Personalidades astrológicas e o autoconhecimento

Personalidades astrológicas e o autoconhecimento

- emPsicologia Gnóstica
7739
13

“A fim de alcançar o verdadeiro significado da Alquimia e da Astrologia, é necessário ter uma clara concepção da íntima relação e identidade do microcosmo e do macrocosmo e de sua interação. Todas as forças do universo estão potencialmente presentes no homem e em seu corpo, e todos os órgãos humanos nada mais são do que produtos e representantes dos poderes da natureza.” (Paracelso)

Todo estudante gnóstico que anela o autoconhecimento, e a consequente autoliberação e autorrealização, deve entender que todos nós sofremos inúmeras influências externas. Sejam de nossos semelhantes, sejam do meio ambiente ou mesmo do espaço sideral. De acordo com essas influências, temos diversas reações.

É a partir de tais reações que podemos nos conhecer, saber onde estão nossos pontos falhos, nossas debilidades, nossas fraquezas, enfim, nossos calcanhares-de-aquiles. Para o venerável mestre Samael Aun Weor, é por meio da auto-observação de nossas reações cotidianas que se pode tirar um maravilhoso material para o trabalho psicológico.

É nossa Essência, nossa Consciência ou nosso Ego que afloram em determinadas situações do dia a dia? Eis aí a verdadeira importância de se estudar séria e detidamente a astrologia sob o ponto de vista gnóstico, ou Astrologia Hermética. A seguir, um resumo das 12 Personalidades Astrológicas que nos ajudam a descobrir por onde afloram os diversos Eus da psicologia interior.

Antes de tudo, é importante entendermos o que significa a palavra Personalidade, sua formação, constituição e finalidade. E, a partir daí, estudar as características dos nativos de cada signo zodiacal.

A Personalidade é resultante da soma do CARÁTER e da CONDUTA da pessoa. O Caráter é o conjunto de traços e características próprios da pessoa, e está relacionado com a “carga hereditária” depositada nas informações contidas nos genes. Por sua vez, os genes são produtos de compostos moleculares do DNA (ou ácido desoxirribonucleico).

Sob a ótica gnóstico-esotérica, em última instância as moléculas recebem informações energéticas, ou eletrônicas, provenientes de Dimensões Superiores, ou, mais precisamente, de nosso corpo astral. Já a Conduta nasce das situações que surgem do meio social: família, cidade, país, época, era, raça, religião, diversos valores morais e éticos etc.

Devemos recordar sempre que a Personalidade tem um princípio e um fim. Nasce no seu tempo e morre no seu tempo, logo após o desencarne. A personalidade é, segundo o gnosticismo, formada nos primeiros 7anos de vida, ou seja, no início da infância. É de suma importância a atenção educacional da criança nesse primeiro “setenário”. Nesses anos é que é fundamentada a personalidade, a qual com o passar do tempo irá se fortalecendo. Caso a personalidade sofra uma malformação nessa época, será muito difícil modificá-la nos setenários seguintes. Urge educar corretamente as crianças, pois daí para frente, ela será reflexo desses primeiros sete anos.

O VM Samael, em sua obras intituladas Psicologia Revolucionária e Educação Fundamental (ou Educação da Consciência) diz o seguinte textualmente:

“Disseram-nos muito sabiamente que temos 97% de subconsciência e 3% de consciência. Falando francamente, afirmamos que os 97% da Essência que em nosso interior trazemos encontram-se aprisionados, embutidos, introduzidos dentro de cada um dos Eus que em conjunto constituem o Mim Mesmo. Obviamente, a Essência ou Consciência obstruída em cada Eu assim permanece em virtude de seu próprio condicionamento.

Cada Eu desintegrado libera determinada porcentagem de Consciência. Portanto, a emancipação ou liberação da Essência, ou Consciência, seria impossível sem a desintegração de cada um dos Eus. Uma maior quantidade de Eus desintegrados equivale a maior autoconsciência. Uma menor quantidade de Eus desintegrados equivale a menor porcentagem de Consciência desperta. O despertar da Consciência somente é possível dissolvendo-se o Eu, morrendo em nós mesmos aqui e agora.

