Leonardo da Vinci e a arte gnóstica

46
15527

Cada vez mais as obras de Da Vinci vão sendo vislumbradas como portentosas obras da Arte Superior, da Arte Esotérica e da Arte Iniciática. Temos como exemplo a famosa Gioconda, ou Mona Lisa, obra-mestra deste famoso pintor.

Devemos dizer que Da Vinci era, além de exímio pintor, grande filósofo, esoterista, cientista, inventor, anatomista, psicólogo e astrólogo… Multifacético em cem por cento, com um poder intelectual incrível. Citamos entre seus inventos: uma máquina voadora, antecessora dos modernos aviões e helicópteros, e, inclusive fez desenhos muito futuristas de naves espaciais… Ele era muito adiantado para sua época (por volta de 1450 a 1500).

Da Vinci, o grande maestro renascentista, foi discípulo de Verrochio, alquimista e hermetista conhecido da época, quem influenciou também Sandro Boticelli, outro grande pintor da Renascença italiana. O biógrafo de Da Vinci e seu contemporâneo, Vascari, definiam o maestro como sendo possuidor de “mente hermética”.

É interessante estudarmos com profundidade a vasta obra de Da Vinci e saber onde estão os ensinamentos passados por ele em suas principais obras “iniciáticas”, tais como a Mona Lisa, A Santa Ceia e A Virgem da Rocha, entre outras.

Sinceramente, não podemos afirmar que Da Vinci pertenceu a esta ou àquela sociedade secreta, porém, sim, podemos afirmar enfaticamente que ele tinha conhecimentos esotéricos muito profundos, e certamente, devido à época, tudo o que ele aprendeu em relação à Divindade, ao Cosmo e ao Homem foi inserido em seu Trabalho. Realmente, Mestre Leonardo era detentor de grandes conhecimentos de Alquimia, Astrologia, Teologia Gnóstica etc.

Existem muitas lendas cheias de mistério e de esoterismo… Conta-se, por exemplo, que em uma ocasião Da Vinci estava pintando sua famosa “Última Ceia” e querendo pintar psicologicamente os atributos de cada apóstolo, vai a uma fonte de Roma e encontra um jovem muito belo, agraciado, de ademãs suaves, de tez despojada e inocente.

E escolhe a este jovem para que sirva de modelo de João, o discípulo amado do mestre Jesus. Uma vez terminado o trabalho, Da Vinci lhe pagou muito bem… E continuou com o seu trabalho.

Porém, em seguida necessitou encontrar um modelo para Judas Iscariotes. E sua busca foi realizada nas praças, fontes, ruas e mercados, sem encontrar o modelo anelado. Sem embargo, com o correr dos dias e já cansado de tanta busca inútil, eis que entrou em uma taberna e encontrou um jovem desalinhado, sujo, barbado… Com todos os vícios refletidos em seu rosto, duro, sofrido, com sinais de golpes e brigas, o típico rosto do homem viciado e degenerado, ladrão, embusteiro e, quiçá, assassino. Da Vinci encontra naquele homem o “apóstolo traidor” e decide contratá-lo para que pose para sua pintura.

Esse indivíduo de más índoles vai com o artista e começa a posar para o término da obra. Porém, oh… surpresa… Quando Da Vinci estava terminando, observou que aquele homem estava chorando. Qual a causa de tanto pranto? Por que aquele homem tosco e de rosto traiçoeiro estava com seu rosto banhado de lágrimas? O artista interroga o jovem e este lhe responde: “Acaso não me reconheces?”

Para surpresa do pintor, o jovem lhe diz: “Eu sou aquele cujo rosto te fascinou para que eu fosse um anjo, o discípulo amado do Cristo. Mas agora, tu vês o traidor, o hipócrita… Tal é o meu estado desde que tu me pagaste abundantemente por haver posado pela primeira vez… Com teu dinheiro caí no vício e na perdição…”

O artista decide terminar a obra assim mesmo, pagando-o não sem antes consolar aquele jovem que caíra na miséria dos vícios… Bem, essa foi uma pequena peculiaridade acerca da vida de Da Vinci…

Leonardo comprova todos os seus conhecimentos esotéricos com as diversas obras que saíram de sua inspiração. Duas delas que merecem destaque por seu profundo simbolismo alquímico, astrológico e cabalístico são A Santa Ceia e Mona Lisa.

