Recomendações musicais – Clássicas e New Age

43
16819

“Consiga música que você possa escutar de acordo com você, seu próprio modo, seu gênio.” (Steven Halpern)

A forma de analisar a efetividade de um tema musical se apoia em meios tais como o eletroencefalograma, o eletrocardiograma, o pneumógrafo, os testes psicológicos etc. Com a ajuda desses elementos de comprovação é que surgem as recomendações musicais que entregamos a princípio. Estas poucas são somente indicativos e sugestões, que você, caro(a) Buscador(a), poderá pesquisar mais e mais exemplos musicais.

As obras musicais que mencionaremos foram verdadeiramente experimentadas e estão indicadas, em termos gerais, para o tratamento das enfermidades e estados mentais e emocionais negativos, estresse físico…

Música de Caráter Rítmico

Esse tipo de música é recomendável para crianças ou adultos apáticos ou com debilidade motora, impulsivos, instáveis, com deficiência glandular. Os temas recomendados neste bloco cumprem a função de estimular positivamente a atividade elétrica nos músculos e ativar equilibradamente a produção hormonal nas glândulas suprarrenais.

Beethoven – Minueto (Sonata Op. 40, n. 2)
Dvorak – Danças Eslavas
Debussy – Pavana
Brahms – Dança Húngara
Tchaikovsky – Valsa (Ópera Eugene Oneguine)
Verdi – Marcha (de Aida)

Música de Caráter Melódico

Este tipo de música é recomendável a pessoas nervosas, depressivas, hiperemotivas e em estados ansiosos. Os temas recomendados têm o poder de sincronizar o ritmo respiratório e fazer diminuir a alta pressão arterial.

Bach – Melodia para a Quarta Corda
Frank – Voltus Bararos
J. Rosas – Sobre as Ondas
M. M. Ponce – Estrellita
Paderewsky – Melodia
Tchaikovsky – Canção sem Palavras

Música de Caráter Harmônico

Recomendamos este tipo de música para os estados de incompreensão, falta de raciocínio, falta de sensibilidade. Os temas recomendados fazem surgir desde o fundo do subconsciente os valores psicológicos positivos e, através do tálamo, estimulam a parte emotiva que controla o cérebro.

Beethoven – Clair de Lune
Liszt Consolação – nº 3
Rimsky-Korsakoff – Noturno
Schumann – Canção Noturna

Música de Caráter Impressionista

Recomendamos esse tipo de música para os estados de pessimismo, melancolia e tristeza. Os temas recomendados trabalham desbloqueando todas as resistências psicológicas que mantêm as pessoas em estados equivocados.

Mendelssohn – Sonho de uma Noite de Verão
Herbert – Fantasia Americana
Rossini – Abertura de Guilherme Tell

Música de Caráter Emotivo

Fazemos uma recomendação especial deste tipo de música para combater os estados de preocupação, tensão, apatia, esgotamento e stress. Os temas recomendados cumprem a missão de sincronizar os ritmos cardíaco, respiratório e cerebral para levar o musicopraticante a um estado de equilíbrio dos ritmos como-mente.

Schubert – Serenata
Rubinstein – Serenata
Liszt – Sonho de Amor
Bellini – Abertura de Norma
Bach – Chacona
Chopin Noturno, Op. 48 nº 1
Debussy – Clair de Lune
Auber – Abertura de Era Diavolo

Música para Analgesia

Sara Klachky de Mekler assinala ter observado que as obras musicais a seguir respondem satisfatoriamente no controle da dor. Esses temas recomendados e tecnicamente dirigidos estimulam ou ativam positivamente o hormônio beta-endorfina, que combate a sensação de dor.

Debussy – Clair de Lune
Beethoven – lº Tempo: Clair de Lune
Fivich – Poema
Wagner – Estrela Noturna
Wagner – Murmúrio do Bosque

Música para Superaprendizagem

Segundo o fisiólogo búlgaro dr. Lozanov, a escolha da música não tem a ver com gostos pessoais. Não ésimples música de fundo. Os temas recomendados a seguir são como mantras e se pode utilizá-los para provocar um estado psicofísico de concentração relaxada. E bom esclarecer que só estão sendo recomendados os Largos de alguns temas de música barroca.