Enquanto a Essência ou Consciência estiver embutida em cada um dos Eus que carregamos em nosso interior, encontrar-se-á adormecida, em estado subconsciente. É urgente transformar o subconsciente em consciente e isso somente é possível aniquilando-se os Eus, morrendo em nós mesmos.

Não podemos despertar sem haver morrido previamente em nós mesmos. Aqueles que tentam despertar primeiro, para depois morrer não possuem experiência real do que afirmam, seguem resolutamente o caminho do erro.

As crianças recém-nascidas são maravilhosas, gozam de plena consciência, ou seja, autoconsciência, encontram-se totalmente despertas. Dentro do corpo do recém-nascido encontra-se reincorporada a Essência e isso dá à criatura a sua beleza. Não queremos dizer que 100% da Essência esteja reincorporada no recém-nascido, porém, os 3% livres que normalmente não estão envoltos nos Eus psicológicos.

No entanto, essa porcentagem de essência livre reincorporada no organismo dos recém-nascidos lhes concede plena autoconsciência, lucidez etc. Os adultos veem o recém-nascido com piedade, pensam que a criaturinha se encontra inconsciente, porém, se equivocam lamentavelmente. O recém-nascido vê o adulto tal como é realmente, inconsciente, cruel, perverso etc. Os Eus do recém-nascido vão e vêm, dão voltas ao redor do berço, querem meter-se no novo corpo, porém, devido a que o recém-nascido ainda não tem fabricada a Personalidade, toda tentativa dos Eus para entrarem no novo corpo torna-se algo mais que impossível.

Às vezes, as criaturas espantam-se ao verem esses fantasmas ou Eus que se acercam da sua cama e então gritam, choram, porém, os adultos não entendem isso e supõem que o menino está enfermo, ou que tem fome ou sede… tal é a inconsciência dos adultos.

À medida que a nova Personalidade vai se formando, os Eus que vieram de existências anteriores vão penetrando pouco a pouco no novo corpo. Quando todos esses Eus se reincorporam, aparecemos no mundo com essa fealdade interior que nos caracteriza. Então, andamos como sonâmbulos por toda parte, sempre inconscientes, sempre perversos.

O Que Morre

Quando morremos, três coisas vão para o sepulcro:

1. O corpo físico.
2. O fundo vital orgânico.
3. A personalidade.

O fundo vital, qual fantasma, vai se desintegrando pouco a pouco, ante a fossa sepulcral, à medida que o corpo físico vai se consumindo também. A personalidade é subconsciente ou infraconsciente, entra e sai do sepulcro todas as vezes que quiser, alegra-se quando lhe levam flores, ama seus familiares e vai se dissolvendo muito lentamente, até se converter em poeira cósmica.

O que continua mais além do sepulcro é o Ego, o Eu Pluralizado, o mim mesmo, um montão de diabos dentro dos quais se encontra envolvida a Essência, a Consciência, que, ao seu tempo e hora, retorna, se reincorpora.

É lamentável que ao se formar a nova personalidade do menino se reincorporem também os Eus…”

Até aqui, as palavras do grande sábio gnóstico, Mestre Samael Aun Weor. A Ciência Gnóstica também ensina que é necessário desenvolver uma Personalidade Equilibrada. Para o desenvolvimento dessa Personalidade Equilibrada é indispensável o Autoconhecimento.

Cada pessoa deve procurar se Auto-observar em todas as situações da vida cotidiana. Com o sentido da Auto-observação ativado constantemente poderemos registrar e detectar as várias nuances pessoais. Com o “bisturi” da autocrítica investigaremos e analisaremos as ações e reações da nossa personalidade, a qual infelizmente está controlada quase totalmente pelo Ego, e não pela Essência.

Através da Reflexão, do Discernimento e, por fim, da Meditação, ensinados pela Psicologia Gnóstica, estudaremos as raízes mais profundas da Personalidade.

É importante enfatizar que pelos estudos gnósticos a Personalidade é apenas um instrumento, podendo ser manobrada tanto pelo Ser Divino (ou seja, nossas virtudes, atitudes conscientes, nossa Essência) ou pelo Ego (atitudes, pensamentos e emoções instintivos, negativos, ou defeitos psicológicos).

