Pranayama Egípcio – Passo a passo

38
14546

1ª parte

1. Sente-se o estudante em uma cadeira com o rosto para o Oriente, para onde o sol nasce.

2. Faça uma oração à Divina Mãe, ao aspecto materno de Deus.

3. O peito, o pescoço e a cabeça deverão estar em linha vertical. Não dobrar o corpo para os lados ou para trás. As palmas das mãos descansando sobre as pernas de forma muito natural.

4. A mente do devoto deve estar dirigida para dentro, para a Divina Mãe, amando e adorando-A.

5. Os olhos estarão fechados para que as coisas do mundo não o distraiam.

6. Tape a fossa [narina] direita com o dedo polegar (imagem 1), vocalizando mentalmente o mantra TON, ao mesmo tempo que respira ou inala mui lentamente o ar pela fossa esquerda.

7. Feche agora a fossa nasal esquerda com o dedo índice. Retenha o alento e pronuncie mentalmente o mantra SA.

8. Exale agora lentamente pela fossa nasal direita (imagem 2), vocalizando mentalmente o mantra HAM, imaginando a energia subindo até o cérebro e depois descendo até o coração.

9. Tape agora a fossa nasal esquerda com o dedo índice.

10. Inale o prana pela fossa nasal direita, vocalizando mentalmente o mantra TON. Retenha o alento vocalizando [mentalmente] o mantra RA. Feche as duas fossas nasais com os dedos índice e polegar.

11. Exale mui lentamente pela fossa nasal esquerda vocalizando mentalmente a sílaba mântrica HAN e imagine a energia subindo até o cérebro e depois descendo até o coração.

Atenção: Essa sequência deve ser feita pelo menos 7 vezes, para se acumular Prana nas baterias psíquicas e curar os canais por onde circulam nossas energias criadoras. Mas caso você seja iniciante, faça quantas vezes puder, e aumente o número de pranayamas gradativamente… Não realize essa prática logo após as refeições, estando enfermo(a) ou a mulher estando grávida ou menstruada…

pranayama

2ª parte

Após a finalização da sequência do Pranayama Egípcio, realize a seguinte prática devocional:

1. Ajoelhe-se e coloque as palmas das mãos no solo, tocando-se entre si os dedos polegares.

2. Inclinando para diante, prostrado em terra, cheio de suprema veneração, com a cabeça voltada para o Oriente, apoiará sua testa sobre o dorso das mãos, ao estilo egípcio.

3. Depois com a sua laringe criadora vocalizará o poderoso mantra RA dos egípcios, alongando o som das duas letras, assim: RRRRRRAAAAAAA

Vocalizam-se sete vezes consecutivas.

Contraindicações

  • Não se recomenda às mulheres no período menstrual nem às mulheres grávidas que pratiquem o Pranayama Egípcio;
  • Tanto as mulheres quanto os homens que estiverem com mal-estares ou enfermidades não devem realizar esse mesmo Pranayama.

38 COMENTÁRIOS

  1. a kundalini só pode ser despertada quando o homen ea mulher estao juntos? ou pode-se despertar a kundalini só com meditações sem o auxílio da mulher ou nao é possivel?

    • Precisa-se manipular duas polaridades para que a eletricidade se expresse. Na energia Kundalini são necessárias duas forças (feminina e masculina) para que seja despertada.

      Uma só polaridade não produz movimento, dinamismo e despertar…

    • Oi, Eliane. Na verdade, não fazemos essa distinção entre começar pela narina esquerda ou direita. O que importa é que a prática seja feita, e se possível, no maior tempo que se conseguir.

      Com a prática constante, as polaridades solar e lunar irão se equilibrando, equilibrando todo o sistema respiratório, e por consequência, todos os outros sistemas (circulatório, hormonal, digestivo, geniturinário etc.), proporcionando-nos saúde, paz e harmonia…

  2. Boa Tarde, por favor pode me informar se este pranayama é contra indicado para cardiacos? se for, me informe qual pranayama devo fazer.

    grato!

    salvador/ba

    • Caso Euler, tudo depende da gravidade cardíaca enfrentada.
      Sugerimos que se consulte um expert em yoga e, preferentemente, também um cardiologista, para acompanhar e orientar o cardíaco…
      Também sugerimos que, paralelamente ao pranayama, se vocalize o mantra “O” constantemente, diariamente, pois este mantra é poderosíssimo para toda e qualquer enfermidade do coração.
      CONHECEMOS ALGUNS CASOS DE PESSOAS COM CARDIOPATOLOGIAS QUE SE CURARAM TOTALMENTE E HOJE GOZAM DE VIDA SAUDÁVEL…

      • Obrigado Gnisis Oline, vou fazer o exerciocio… mas a pronuncia correta é:

        óóóóóóóó….. (ò aberto)

        ou

        ÔÔÔÔÔÔÔÔÔ…. (ô fechado)

        e tem o tempo diario de pratica para fazer efeito??

  3. Gostaria de saber se a prática do Pranayama Egípcio ajuda a curar problemas respiratórios como desvio de septo e outros (alergia, rinite, laringite, baixa imunidade…) pois sofro muito por conta deles. Poderiam receitar outras práticas medicinais que me ajudem a regularizar e harmonizar minha saúde respiratória, por favor?
    Agradeço a vocês.

    • Cada pessoa é livre para querer trilhar o caminho da Castidade Científica. O mais importante que o casal se compreenda e seja tolerante em relação ao Caminho escolhido…
      Sim, cada um pode praticar, indepentendemente de o outro querer ou não acompanhar.

  4. Gostaria de saber se esta pratica ajuda no combate ao vicio da masturbação e que me ensinassem mais praticas para vencer este vicio terrivel , muito obrigado.