Significado Esotérico da Mona Lisa

Este quadro, considerado a maior obra de arte de todos os tempos, tem uma representação alquímica profunda. Segundo o Mestre Samael, a Gioconda representa a Divina Mãe Kundalini, a sagrada Mãe Alquimia ou, para Fulcanelli, é a poderosa Mãe Viúva, ou seja, a Ciência da Alquimia (não à toa, os maçons Iniciados são chamados de “os filhos da Mãe Viúva”, representação que vem do Egito Antigo, onde Hórus é filho de Ísis, a viúva do defunto Osíris).

Vemos uma figura austera de mulher, cujo sorriso é, ao mesmo tempo, agradável e marcial (pois nossa Mãe Divina é, segundo Samael, “terror de Amor e Lei”).

Ela veste roupa nas cores vermelha e verde, as duas cores fundamentais do sufismo e da Alquimia, ou seja, as cores do Leão Verde e do Leão Vermelho, as duas mais poderosas forças da Alquimia, nosso Ser (verde) e nossa Mãe Kundalini (vermelho).

Suas mãos estão numa postura (mudra) de defesa, representando que ela alegoriza a ciência hermética, esotérica. E Ela mostra não a totalidade dos dedos de suas mãos, mas tão somente 9 dedos.

O que representa o número 9 dentro da Alquimia senão o Arcano 9 do Tarô, o Eremita solitário? A Nona Esfera da Magia Sexual? Os 9 Céus e os 9 Infernos de Dante?

Ao fundo dessa maravilhosa obra vemos dois Caminhos, as famosas Vias Seca (à nossa esquerda) e Úmida (à nossa direita) da Alquimia Sagrada.

O Caminho Úmido indica a Senda Nirvânica, que é uma senda maravilhosa, e o Caminho Seco, que assinala o Caminho Direto para Deus, para o Absoluto, que é um Caminho Superior. Porém, esses dois Caminhos só existem quando compreendemos que eles têm um Guardião, que é essa bela e austera Senhora, nossa Mãe Divina Interior Kundalini. Sem Ela, não há (e nunca poderá haver) um autêntico trabalho de Alquimia.

Da Vinci conhecia a fundo a ciência alquímica e por meio da Imaginação, da Inspiração e da Intuição, ele conheceu sua Mãe Divina particular, representada no quadro da Mona Lisa (pois todos nós temos a nossa própria e íntima Mãe).

Ah, uma última observação: os nomes Mona Lisa e Gioconda têm as 3 letras fundamentais IAO, que são os mantras secretos dos gnósticos. IAO é um dos mantras sagrados da Magia Sexual.

Da Vinci era um Iniciado que conhecia a simbologia iniciática de todos os tempos

Significado Esotérico da Santa Ceia

Este maravilhoso quadro tem várias representações, entre elas, os mistérios da Astrologia Iniciática, representada pelos antigos como os 12 Trabalhos de Hércules.

Jesus rodeado por seus 12 Apóstolos são o Sol e seus 12 planetas de nosso Sistema Solar.

(Sim, nosso Sistema Solar possui 12 planetas, 3 dos quais ainda não descobertos pela ciência acadêmica, chamados pelo Mestre Samael assim: Vulcano, Perséfone e Clarión).

Ao lado direito de Jesus (à nossa esquerda), o personagem seria João, o discípulo amado de Jesus, ou uma mulher, Maria Madalena, sua esposa-sacerdotisa? Observe que esta personagem possui expressões típicas do pudor feminino, ela estaria usando uma corrente de ouro no pescoço e afasta-se de Jesus com uma coqueteria feminina, incontestável.

