Perguntas e respostas sobre a eliminação do Ego

Perguntas e respostas sobre a eliminação do Ego

- emPsicologia Gnóstica
4641
14
O Ego é múltiplo, complexo e profundo, e por meio da Auto-observação, Meditação, Compreensão e Oração à Mãe Divina, vai sendo eliminado, originando a Iluminação autêntica.

Pergunta: Mestre, o senhor poderia, por favor, nos esclarecer com relação ao que seja a morte de momento em momento? Nos momentos em que alguém anda pela rua e tem necessidade de pedir pela morte de um “Eu”, terá de se pôr a meditar na rua, ou qual é o sistema?
Samael Aun Weor: Bem, a rua não é exatamente uma das sete maravilhas do mundo como lugar para entregar-se à meditação. O que se pode fazer é tomar nota do defeito psicológico que o assediou na rua e, já em casa, ou à noite, na hora de se deitar, entregar-se à meditação.

Já em sua cama, bastará relaxar o corpo físico, deitado de barriga para cima, respirando ritmicamente, imitando a respiração dos bebês recém-nascidos, e então, submerso assim em concentração perfeita e meditação profunda, reconstruirá a cena em que aquele defeito surgiu.

Então, analisará o defeito cuidadosamente, sinceramente, sem escapatórias, sem justificativas de nenhuma espécie, e, uma vez que o tenha compreendido, então se entregará à oração.

Não se esqueçam daquela frase latina que diz o seguinte: “Bene Orasse Est Bene Laborasse”, isto é, quem bem ora, bem trabalha (bem labora, orar é trabalhar)…

Submersos em profunda Oração, pediremos a Devi Kundalini Shakty, a Mãe Divina particular, individual, pois cada um tem a sua própria, que desintegre aquele agregado que já compreendeu em todos os níveis da mente. E deve prosseguir com uma série de sucessivos trabalhos, até que o agregado psíquico em questão desapareça. Este é o caminho óbvio a seguir… Alguma outra pergunta?

P: Mestre, por ex., um Ego pode apresentar-se de diversas formas nos diversos centros; então deve-se pedir à Divina Mãe que destrua o Ego como um só ou em várias subdivisões de um mesmo Ego?
SAW:
Qualquer agregado psíquico indesejável tem três formas fundamentais de comportamento, porque no Centro Intelectual se expressa de uma forma, no Emocional de forma emotiva e no Motor-Instintivo-Sexual assume outra forma. Mas é o mesmo. Não quero com isso dizer que um defeito está personificado em um só agregado. Obviamente, para cada defeito há múltiplos agregados.

De modo que se o defeito continua de alguma outra forma, temos de voltar a estudá-lo, para novamente voltar a suplicar a Devi Kundalini Shakty sua desintegração final.

Muitas vezes, um defeito conta com uma ou mais dúzias de elementos psíquicos indesejáveis, que reveste múltiplas características, mas se formos pacientes no Trabalho, se não abandonamos a luta, se mantivermos continuidade de propósitos, pouco a pouco iremos desintegrando todos os elementos que personificam tal defeito.

P: Mestre, qual é o centro que vamos utilizar para descobrir as 49 regiões?
SAW:
Bom, está fazendo uma pergunta muito difícil de responder. E eu quero que os aqui presentes me respondam o seguinte: “Qual de vocês está preparado para contar as 49 regiões e estudá-las cuidadosamente? Se há alguém, gostaria de saber… Sinceramente, algum de vocês poderia conhecer as 49 regiões e falar delas? Não há ninguém!

À medida que alguém for avançando no Trabalho, irá descobrindo essas regiões. Antes, é como querer colocar o carro na frente dos bois.

Como disse Jesus Cristo, “De que serviria ao homem conseguir todos os tesouros do mundo se perde a sua Alma? Mais lhe valeria não haver nascido, ou pendurar uma pedra de moinho no pescoço e lançar-se ao fundo do mar”… São palavras do Nazareno. Isto é, quem não trabalha sobre si mesmo perde sua Alma, submerge-se nos Mundos Infernos até a Segunda Morte, é um caso perdido…

Não desejo para vocês tal sorte, é a maior desgraça que pode acontecer a alguém. Mais vale possuir nossa Alma. E só podemos possuí-la quando a cristalizamos em nós mesmos. Alguma outra pergunta?