Personalidade Equilibrada

Os aspectos de uma Personalidade Equilibrada são, entre outros:

1. Respeito a si mesmo e a seus semelhantes.
2. Respeito pela estrutura familiar (pais, filhos, cônjuge).
3. Acato às leis do país em que vive.
4. Busca harmoniosa com as Leis Cósmicas.
5. Bons princípios de Higiene pessoal, energética e mental.
6. Estabelecer boas relações de Tolerância, Fraternidade, Compreensão, Altruísmo, Empatia. Etc.

A personalidade cumpre as necessidades da vida diária: no lar, nos passeios, no trabalho, nos grupos sociais, na escola etc. De acordo com o Esoterismo Gnóstico, a personalidade tem um limite, pois seria absurdo endeusá-la ou adorá-la. A personalidade nada mais é que um “veículo”, um “instrumento”.

Em certa etapa avançada do Caminho Iniciático, até mesmo a Personalidade deverá ser dissolvida. Mas isso é tema para outro texto do GnosisOnline… Vamos agora analisar as Personalidades Astrológicas e suas características, tanto positivas quanto negativas, porém, resumidamente.

ÁRIES

Hitler, que foi nativo de Áries, utilizou este tipo de energia de maneira destrutiva. No entanto, devemos reconhecer que, no princípio, antes de cometer a loucura de lançar a humanidade na Segunda Guerra Mundial, utilizou a energia de Áries de uma maneira construtiva, elevando o nível de vida do povo alemão.

Pudemos verificar através da experiência direta que os nativos de Áries brigam muito com o cônjuge. Eles têm uma marcada tendência para a briga, são rixentos por natureza. Os nascidos sob este signo sentem-se capazes de assumir grandes compromissos e levá-los a um bom termo, porém, existe neles o grave defeito de querer utilizar a força da vontade sempre de forma egoísta e destrutiva, ao estilo de Hitler, antissocial.

Agrada muito aos arianos a vida independente, apesar de muitos escolherem a milícia, onde não há independência. No caráter dos arianos prevalecem o orgulho, a confiança em si mesmos, a ambição e um valor verdadeiramente louco. Aos nativos de Áries convém o casamento com pessoas do signo de Libra porque o fogo e o ar se compreendem. Mas se os arianos querem ser felizes no matrimônio, devem acabar com o defeito da ira.

Áries tem como metal o ferro, sua pedra é o rubi, sua cor é o vermelho e o elemento que lhe corresponde, o fogo.

Para saber mais sobre o signo de Áries, Clique aqui.

TOURO

Na prática, pudemos evidenciar que quem nasce sob o signo de Touro não deve se casar com pessoas de Aquário porque fracassam inevitavelmente por causa da incompatibilidade de caráter. O signo de Touro é fixo, da terra, tende à estabilidade, e como o signo de Aquário é aéreo, móvel e revolucionário, logicamente resultam incompatíveis.

Os taurinos são como o boi, trabalhadores e mansos, mas quando se enfurecem são terríveis como o touro. Passam por grandes decepções amorosas em suas vidas. São reservados, conservadores, seguem passo a passo pelo caminho traçado, como o boi. Os nativos de Touro são muito sensíveis. A ira neles cresce com lentidão e vem a culminar em violentas explosões vulcânicas.

O tipo medíocre de Touro sabe ser muito egoísta, orgulhoso, rixento, passional, irancudo e glutão. O tipo superior deste signo está cheio de amor, ama a música clássica, a sabedoria, trabalha com alegria pela humanidade, sendo um tipo bastante inteligente, compreensivo, fiel, sincero na amizade, bom pai, boa mãe, bom amigo, bom irmão, bom cidadão etc.

Para saber mais sobre o signo de Touro, Clique aqui.