A figura feminina e Jesus usam o chamado “efeito espelhado”: Jesus está usando túnica vermelha e manto azul. E Madalena, túnica azul e manto vermelho. O “espelho” simboliza a entrada para uma realidade oculta. Um crítico de arte verá que os grupos formados por Jesus e Madalena, pelo afastamento de Madalena, formam um M no centro do Quadro.

O M foi um código muito usado pelos Templários e sobre o qual ainda existe controvérsia: M, símbolo da Constelação de Virgo, pode ser também o M de Madalena, venerada pelos Templários? Ou seria o Eterno Feminino de Deus, nossa Mãe Divina?

No “grupo de Jesus”, aparece “mão anômala” fazendo o “gesto ou dedo de João” (o Batista) tão caro a da Vinci, que usou este símbolo com grande constância na sua obra. O próprio da Vinci encarna Judas Tadeu. Apesar de ser a cena do Sacramento Mágico da Eucaristia, não há vinho ou pão na mesa posta por Da Vinci (o pão estaria reduzido a migalhas).

Na verdade, este trabalho astrológico é muito mais profundo, muito mais do que questões teológicas, ou mesmo de signos e cálculos. Da Vinci representou, como já dissemos, os 12 Trabalhos de Hércules, que são os passos iniciáticos necessários para encarnarmos o Cristo Interior. Essas 12 faculdades superiores de nosso Ser Divino são representadas na tradição cristã-gnóstica como os 12 apóstolos, mas podem ser vistas também nos 12 Cavaleiros da Távola Redonda.

Devemos aclarar que um dos grandes méritos da obra de Dan Brown, O Código Da Vinci, reside em que este autor criou um elo bastante próximo do que sempre foi defendido pelos gnósticos, tanto antigos quanto contemporâneos. Esse Elo entre o Santo Graal, a esposa de Jesus e todas as mulheres do mundo seria na verdade o Mistério dos Mistérios, guardado a sete chaves tanto por gnósticos quanto por maçons, templários e cátaros.

Esse Grande Segredo está agora totalmente desvelado nos estudos gnósticos difundidos pelo grande mestre gnóstico contemporâneo, Samael Aun Weor.

Ali Onaissi (Jornalista, escritor e coordenador do Portal GnosisOnLine)

46 COMENTÁRIOS

  1. Engraçado não é mesmo, que vocês disseram tantas coisas a respeito de sua ODIOSA homossexualidade, já que homossexualismo foi tirado a muito tempo dos livros de psiquiatria, e colocam entre vossas “Artes Superiores” um artista q era Gay, e se assumia como tal qualquer historiador sabe disso. Mas como vcs mesmo irão dizer “ai ele sublimou a sexualidade dele em forma de arte e genialidade!” e desde quando para um cara ser bem sucedido no que faz precisa gozar ou deixar de gozar. Tomem cuidado com o que dizem, pois antes de ecoarem amém em vossa casa de oração ou sua casa, lembrem-se que uma criança pode estar ouvindo.
    E pesquisem melhor a homossexualidade, qem sabe vocês não descubram o tão aclamado poder do subconsciente de vocês.
    E so para perguntar, é de Gnosi que vocês chamam isso???
    Fiquem com a Deusa, ah e a propósito eu sou com muito orgulho um filho de Lilith!

    • Todos nós, sem exceção, somos pecadores miseráveis ante a grandiosidade de Deus. Não se apegue a um detalhe de todo este conhecimento, só porque este detalhe o feriu, por um motivo ou por outro. A Gnose não é contra os homossexuais, mas é contra o homossexualismo (ou homossexualidade, como queira), porque é abominação. Da Vinci NUNCA FOI GAY, ele foi Iniciado nos Mistérios e qualquer maçom, gnóstico, rosa-cruz ou teosofista sabe disso.

