quarta-feira, abril 24, 2024

QUARESMA: Relação entre o carnaval e a Páscoa (Roit)

Home Fóruns QUARESMA: Relação entre o carnaval e a Páscoa (Roit)

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #29114
    imported_Ali
    Participante

    Postado em Mar 3 2006, 11:10 PM

    QUARESMA: Período de quarenta dias que decorrem desde a quarta-feira de cinzas até o domingo de Páscoa. (Antenor Nascentes. Dicionário da Língua Portuguesa. Academia Brasileira de Letras)

    CARNAVAL: “Tempo em que se tira o uso da carne”, já que o carnaval é propriamente a noite anterior à quarta-feira de cinzas, em dialeto milanês

    Durante o carnaval, todas as formas de violência intensificam-se consideravelmente em todo o Brasil, principalmente no Rio e em São Paulo, somando o aumento da densidade. (Acredito que chegue à 96, nos locais de alta concentração!)

    Em função disto, alguns grupos gnósticos suspendem suas atividades durante este período, assim como todas as igrejas cristãs, independente de sua denominação.

    A igreja romana, que deriva de um afastamento do cristianismo autêntico e primitivo, das primeiras comunidades gnósticas, guarda, em seu corpo de doutrina atual, formas interpretadas das práticas cristãs originais, como a Páscoa, intimamente relacionada com a quaresma.

    Em relação ao gnosticismo esotérico e às festas dionisíacas –

    1) Existe alguma fundamentação histórica da quarta-feira de cinzas, no que diz respeito às atividades internas dos grupos primitivos?

    2) A abstinência – proibição da ingestão da carne vermelha e obrigatoriedade do consumo de peixe – tem relação com o simbolismo do peixe no que diz respeito à geração/regeneração.

    3) A Páscoa é uma período importantíssimo, não só dentro do cristianismo autêntico e primitivo, mas como em outras religiões que o precederam. (V. Do Sexo à Divindade, Dr. Jorge Adoum, na biblioteca gnosisonline)

    Dentro do calendário romano, a Páscoa procede o carnaval em quarenta dias. É este quem define o período das festa pascal ? Por quê ?

    4) Se o carnaval acontece em datas diferentes todos os anos, qual é o seu referencial ?

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.