GÊMEOS

Gêmeos é um signo de ar, sendo governado pelo planeta Mercúrio. Gêmeos governa pulmões, braços e pernas. O metal deste signo é o próprio Mercúrio, a pedra preciosa, o berilo-ouro, e amarelo é a sua cor. Os nativos de Gêmeos amam muito as viagens. Eles cometem o erro de desprezar a sábia voz do coração e querem resolver tudo com a mente. Irritam-se facilmente, mas são versáteis, dinâmicos, volúveis e inteligentes. Suas vidas estão repletas de êxitos e fracassos. Possuem um valor extremado.

Os nascidos sob o signo de Gêmeos são bem problemáticos por causa de seu raro dualismo, por essa dupla personalidade que os caracteriza e que os gregos simbolizaram através dos misteriosos irmãos Cástor e Pólux. Jamais se sabe como o nativo de Gêmeos vai proceder graças exatamente à sua dupla personalidade.

A qualquer momento ele pode ser um amigo muito sincero, capaz de sacrificar sua própria vida pela amizade, pela pessoa que lhe ofereceu carinho, porém, em outro instante qualquer, é capaz das piores infâmias contra essa mesma pessoa amada.

O tipo inferior do signo de Gêmeos é deveras perigoso e, por isso, não se aconselha a sua amizade. O defeito mais grave dos nativos de Gêmeos é a tendência para julgar falsamente todas as pessoas.

Para saber mais sobre o signo de Gêmeos, Clique aqui.

CÂNCER

Os nativos de Câncer possuem um caráter tão variável como as fases da Lua. São pacíficos por natureza, mas quando se encolerizam são terríveis. Eles possuem disposição para as artes manuais e para as artes práticas. As pessoas nascidas sob este signo têm uma viva imaginação e devem tomar cuidado com a fantasia. Aconselha-se a Imaginação Consciente, jamais porém a imaginação mecânica; a fantasia é um absurdo.

Câncer concede uma natureza suave, retraída e reservada e virtudes caseiras. Neste signo de Câncer encontramos indivíduos demasiado passivos, frouxos e preguiçosos. São muito aficionados de novelas, filmes etc. Seu metal é a prata, sendo a pérola a pedra preciosa. Sua cor é o branco. Câncer, o signo do caranguejo ou do escaravelho sagrado, é casa da Lua.

Para saber mais sobre o signo de Câncer, Clique aqui.

LEÃO

A constelação de Leão é o trono do Sol, o coração do Zodíaco. Leão governa o coração humano. Nele, as forças de cima misturam-se com as de baixo para que as de baixo se libertem. O metal de Leão é o ouro, o diamante sua pedra preciosa e dourado a sua cor.

Na prática, verificamos que os nativos de Leão são como o leão, valentes, furiosos, nobres, dignos, constantes, porém, encontramos entre eles, claro, muitos orgulhosos, gente altiva, infiéis, tiranos… Os nascidos sob este signo têm atitudes de organizador, desenvolvem o sentimento e a bravura do leão. As pessoas evoluídas deste signo chegam a ser grandes paladinos.

O tipo medíocre de Leão é muito sentimental e iracundo. Sobrestima em demasia suas próprias qualidades. Em todo nativo de Leão existe a mística, ora elevada, ora em estado incipiente, tudo depende do tipo da pessoa. Este signo predispõe as pessoas a sofrerem acidentes nos braços e nas mãos.

Para saber mais sobre o signo de Leão, Clique aqui.

VIRGEM

Virgem é o signo zodiacal da Virgem Mãe do Mundo, é a casa de Mercúrio e seus minerais são o jaspe e a esmeralda. Na prática, verificamos que os nativos de Virgem são, infelizmente, deveras raciocinadores, além do normal, sendo ainda céticos por natureza. A razão e o intelecto são necessários, mas quando saem de sua órbita resultam prejudiciais. Os virginianos servem para a ciência, para a psiquiatria, medicina, naturismo, laboratório, pedagogia etc.

Os nativos de Virgem entendem-se com gentes dos signos de água, porém, não combinam com pessoas do signo de Peixes, pelo que aconselhamos evitar o matrimônio com elas. O mais lamentável nos tipos nascidos sob este signo vêm a ser a inércia e o ceticismo, que os caracterizam. Interessa saber que a inércia tende a passar do material para o espiritual até onde seja possível por meio da experiência.

