Feng Shui

9
432
Pantáculos

COMO ESTÁ A HARMONIA ENERGÉTICA DE SEU AMBIENTE ?

A TRADICIONAL ARTE CHINESA DO FENG-SHUI E A
MODERNA DOMOLOGIA EUROPÉIA PODEM RESPONDER.

por Sérgio Geraldo Linke*

O homem é um ser cujo humor, produtividade e repouso dependem da harmonia do ambiente em que ele vive e trabalha.

Há lugares em que nos sentimos bem e não temos vontade de sair; outros há, porém, que não vemos a hora de ir embora, com a intenção de nunca mais voltar.

O que estará por trás dessa simpatia ou antipatia por ambientes ? Por que nosso humor varia tanto de um local para outro ? Por que repousamos tão bem em alguns locais e levantamos parecendo que levamos uma surra quando descansamos em outros ? Por que nossa motivação e produtividade profissional variam tanto com a localização e o lay-out de nosso escritório ? Por que apenas alguns dias na praia ou no sítio nos recarregam tanto as baterias vitais ?

Continuando com as inquietudes: por que tantos povos antigos construíam monumentos que até hoje desafiam as técnicas de arquitetura, engenharia e radiônica, tais como pirâmides, templos, catedrais e sítios telúricos. O que haverá nas Pirâmides de Gizé, em Stonehenge ou nas Catedrais Góticas que nos evocam tantas memórias, inspirações e espírito harmonizante ?

A harmonização energética dos ambientes, geralmente invisível – ou subliminar numa linguagem moderna, traz respostas a essas questões.

Existem duas técnicas para o diagnóstico, análise e correção de ambientes em desarmonia energética:
Uma delas é a milenar arte chinesa taoísta do FENG-SHUI (lê-se fong-shuei) e a outra é a moderna DOMOLOGIA, ciência européia que se baseia em princípios de radiônica e de radiestesia.

O FENG-SHUI há mais de 5.000 anos descreve os princípios para a escolha do terreno e dos materiais de construção, definição da distribuição dos cômodos na planta da edificação e a correta escolha e localização de móveis e elementos decorativos, de forma a equilibrar os 5 elementos chineses (fogo, terra, metal, água e madeira) e a permitir a perfeita circulação de energia (c’hi) pelo imóvel
Inúmeras técnicas de correção são utilizadas pelo FENG-SHUI, dentre elas a colocação de elementos equilibrantes como aquários, sinos de vento, plantas e símbolos (BÁ-GUÁS).

O objetivo principal do Feng-Shui é desobstruir a circulação do C’hi ou energia vital, possibilitando a livre fluência das emanações naturais que nos alimentam o corpo e o espírito.

Quando a energia vital fica estagnada em um ambiente temos os chamados SHARS ou Flechas Envenenadas (emanações negativas provenientes de esgotos, pontos geopatogênicos, etc.), cuja eliminação é imprescindível para a saúde energética de um ambiente.

Por outro lado, na Europa dos séculos XIX e XX, surgiram estudiosos dos campos eletromagnéticos naturais da Terra (geobiólogos) e artificiais (domólogos), os quais, baseados na ciência radiônica, descreveram como as redes energéticas telúricas agem e como podemos utilizá-las sabiamente. Nascia a DOMOLOGIA.

Dentre as técnicas utilizadas pela domologia está a radiestesia, ou capacidade de detectar, amplificar e interpretar, por pêndulos, varetas ou outros instrumentos, as vibrações energéticas de um ambiente, pessoa, animal, planta ou alimento.

A domologia estuda ainda os efeitos de uma crescente e descontrolada influência energética na vida moderna: a poluição eletromagnética gerada por eletrodomésticos, linhas de alta-tensão e aparelhos de telecomunicações (antenas de rádio e televisão, telefones celulares, etc.).

Algumas recomendações gerais para uma melhor harmonia energética nos ambientes são:

  • Procure equilibrar a distribuição dos 5 elementos chineses nos cômodos, lembrando que os objetos não têm seu elemento definido apenas pela matéria de que são feitos, mas também pela sua forma e cor, assim, objetos pontiguados correspondem ao elemento chinês fogo e objetos brancos correspondem ao elemento chinês metal.
  • Procure ter sempre presente, principalmente na sala e no quarto do casal, um pantaclo ou símbolo sagrado (crucifixo, símbolo do TAO, cruz ansata egípcia, bá-guá chinês, etc.). Os símbolos sagrados, além de lembrarem a presença divina, são poderosos irradiadores e distribuidores da energia vital (c’hi).
  • Evite o excesso de eletrodomésticos no quarto de dormir (TV, som, rádio-relógio, microcomputador, etc.). Os campos eletromagnéticos gerados afetam sobremaneira o sono. Lembre-se que todo o nosso metabolismo funciona bio-elétrica-magneticamente. Se não puder retirá-los, pelo menos desligue-os da tomada quando for dormir.
  • Evite falar em excesso nos telefones celulares. Os efeitos cumulativos dos campos eletromagnéticos gerados são desconhecidos. Nos Estados Unidos já foram pagas vultosas indenizações por fabricantes de telefones celulares. Lembre-se que o celular funciona a menos de 3 cm de seu cérebro. A recomendação é que se fale pouco e se troque de orelha durante a conversação.

