O que toda mulher gnóstica deve saber

53
1589
Pantáculos

Queridas irmãs gnósticas.

Nos ensinamentos mais belos que a Gnose nos ensina está a concernente ao que a mulher representa para a Grande Obra.

Segundo o Mestre Samael, a mulher representa o Eterno Feminino, o poder criador de Deus que se manifestou gestando planetas, galáxias, seres e todo o criado.

Na obra A Revolução de Bel, o Mestre Samael ensina que o corpo da mulher é necessário para despertar “os sentimentos do amor e da ternura”.

Para estar a par com essa ideia, devemos recordar a função criadora da mulher em dois planos: em uma primeira dimensão, para criar e educar seus filhos. E em um segundo plano, para gestar no homem, como ajuda idônea, o sagrado e bendito Andrógino Perfeito.

Diz o Mestre que o homem e a mulher ao se unirem formam um Querubim, um adrógino perfeito, no qual a mulher se desenvolve com o Sentimento e o homem com o Pensamento. Ambas as funções juntas, sob a transmutação sexual da energia criadora, dão como origem “um novo ser etérico, um novo ser superior”.

Daí que, sim, que a transmutação é adequada, fêmea e macho formam um poder incrível, de mágicos poderes, capaz de vencer toda tentação, toda vaidade, todo orgulho. Daí que esta prática nada tem a ver com a asquerosa  luxúria e fornicação.

Os que erroneamente creem que podem praticar o Arcano com uma pessoa estranha, que não seja seu marido ou cônjuge oficial, e que abusam mexendo com algo tão sagrado, cometem um grave erro, de grandes repercussões astrais, asquerosas Inteligências Atômicas negativas rodeiam a pessoa que se ajunta com um homem ou mulher alheios…

Numa situação assim, como citamos, é impssível chamar isso de Amor. Não se pode construir um muro, quando os cimentos não estão bem construídos.

A mulher deve combater três vícios gravíssimos que as acompanham desde a expulsão de Adão e Eva:

1. A Vaidade.
2. A Mentira.
3. O Orgulho.

A vaidade, porque a mulher se considera bonita, irresistível, poderosa, e única, com licença para as conquistas. A  mentira, porque é o oposto do amor verdadeiro, o que não necessita de  armadilhas para se manifestar, para se demonstrar, é óbvio por si mesmo. E o orgulho, que muitas vezes nos faz crer superiores sobre o homem não só nos fatos senão nos pensamentos.

É por isso que se a mulher tem o corpo que tem para “desenvolver o amor e a ternura”, não pode neste caso jogar com esses três erros. É por isso que, como mulheres, devemos combater esses falsos sentimentos, praticando a morte dos defeitos, meditando profundamente, servindo com fidelidade e com sinceridade na Grande Obra.

A mulher necessita purificar seu pecado original, pondo seu pé direito na cabeça da serpente, sendo fiel à Serpente Sagrada, Devi Kundalini, para fazer de seu parceiro um verdadeiro Homem.

A Transformação Psicológica da Mulher

A transformação psicológica é, por agora, o elemento mais importante na mulher gnóstica. O fato de não ter sido formada do mesmo material que o homem na Criação, desafortunadamente deixou repercussões em todas as mulheres posteriores a “Eva”. Em primeiro lugar, quando Deus criou a mulher, disse: “Não é bom que o homem esteja sozinho…”

É por isso que as mulheres somos desconfiadas por natureza, perspicazes, com um pouco de variações de ânimo e caráter, e, desgraçadamente, também com uma predisposição a fragilidades.

É um fato que os homens têm certas vantagens sobre nós em alguns quesitos, por seu pensamento linear, assim como nós temos outras características que faltam a eles. Por isso se diz que no homem são óbvios, muito aparentes, os pensamentos e os sentimentos, mas na mulher… deve-se conhecê-la profundamente para saber quem realmente ela é.

Essa aparente e ilusória desvantagem e situação põe a nós, mulheres, em prova permanente.

Definir o que vamos fazer… a maior parte do tempo, as mulheres o investimos; querendo fazer algo porém sem pensar no resultado que realmente desejamos, essa é a manifestação da dúvida permanente que nos caracteriza. Por isso, devemos trabalhar com a força maravilhosa do amor para transformar essa dúvida em reflexão permanente, beleza interior, meditação, fidelidade, devoção, busca constante da sabedoria.

Uma mulher é mais bela quanto mais capacidade ela desenvolve para entender e compreender os demais, e para mostrar nela mesma a reflexão do amor e todos os seus atributos. Nada a ver com a vaidade, nada a ver com a falta de fidelidade, nada a ver com o engano. A beleza real não se mede em uma cara bonita somente, em um bom corpo, em um galanteio perene.

A beleza verdadeira está, nas palavras de Samael, nos frutos maravilhosos da Castidade completa. O perfume da castidade faz da mulher uma Virgem, um Ser Inefável, um Anjo em seu sentido mais completo.