O talento crítico-analítico de Virgem é formidável e entre os grandes gênios deste signo está Goethe, que conseguiu transcender o material, a inércia e entrar na alta espiritualidade científica.

No entanto, nem todos os virginianos são semelhantes a Goethe. Comumente, abundam entre os medíocres deste signo os materialistas ateus, inimigos de tudo o que tenha vestígio de espiritualidade. O egoísmo das pessoas medíocres de Virgem apresenta-se demasiado grotesco e asqueroso, porém, os Goethes são geniais, profundamente desinteressados e altamente altruístas.

Os nascidos em Virgem passam por grandes decepções e sofrem no amor porque que o astro do amor, Vênus, está em desterro em Virgem.

Para saber mais sobre o signo de Virgem, Clique aqui.

LIBRA

Libra está governado por Vênus e Saturno. O metal deste signo é o cobre e a pedra preciosa, a crisólita. Na prática, verificamos que os nativos de Libra sabem, em sua maioria, ter um certo equilíbrio em sua vida, porém desequilibram-se no relacionado com a vida conjugal, no amor. Os nativos de Libra criam muitos problemas para si devido à sua maneira franca e justiceira de ser.

Os librianos, bem favorecidos, gostam das coisas retas e justas. As pessoas não entendem muito bem os librianos. Eles parecem ser, às vezes, cruéis e impiedosos. Não gostam ou não querem saber de diplomacia. A hipocrisia os enfastia e as doces palavras dos perversos os aborrecem em vez de suavizá-los. Os librianos têm o defeito de não saberem perdoar o próximo. Em tudo querem ver a lei e nada mais do que a lei, esquecendo muitas vezes a misericórdia.

Os nascidos sob este signo gostam muito de viajar e são fiéis cumpridores de seus deveres. Eles são o que são e nada mais do que são, francos e justiceiros. As pessoas incomodam-se com os librianos. Interpretam-nos erradamente por causa da sua maneira de ser e, como é natural, falam mal deles.

Assim, enchem-se de inimigos gratuitos. Ao libriano não se pode ir com jogo duplo. Isso ele não tolera e não perdoa. Com os librianos se deve ser sempre amável e carinhoso ou severo, jamais, porém, com esse jogo duplo de doçura e dureza, porque eles não toleram e não perdoam.

O tipo superior de Libra prefere sempre a castidade total, enquanto o tipo inferior vem a ser muito fornicário e adúltero. O tipo superior tem certa espiritualidade que os espiritualistas não compreendem e julgam-nos equivocadamente. O tipo inferior de Libra apresenta pessoas deslumbrantes, loquazes e versáteis. Agrada-lhes por natureza ocupar o primeiro plano e chamar a atenção de todo mundo.

O tipo superior de Libra quer viver sempre anônimo e desconhecido, não sentindo atração alguma pela fama, pelos louros ou pelo prestígio. Revela mansidão, sentimento de previsão e arrojo. O tipo negativo revela superficialidade e cobiça. No tipo médio, misturam-se muitos desses defeitos e qualidades.

Aos nativos de Libra convém o matrimônio com as pessoas sob a regência de Peixes. Os nativos de Libra gostam de fazer obras de caridade sem esperar recompensa e sem alardear o serviço feito. Finalmente, o tipo superior de Libra ama a música seleta, recreia-se nela e deleita-se nela em um grau supremo. Ademais, sentem atração pelo bom teatro e pela boa literatura.

Para saber mais sobre o signo de Libra, Clique aqui.

ESCORPIÃO

Escorpião governa os órgãos sexuais. Escorpião é a casa de Marte, o planeta da guerra, e no sexo encontra-se a raiz da Grande Batalha entre os magos brancos e os magos negros, entre as forças solares e lunares. A raça lunar odeia mortalmente tudo o que tenha sabor de Maithuna, magia sexual, tantrismo branco, Vaca Sagrada etc.

Os nativos de Escorpião podem cair na mais espantosa fornicação ou regeneram-se totalmente. Na prática, pudemos verificar que sofrem muito na primeira metade da vida e até têm um amor que lhes ocasiona grandes amarguras, mas na segunda metade da vida a sorte melhora notavelmente e tudo muda.