O Ego é múltiplo, complexo e profundo, e por meio da Auto-observação, Meditação, Compreensão e Oração à Mãe Divina, vai sendo eliminado, originando a Iluminação autêntica

P: Com relação a nossos defeitos, devido às emoções negativas… O senhor poderia nos dizer alguma forma de equilibrar o Centro Emocional, com relação ao Intelectual ou ao Motor?
SAW:
Sem dúvida, as emoções negativas são muito prejudiciais. Quem é vítima das emoções negativas se torna mentiroso, criminoso, caluniador e perverso.

Suponhamos que alguém diz a um homem que sua mulher está tendo relações amorosas com outro homem. Então, ele se deixa levar por uma emoção negativa e vai tratar de matar a mulher e o outro cavalheiro.

Suponhamos que a notícia seja falsa e que a pobre mulher tinha apenas uma amizade com aquele senhor. Talvez falasse com ele, mas nunca pensou em amores e namoricos, nem em ser infiel ao seu marido. Então, o marido, além de assassino, é caluniador e perverso.

Assim, as emoções negativas tornam uma pessoa malvada. Como fazer para controlar as emoções negativas? Não resta mais que um remédio, cultivar as emoções superiores do Centro Intelectual.

O Centro Intelectual tem a parte Emocional Superior, a parte Motora Superior e a Inteligência da Inteligência. Cultivemos a emoção superior do Centro Intelectual. A música harmônica, a música bela, a música feliz, a pintura, a arte, a beleza, os estudos superiores, a mística inefável, o esoterismo, a Gnose, e assim vamos pouco a pouco controlando as emoções inferiores.

Mas isso não é tudo. Necessitamos por último eliminar os agregados psíquicos do Centro Emocional Inferior. Temos de descobri-los, como trabalham, como se manifestam, como diante de uma notícia falsa nos enchemos de emoções, fazemos um alvoroço, vamos ao fracasso… Há que ir eliminando todos esses agregados.

Temos um amigo aqui no México, por certo um bom amigo… Infelizmente, alguém lhe trouxe uma notícia bastante desagradável. Disseram-lhe que sua irmã havia sido vítima de um roubo.

O homem acreditou ao pé da letra e se encheu de grande ira. Como consequência, está agora em estado de coma, teve uma embolia cerebral. E era um homem muito capaz, muito inteligente e por certo até gnóstico.

Infelizmente, não havia eliminado os agregados psíquicos do Centro Emocional. E, por certo, a notícia era falsa. Foi vítima de uma notícia falsa.

Que caluniou outras pessoas… que havia se enganado sobre sua irmã (este era um homem honrado) e, além disso, prejudicou a si mesmo, praticamente cometeu suicídio. Vejam até onde podem nos levar as emoções negativas.

Por isso é que temos de eliminar os agregados psíquicos das emoções negativas. Agregados psíquicos como os do temor, agregados psíquicos como os da ira, agregados psíquicos como os do ódio, tudo isso é das emoções negativas. Se conseguirmos eliminá-los, já não seremos mais vítimas dessas emoções inferiores. Assim, isso é o que tenho de dizer com relação às emoções negativas.

P: Mestre, o que é que realmente nos ajuda a observar-nos, são os Eus gnósticos que observam ou é o sentido de auto-observação que vai se desenvolvendo pouco a pouco em nós?
SAW:
Pois é a própria Essência a que auto-observa seus processos, assim é.

P: Mestre, poderá existir em nós o Boddhicitta se ainda existem alguns agregados psíquicos?
SAW:
Não é possível!

P: Não pode existir nem um só?
SAW:
Para que o Boddhicitta exista totalmente em nós, necessita-se a eliminação total de todos os elementos psíquicos que carregamos em nosso interior. No entanto, quem os está eliminando começa a dar forma ao Boddhicitta.

O Boddhicitta não poderia surgir da noite para o dia, vai se formando em nós pouco a pouco, à medida que vamos eliminando os elementos psíquicos indesejáveis. Mas para existir cabalmente e de forma total, só quando todos os elementos indesejáveis da psique tenham sido aniquilados.

Por isso se disse no budismo ortodoxo muito rigoroso que “é preciso passar pela aniquilação budista”, palavra que assusta muitos pseudoesoteristas e pseudo-ocultistas.

