As representações mentais e seus danos

As representações mentais e seus danos

Nas palestras anteriores, viemos estudar os diferentes aspectos relacionados com a Mente, e acredito que devemos seguir nos aprofundando no terreno prático, nos fatos interessantes que consistem na eliminação dos agregados psíquicos, que são bastante difíceis, mas que é possível eliminá-los. Entretanto, existe algo que devemos vigiar, que são exatamente as representações da mente.

Na Mente existem muitas representações mentais, suponhamos que temos na nossa Mente a representação de um amigo a quem estimamos e que alguém muito importante fala mal desse nosso amigo, levantando contra ele toda classe de calúnias, ofensas etc. Nós “damos ouvidos” a toda esta conversa e então a Imagem que temos do nosso amigo, a representação, fica alterada.

Antes era a imagem de um sujeito muito amável e que agora esta imagem assume, em nosso entendimento, a figura que o outro lhe tem dado, possivelmente de um bandido, um falso amigo etc.

impressoes-gnosisonlineDentro da nossa Mente existem milhares de representações que podem ser alteradas, se dermos ouvidos às conversações negativas, às calúnias, ouvir o que “ouvi dizer” etc.

De maneira que, não somente os agregados psíquicos, vivas representações dos nossos defeitos psicológicos, que levamos dentro do nosso ser, constituem um fardo pesado que carregamos, mas não devemos nunca esquecer essa questão das Representações da Mente.

Caminhantes do Sendeiro que deram ouvido às conversações negativas, por estarem em corredores onde somente se escutam frases negativas, tendem a se deformar em muitas Representações da Mente. É que elas são verdadeiros demônios que criam uma série de obstáculos intransponíveis para o despertar da Consciência.

É grave carregar tais elementos inimigos dentro de si mesmo, na nossa própria Mente. O melhor é não ter Efígies de tipo negativo, por isso é necessário apelar ao Poder Serpentino, que se desenvolve no corpo do gnóstico, Devi Kundalini Shakti, para que elimine tais representações de tipo negativo.

Na realidade, não deveríamos ter representações negativas ou positivas na nossa Mente… A Mente tem de se tornar serena e à disposição do Ser, para isso a personalidade humana deve ser passiva. Uma personalidade passiva recebe as mensagens que vêm das Partes mais elevadas do Ser, que passam através dos Centros Superiores do Ser, antes de entrar na Mente.

Por isso temos de eliminar os elementos pesados, os agregados difíceis, relacionados com o Mundo de 96 Leis, ou seja, a Região do Tártaro, para termos uma personalidade passiva…

A personalidade ativa é controlada pelos agregados de ódio, orgulho, inveja, luxúria, os abomináveis amores, o egoísmo, a vaidade perante os nossos semelhantes, por isso esquecemos que somos simples vermes no lodo da terra.

Se eliminarmos da nossa psique todos esses elementos psicológicos tão pesados, nossa personalidade humana torna-se passiva e a Mente se volta receptiva para as mensagens que descem das Partes mais elevados do Ser, através dos Centros Superiores do nosso Ser.

Compreenderam agora, meus irmãos, a necessidade de eliminar esses elementos que tenho citado? Com Devi Kundalini Shakti, ou seja, a Serpente Ígnea dos nossos mágicos poderes, pode-se eliminar, de fato, esses elementos pesados. Se continuarmos dando alimento às diferentes representações, é claro que a Mente não será serena, jamais será uma Mente projetista que está acondicionada no tempo e na dor.

Analisando a fundo, vê-se que devemos não só eliminar os agregados psíquicos indesejáveis, mas também as Representações, que são um problema difícil para a Iluminação Interior.

As representações e os diversos agregados acondicionam de tal forma a Consciência que a mantêm presa dentro de um trilho, nada agradável da subconsciência, da infraconsciência ou da inconsciência. No mundo oriental se fala muito em síntese, aliás já falamos sobre isso, no Budismo Zen-Chan se diz que: “Temos de conseguir a Quietude da Mente, o Silêncio da Mente, com o propósito de chegar, um dia, a entrar no Vazio Iluminador”.impressoes2-gnosisonline

Nós estamos sempre, na vida prática, na batalha das teses e antíteses, nessa luta terrível dos opostos nunca existe paz numa Mente assim…

Madame Blavatsky, no seu livro A Voz do Silêncio (clique aqui), tem uma frase que gosto muito, que diz: “Antes que a Chama de Ouro possa arder com a Luz Serena, a lâmpada deve ser bem cuidada, estar ao abrigo de todos os ventos e dos pensamentos, que devem cair mortos na porta do Templo…”

Conforme formos estudando as pregas da Mente, percebemos que a quietude, silêncio total da Mente é possível se ela não estiver ocupada com os agregados psíquicos e as representações.