Johann Sebastian Bach

-Largo do Concerto em Sol Menor para flauta e corda, BWV 1056.
-Aria ou Sarabanda para as Variações Coldherg, BWV 988.
-Largo do Concerto em Fá menor, BWV 1056.
-Largo do Concerto de solo de clavicórdio em Sol menor, BWV 975.
-Largo do Concerto de solo de clavicórdio em Dó maior, BWV 976.
-Largo do Concerto de solo de clavicórdio em Fá maior, BWV 978.

Antonio Vivaldi

-Largo de “Inverno” de As Quatro Estações.
-Largo do Concerto em Ré maior para guitarra e cordas dos “Concertos barrocos para guitarra”.
-Largo do Concerto em Dó maior para bandolim, corda e clavicórdio, P. 134.
-Largo: Três Conce rtos para viola d’amore, Dois Concertos para bandolim.
-Largo do Concerto de flauta nº 4 em Sol maior.

Música da Nova Era

Causa profunda surpresa o fato de encontrar em livrarias, entrepostos naturalistas e lojas de discos um gigantesco mercado de temas apresentados como “Música para Relaxamento”.

Pode-se ter a oportunidade de analisar vários desses temas e observamos que havia muita especulação e comercialização, explorando um dos mais sublimes direitos do ser humano: o do relaxamento.

Lamentavelmente, muitas pessoas bem-intencionadas poderão cair como um patinho em face da presença de títulos sugestivos, que prometem a paz e a serenidade, mas que ao final só trazem mais tensão. É por isso que a seguir fazemos menção a alguns compositores e temas altamente apreciados e recomendados nos meios da Biomúsica.

Georgia Kelly

Uma excelente harpista muito conhecida nos Estados Unidos. Segundo muitos enfermos, sua música os ajudou a se curarem. Atualmente, suas composições são utilizadas no Hospital Kaiser Permanent. Os temas que a seguir recomendamos servem para criar uma perfeita “sensação atemporal”, tão importante para reduzir esse agressor psicológico que conhecemos como ansiedade.

– Tarashanti
– The Sound of Spirit
– Seapeace

Steven Halpern

Médico e músico a quem reconhecemos como um dos pioneiros da Biomúsica. Suas composições são qualificadas como “os sons da saúde”. Os temas recomendados servem especialmente para as seguintes aplicações:
controlar o estresse, superaprendizagem e relaxamento holístico.

– Spectrum Suite
– Starborn Suite
– Zodiac Suite
– Eastern Peace
– Comfort Zone
– Ancient Echoes
– Sweet Dreams

Paul Horn

Grande flautista que se especializou em realizar gravações nos principais recintos sagrados do mundo, onde soube combinar os belos sons de sua flauta com a incrível acústica desses lugares. Os temas recomendados servirão para todas aquelas pessoas que desejem dominar a ciência da meditação.

– Inside The Taj Mahal
– Inside the Great Pyramid

Steve Bergman

Os temas deste compositor que recomendamos cumprem um grande trabalho tanto para mulheres grávidas quanto para bebês, por empregarem instrumentos como flauta, violino e harpa – que, segundo a dra. Michele Clemes, do Hospital de Maternidade de Londres, são os mais aceitos pelos bebês, inclusive desde o período fetal.

– Lullabies
– Sweet Baby Dreams

Berns e Dexter

Compositores que criaram um total de cinco volumes intitulados “Golden Voyage”. Os temas recomendados cumprem com os delineamentos do acadêmico Bekhteriev, que postula a necessidade de combinar música com poucos instrumentos e grande quantidade de sons da natureza. Os benefícios obtidos ao escutar qualquer dos volumes mencionados são: cura de mal-estares menores, relaxamento e concentração.

O Tálamo

Consideramos, no final deste texto, muito importante que nossos leitores tomem plena consciência do poder implícito que a música exerce sobre nossos mecanismos psicossomáticos, pelo que nos aprofundaremos um pouco nessa maravilhosa “estação de muda” que é o tálamo.

O tálamo é o centro cerebral subcortical onde chegam as sensações e as emoções. Envia estímulos ao córtex cerebral e por sua vez também os recebe deste. Nesse nível o homem pode apreciar ritmos e melodias, mas quando intervém a harmonia, como elemento elaborado intelectualmente, a música é então apreciada em nível cortical, ou seja, conscientemente.