P: Como nos foi dito, criamos os Egos por não saber digerir as impressões. Poderia nos explicar como digerir essas impressões de forma positiva?
SAW:
É claro que qualquer impressão não digerida se converte em Ego. Se alguém vem e lhe diz que um irmão seu foi enganado, que alguém lhe roubou um dinheiro, e você fica cheio de muita ira e diz: “Vou atrás desse malvado…” Mas se você digere a impressão conscientemente, não se forma nenhum agregado e você não vai atrás de ninguém.

Mas para digerir essa impressão nefasta que lhe trouxeram, você não deve esquecer de si mesmo. Se você esquece de si mesmo e se identifica com o que estão lhe dizendo, não poderá digerir a impressão.

Mas se você não se identifica com o que estão lhe dizendo (devido a que você não esqueceu de si mesmo), então poderá digerir o que estão lhe contando, poderá digerir a notícia e não se formarão novos agregados. Mas se você não digerisse a notícia, poderia se formar um forte agregado de ira.

P: Mestre, ao estudar um defeito, sabemos que tem diferentes agregados; quando vamos destruí-lo e sabemos quais agregados são, o que destruímos primeiro, o defeito ou os agregados?
SAW:
É que o agregado é o defeito, e o defeito é o agregado. Chamamos de “agregados” os demônios vermelhos de Seth; no velho Egito dos faraós, assim se qualificavam os agregados, de “demônios”. Cada demônio é um defeito, cada defeito é um demônio.

P: Com relação aos agregados, existem outros que se desprendem dele?
SAW:
Bom, muitos “compadres”, e isso é natural… Um defeito está associado com outro, e este, por sua vez, está associado com outro. Vejamos uma cena de ciúmes. Um homem tem uma noiva e de repente, um dia qualquer, a encontra na rua, quando menos esperava, em namoricos com outro sujeito, etc.

Qual a primeira coisa que sente? Terríveis ciúmes mortais. A segunda, uma ira tão horrível que poderia matar os dois. A terceira, seu amor próprio ferido…

Aqui mesmo na capital do México aconteceu que o filho aí de um amigo encontrou sua noiva com um conhecido, sacou a pistola e atirou nos dois. Agora está na penitenciária pagando seu delito, 40 anos de cadeia.

Combinaram-se vários elementos. Um Eu de grande ira, que cometeu o homicídio, o Eu dos ciúmes, o Eu do amor-próprio ferido, e isso provocou a tragédia. Esses três estão associados.

Se esse jovem quisesse desintegrar os atores dessa cena, teria de desintegrar todos os três, um por um. De modo que qualquer defeito está associado a outro, isso é óbvio.

(Samael aun Weor, da conferência O Que É a Alma)

14 Comments

  1. ola!! eu queria saber se posso começar a praticar a morte psicologica pelo eu da prequiça por exemplo??

    1. Sempre recomendamos o seguinte: pratique com os eus do dia que se manifestaram em você.
      E paralelamente, ore à tua Mãe Divina para que ELA faça aflorar os milhares de expressões da Legião da Preguiça, e aí Ela, todo-misericordiosa e sábia, nos fará descobrir mais e mais desse defeito…

  2. Há possibilidade de, por erros de qualquer especie, desenvolvermos,criarmos agregados de egos que já possuímos?
    Ou todo ego que se manifesta já estava contido na mente, e apenas vem à tona?

    1. Podemos criar novos Eus a cada dia, e os que já existem nós podemos fortalecê-los.

  3. Como eliminar o ego da distração, Identificação, fascinação, sonho? Encontrei uma técnica em que utilizo um elástico, quando um ego se manifestar puxo o elástico e solto causando uma pequena dor, o meu cérebro relaciona esta dor com o ego e este não mais se manifestará?
    Será que funciona?

    1. Esses pequenos artifícios, exatamente como no caso das contas de oração, masbahas e outras técnicas ensinadas pelos súfis e pelo Mestre Gurdjieff para mantermo-nos atentos são ótimos, porém, as técnicas precisas se encontram na Psicologia Gnóstica.
      Tudo é útil, mas a meta em si é a eliminação dos Eus Psicológicos, pois estes é que nos atam ao adormecimento, ao erro e aos problemas…

  4. O texto diz pra gente pedir a mãe Divina Devi Kundaline Shakti para eliminar os eus e o ego. No meu caso que eu desconfio que Ela (a Kundalini) está em estado de dormência, isto ainda é válido?