Não devemos carregar em nossa Mente coisas que não são do nosso Ser. Poderiam me contestar, dizendo que existem representações louváveis, claras, magníficas, maravilhosas etc., tudo isso é aceitável, mas o mais importante em nós é o Ser. Enquanto nosso Templo estiver cheio de elementos estranhos, coisas de fora, animais, representações, agregados, pode-se dizer que existe um sono profundo na Consciência. Se existir inconsciência, há de ter sonhos vagos, mórbidos, néscios, incoerentes, imprecisos etc.

Já dizia Platão: “Conhece-se o homem por seus sonhos”. Realmente, a vida dos sonhos é uma consulta importantíssima, porque os sonhos de cada um dizem o que cada um é… Feliz o dia em que nós deixaremos de sonhar…, aí teremos triunfado! Enquanto existirem os sonhos na Mente, sonhos imprecisos e absurdos, isto nos indica que vamos muito mal. O verdadeiro Iluminado não tem sonhos, os sonhos são para os adormecidos.

O Verdadeiro Iluminado vive nos Mundos Superiores, fora do corpo físico, em estado de intensificada vigília, sem sonhar jamais, está desperto no Espaço Psicológico. Por isso, reflitam sobre a necessidade de se conseguir a Quietude ou o Silêncio da Mente.

Expliquei na vez passada sobre os três alimentos, disse que o primeiro alimento é do corpo físico, falamos também sobre o segundo alimento, que é a respiração, mais importante do que aquele do estômago, que não vou acrescentar nada hoje sobre eles, mas há um terceiro alimento que eu já disse a vocês, o das Impressões.

Ninguém pode viver sem as impressões. Vocês enxergam através das impressões, assim também me escutam, a mente de vocês está percebendo o quê? Uma série de impressões, que vem a vocês numa figura vestida com uma indumentária Sagrada da Ordem dos Cavaleiros do Santo Graal etc. Tudo isto chega a vocês através das Impressões…

Infelizmente, o ser humano não sabe selecionar as suas impressões, o que diriam vocês se agora, estando aqui neste salão, abríssemos a porta para que ladrões entrassem aqui? É claro que o Guardião não cometeria esse um absurdo e todos eles fugiriam… Mas não fazemos o mesmo com as Impressões, abrimos as portas para as Impressões Negativas do mundo, elas penetram em nossa psique e fazem o diabo lá dentro, transformando-se em agregados psíquicos e desenvolvendo o Centro Emocional Negativo.

Conclusão, elas chegam do lodo e nós abrimos as portas… É correto isso? É correto que uma pessoa que está cheia de emoções negativas, emanando do seu Centro Emocional Negativo, seja acolhida por nós? É certo que abramos as portas a essa pessoa?

Parece que não sabemos selecionar as Impressões e isso é grave! Temos de aprender a abrir e fechar as portas da nossa psique às Impressões; abrir as portas às impressões nobres, limpas e fechar às Impressões Negativas e absurdas.

Vejam o que faz uma pessoa estando na multidão; eu lhes asseguro que ninguém agora se atreveria a sair à rua para lançar pedras contra ninguém, certo? Entretanto, se alguém está dentro de uma grande manifestação pública, e esteja apaixonado pelo entusiasmo, se a multidão lança pedras, ele também acabará lançando pedras, ainda que diga depois para si mesmo: “Por que eu as lancei?”

Aqui no Distrito Federal, há uns 15 anos, vimos professores muito decentes, cultos, dignos, mas que na multidão pegavam pedras e as lançavam contra os vidros das janelas, contra as pessoas, contra tudo o que podiam. Esses professores de escolas nunca fariam essas coisas sozinhos, mas só em grupos.

Isso acontece porque se abrem as portas às impressões negativas e acaba-se fazendo o que nunca se faria sozinho, por isso é necessário que aprendamos a ser cuidadosos com as impressões.

impressoes3-gnosisonlineSe abrirmos as portas às impressões negativas para uma pessoa cheia de Ira, porque alguém lhe causou um mal, terminamos aliados dessa pessoa contra aquela que lhe proporcionou o dano, e terminamos também cheios de ira, sem ter parte alguma no processo. Se abrirmos as portas às impressões negativas de um bêbado numa diversão, terminaremos aceitando um copo de bebida, nos associaremos ao bêbado.

Da mesma forma com o sexo oposto, terminamos também fornicando com todas as classes de delito. Assim é que os seres humanos se contagiam uns aos outros dentro de ambientes negativos, os bêbados contagiam os bêbados; os ladrões transformam outros em ladrões; os drogados se contagiam entre si etc.