    • Caro Alexandre,

      Um meio bastante eficaz é deixar de se focar nesse problema. Sim, arrependa-se desse mal e lute com as práticas de dissolução, mas pare de se martirizar e se focar no problema. A culpa não auxilia, apenas atrapalha.

      Assim, seja mais caridoso e o vício te deixará mais livre. Como ser caridoso? De à tua alma a leitura dos grandes livros da humanidade (Machado de Assis, Goethe, Balzac, Hugo, e tantos outros), bem como se preocupe com problemas reais a tua volta, como os sérios problemas políticos que o Brasil apresenta.

      Dedique-se a outras atividades e você verá que o desejo de se masturbar se amainará muito, até se tornar irrisório e incapaz de te levar a qualquer ato.

      E, claro, arruma uma namorada. Isso é essencial. Antes derramar o sêmen com uma mulher que derramá-lo inutilmente.

      Se Deus é capaz de transformar até os excrementos em boas coisas, quem dirá qualquer defeito que trazemos n’alma. Ore e lute a boa luta, e vencerás.

      • A sabedoria gnóstica possui metodologias objetivas para transcendermos nossos defeitos psicológicos, chamados didaticamente de EGO.
        Sugerimos que se aprofunde na Psicologia Gnóstica, há material fartíssimo sobre isso.

    • Alexandre, torne-se vegetariano (ou ovolactovegetariano) e reduza consumo de alho e cebola que ajudara bastante. ocupar sua mente com leituras sagradas também potencializa o resultado. no inicio é mais dificil, mas se voce insistir e nao desistir vai ficando mais facil.

  5. “Não realize essa prática logo após as refeições, estando enfermo(a) ou a mulher estando grávida ou menstruada…”

    O enfermo, nesse caso, é em que sentido?
    Seria uma doença passageira, como gripe ou resfriado, ou doenças crônicas incluem-se no conceito?

    Se sim, o que fazer no caso de o enfermo contrair alguma doença do tipo, qual a melhor medida a ser tomada?

    A força criativa não seria uma poderosa aliada à cura?

    Obg

    • Exatamente o bom senso tem de ser usado nessa questão: se a pessoa estiver com gripe ou muito indisposta, com nariz entupido, ou debilitada demais etc. então abstenha-se de realizar o pranayama momentaneamente e faça outras práticas, como orações e mantras de cura, e a gnose ensina dezenas deles. Pode-se realizar runas para aumentar o nível de energia vital, usar a imaginação criadora, cartas astrais de cura, magia com elementais para restabelecimento da harmonia do corpo vital. Etc. etc.
      Ou seja, há muitas coisas a se fazer, alem dos pranayamas…

  6. QUE EU SAIBA PARA A MULHER É AO CONTRARIO DO HOMEM POR SER A PARTE NEGATIVA DOS DOIS POLOS.
    O HOMEM RESPIRA PELA NARINA ESQUERDA E MENTALIZA— TON—FECHA E MENTALIZA—SA— EZALA PELA ESQUERDA–TON—INSOIRA PELA ESQUERDA—TON—RETEM E MENTALMENTE —RA— E EZALA PELA DIREITA—TOM.
    ÉRA MINHA DUVIDA, MAS PELO QUE SEI É ISTO E PARA AS MULHERES É AO CONTRARIO.

    • Sim, é possível, porém, o ideal é na postura comumente chamada de “posição de lótus”, ou seja, com as pernas cruzadas. Se isso for dificultoso, recomenda-se sentar-se na cadeira ou no sofá, com as solas dos pés no chão.
      De qualquer forma, tente a prática deitado. Se sentir algum incômodo, tontura, ou se adormecer antes de finalizar o exercício, então volte a praticar sentado. O que importa é realizar o pranayama todo santo dia, e sentir o Fogo Elemental espalhar-se por todo o seu corpo…

  7. Olá , em meus estudos percebi que Jorge Adoum passa o ensinamento deste pranayama de forma invertida no livro “As chaves do reino interno” . Ensina que devemos começar tapando a fossa nasal esquerda e inspirar pela direita, pelo fato da narina direita ser solar. Tenho realizado o pranayama na forma descrita aqui. Sei que a polaridade é muito importante neste caso. De que forma devo proceder? Desde já agadeço, o site tem sido de grande valia.

    • Caro Leandro, sinceramente cremos que este detalhe não seja tão relevante, ou seja, se começamos com a narina esquerda ou direita. Muito mais importante é realizar esta prática sempre e sempre, com disciplina e constância, e deixar/permitir/suplicar à nossa DIVINA MÃE NATUREZA que se encarregue de desbloquear nossos canais, para que a Energia siga harmoniosamente e cumpra sua missão cósmica dentro de nós…

  8. Boa tarde. Tenho uma dúvida sobre o pranayama egípcio. No livro “os mistérios do fogo” de SAW, o exercício começa pela narina direita, e não pela esquerda. Já no livro “o livro amarelo”, diz justamente o contrário, então qual está certo? Obrigado.

  9. Tenho uma pergunta referente ao Ham Tsa e o Pranayama Egípcio. É melhor ser feito usando músculos do esfincter e outros dois se não me engano, quando a energia está subindo? Foi o que me disseram, gostaria de saber sua opinião.

    • Eric, se você tiver domínio sobre os esfíncteres geniturinários, então pode usar. Depois de pronunciar o mantra HAM, aperte essa musculatura por alguns segundos, imaginando que a energia criadora ascende pela coluna vertebral… em seguida, relaxe-os e vocalize o SAH verbalmente e bem rápido… Esse é o artifício mais eficaz para o praticante…

    • Rodrigo, se uma pessoa começa com a narina esquerda ou com a direita, isso não tem muita importância, o que importa é praticar com disciplina e constância…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.