No livro Curso Esotérico de Cabala, o mestre Samael diz textualmente: “Sem a mulher nenhum Iniciado consegue receber a Espada. Existe a Eva-Vênus, a mulher instintiva; a Vênus Eva, a mulher nobre do lar; existe a Vênus Urânia, a mulher iniciada nos grandes Mistérios; e por fim, afirmamos a existência de Urânia-Vênus, a mulher-adepta, a mulher realizada a fundo”.

A qual tipo de mulher pertencemos? Em que rumo está o Trabalho que estamos fazendo? A mulher instintiva, a Eva Vênus, é a mulher que não trabalhou, que ainda se encontra sem haver trabalhado na Grande Obra, que não tem mais manifestações que as da ordem corrente do dia.

Que ainda etá respondendo às baixas paixões, às manifestações grotescas do Mim Mesmo, como uma folha no vento arrastada pelo diário viver. Portanto, não haverá maiores vitórias enquanto sua desordenada energia sofra os impulsos poderosos da transformação das impressões e dos choques conscientes.

A mulher nobre do lar é aquela que se dedica de cheio a seus filhos, seu lar, seu esposo. Que sacrifica seu tempo e dedicação por amor aos seus, este é o Princípio do desenvolvimento do amor e da ternura. Mas também lhe falta a interiorização de fundo, o trabalho básico da busca do despertar.

A Vênus Urânia é a mulher iniciada, aquela que já participa na prática dos grandes Mistérios. Aquela que fez de sua vida um apostolado maravilhoso de entrega à Grande Obra.

E por último a Urânia Vênus, a mulher adepta, realizada a fundo. Aquela que já é uma Mestre no sentido estrito da palavra. Uma Virgem, um Buda. O Mistério da Helena de Troia é também um reflexo da vida iniciática de toda mulher: Helena é raptada por Páris, filho de Vênus (o Amor), e o esposo desta, Menelau, inicia a famosa Guerra de Troia (observe que na palavra Troia encontra-se oculto o mantra IAO).

Finalmente, Helena é recuperada quando Páris morre. Páris é o reflexo da Paixão, do amor carnal (Eros, Vênus).

Helena é a Alma Gêmea, a beleza espiritual. Enquanto Troia representa o Fogo. A frase “Arde Troia” não é senão um símbolo popular disso. Como os guerreiros resgatam Helena? Recordemos o famoso Cavalo de Troia; o cavalo é um símbolo da potência sexual, da energia criadora.

A mensagem está hoje mais clara. Intuições formidáveis… maravilhosos mistérios.

Irmãs gnósticas, nós mulheres, se quisermos trilhar a SENDA DO LAR DOMÉSTICO, devemos lavar, cozinhar, servir, ser mães, professoras, enfermeiras, amigas, amantes, apoio e companheiras de nossos esposos… Porém também é legítimo buscar a Iniciação acima de tudo.

Uma grande mulher, Santa Teresa de Jesus, disse o mesmo com outras palavras: “Entre as panelas também se pode encontrar Deus”. Esta mística de Ávila fez várias obras maravilhosas, um portento de mulher… Deixou então estas inquietudes, que são somente um início.

Com infinito amor, irmãs, que a Paz de Cristo esteja com vocês.

Dra. Elena Polanco de Bonilla (instrutora gnóstica de El Salvador)

Incensos
  • Eu vivo em Angola e gostava saber Se existe cá um Grupo para me Associar…

  • mayara

    Duvida

    Acredito em muito do que li acima. Sou uma pessoa que esta inciando nos mistérios e já estudei muito sobre diversos assuntos antes disso, pois a minha busca interior sempre foi muito latente. Certamente poderemos trocar experiencias formidáveis por aqui.

    No entanto nunca tive e não pretendo ter o desejo de ser mãe! Não tenho uma afinidade mt grande com crianças, embora as trate mt bem e seja professora.

    Fico mt frustrada quando leio assuntos sobre isso, como se a PRINCIPAL função feminina fosse PARIR e não pudêssemos ter outra escolha!
    E também tem a questão: como ter filhos hoje em dia em um mundo tão tumultuado e injusto para as mulheres, aonde a maioria dos homens não atribuem seu papel de provedor e amante integro da esposa e suas conjugues ainda tem que trabalhar dobrado para cuidar de casa e de finanças externas?

    Eu não quero! O que tem a me orientar sobre o assunto?

    Obrigada

    • Anônino

      Prezada Mayara,

      O VM Rabolu nos orientou que é uma loucura ter filhos nos dias de hoje. Melhor se dedicar ao trabalho interno. Acredito que nas mulheres esse sentimento é
      inato… mas, você pode superá-lo. Também não quero ter
      filhos. Sou professor e vejo como está difícil
      educar. Ser gnóstico ou gnóstica então, nem se fale… é
      ir contra a cultura que a sociedade prega, ensina e exige de todos nós.
      Bem, outra coisa, com todo respeito, infelizmente, hoje
      o que ganhamos economicamente não nos possibilita dar um
      formoso lar a nossa esposa, nem deixá-la em casa, se ela quisesse. Para ter um salário melhor, devemos nos matar de trabalhar… tanto o homem como a mulher… veja, em que ponto chegamos! Escravidão legalizada!