Pelo exposto, verificamos que o FENG-SHUI e a DOMOLOGIA são ferramentas utilíssimas para a qualidade de vida e felicidade das pessoas.

Que tal você dar, a partir de agora, importância para os invisíveis e antes desconhecidos aspectos da sempre presente influência energética dos ambientes ?

*Sérgio Geraldo Linke é engenheiro eletrônico e de telecomunicações, consultor para construção de Complexos Computacionais e estudioso de harmonização energética de ambientes há mais de 15 anos.
Proferiu centenas de palestras no Brasil e no exterior e ministrou dezenas de cursos e workshops, além de participar de inúmeros programas de televisão e rádio.

Incensos
  • Saul

    Olá. Não sei se esta pergunta é pertinente, mas conhecem algum metodo para limpar energias de objectos usados?

    • Para objetos usados, recomenda-se a queima, em um braseiro, de essência de rosas. E suplicar à Divina Mãe que dissolva qualquer energia deletéria ali presente…

  • Bella

    Existe algum livro gnóstico sobre o assunto?

  • kelly anum

    gostaria de saber como praticar o feng shui em minha casa pois ainda nao esta acbada , nao e pintada, nao tem piso , meus moveis sao muito antigos me de alguma diga pois admiro a tecnica mas nao sei como uasa-la como deve ser feita a limpeza dos comodos ? tem algum tipo de cor de cortina ,lençol a ser usado? grata kelly

  • Deize

    Ola,
    Soube que ter a cama encostada a parede que divide com o banheiro não é apropriado, principalmente a parede onde correm os canos de agua e esgoto, no entanto não tenho espaço no dormitorio para optar em modificar a posição dos moveis, ha alguma cura que possa ser feita para evitar essa negatividade gerada pelas energias do banheiro?
    Tenho alguns objetos em cobre, podem ser utilizados?
    Agradeço pela atenção e retorno.
    Deize

    • Tente encontrar um ponto adequado à sua cama, Deize, isso é fundamental para que os fluxos de energia subterrâneos não influenciem o teu corpo etérico e, conseguentemente, sua saúde…

  • Olá.
    Sou desenhista projetista, formado em artes plásticas e candidato ao vestibular de arquitetura este ano. Trabalho com maquetes eletrônicas e projetos de minha criação. Me interesso e estudo arquitetura “desde que me conheço por gente”. E conheci o feng shui na minha adolescência. Hoje, aos meus 23 anos, já li muito a respeito, e o trabalho mais completo que já encontrei do gênero foi um livro que tenho intitulado de “feng shui” de autoria do arquit. Carlos Solano. O livro, fiel à cultura oriental e fruto da mais completa pesquisa que já tive conhecimento sobre o tema, acabou por me levar à um caminho inverso da minha arquitetura. Eu sou adepto ao minimalismo e arquit. contemporânea/modernismo. E assim eu crio meus projetos, porem de acordo com o feng shui, vãos livres e a escassez de paredes não são propicios para o “fluir” da energia. O feng shui chama a atenção para paredes/portas/janelas que delimitem os espaços e etc.
    Sendo assim me encontro neste dilema. Acredito no feng shui e respeito principalmente como estilo de vida no seu aspecto filosófico, já que feng shui é muito mais que criar ambientes… porem não quero abrir mão da minha arte, da minha arquitetura minimalista, dos meus vãos livres, pé direito alto, concreto armado…
    Quando concretizo um projeto me sinto feliz e acho-o harmonioso, mas será que por estar em descordo com o feng shui este projeto estaria em desarmonia com o Universo/energia??

  • Rose

    Minha mesa de trabalho fica entre uma porta e uma janela sem possibilidades de mudança vez que as mesas são colocadas umas coladas às outras e frente a frente.
    Sou chefe do setor e fico na última mesa da baia mais distante da porta e ao lado da janela. Fico de costas para uma divisória de vidro que separa meu setor do outro.
    Sinto que por mais que me esforce e procure dar qualidade ao trabalho não vejo progresso e me sinto sempre sem energia.
    A sensação que tenho é que todos os esforços diários escoam pelo ralo.
    Há algumas correções que possam ser feitas para melhorar. Já coloquei a cor vermelha sobre meu computador, tenho meus símbolos sagrados a esquerda da mesa, o computador no centro objetos em pares na direita objetos coloridos. Não sei mais onde buscar.
    Pode me dar mais algumas dicas ou é melhor tirar alguma coisa?
    Grata

  • Alexandre

    Prezado Sr.
    Tenho um comodo onde pretendo montar uma loja.
    Este comodo é cortado ao meio no comprimento, ou seja, do fundo parta a porta por uma rede de esgotos.
    Como anulo esta influencia?
    Grato
    Alex