      No Velho Testamento

      Genesis 19: 1-29 – a história dos anjos que visitam a casa de Lo para avisá-lo da destrui;cão de Sodoma, quando os habitantes exigem a entrega dos visitantes para que tenham relações com eles… daí vem o termo sodomia…
      Levítico 18: 22 – …diga aos filhos de Israel…não se deite com um homem, como se fosse com mulher; é uma abominação
      Levítico 20: 13 – O homem que se deita com outro homem, como se fosse mulher, está cometendo uma abominação. Os dois são reus de morte, eo sangue deles cairá sobre eles mesmo.

      No Novo Testamento

      I Corintios 6: 9-14 -Voces não sabem que os injustos não herdarão o REino de Deus? Não se iludam! Nem os imorais, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os depravados, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os caluniadores irão herdar o Reino de Deus. Alguns de vocês eram assim, mas, voces se lavaram, foram santificados e reabilitados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus. Posso fazer tudo que quero, sim, mas nem tudo me convém… Ora, o corpo não é para a imoralidade e seim para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Deus que ressuscitou o Senhor, ressuscitará também a nós pelo seu poder…

      AGORA SOB O PONTO DE VISTA ESOTÉRICO, O ATO HOMOSSEXUAL DEFORMA OS CORPOS INTERNOS, ESPECIALMENTE O ASTRAL E O CAUSAL.

      • Por favor, a passagem de ló se refere a perversidade e a falta de hospitalidade e ao abuso sexual, não a homossexualidade, até mesmo a arcaica igreja católica não reconhece essa passagem como uma menção a homossexualidade. Levítico então nem se fala, é um derramamento de sangue só, com penas severas para coisas que não se aplicam a atualidade, exemplo os versiculos que falam que determinados tipos de carnes são impuros e que uma pessoa não pode usar roupas feitas de dois tecidos diferentes, além da proibição de trabalho aos sábados etc. Em outras passagens da biblia se você for estudar a fundo, no contexto da época, você verá que o que se condena é mais o sexo desregado, abusivo do que a homossexualidade em sí. Outro fato curioso é que se existe supostas menções a homossexualidade na bíblia, é no mínimo curioso constatar que a maioria se refere a sexo entre homens e apenas uma passagem parece se referir a sexo entre mulheres, isso me parece um tanto quanto machista não acha?
        Recomendo a leitura do livro ” o que a biblia realmente diz sobre a homossexualidade”, talvez você pense um pouco no assunto e veja com mais ponderação ao menos.

    • Não se preocupe, meu caro amigo! Julgar é muito fácil! Vemos nos outros o que somos para justificar nossos próprios erros. Desdobre em astral vc mesmo e descubra por sí próprio que da vinci nunca foi gay. E pra sublimar as energias é preciso contato com o lyngam sarira sem o derramamento seminal. Derramar a semente do sol já é um delito terrível. Não é nenhuma novidade vc se encontrar sintonizada com a esfera de lilith, mãe de todas as abominações sexuais. Novidade seria vc refletir sobre vc mesmo, perceber que esse “Eu” não é vc e desintegrá-lo com a ajuda da divina mãe kundalini mudando totalmente seu nível de ser. Só pra constar, esse corpo não é nosso e os egos querem destruí-lo, ataca-lo desmoralizá-lo a todo custo.
      Bom ou ruim são conceitos da mesma sombra. evolução, involução, bem sucedido mal sucedido são lados opostos do mesmo pendulo. diferente mesmo é revolução e Da Vinci foi um revolucionário casado, chefe de famíla assim como é o grande Kabir Jesus!

  2. Segundo um prisma alquímico a homossexualidade é uma profanação.A unição sagrada e o equilibrio se dá por forças opostas.Isto é NATURAL e se é NATURAL pode servir para a elevação da alma.
    A homossexualidade masculina como exemplo induz uma união profana entre Eros e Tanathos.Uma abominação,que gera uma série de disturbios espirituais e não colabora com a evolução.