Os nascidos sob este signo têm uma certa tendência para a ira e a vingança. Eles dificilmente perdoam alguém.

As mulheres de Escorpião estão sempre em perigo de ficar viúvas e passar muitas necessidades econômicas durante a primeira parte da sua vida. Os homens de Escorpião sofrem muita miséria durante a primeira parte da vida, contudo graças à experiência que adquirem, melhoram muito na segunda parte de sua existência.

Os nativos de Escorpião são pessoas enérgicas. São ambiciosos, reservados e francos. Como amigos , são amigos de verdade, fiéis, sinceros, capazes de se sacrificar pela amizade. Mas como inimigos, são terríveis, bastante perigosos e vingativos. O mineral de Escorpião é o ímã e a pedra, o topázio.

Para saber mais sobre o signo de Escorpião, Clique aqui.

SAGITÁRIO

Algo que não deve ser esquecido é o signo de Sagitário, com seu famoso centauro, metade homem, metade animal. Sagitário, casa de Júpiter, tem por metal o estanho e como pedra preciosa, a safira azul. Na prática, verificamos que os nativos de Sagitário são muito fornicários e passionais. Amam muito as viagens, as explorações, as aventuras e os esportes.

Os sagitarianos aborrecem-se facilmente e perdoam em seguida. São muito compreensivos. Amam a bela música e possuem uma inteligência maravilhosa. São tenazes.

Quando parecem haver fracassado definitivamente, parecem ressuscitar das próprias cinzas, com a ave Fênix da mitologia, deixando assombrados todos os seus amigos e inimigos. Os nascidos sob este signo são capazes de se lançar em grandes empresas, ainda quando se vejam rodeados de imensos perigos.

A vida econômica deles às vezes é muito boa, contudo, também passam por dificuldades econômicas e grandes amarguras. O que mais prejudica os sagitarianos é a luxúria.

Para saber mais sobre o signo de Sagitário, Clique aqui.

CAPRICÓRNIO

A pedra de Capricórnio é o ônix e toda pedra negra em geral. Chumbo é o seu metal. Os nativos de Capricórnio têm disposição para a pedagogia. Sofrem muito. Têm um grande sentido do dever. São práticos por natureza e passam em sua vida por um grande sofrimento, alguém os atraiçoa.

As mulheres de Capricórnio são magnificas esposas, fieis até a morte, trabalhadoras, de muita habilidade, porém, apesar de todas essas virtudes, o marido as atraiçoa, as abandona e muitas vezes contra a própria vontade. Infelizmente, é o Carma delas.

Algumas mulheres de Capricórnio metem-se com outros homens, porém, só depois de abandonadas pelo marido e depois de haverem sofrido bastante. São bastante egoístas os homens e mulheres de Capricórnio, ainda que nem todos. Referimo-nos ao tipo inferior. Graças a este egoísmo, contraem muitos compromissos e também se enchem de inimigos.

Os capricornianos apegam-se e bastante às coisas, ao dinheiro, onde alguns tornam-se até avarentos. Capricórnio, signo da terra, fixo, estável, não impede que seus nativos façam viagens, ainda
que sejam curtas. As dores morais deste tipo astrológico são terríveis, sofrem demais, felizmente seu sentido prático da vida os salva e, ligeiro, se sobrepõem às piores amarguras da vida.

Para saber mais sobre o signo de Capricórnio, Clique aqui.

AQUÁRIO

Urano e Saturno são os planetas que governam a constelação de Aquário, sendo Urano um planeta de características totalmente revolucionárias. Os reacionários, conservadores, regressivos e retardatários não o entendem.

Entre os minerais de Aquário destacam-se, principalmente, o urânio e o chumbo. Pedra de Aquário, safira. Inclui-se também a pérola negra, difícil de ser achada, mas não impossível. Não podemos aconselhar às mulheres deste signo que se casem com algum homem da constelação de Touro porque serão infelizes toda a vida.