Selecionemos as Impressões! Se alguém nos traz emoções positivas de luz e harmonia, de beleza, de sabedoria, de amor, de poesia e de perfeição, abramos os nossos corações…

Se alguém nos trouxer emoções negativas, não devemos abrir as portas do nosso coração a essas pessoas. Fechemos as portas às Impressões negativas! Desintegrado o Ego, termina a dor, a raiz da dor está no Ego, e quando este termina, fica somente a Beleza do Ser em nós, que se transforma em Amor e Felicidade.

Para se chegar a isso, a Mente deve estar quieta, em silêncio, não projetar, deve ser uma Mente que não se ofende, não reaja por nada, só receba as mensagens que vêm das Partes Superiores do Ser, é uma Mente cheia de plenitude. Repito: temos de eliminar os agregados psíquicos e também as Representações da Mente, tanto as positivas como as negativas.

Precisamos limpar o Templo da Mente de toda essa sujeira, necessitamos que a Luz brilhe dentro do Templo da Mente para que a Chama de Ouro possa arder com a Luz serena dentro do templo, pois quando a Mente está quieta, em absoluto silêncio, advém o novo…

Dizer que é impossível ter a Mente quieta, em silêncio, quando vivemos num mundo cheio de problemas e dificuldades, é um absurdo! Porque desintegrando os agregados inumanos que em nosso interior carregamos, assim como as Representações Mentais, os problemas e as dificuldades terminam.

A Mente deve estar clara, limpa, deve ser um Templo solitário e luminoso, onde arda, unicamente, a Chama de Prájña, ou seja, a Chama do Ser…

  • Ana Elizabeth

    Maravilhoso! Esse texto realmente me ajudou de forma maravilhosa!
    Mente em silêncio é o que precisamos…

    Paz Inverencial!

    • SAUDAÇÕES GNÓSTICAS

      NESTA ERA DE AQUÁRIO OS EUS AGREGADOS É O IMPACIALISMO, RADICALISMO E O INDIVIDUALISMO. PARECE QUE NINGUÉM ACREDITA EM MAIS NINGUÉM, E NÃO SE AJUDAM,ESTÃO SEMPRE DESCONFIADOS QUANDO SE CHEGA PARA FALAR OU CONVERSAR. SE BLOQUEIMA E FICAM TE OLHANDO MEIO QUE DESCIONFIADOS. PARECE QUE NINGUÉM ESTÁ QUERENDO VIVER EM UNIÃO OU EM HARMONIA. TENHO VISTO ISSO COM OS MEUS PRÓPRIOS OLHOS. É MULEQUE QUERENDO MANDAR EM PESSOAS MAIS VELHAS E NÃO RESPEITAM MAIS OS MAIS VELHOS. PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL. PRECISAMOS POR UM BREQUE NISSO!

  • Cezar Marques

    Gostei bastante do texto! Explicativo e inteligente!

  • Diana

    Texto maravilhoso muito bom, para pessoas como eu estou começando o trabalho…Obrigada Gnosis Online…Abraços

    • Pascoa Gomes

      A mente pode ser comandada, pois a mesma recebe ordens, basta dizer: “Minha mente ordeno que pare, agora!”

      Neste interim a mente para com a canção psicológica, com o batalhar dos raciocínios e aquieta-se, proporcionando paz e tranquilidade. A mente se esvazia e permanece num silêncio total que dá para escutar o som da vibração em que a pessoa se encontra (0 a 270 milhões de vibrações por segundo), um breve chiado nos ouvidos. Uma paz profunda, um silêncio total. além disso, a mente pode ser programada em certas ocasiões de concentração que se queira induzi-la.

      um fraternal e inverencial abraço a todos

      • Thiago Santos do Nascimento

        O jeito de comandar a mente é com o uso da vontade consciente unindo-a com a imaginação.

  • Saudações
    Existe uma premissa que diz assim: .
    Os católicos, os crentes e os Kardecistas não sabem quando o mau ataca
    Nós Gnósticos temos que aprender isso, de uma maneira sutil. Ex: sabes quando um malandro está te ludibriando? Um gnóstico deve conhecer estas jogadas dos partidários da mão esquerda e, é obrigatório, pois um gnóstico não cai em situações melindrosas que venha afetá-lo moralmente ou fisicamente. Um Gnóstico ele tem que ter as manhas necessárias para se alto defender de tudo.

    • Raquel

      “manhas necessárias” na minha compreensão seria sabedoria necessária, adquirida com o trabalho interno.”

Confira também

O fogo sexual e a espiritualidade

A transmutação sexual da “ens seminis” em energia