânscrita: *prana*significa “energia” e *yama*“ação, atividade, movimento”. Existem muitas diferentes técnicas de aplicação, cada uma direcionada a um objetivo terapêutico ou espiritual: no Yoga, por exemplo, o Pranayama é usado para obter um estado de concentração e harmonia, no Ayurveda, sua prática regula a distribuição vital, como base da harmonia entre os doshas.

A palavra prana refere-se a toda forma de energia invisível que alenta a vida. No ser humano, o prana penetra por várias vias; há o prana do ar, o da água, o dos alimentos vivos (sementes, frutas etc.), da luz, do Sol, do solo. Embora, em termos gerais, a Ayurveda classifica 5 tipos de prana, cada um deles governa áreas ou órgãos do corpo. Em síntese, o prana é apenas um, o prana aéreo, ou Vayu, a principal fonte direta de energia cósmica para os seres vivos que respiram o ar.

Segundo os profundos ensinamentos do VM Samael Aun Weor, em ultérrima instância, o Prana é uma partícula divina que nasce do Cristo Cósmico, portanto, **o Prana é uma substância que nasce diretamente do Cristo Sol e é uma potência que alimenta todos os planetas do Sistema Solar e seus seres vivos.**

Captado pelas vias respiratórias, é imediatamente distribuído pelo organismo, sua carência ou má distribuição possibilita o surgimento de doenças a partir da desarmonia entre os *doshas*, que absorvem “vorazmente” prana. Uma vez que o prana aéreo esteja em condições de equilíbrio quantitativo e qualitativo, todos os outros pranas também tendem ao equilíbrio, o mesmo ocorre em relação aos três doshas.

### **A Técnica do Pranayama**

Para regularizar o equilíbrio da respiração, siga os passos deste exercício simples, que dura apenas alguns minutos.

1. Escolha um local calmo e sem ruídos, de preferência isolado das outras pessoas.
2. O horário ideal é ao amanhecer, quando o ar está mais carregado de prana. Mas você pode fazer o exercício pela manhã, logo ao acordar. Claro que se você fizer o pranayama em algum lugar carregado de energias, muitíssimo melhor. Pode ser na praia, no campo, na montanha.
3. Sente-se confortavelmente com as costas eretas e os pés apoiados no chão. Feche os olhos e procure relaxar, deixando a mente tranquila.
4. Inicie o exercício comprimindo suavemente a narina direita com o polegar exalando pela narina esquerda. Inale suavemente pela narina esquerda, enchendo os pulmões de ar; feche a narina esquerda com os dedo indicador, exalando leve e lentamente pela narina direita, repetindo o processo de alterar as narinas durante cinco minutos. Depois, recoste-se e permaneça de olhos fechados por dois ou três minutos. Medite, faça um exercício de Visualização Criativa para a autocura, ore a Deus e à Mãe Divina, ou simplesmente esvazie a mente, sem nenhuma intenção.

Lembre-se de iniciar o exercício exalando e terminar inalando, de modo suave e natural. Com um pouco de prática, cada pessoa encontra logo a cadência e o ritmo mais adequados. Realizado diariamente, o exercício de respiração polarizada (ou Pranayama Egípcio, como é conhecido entre os estudantes gnósticos, por ter sido muito utilizado pelos hierofantes egípcios e seus discípulos) traz uma sensação de equilíbrio, serenidade e bem-estar, que tende a crescer à medida que se aperfeiçoa o método com a prática constante.

**Lembre-se:** sem prática, não se chega a lugar nenhum. A Sabedoria Gnóstica sem uma devida e equilibrada vivência, é perda de tempo. Só enche nosso intelecto, mas não nossa consciência. O venerável mestre Samael Aun Weor afirmava que o Buscador da Luz deve ter uma Intelecção Iluminada, ou seja, um correto equilíbrio entre intelecto e intuição.

### **Os Cinco Tipos de Prana**

|  | Prana – Concentra-se no cérebro e move-se para baixo governando a respiração. Está ligado à inteligência, à sensibilidade, às funções motoras principais. Penetra no corpo sutil pelo chacra da coroa, situado no alto da cabeça, e pela inspiração do ar passando pelas narinas. É o principal tipo de energia cósmica. Vyana – Concentra-se no coração. Age no corpo inteiro governando o sistema circulatório, as articulações e os músculos. É captado do ar inspirado nos pulmões e da energia dos alimentos. Samana – Concentra-se no intestino delgado, governa o aparelho digestivo e é captado principalmente pela energia vital doa alimentos vivos (sementes, frutas etc.). Udhana – Concentra-se na região da garganta e governa a fala, o teor da voz, a força vital, a força de vontade, o esforço, a memória e a exalação do ar. É captado sobretudo da energia que advém do chacra da garganta. Apana – Concentra-se no baixo ventre, governa a evacuação e a micção, a potência sexual, o fluxo menstrual e o processo de parto. É captado pelo chacra localizado na base da coluna e pelo dos órgãos genitais (chacra prostático/uterino). |
| --- | --- |

### **Os Três Canais de Energia**

O pranayama é uma técnica para equilibrar a energia vital, a qual, ao penetrar no organismo, polariza-se um aspecto negativo e outro positivo (o Yin e Yang da medicina chinesa). Entrando pelas narinas, o prana polarizado percorre inicialmente os canais principais de energia localizados ao longo da coluna vertebral.