Os nativos de Aquário têm grande disposição para as ciências naturais, astrologia, astronomia, medicina, química, botânica, biologia…

Os aquarianos são revolucionários em sua vida, em seus costumes, em sua casa, fora dela etc., porém, a seu modo. Destacam-se como paladinos, alguns em alto grau, outros em grau menor, porém, todos têm marcada tendência para ser paladinos.

Aquário é o signo do gênio, onde Saturno, o Ancião dos Céus, contribui com a profundidade que os caracteriza, e Urano, o astro revolucionário, lança seus raios sobre a espécie humana. Os aquarianos de tipo superior são fiéis, altruístas, filantrópicos, bondosos, sinceros…

Eles sabem selecionar as suas amizades por instinto, por intuição. Conhecem as pessoas e querem sempre fraternidade e humanidade. O tipo inferior é desconfiado por natureza, amante do retiro exagerado. Sua inteligência dedica-se apenas a coisas do mundo físico e seus problemas e assuntos recaem sobre o que é sensível e material.

O aquariano de tipo superior é preciso em seus negócios, concentrado, profundo, perseverante, maravilhoso… As mulheres deste signo são boas esposas, boas mães, porém, gostam de estar fora de casa e isso incomoda muito os maridos, sobretudo se forem do signo de Touro.

Para saber mais sobre o signo de Aquário, Clique aqui.

PEIXES

Peixes está governado por Netuno, o planeta do ocultismo prático, e por Júpiter-Tonante, o Pai dos Deuses. O metal deste signo é o estanho, sendo a ametista e os corais suas pedras. Peixes governa os pés.

Os nativos de Peixes, comumente, têm duas esposas e vários filhos. São de natureza dual e têm inclinação para duas profissões ou ofícios. São de difícil compreensão, vivem como o peixe em tudo, mas separados de tudo pelo líquido elemento. Adaptam-se a tudo, mas no fundo desprezam todas as coisas do mundo. São delicados, sensitivos, intuitivos, profundos e as pessoas não os compreendem direito.

Os nascidos sob esta constelação têm grande disposição para o ocultismo graças a que Peixes está governado por Netuno, o planeta do esoterismo. As mulheres de Peixes são muito nervosas, sensitivas, como uma flor delicada, impressionáveis e intuitivas.

Os nativos de Peixes têm bons sentimentos sociais, são alegres, pacíficos e hospitaleiros por natureza. O grande perigo para eles consiste em cair na preguiça, negligência, passividade e indiferença pela vida. Com isso, podem até chegar a uma falta de responsabilidade moral.

A mente deles oscila entre a compreensão rápida ou fatal e a preguiça ou desprezo pelas coisas mais necessárias para a vida. São dois extremos e tão ligeiro como caem em um extremo, caem no outro.

Sua vontade às vezes é forte, contudo, em outras oportunidades é oscilante. Quando eles caem na extrema indiferença e passividade, deixam-se levar pela corrente do rio da vida, porém, ao verem a gravidade de sua conduta, põem em ação sua vontade de aço, mudando radicalmente o curso de sua existência.

Os nativos de Peixes de tipo superior são gnósticos cem por cento. Possuem uma vontade de aço inquebrantável e um elevadíssimo senso de responsabilidade moral.

Grandes iluminados, Mestres, Avataras e Reis Iniciados têm saído do tipo superior deste signo.
No entanto, o tipo inferior tem uma marcada tendência para a luxúria, alcoolismo, gula, orgulho, preguiça etc.

Os piscianos em geral gostam de viagens, apesar de nem todos poderem viajar. Têm uma grande imaginação e uma tremenda sensibilidade. Resulta muito difícil compreendê-los e só os próprios piscianos compreendem a si mesmos.

Tudo o que para as pessoas normais tem uma grande importância, para eles nada vale, todavia, é diplomático, adapta-se às pessoas e aparenta que está de acordo com eles. Um dos graves problemas para eles é terem de se definir na questão conjugal, pois quase sempre dois amores básicos e fundamentais colocam-nos em um beco sem saída.

O tipo superior de Peixes transcende essas debilidades porque é absolutamente casto. Comumente, sofrem muito com a família nos seus primeiros anos. Difícil encontrar um pisciano que tenha sido feliz com a família durante seus primeiros anos de vida.

