A simplicidade e a educação

2
3905

É urgente, indispensável, desenvolver a compreensão criadora, porque ela traz ao ser humano a verdadeira liberdade de viver. Sem compreensão, é impossível conseguir a autêntica faculdade crítica da análise profunda.

Os professores e professoras de escolas, colégios e universidades devem conduzir seus alunos e alunas pelo caminho da compreensão autocrítica.

Em nosso passado capítulo, estudamos amplamente os processos da inveja e se quisermos acabar com todos os matizes dos ciúmes, sejam eles religiosos, passionais etc., devemos fazer plena consciência do que realmente é a inveja, porque só compreendendo a fundo e de forma íntima os infinitos processos da inveja conseguiremos acabar com os ciúmes de todo tipo.

Os ciúmes destroem os casamentos, destroem as amizades, provocam guerras religiosas, ódios fratricidas, assassinatos e sofrimentos de toda espécie.

simplicidade1-gnosisonlineA inveja, com todos os seus infinitos matizes, esconde-se atrás de sublimes propósitos. Existe inveja naquele que, tendo sido informado da existência de sublimes santos, mahatmas ou gurus, deseja também chegar a ser santo.

Existe inveja no filantropo que se esforça por superar outros filantropos. Existe inveja em todo indivíduo que cobice virtudes, porque teve informações, porque em sua mente há dados sobre a existência de indivíduos sagrados cheios de virtudes.

O desejo de ser santo, o desejo de ser virtuoso e o desejo de ser grande têm por fundamento a inveja. Os santos com suas virtudes também causaram muitos danos.

Vem-nos à memória o caso de um homem que se considerava muito santo. Em certa ocasião, um poeta faminto e miserável bateu em sua porta para pôr em suas mãos um belo verso, especialmente dedicado ao santo de nosso relato.

O poeta só esperava uma moeda para comprar comida para seu corpo exausto e envelhecido.

Tudo imaginava o poeta menos um insulto. Foi grande a sua surpresa quando o santo, com um olhar piedoso e a testa franzida fechou a porta, dizendo ao infeliz poeta: Fora daqui amigo, passa, passa, não me agradam estas coisas, não gosto de elogios… Não me agradam as vaidades do mundo, esta vida é ilusão… Eu sigo a senda da humildade e da modéstia.

O infeliz poeta, que só esperava uma moeda, no lugar dela recebeu o insulto do santo, a palavra que fere, a bofetada. Com o coração dolorido e a lira feita em pedaços, afastou-se pelas ruas da cidade devagarzinho, devagarzinho…simplicidade2-gnosisonline

A nova geração deve ser levantada sobre a base da autêntica compreensão, porque esta é totalmente criadora.

A memória e a recordação não são criadoras. A memória é o sepulcro do passado. A memória e a recordação são morte.

A verdadeira compreensão é o fator psicológico da libertação total.

As lembranças da memória jamais poderão nos trazer verdadeira libertação, porque pertencem ao passado, portanto, estão mortas.

A compreensão não é coisa do passado, nem do futuro. A compreensão pertence ao momento que estamos vivendo aqui e agora. A memória sempre traz a ideia do passado.

É urgente estudar ciência, filosofia, arte e religião, mas não se deve confiar os estudos à fidelidade da memória, porque ela não é fiel.

É absurdo depositar os conhecimentos no sepulcro da memória. É estúpido enterrar na fossa do passado os conhecimentos que têm de ser compreendidos.

Nós jamais poderíamos nos pronunciar contra o estudo, contra a sabedoria, contra a ciência, porém, é incongruente depositar as joias vivas do conhecimento no corrompido sepulcro da memória.

simplicidade3-gnosisonlineFaz-se necessário estudar, investigar, analisar, mas, devemos meditar profundamente para compreender em todos os níveis da mente.

O homem verdadeiramente simples é profundamente compreensivo e tem mente simples.

O importante na vida não é o que consigamos acumular no sepulcro da memória e sim o que tenhamos compreendido, não só no nível intelectual como também nos distintos terrenos subconscientes e inconscientes da mente.