      Mas, fique tranquila. A principal função da mulher
      não é ter filhos e sim se auto realizar assim como
      o homem. Temos todos os mesmos direitos ao absoluto!

      Agora, se for casada converse com seu esposo sobre os
      afazeres domésticos e a divisão das tarefas. Vai sobrar tempo para vocês dois. Se for solteira, converse e conheça bem seu namorado antes de casar.

      Ah, não se esqueça de perguntar para sua Mãe Divina
      se dará certo. Ela tem a reposta.

      Até mais,
      Anônimo.

      • Conceituamos que o PAI QUE ESTÁ EM SEGREDO é que deve determinar nossos destinos, se teremos filhos ou não etc. etc.

        Deve-se fazer a VONTADE DO PAI…

  • nousvate

    sobre virtude da mãe divina.quando somos solteiros a nossa mãe biológica trás em si todas as virtudes da mãe natureza,quando casamos essa virtudes passa para a esposa sacerdotisa.quando caímos na luxuria a mulher que nos fez cair recebe esse valores invertidos,que são típicos das rameiras do abismo.

    infeliz do homem que não o tem sua parte feminina pra seguir a árdua caminhada.

  • Adorei o assunto ,muito claro e de facil compreenção, e aprendi muito com os comentários,

  • Camila Ribeiro

    FUI CASADA COM UM GNOSTICO ELE ME ENSINOU MUITO SOU MUITO GRATA A ELE POR ISSO CONFESSO QUE O AMEI MUITO TAMBEM E ATE HOJE MESMO DEPOIS DE DOIS SEPARADOS AINDA PENSO MUITO NELE E JA TENTEI OUTROS RELACIONAMENTOS QUE NAO DERAM CERTO. MEU CASAMENTO COM ELE NAO DEU CERTO POIS ELE EXIGIA MUITO DE MIM BRIGAVA COMIGO E ATE ME BATIA POR ISSO ME SEPAREI DELE NAO CONSEGUI COMPREENDER COMO UM HOMEM QUE SE DIZIA GNOSTICO BRIGAVA TANTO E BATIA EM MIM. AS VEZES ACHO QUE ESTOU PAGANDO PELA SEPARAÇAO ATE HOJE ACHO QUE A LEI E MUITO RIGOROSA EM RELACAO A ISSO. HOJE ELE ESTA CASADO NOVAMENTE ALIAS DEVE SER A VIGESIMA SACERDOTISA DELE E NAO ENTENDO COMO ISSO E APROVADO E ACEITADO PELAS LEIS CASAR 20 VEZES E PRATICAR ALQUIMIA COM TODAS ACHEI QUE ISSO QUE FOSSE ERRADO NA VERDADE NEM SEI MAIS O QUE E CERTO OU ERRADO NESSE MUNDO JA ESTOU TAO DESCEPCIONADO COM TUDO E TODOS QUE NEM MAIS… A GNOSE ME ENSINOU MUITO MAS POR MUITAS VEZES PARECE QUE VOU ENLOUQUECER LEIO MUITO ORO MUITO ME AUTO OBSERVO MUITO MAS PARECE QUE POR MAIS QUE TU SE ESFORCE NUNCA TA BOM PEÇO PRA DEUS UM HOMEM BOM MAS ISSO E ALGO QUASE IMPOSSIVEL QUISSA IMPOSSIVEL NOS DIAS DE HOJE COMO DEIXAR O SENTIMENTALISMO SE A MULHER E SENTIMENTO E CORAÇAO E COMPLEXO A GNOSE E ALGO COMPLEXO HA COISAS QUE NAO SE DEFINEM SAO DIFICEIS DE ABSORVER COMO NAO TER SENTIMENTOS E DIFICIL TU NAMORA NAO DA CERTO TU NAMORA DE NOVO NAO DA CERTO E DE NOVO E ASSIM VAI INDO QUANDO TU VE JA NAMOROU MEIO MUNDO MAS NAO DEU CERTO NUNCA E A PESSOA CERTA AI TU FICA SOZINHA ENFIM E VIVA O MEDERNISMO ANDAR COM MIL HOMENS MAS NUNCA DA CERTO EU TO CANSANDO DISSO EU TO CANSADA DE TENTAR MELHORAR COMO SER ESPIRITUAL EU TO CANSANDO DE PEDIR AO PAI E A GRANDE MAE AJUDA E NAO OBTER EU TO CANSANDO ATE DA GNOSE POR MAIS QUE EU AME TUDO ISSO JA ESTOU CANSANDO ESPIRITUALMENTE E EMOCIONALMENTE E HORIVEL TU NAO SER UMA PESSOA DADA AO MUNDO MAS TAMBEM NAO OBTER NENHUMA FORÇA DOS GRANDES MESTRES E LITERALMENTE CANSATIVO TUDO ISSO!!!!