As mulheres de tipo inferior de Peixes caem na prostituição e no alcoolismo. As mulheres de tipo superior jamais caem assim, são como uma flor muito delicada, são lindas flores-de-lótus.

Para saber mais sobre o signo de Peixes, Clique aqui.

  • Juuh ferreira

    Oi, vocês tem algum poste sobre as previsões para os signos en 2016? Sou de Leão com ascendência em libra, gostaria muito de ler a respeito. Obrigada!!

  • ” Paz Iverencial ”
    É tudo quanto desejo à todos irmãos da Sociedade Gnósticai no Mundo…
    Eu porém ainda nunca consegui saber de que Signo Zodiacal sou…
    Assim sendo,gostava que me ajudassem a descobrir o Meu Signo!!!
    Era tudo…

  • Wivian Nereida Silveira

    Boa tarde,
    Gostaria de saber sobre um eventual casamento de uma nativa de áries (7 abr. 1966, 09 h 50’00”) com um nativo de Libra (30 set. 1963, 06h30’00”)?

    Muito obrigada por responder.

    • Diz a tradição que Áries e Libra se combinam muito bem.
      Mas lembre-se de que se não houver um trabalho espiritual em vocês, o paraíso pode virar inferno…

  • marcos braga

    incrivel… confesso que sendo de leão tenho muitas caracteristicas de capricornio, mas graças a meu bom pai interno, não sofro no amor. Porem minha pergunta não é essa, queria saber se pessoas de um determinado signo conseguem transcender o seu signo e adquirir uma energia maior de outro astro, adquirindo caracterisrticas intesificadas por ele?

    • Devemos saber que todos nós podemos canalizar a energia de nosso signo (ou de outros, conforme nosso mapa astral) de forma positiva ou negativa.
      Tudo depende de como canalizamos e reagimos às circunstâncias.
      O Trabalho Gnóstico serve justamente para nos polarizarmos positivamente com a energia de cada signo.

    • Bianca

      Boa pergunta Marcos! Tive o azar de nascer com o signo de cancêr em marte. Se eu puder, de alguma forma intervir nessa influência, que considero tão negativa ficarei aliviada.

      • Luana

        Eu tenho marte em câncer e não acho isso algo negativo ou azar

        • Alan

          Olá, então…

          Nasci dia 19/01/95 e até a alguns dias atrás nunca tinha me interessado ou até mesmo pesquisado sobre o que são os signos, astrologia, enfim, não sei porque nunca tive esse interesse. Porém, por incrível que pareça, acabei atráves de uma postagem no facebook indo parar num site onde descrevia um pouco de cada signo, então, por curiosidade, fui procurar o meu, Capricórnio. Foi então que me surpreendi com as coincidências das caracteristicas apresentadas no texto com a minha própria pessoa.

          Então acabei por pesquisar um pouco mais, não apenas sobre meu signo, mas os demais também. Notei também que tenho alguns traços, e fortes, do signo Escorpião e não conseguir entender o porquê.

          Se alguém puder me esclarecer o porquê disso ficaria agradecido.

  • Thiago Nascimento

    Os gêmeos tem duas personalidades ou uma personalidade que
    pula aos extremos constantemente?

  • Flávia

    capricórnio é de terra mas não é fixo, é cardinal.
    Sobre libra, parabenizo pela excelente descrição. As pessoas tendem a acreditar que todo libriano é preguiçoso e “paz e amor”, o que não procede. Abraços

  • Oi

    Olá,sou libriana!

  • andre chaves

    Oi, eu estou fazendo o curso de gnosis, esoterismo e autoconhecimento e no estudo diz se tivesse alguma dúvida, algum sonho estranho podia mandar uma mensagem. Estou mandando para este texto. Eu sou canseriano e na terceira noite, após o exercício de meditação e pegar no sono eu sonhei que eu estava com vontade de ejacular (sem me masturbar pois nunca fui fã deste sistema) e quando ejaculei era puro sangue, sêmen sangrento. Será que Lílith tem alguma coisa a ver com isso?

Confira também

Introdução aos estudos gnósticos

“A Gnose é um ensinamento cósmico que aspira