A ciência e o saber devem se converter em compreensão imediata. Quando o conhecimento e o estudo se transformarem em autêntica compreensão criadora, poderemos compreender todas as coisas de imediato, porque a compreensão torna-se imediata, instantânea.

Na mente do homem simples, não existem complicações, porque toda a complicação da mente deve-se à memória. O maquiavélico eu que levamos dentro é memória acumulada.

As experiências da vida devem se transformar em compreensão verdadeira. Quando as experiências não se convertem em compreensão, quando as experiências permanecem na memória, constituem-se na podridão do sepulcro sobre o qual arde a chama fátua e luciférica do intelecto animal.

É preciso que se saiba que o intelecto animal, desprovido totalmente de toda espiritualidade, é tão só a verbalização da memória, a candeia sepulcral ardendo sobre a lousa funeral.

O homem simples tem a mente livre de experiências, porque elas se tornaram consciência, se transformaram em compreensão criadora.

A morte e a vida estão intimamente associadas. Só morrendo o grão, nasce a planta. Só morrendo a experiência, nasce a compreensão. Este é um processo de autêntica transformação.

O homem complicado tem a memória cheia de experiências. Isto demonstra sua falta de compreensão criadora, porque quando as experiências são inteiramente compreendidas em todos os níveis da mente, deixam de existir como experiências e nascem como compreensão.

Primeiro é preciso experimentar, mas não devemos ficar no terreno da experiência, porque, então, a mente se complica e se torna difícil. É necessário viver a vida intensamente e transformar todas as experiências em autêntica compreensão criadora.

Aqueles que supõem, equivocadamente, que para sermos compreensivos, simples e humildes temos de abandonar o mundo, nos converter em mendicantes, viver em cabanas isoladas e vestir farrapos em vez de roupas elegantes, estão totalmente equivocados.simplicidade4-gnosisonline

Muitos anacoretas, muitos ermitãos solitários, muitos mendigos têm mentes complicadíssimas e difíceis.

É inútil afastar-se do mundo e viver como anacoretas, se a mente está cheia de experiências que condicionam o livre fluir do pensamento.

É inútil viver como ermitão, querendo levar vida de santo, se a memória está repleta de informações que não foram devidamente compreendidas, que não se tornaram consciência nos distintos esconderijos, corredores e regiões inconscientes da mente.

Aqueles que transformam as informações intelectuais em verdadeira compreensão criadora, aqueles que transformam as experiências da vida em verdadeira compreensão de fundo, nada têm na memória, vivem de momento a momento, cheios de verdadeira plenitude. Estes se tornaram simples e humildes, ainda que vivam em suntuosas residências e dentro do perímetro da vida urbana.

As crianças pequenas, antes dos sete anos, estão cheias de simplicidade e de verdadeira beleza interior, devido a que só se expressa através delas a vívida essência da vida, em ausência total do eu psicológico.

Precisamos reconquistar a infância perdida em nosso coração e em nossa mente. Temos de reconquistar a inocência, se é que, de verdade, quisermos ser felizes.

As experiências e o estudo transformados em compreensão de fundo não deixam resíduos no sepulcro da memória e, então, nos tornamos humildes, simples, inocentes e felizes.

A meditação de fundo sobre as experiências e conhecimentos adquiridos, a profunda autocrítica e a psicanálise íntima convertem, transformam tudo em profunda compreensão criadora. Este é o caminho da autêntica felicidade nascida da sabedoria e do amor.

simplicidade5-gnosisonline

2 COMENTÁRIOS

  1. De certo que a capacidade de involuir,ate seu intimo foi esquecido.Muito embora hoje tudo que envolve automaticismo e’ inevitavel,assim como subir e’ mero e fatal.Receber o que e’ celeste e’ esquecido e incondutivelmente falando inalcansavel.Embora isso esta definido todo o que e’ bom,contudo a soberba dos 7 pecados ainda e’ usual como em e para a sociedade papagaia.
    A mesma porca mise’ria que vao mudar individualmente a mise’ria nesta geracao sem abba.E sem consciencia intimo-existo existencial.O plural e’ simples….
    e assim ja esta contido em si,por mais deformado que a epopeia tenha degerido o ser racional.O sol, a causa da deformacao!
    Enfim,psicologico e’ antonimo de magnetismo cosmico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.