    • Camila, isso tudo são fases em sua vida. Não se deixe levar pelos extremismos da vida, das religiões, do casamento etc.
      Que esses processos que você passou se tornem uma base sólida para o teu aperfeiçoamento, iluminação e compaixão.

  • Juliana Ribeiro

    Eu gostaria de saber o endereço de algum grupo gnóstico em Duque de Caxias e também gostaria de saber quais são as exigências para se manter no grupo. É preciso contribuir financeiramente de forma mensal ou anual? Como funciona os grupos gnósticos? Necessito…

  • Eva Gnóstica

    O q significa qndo todo homem que m envolvo m apaixono rápido, e tão rápido qnto este o envolvimento acaba? Nunca dou certo c/ ninguém, logo q m apaixono sou abandonada, e qm ñ gosto, ñ qro, sinto é q de fato qm qrem de verdade.

    • Consulte seu coração, Eva, sempre. Lembre-se que a Gnose não rechaça namoros, pois estes são momentos de reflexão, de reconhecimento… Não namore já pensando em casamento, ter filhos, praticar o Arcano etc. Esta pode ser a intenção final, mas caso não ocorra, não sofra (nem por antecipação).
      O que importa é que você precisa realizar seu trabalho interno, e sublimando sua Alma, suas energias, purificando-se cada vez mais, a pessoa que o teu Ser Interno determinar aparecerá na hora certa…
      Confie em Deus!!!

  • Clara

    O que fazer quando a pessoa que eu tinha em mente para ser meu marido desde criança, hj é casado, e ainda assim o amo muito. é que ao longo dos anos nós nos perdemos um do outro e agora o vejo casado. O que faço, por favar me aconselhem, eu sempre o vi como minha alma gêmea.

    • Clara, é importante amadurecer e compreender a ideia de “alma gêmea”. Não podemos confundir relacionamentos amorosos ou fantasias e idealismos sentimentais com o conceito de alma gêmea.
      Não se apegue a sentimentalismos ou fantasias e ideais. Se você ama realmente essa pessoa, ore ao Pai e deseje que ela seja feliz.
      E ABRA-SE PARA O NOVO, PERMITA-SE QUE VENHA ALGUÉM QUE COMPARTILHE E CRIE A FELICIDADE JUNTAMENTE COM VOCÊ.

  • NEIVA

    COMO PODEMOS SABER QUEM EH NOSSO COMPANHEIRO VERDADEIRO? QUANDO NOS CASAMOS NEM TODOS TEM O CONHECIMENTO GNOSTICO, E ASSIM MUITOS DE NOS CONHECEMOS A GNOSES DEPOIS E ASSIM QUANDO NO CASAL UM PRATICA GNOTICISMO E O OUTRO NAO A DIFERENCA EH ENORME, SEM MENCIONAR SOBRE O TRABALHO QUE DEVERIA SER FEITO PELO CASAL E ASSIM NAO TEMOS ESSA OPORTUNIDADE. COMO SABEREMOS SE ESTAMOS COM NOSSO “COMPANHEIRO OFICIAL”?

    • Neiva, dado o estado em que nos encontramos, manifestar o AMOR em si é impossível.
      Mas, segundo a Gnose, temos uma pequena porcentagem de Essência Divina, portanto, esta expressa um fragmento de Amor.
      O Trabalho Gnóstico ensina também que a partir desse pequeno fragmento se pode aumentar a energia do Amor gradativamente.
      Entre um casal geralmente o que se tem é paixão, atração sexual, certas afinidades (uns casais têm mais afinidades emocionais, outros têm afinidades somente sexuais, outros até intelectuais). Essas chamadas Afinidades Eletivas têm de ser cultivadas com paciência, respeito próprio e mútuo, tolerância, superesforços, até que esse pequeno fogo cresça e se transforme num grande incêndio.
      Isso de companheiro oficial é muito da mente, o que importa é sentir com a alma, com o coração e a intuição e seguir em frente.
      O que importa é você cultivar tudo isso, realizar o teu trabalho interior, purificar-se psicológica e espiritualmente e transformar teu casamento até que ele seja a tua Fonte da Vida.
      “Faça do limão uma limonada.”