    1. Messias, quem está em estado de dormência é VOCÊ, a energia da Mãe Divina só não está ativada. Tua Mãe Divina é uma parte do teu Ser Sagrado, e pode e deve ser invocada a cada instante…

  5. Sei que preciso controlar as minhas emoções; ter consciência do meus defeitos e dominá-los, mantê-los sob constante observação. Acredito que preciso viver apenas o momento – isso é recente, já que os meus pensamentos me dominavam dia e noite. Eu era um sonhador, e achava que todas as pessoas passavam por esse estado de transe. Com a gnose eu pratico o momento presente e isso me faz um grande bem. Também tenho observado melhoras na saúde. Mas não pretendo me transformar num Budha. Abcs.

    1. Tente controlar as suas emoções e você ficará louco, qualquer psiquiatra sabe disso. Samael não ensina a controlar as emoções e sim a enfraquecer as emoções inferiores por meio das emoções superiores: as superiores devem substituir as inferiores. E também se deve eliminar os agregados psíquicos que as ocasionam, pois do contrário elas voltam e ficam persistindo sem fim.

      Fique se ocupando com suas emoções inferiores, tentando controlá-las, e você verá onde irá parar…

  6. Guilherme Lemos Gonçalves

    Sei lá tem hora que não consigo acreditar mais nisso!Antes eu sabia muita coisa da gnose,mas, hoje nem lembro mais! Como que uma pessoa vai querer aniquilar a si mesma? Logo o EU com tanta força vai fazer a pessoa peder a coragem!Então não acredito em uma mágica que pode matar o EU! Só quando a pessoa se prejudica é que ela se arrepende e isso quando se arrepende!A partir daí ela pode matar o eu com o temor de voltar a ter os mesmos hábitos! Tomar consciencia de algo é maravilhoso,mas, não é nem um pouco cômodo!E acredito que nos tempos de hoje uma pessoa chega a ter no máximo uma reflexão e isso quando tem tempo!Não acredito que simplesmente vai haver uma mágica que vai fazer alguma mudança em mim!

    Quando eu era gnóstico o meu amigo falou que os Eus no astral falavam aonde vc errava daí eu pensei:Se eles falam aonde vc erra vc vai la e resolve o problema,mas,achei estranho um eu se entregar, então perguntei para um EU:Por que vcs são tão sinceros e ele me disse: “Todo mentiroso é sábio” de uma forma erudita e personificado como uma pessoa chamada Cícero cujo o nome significa: Perspicaz,Sagaz.Isso significa que todo eu carrega uma certa porcentagem de nossa consciência!Mas mesmo assim to meio desacretidado!Como dizem: Burro velho,só matando mesmo.

    1. É porque você nunca entendeu que a Morte é um trabalho para toda a vida e ficou esperando pelo dia em que não iria mais precisar trabalhar sobre si mesmo. Agora que percebeu que terá que trabalhar até por mais de uma existência, desistiu. Você parece ter muita preguiça espiritual e não tem persistência para insistir por uma vida inteira.

    2. Thiago Nascimento

      Só tenho a agradecer ao VM.Samael,gnosisonline e outros sites
      de gnose.

  7. Muitas pessoas de hoje questiona se realmente o e ego pode ser eliminado de nos, as instituição responsável pela e educação das pessoas ensina que a fonte de nossas ações vem do ego sem, 0 ego não teríamos como existir.
    A gnose ensina QUE E O CONTRARIO que ando eliminamos o ego começamos ver o mundo como realmente e è,
    Imagine a você o que e olhar pra comidas deliciosas e não sentir gula? Viver sem os desejos carnais e sem todo tipo de ações que vem da natureza humana que esteja sem por sento dependendo do ego.

    Quando experimentarmos a consciência vinda da essência humana este mundo que vimos por ai a fora deixa d existir.
    Alimentamos o ego quando acreditamos que ele e nos, e que nos somos ele mesmo estando inconsciente que ele esteja dentro de nos.

    O primeiro passo e ver o ego dentro de nos conhecê-lo profundamente e diferenciar o ego da natureza humana dentro de nos.

Comentários, dúvidas, sugestões são sempre bem vindos, perguntem e comentem sobre o tema.

Confira também

O Cristo Místico

Muitas pessoas têm duvidas da existência histórica de