Sara Klachky de Mekler, tomando como base os estudos do dr. Ira M. Altahuler, diz que o fenômeno chamado “reflexo talâmico” é importante no aspecto afetivo-musical, ao ser utilizado para conhecer o benefício da música.

BERNS & DEXTER – Golden Voyage

DAVID NAEGELE – Upper Astral

GEORGIA KELLY – TARASHANTI

DEUTER – LAVENDER FIELDS

PAUL HORN – INSIDE THE GREAT PYRAMID

DEUTER – PETITE FLEUR

43 COMENTÁRIOS

  1. o que diriam de Enya , Loreena Mckennit , Faun , Trobar de Morte , enigma e principalmente LÚNASA … São bandas (exceto a Enya e a Loreena)que nos dão uma paz interior muito grande .
    Se puderem , deêm suas opiniões por favor … pois sei que muitos também os ouve …
    Luz a vocês !
    Site maravilhoso !

  2. o que diriam de Enya , Loreena Mckennit , Faun , Trobar de Morte , enigma e principalmente LÚNASA … São bandas (exceto a Enya e a Loreena)que nos dão uma paz interior muito grande .
    Se puderem , deêm suas opiniões por favor … pois sei que muitos também os ouvem …
    Luz a vocês !
    Site maravilhoso !

      • Olá, Pedro. Essas músicas chamadas new age são ótimas para o dia a dia, para ouvir numa viagem de carro, no almoço etc. São mais inspiradoras do que a maioria do lixo pseudomusical que se vê por aí…
        Claro que se você pede uma sugestão para usar durante suas meditações profundas, aí podemos indicar os grandes maestros e ritmos étnicos superiores, como a música zen.

      • Pedro,

        Certa vez fiz essa pergunta ao meu instrutor, que tipo de música ouvir? Ele me respondeu ouça musicas na qual se sinta bem, não adianta eu te falar para não ouvir rock se vc se sente bem ouvindo rock. Mas quando vamos seguindo firme nos trabalhos com os tres fatores, só vamos querer ouvir sintonias que nos elevam a alma. È algo que vem de dentro de nós.

  3. Gostaria de acrescentar a música celta,principalmente a Celtic Woman,que tem uma infinidade de músicas que elevam a alma, e algumas da Nana Mouskouri, apesar que o repertório da Nana é demais…
    Luz para todos.

  4. Pesquisei, pesquisei e pesquisei na internet (youtube, rádio, etc) aonde encontro os clássicos abaixo , e não encontrei….. Alguém pode me ajudar a encontrá-las?
    Rimsky-Korsakoff – Noturno
    Schumann – Canção Noturna

  5. sei que esse não é o post adequado para fazer essa pergunta mas, reiki, cura por musica ou imposição de mãos(não estudei a fundo isso então não conheço muito) é uma arte boa ou ruim?essa arte visa a cura, porem a wicca tabem tem feitiços de cura que não funcionam e fazem voce sair em astral iconciente prejudicando as pessoas, enquanto acha que é um “bruxo do bem”.

    • Tudo que é feito com amor e respeito ao próximo é bem-visto aos olhos da Divindade.
      Mas deve-se aprofundar e amadurecer nossa visão de Deus, de mundo e de nós mesmos, para buscarmos e vivenciarmos o que realmente é importante no Trabalho Interno…

    • Falaste muita bobagem, quem sabe pesquise um pouco antes de pré julgar algo, disseste coisas sobre a wicca sem fundamento algum.Fale apenas o que tem certeza pois podes ofender alguém!!!

    • Esta e outras new agers têm composições agradáveis e nos ajudam a criar um estado de bem-estar, sossego e relaxamento, propícios para o reequilíbrio emocional e energético.
      Isso é uma importante ajuda para os iniciantes no Caminho.
      Mas, com o tempo, até sermos experts em meditação profunda, essa “muleta” das músicas deverá ser abandonada.
      Por enquanto, é uma ótima ajuda…

  6. Gnosisonline, por favor, postem os links para o download dessas músicas! São todas extremamente úteis no trabalho interno, mas a internet está abarrotada de inutilidades! Facilite o nosso acesso a isso! Paz inverencial!

  7. Apesar da musica ser absorvida pelo o nosso centro emocional ela e distribuída a todas as áreas de nosso corpo cada uma dessa área tem uma função especificai.