      • NEIVA

        Obrigada.. Procurava esta resposta a muito tempo…Tenho estudado sozinha pois nao temos grupo de estudo em minha cidade…

  • PRUDENCIA

    ESTOU PERDIDA…COMO POSSO ME AJUDAR…

    • Prudencia, perto de Duque de Caxias (RJ) há um grupo gnóstico para você frequentar… Já enviei telefone para você…

  • Lua

    Sou seguidora do conhecimento esotérico e me uni a um rapaz que se dizia também praticante. Ultimamente tenho ficado muito chateada por ele não colaborar com as tarefas domésticas e ainda por cima faz questão de sujar e desorganizar as coisas que passava horas e horas arrumando. Chamei a atenção dele, porém ele insiste que sempre ajuda… ao lavar a louça por exemplo e quando insisto muito, ele só o faz pela metade, às vezes esquece de enxaguar e volta para o computador. Além de tudo também trabalho e sou a pessoa quem sustenta a casa financeiramente pois ele é trabalhador autônomo. Larguei meus estudos por influência dele pois ele havia me dito que deveria me dedicar mais à espiritualidade e não me dedicar aos sistemas de estudos corrompidos. Eu o escutei pois sempre pareceu ser uma pessoa muito bem equilibrada. Gostaria de saber quais são as obrigações do homem segundo o Mestre Samael. Segundo a mãe deste rapaz, ela e sua família nunca foram organizados e estavam acostumados a viverem em meio à bagunça – afirmou-me solenemente que detesta cozinhar, lavar, organizar, etc. Me sinto acorrentada pois a cada diálogo, a dor dele sempre é maior do que a minha. Por favor me ajudem.

    • O namoro é um dever de todos que desejam um dia seguir a Senda do Matrimônio. Para que serve namorar? É justamente para um conhecer o outro, seus potenciais, virtudes, defeitos, limitações mentais, emocionais e sociais. Etc.
      O homem tem deveres para com a esposa e a mulher tem deveres para com seu companheiro… Isso é óbvio. Repito, ambos têm deveres, não obrigações. O essencial deles é causar bem-estar em todos os níveis (sexual, econômico, alimentar, emocional e espiritual).
      O casal deve dialogar muito, e se houver amor (minimamente que seja, pois no começo vê-se mais paixão e luxúria do que amor propriamente), os dois irão transcendendo gradativamente seus problemas.
      Realmente, só o fato de ser estudante esotérico, ou gnóstico, ou maçom, ou rosa-cruz etc, não torna a pessoa melhor que o “profano”, o que o torna diferenciado é a POSSIBILIDADE MAIOR DE UMA MUDANÇA RADICAL.

      Cara amiga, sugerimos que dialogue muito com seu companheiro, até o limite do amor que está em seu coração.

    • Eu tenho quase a mesma situação aqui em casa. Fui aconselhada por uma pessoa que está há mais de 30 anos praticando a Gnose, tem uma consciencia bem desperta que me disse:
      -conflitos e fricção são orgulho, use cooperação que é consciencia (isto é um ensino esoterico dos mundos internos- explique a ele)
      -Não ralhar com ele, traz ressentimento e orgulho nele, seria bom que voce medite profundamente e procure ver e reconhecer o que o marido/parceiro faz para ajudar lhe, mesmo que seja pouco, talvez em outras áreas o parceiro nos ajuda muito (por exemplo: carpintaria e eletricidade na casa, etc).
      Se ele não arruma, voce faz ou deixa a coisa mais ou menos arrumada -o melhor dentro do possivel. Não creio que ele dará muita importancia. Seja mais feliz.
      -Medite muito e dissolva o orgulho dentro de voce. Servir é otimo para aniquilar o orgulho. Lembre-se que nós somos como imãs e atraimos orgulho se temos orgulho dentro, portanto elimine o de dentro e atrairemos novas circunstancias.
      Quanto mais consciencia voce tenha, ele mudará – se está fazendo o trabalho nos 3 fatores. Senão o seu Ser, porá o parceiro certo no seu caminho. Nāo se preocupe muito. Talvez por Karma voce deva isto a ele. Pague-o e a situação terá que se resolver. Voce fez muito bem em não estudar mais, isto afeta muito o centro intelectual. A dor em nós todos vem do orgulho- da auto piedade, aniquile a e sejamos mais felizes e meditemos no Ser que é a fonte na nossa verdadeira felicidade diz o Mestre Samael. As obrigações do homem e da mulher são trabalhar nos 3 fatores e serem felizes.
      – Trabalhe menos no serviço e medite mais com o seu parceiro

  • Denise Maia

    Ha grupos de gnósticos em URUGUAIANA Rs gostaria de pertencer a algum grupo ,pois a união faz-nos fortes.

  • mr.filho

    sou de brasilia teho 23 anos e estou aquí qrendo aprender e conhecer mais sobre o caminhao esoterico

  • Alice Pinto

    Tudo o que tínhamos de ouvir à respeito do nosso papel como mulher, o amoroso Mestre nos veio ensinar. Façamos disso o nosso sentir, em profundo silêncio, busquemos o nosso arrependimento, se for o caso, e façamos o nosso papel em nome da obra simplesmente sem arrogãncias, vaidades e teimosias nossos grandes inimigos que já nos levaram tanto ao erro. Parabéns pelo reflexivo texto!

  • Silvana Ribeiro

    MARAVILHOSO!!!!!!