Esses canais, também, são polares e segundo a ayurveda recebem o nome de Ida, Pingala e Sushumna, este canal central é o mais importante dos três. Ida, ou canal lunar (negativo), inicia-se na narina esquerda e desce serpenteando ao longo da coluna vertebral em volta de Sushumna, o canal central, até finalizar no testículo direito. Píngala, ou canal solar (positivo), inicia-se na narina direita e acompanha simetricamente a Ida. Píngala vem terminar no testículo esquerdo. Cada um desses canais semietéricos e semifísicos carrega energias prânicas que se polarizam a partir das narinas.

**Importante observação:** essas polaridades comentadas acima referem-se a uma pessoa do sexo masculino. No caso das mulheres, a polaridade inverte-se na relação entre as narinas e os canais de energia: Ida, lunar, inicia-se na narina direita e termina no ovário esquerdo, e Píngala, solar, na narina esquerda, terminando no ovário direito.

Percebe-se, por uma análise mais profunda sobre o acima citado que há uma íntima relação entre Respiração, Prana e Pensamento. Portanto, uma das conclusões a que chega o estudante gnóstico é que o exercício do Pranayama devidamente realizado interfere nos chacras dos testículos e dos ovários.

Essa interferência gera um choque vibratório, fazendo com que a energia sexual seja transferida à velocidade da luz até o cérebro, e do cérebro distribuindo-se para todo o organismo, vitalizando-o e curando-o poderosamente.

Isso é o que podemos chamar de sexualizar o corpo físico, ou seja, transfere-se a energia sexual, altamente implosiva, para todas as células do organismo, rejuvenescendo-o.

Juntos, os três canais criam uma imagem que se assemelha a duas serpentes harmoniosamente enroscadas numa haste; dessa figura originou-se o tradicional **Caduceu de Mercúrio**, que simboliza a Medicina Universal.

Este é também, na verdade, o antigo símbolo da medicina tibetana, cujos procedimentos visam a restauração da saúde por meio de reequilíbrio das energias prânicas nos três canais principais do organismo.

Para a antiga medicina tibetana, não apenas as doenças físicas, mas inclusive as de caráter psíquico ou mental, são provocadas por alterações energética nesses canais. A partir deles, toda a energia vital é distribuída para o organismo e é através deles, ainda, que os centros de energia, ou chacras, se comunicam. Assim, todas as energias emocional e mental não somente são influenciáveis pelos três canais, como também – e principalmente – os influencia.

### **Autoconhecimento, uma Condição para a Saúde**

Os recursos oferecidos pela Medicina Oriental (na verdade, esotérica) devem ser utilizados segundo orientação de uma sabedoria especializada, como a gnóstica. Alguns, porém, podem ser aplicados de modo mais livre, embora seja necessário que você conheça o tipo de sua constituição e possa adotar aquilo que lhe for mais adequado. É fundamental, portanto, procurar se conhecer para, finalmente, obter um equilíbrio que permita a seu organismo fazer instintiva e naturalmente as escolhas certas.

### **Os 12 Teoremas**

Os 12 Teoremas são um complemento das Sete Leis e podem nos ajudar a entender melhor a polaridade universal.

| Yin e Yang são dois polos da pura expansão infinita; eles se apresentam quando a pura expansão atinge o ponto geométrico da bifurcação. Yin e Yang surgem da continuamente pura expansão infinita. Yin é centrífugo; Yang é centrípeto; Yin e Yang produzem energia. Yin gera Yang, Yang gera Yin. A força de atração ou de repulsão entre as coisas é proporcional à diferença entre os seus componentes Yin e Yang. O excesso de Yin gera Yang e o excesso de Yang gera Yin. Todo fenômeno é produzido pela combinação entre Yin e Yang em várias proporções. Todos os fenômenos são efêmeros devido às constantes alterações das agregações dos componentes Yin e Yang. Nada é exclusivamente Yin ou Yang; tudo tem polaridade. Não existe nada neutro; Yin ou Yang estão em evidência em qualquer situação. Grande Yin atrai o pequeno Yang; Grande Yang atrai Pequeno Yin. Todas as concreções (solidificações) físicas são Yang no centro e Yin na periferia. |
| --- |