    Se não fosse um principio musical que esta dentro de tudo, não seria possível produzir nenhum tipo de hormônio dentro de nosso corpo por tal motivo nada na cadeia biológica poderia ter vida ou movimento.

    A secreções hormonais e o resultado de superprodução celular que por sua vez traz a intensa reações químicas e cada reação química são produtos de ações entre valores inteligente que carregamos desde dia que existimos, como a capacidade de produzir as vitaminas nutrientes e muitas formas de energias que cada uma carrega dentro si um tipo de principio musical.

  8. A a maneira mais fácil e rápida que descobri para encontrar as músicas sugeridas, foi com o download gratuito e livre do programa, super leve, chamado GrooveDown. Este programa é disponibilizado no site BAIXAKI.

  9. desde criança gosto de ouvir musica clássica, new age e musicas que possuem sons da natureza ou sons que tenham haver com a profundidade de nossa alma o engraçado e que ninguém de minha família aprecia somente eu não sei de onde vem essa preferencia nem mesmo tenho tantos conhecimentos espirituais apenas leio algo aqui e ali me sinto perdida num lugar que não pareço ter pedido para nascer me sinto um et na família! o site é ótimo como eu poderia fazer para ser uma iniciada ja que moro numa região tão longe da civilização, onde as pessoas parecem animalizadas e só curtem festas, bebidas não que eu seja melhor na verdade eu ate me enturmei mas não me identifico com nenhuma obrigada!

    • Realmente há vezes que nos sentimos como “oásis” em meio a um materialismo e egoísmo sem tamanho.
      Mas devemos entender que estamos nesse meio para aprendermos algo, tomarmos consciência e nos liberarmos. A convivência com o próximo nos ajuda a ter material psicológico para o aprimoramente interno.
      Saiba aproveitar as circunstâncias aparentemente desfavoráveis para você se aperfeiçoar.
      De qualquer forma, não se imante com o externo…

  10. Olá irmãos.
    Basta de sofrimento!
    Os vários desequilíbrios que descrevem, insidem sobre muitas pessoas.
    O que é mais útil é as pessoas estarem a ver uma novela, ou a ouvirem música de qualidade?
    Onde eu quero chegar irmãos, é que os servos de DEUS, deram-nos de graça informação para termos um corpo são e uma mente sã.
    Não podemos guardar mais essa mensagem, ela deve ser transmitida a cada homem e mulher, na sua alma, para que fique impregnada.
    Irmãos, levantem mais alto a vossa voz, e que o conhecimento chegue a todos e fique impregnado

  11. Alguém poderei indicar-me quais músicas e autores possuem efeitos positivos no alívio da enxaqueca, pois tenho uma colega que muito sofre deste mal. Eu uso quando tenho dores de cabeça a 5 Sinfonia de Bethoven e Bach.Vocês teriam outras sugestões? Paz!

    • Mateus, é importante saber quais origens essa dor de cabeça/enxaqueca tem. Se for uma causa hepática, então deve-se usar músicas clássicas relacionadas ao Raio do Amor (como a Claire de Lune, de Beethoven). Se for algo relacionado a um distúrbio do Corpo Mental propriamente, então deve-se usar músicas do Raio de Mercúrio, como as diversas composições de Bach.

  12. No texto se fala muito por cima da chamada musica “new age”, então gostaria de saber de fato o que poderia ser recomendado ou não, nomes como Kitaro, Vangelis, Enya, Clannad, Marcus Viana (Sagrado Coração da Terra), Aurio Corra, entre outros.
    E também quanto a alguns nomes nacionais e internacionais, que fazem musicas próximo desse estilo new age, mas talvez poderia classificar de “musica devocional” como Chandra Lacombe, Ale de Maria, Elisa Cristal, Krishna Das, Deva Premal, etc.
    Alem das recomendações do texto, esses que citei também podem ser uma alternativa para fujir da “infra-musica”?

    • Olá, Emerson. Na verdade nós deixamos de recomendar nenhuma música, só colocamos os pingos nos “is”. As músicas que recomendamos servem para meditação, introspecção e práticas esotéricas diversas. As outras podem servir para outros fins.
      O que recomendamos, enfim, é que você escute as músicas e as selecione de acordo com seus gostos pessoais e finalidade. Por exemplo, uma música “acelerada” não pode servir para meditação profunda. Entendido, amigo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.