  • valeria toscano

    Acredito que toda esta polémica entre homem e mulher já esta ultrapassado, a própria evolução da história mostra isso sem necessidade de maiores pormenores, entendo que independente do sexo cada ser humano vem com sua tarefa a cumprir, é certo que o papel da maternidade e da amamentação cabem a mulher naturalmente, mas é certo tb. que existem mulheres que nasceram c/ missão diferenciada onde a maternidade não se faz presente e nem poderia, uma irmã de caridade p/ exemplo, uma cientista que desde muito cedo se envolve com o sagrado oficio da pesquisa com o proposito de descobrir vacinas p/ o bem da humanidade, uma pesquisadora empenhada em descobrir melhorias que sejam de real importância p/ toda a humanidade, não cabe ai, panelas filhos marido, passar roupa, cuidar da casa, e ai? o que vcs me respondem??? esta mulher deixou em algum momento de ser um ser divino com todos os seus atributos psicologicos e emocionais que não despertem respeito na cadeia humana ou na Egrégora espiritual ???
    Vamos deixar esta guerra de sexos, este assunto já está ultrapassado, somos todos homens e mulheres em busca de um crescimento e de uma consciencia maior independente de suas funções, pq. o assunto visto p/ este angulo, tipo casa/comida fica muito pequeno dentro do contexto MAIOR, somos espiritos ocupando um corpo antes de tudo, e que tivemos muitas roupagens ( homens/mulheres) o que importa é o caminho q. vc escolhe p/ cumprir sua missão aqui na terra.
    Esta é a minha visão gnóstica.
    Obrigada.

    • Parabéns, Valéria, o ideal é transcendermos a questão de gênero e nos atermos à questão espiritual, propriamente.
      Infelizmente, pelo que você e todos nós vemos é que a Mulher continua sendo vilipendiada em todos os sentidos, socialmente.
      E é importante insistir no respeito à mulher, em todas as suas variantes: ser social, esposa, companheira, mãe e filha de Deus…
      Tão cheia de problemas, virtudes e defeitos quanto o homem…

    • Daniel

      Se tivesse a opção CURTIR….

      Eu daria mil curtidas no seu texto.

      risos.

      Simples, direta, reflexiva e correta.

      Parabéns.

  • A mulher “de hoje e não moderna”, esta se esquecendo que a sua principal função na humanidade, naõ é nem mesmo na sociedade, é de ser a femea da espceie e como tal, a natureza lhe exige determinados partametros para com a sua prole. Amamenta-los, educa-los, dar-lhes duporte emocional e fisico e apos um tempo que varia de filho para filho, deixa-los seguir sozinhos sua tragetoria. Mas, os trabalhos da ultima grnade guerra (1938 a 1945), com os orfãops de guerra e os 0rfãos socdiais, constatou que a falta de diretrizes e objetivossão muito semelhante; por isso recomendsam que as mulheres independente de formação cultural, de diplomas e profissões, deverão manter-se junto de seus filhos um périodo minimo de 8 a 10 anos; quando então os filhos terão recebidos das mães, valores moral, educação, respeito, disciplina , amor ao proximo e outros valores que devem ser iniciados na 1ª infancia. Estes valores não podem ser relegadosàs creches e babás de formação precaria , sob pena de seus filhos terem má educação na 1ª infancia. Após este periodo, a mulher profissional de qualquer área, podera se reciclar e voltat para o mercado de trabalho com melhor estrutura do,que no periodo em que os filhos (2 ou3), estavam em formação moral inicial e em desenvolvimento de seu potencial para o futuro; além disso, o mais importante é que NÃO SE PODE RECICLAR A EDUCAÇÃO DOS FILHOS , mas a profissional pode se reciclar em 1 ou 2 anos e pegar novamente o bonde da estoria, mais atualizada do que antes. Outras ponderações caberiam aqui, mas as mulheres são o elo quebrado da sociedade atual e devem fazer sua mea culpa.
    Sou profissional liberal que ficou 10 anos criando os filhos e não me arependo de te-lo feito com todo crinho e amor que uma mão deve dar à sua prole. MSV

  • lunara soares

    Por favor…esses comentários, me desculpem, mas para mim e com o que aprendi na gnose ou melhor me expressando, o que absorvi na gnose, não se encaixa. o trabalho é algo aprendido, nos é ensinado, não existe essa coisa de a mulher ser melhor para fazer tarefas domésticas. Espero que estudem mais e se desvinculem de concepções tendênciosas enraigadas pela sociedade.
    Que nossa mãe divina nos ilumine.

    • Lunara, tanto a SENDA DO LAR DOMÉSTICO quanto ao trabalho externo que as mulheres exercem são dignos de louvores.
      A mulher, com sua Aura particular, tem de se libertar não do trabalho doméstico, mas de toda e qualquer forma de escravidão e pseudofeminismo.

      • Marcos

        Aristóteles dizia:

        “Uns nascem pra comandar, outros pra ser comandados”. O homem nasce pra comandar. A mulher, a criança e o escravo nascem pra ser comandados. É a ordem natural das coisas. Na Grécia Antiga, em que os papéis femininos e masculinos seguiam a ordem natural o homem desempenhava seu papel e a mulher o seu e ambos eram devidamente valorizados dentro daquilo que se esperava deles, tanto que, era tão vergonhoso para uma mulher querer sair da casa e desempenhar um papel público na vida da cidade quanto era vergonhoso para o homem ficar em casa e abdicar deste papel. Assim, homem e mulher era coisas distintas e cada qual cumpria seu papel. Temos de lembrar-nos que, como almas, somos assexuados e assumimos o corpo físico propício ao papel que devemos desempenhar, entretanto a anarquia de genero que vivemos hoje perturbou a ordem natural e a consequencia é o homossexualismo que grassa na sociedade.

        • Esse ponto de vista, Marcos, é animalesco. Faz parte da lógica de uma sociedade decadente, corrupta e involutiva…
          Isso é fruto do “fim de ciclo” que a humanidade está passando, e é mais do que normal se pensar assim, um estado malvado de consciência.
          A Gnose pretende fazer as pessoas voltarem a ser mais humanas, compassivas e misericordiosas. E com isso, essas questões de superior e inferior, bem e mal, à frente e atrás, melhor e pior, superior e inferior… se tornam ilusórias… Coisas de Ego doentio!
          As culturas antigas, como a grega dita clássica, quando discriminaram as coisas com a mente (e não com a Alma), entraram no processo decadente e foram destruídas por sua própria estupidez…

        • Rogerio

          Marcos, Aristóteles foi um grande intelectual, mas não foi um Iniciado. Aristóteles não faz parte da linhagem de iniciados e místicos do passado. Apesar de discípulo de Platão, ele não se uniu às escola de mistérios da Grécia. Ele escreveu duas obras que se aproximam disso, mas foram frutos da grande influência recebida de seu mestre. Seus demais escritos são de grande importância para o Ocidente, mas exclusivamente sob o ponto de vista intelectua, da filosofia acadêmica e das ciências humanas.

          • Rogerio

            Corrigindo: Apesar de discípulo de Platão, ele não se uniu às escolas de mistérios da Grécia. (…) Seus demais escritos são de grande importância para o Ocidente, mas exclusivamente sob o ponto de vista intelectual, da filosofia acadêmica e das ciências humanas.

            Acrescentando: Havia homossexualismo na Grécia antiga, pois algumas peças de arte em barro (vasos gregos) retratam isso.

  • SONIA

    Conheço os ensinamentos do Mestre, casei com um homem que também está desntro do ensinamento, me entreguei de corpo e alma nesse casamento para tilharmos o caminho que o Mestre nos ensina, mas qual foi minha surpresa, nesse casamento, mesmo ele dentro dos ensinamentos do mestre ele fazia do nosso casamento um inferno, me sacrifiquei, aguentei coisas horriveis desse homem sempre colocando os ensinamentos acima de tudo, aguentava tudo e orava sem cessar pedindo ajuda aos Mestres. Mesmo assim ele me abandonou e ainda levantou contra mim muitas calunias. Hoje estou só, marcada por esse homem, pois meu amor por ele era puro,e ainda é, pois um amor não se arranca assim do coração. Muitos falam para mim tomar vergonha na cara e esquecer esse homem depois de tanta maldade contra mim, é o que mais quero e peço ajuda aos Mestres para um dia esquecer esse homem.

    • Sônia, os Senhores do Karma colocam, na vida do homem, mulheres amorosas e companheiras para a nossa autorrealização alquímica.
      Infelizmente, poucos são os que aproveitam essa oportunidade.
      O que importa é que você deve continuar com o coração limpo e partir para frente.
      Continue tendo Fé nos mestres da Grande Loja Branca e tenha certeza que será mais e mais ajudada no Caminho Esotérico.

    • flavio santos

      Mulher não tem que aquentar humilhação de homem,se o homem não quer trabalhar ou fazer a sua Obra e se coce não o ama p melhor é se afastar,mais vale um covarde que saiu vivo do que um valente morto.A grande Obra não é para loucos é para pessoas sensatas,ou você é a louca suportando um homem das cavernas desses porque gosta de apnhar ou você é valente para tomar as rédeas de seu destino.PENSE.

  • Lilica

    Gostei muitíssimo do texto pq nos convida a reflexão sobre em que classe de mulher nos enquadramos. Assim, complementou uma análise incipiente que comecei recentemente, ao encontrar-me cansada pelo trabalho dentro e fora de casa, e comparando a vida fútil comum hoje em dia, de preocupar-se mais com a aparência e outras tolices, e a aparente falta de reconhecimento pelos outros. Foi quando me dei conta que se eu me encontrava cansada, era porque tive a graça da disposição de trabalhar, possível apenas por quem tem saúde, e que isto por si só, é motivo de gratidão.

  • Elisabete

    Olá! Venhamos e convenhamos, hoje em dia é raro a mulher que aceite se entregar aos trabalhos domésticos com amor e desprendimento…. Esse trabalho foi rebaixado e dado as empregadas domésticas e babás… A maioria das mulheres de hoje, muitas vezes aspira trabalhos que possam, além de sustentar seus filhos, também sustentar sua vaidade e orgulho! Que possamos refletir em nossos próprios argumentos! Paz e Amor a todas!

    • Existe este caso tambem, mas o que eu falei ainda é verdade. pelo menos para mim.
      se eu pudesse eu me dedicaria somente a criar meus filhos e ao trabalho domestico, é é isto que eu deejo. Mas no mundo de hoje não posso, desde de nova me incentivaram a estudar, e agora a trabalhar, mas não pe isso que quero, quero ser mae e criar meus filhos, não quero ter altos cargos nem anda sim.
      e não posso cumprir o meu papel integralmente, mas faei o possível.

  • Não é so isso viviane. quando o hoem abandona o lar, não cumpre com suas obrigaçoes de sustentar a familia, a mulher precisa sair de casa para trabalhar e sustentar a si e aos seus filhos. o mundo de hpje exige que a mulher se dedique a outras coisas alem dos trabalhos de casa, infelizmente. não é so uma questão da mulher perder os caloes, muitas vezez é obrigação entende.
    se eu pudesse me deicaria a aprender os trabalhos dosmenticos e cuidar dos filhos, mas não posso. tenho que fazer faculdade, trabalhar fora e etc…
    é assim….
    se um dia eu tiver a segurança de que meu marido sustente a casa sozinha, poderei me dedicar somente aos filhos, ao marido e a casa.

    • lunara soares

      Acredito sinceramente que para realizar o trabalho gnóstico não precisamos voltar a sermos donas de casas, ter filhos e cuidar do marido.
      Esse conceito não funciona mais, o homem e a mulher, devem trabalhar juntos, devemos trabalhar com a realidade de nosso tempo.

  • Viviane Maia

    Caras amiga,

    Todos nós devemos ter os 5 pilares que são composto por:
    Familia, religião,filósofia, trabalho,arte.

    E sem dúvidas, que é dever de uma mulher saber lavar, passar, cozinhar entre outras obrigações.
    Com a evolução dos tempos as mulheres estão deixando de ter essas qualidades que são maravilhosa.
    Qual é o esposo que não quer ter uma esposa completa?
    Hoje em dia as mulheres estão esquecendo dos velhos valores e vivendo o mundo da superficialidade, esse site é maravilhoso!
    Eu aprovo.

  • Iracema

    Olá Sassi
    Dentro da Gnosis a mulher anda ao lado do homem ambos tem suas obrigações e responsabilidades.

  • sassy

    Olá irmaos, gostaria de discutissemos sobre esse texto, concordo em muitos pontos dele, porem em mtas passagens é um texto machista, que sobrejulga a mulher, que a coloca de certa forma inferior ao homem em seu carater. será que interpretei de forma erronea? o que voces acham

    • Lilica

      Olá, na minha opinião, muitas vezes existe uma preocupação excessiva relativa a igualdade entre os sexos, e que se disserem que a mulher não é igual ao homem a estaria diminuindo. Para mim, a diferença é algo totalmente natural, cada um possui virtudes e defeitos característicos e diversos, sem que isso implique em dizer que um seja melhor e outro seja pior, ao contrário, podem complementar-se perfeitamente (não fosse o ego).

      • Breno

        Se querem a opinião de um homem, concordo com o reconhecimento respeitoso a essa diferença natural que existe entre homens e mulheres. São diferentes em virtudes e habilidades, mas iguais no potencial para a ascensão moral e espiritual. Devem se apoiar mutuamente nas semelhanças e nas diferenças.
        Quanto à parte prática, vejo o serviço doméstico como uma oportunidade divina de aparar as arestas do caráter pela simplicidade e dedicação abnegada e sincera a Emanações de Vida muito queridas, esposo(a) e filhos. Em minha família, eu não me importaria de assumir o trabalho doméstico se minha esposa fizesse questão de trabalhar fora, embora eu reconheça que as habilidades e virtudes naturais das mulheres sejam muito mais úteis e bem aproveitadas para a obra divina no laboratório alquímico do Lar.

      • O que toda mulher gnóstica deve saber ela já sabe. Precisa é levar à prática. Eu que casei por 16 anos com uma fora da gnose e 8 com uma dentro do ensinamento do mestre, sei que o que falta é prática. A prática com os 3 fatores de revolução da consciência é a chave. Trabalhar sem se importar com os resultados, pois estes só aparecem com o trabalho interno. Elas devem devem assumir sua posição independente do contexto perante o marido. Um se completar ao outro. A mulher é o esteio. Deve apoiar seu marido incondicionalmente. Se ela trabalha, ele corresponde. Tudo à volta da mulher acontecerá para sua felicidade ou para sua desgraça, conforme seu trabalho. As hierarquias estão aí para proteger. A Deus rogando e com o malho dando. É assim que deve ser.

        • Notle

          Tem uma frase que diz assim: “Exija mais de si e menos dos outros, assim evitaras muitos aborrecimentos”.