  3. Não entendi a postura na gnose: “a gnose não é contra homossexuais, mas contra homossexualismo ou homossexualidade”. Será que uma correta interpretação disso é que a gnose não é contra a natureza animal do ser humano e seus desejos instintivos, mas é simplesmente contra a prática do sexo homossexual? Desta forma, qual seria o estilo de vida que o homossexual poderia engendrar no ambito da gnose, uma vez que a gnose também condena o ascetismo, conforme texto do “julgamento final”?

    • Marcos, a resposta é simples: a Gnose não pode nem deve ser contra ninguém, absolutamente ninguém…
      A Gnose é um corpo de ensinamentos que visam à transcendência de nossos estados animalescos em angelicais.
      A Gnose é uma tábua de salvação para todos que queiram e possam pedir ajuda ao Cristo Interno e à Mãe Divina.
      A Gnose é para todos, absolutamente para todos!!! Mas será que todos aceitarão a Gnose? Renunciarão a si mesmos para viver a Gnose?

  4. Infelizmente, os homossexuais são recriminados por generalização. Nem todos, incluindo gays e lésbicas, são homossexuais porque gostam de orgias sexuais ou de promiscuidade. Muitos até querem e sonham ter uma vida a dois, tais como nossos pais tiveram, com direito a filhos. Assim vou me sentir livre do homossexualismo por que seria uma hetero? e sobre os heteros que disseminam doenças, adoram a libertinagem sexual, a promiscuidade e as orgias? mas tb não sou ninguém pra julga-los….Sem dizer que temos os princípios masculinos e femininos em nós todos, independente de sermos heteros ou homossexuais. Pensar que se eu sou lésbica, então tenho uma disfunção biológica ou psicológica? e os pais que “abusam” de suas filhas? eu por muito tempo me interessava muito pela gnose, mas quando eu li, faz um bom tempo, que a gnose praticava a união do homem com a mulher e desconsiderava que pode existir sim o amor entre mesmo sexo, eu deixei de lado minha crença gnosista e preferi ser um ser independente de religiões ou tendências. Acho que a gnose ainda está muito abaixo do que se aproxima de Deus e da verdade. A minha verdade, pelo menos, não é que todos fosse gays ou heteros. Apenas que tanto a apologia gay nem homofóbica recebessem tanta atenção. E que a gnose fosse indiferente a questão do homossexualismo. Prestassem mais atenção não na Bíblia como unica fonte de comprovações homofobicas, mas no sentimento de amor, indenpendente dessas questões polemicas, no sentimento de verdadeiro amor que por conta própria, eleva o ser humano sobre tudo isso…se homossexual ou transsexual for uma pessoa doente, acredito que Deus igualmente ama a todos. A cura não é pra converter homossexuais em heterossexuais. É para converter o coração humano a DEUS e a VERDADE. Conhecimento pra elevar-se precisa de diplomacia, e vejo que argumentos gnósticos são colocados em nome de uma perfeição sexual que não existe, assustando muitos gays que poderiam ser ótimos gnósticos. Muito menos perfeição espiritual. Só nos aproximamos dessa quando aceitamos o outro como ele é, independente de seus atos. O Amor puro, sob a LUZ VIOLETA é a melhor forma de alcançarmos essa perfeição, é não querendo nos tornar perfeitos, mas apenas permitirmos esse AMOR tomar conta. Acredito que este é o verdadeiro gnóstico, livre de preconceitos e diferenciações. Se o responsável do site preferir não publicar o meu comentário, fique a vontade pra excluir. Estou na paz e paz pra todos aqui.
    Ina

  5. A verdade é que ele imaginou e fez essas obras, creio que ninguém além dele sabe o verdadeiro significado. Tudo o que foi dito pode ser verdade mas também pode não ser, é pura teoria. Se algum historiador afirmar que ele é gay, pergunte se foi encontrado algum diário de da Vinci que afirmava isso ou se ele conversou com da Vinci antes da sua morte. Certamente a mente de da Vinci era bem mais desenvolvida que a grande maioria e acho que nem alguém com o mesmo ou até maior nivel de compreensão podem interpretar suas obras com convicção. Em tudo pode haver ocultismo ou apenas algum segredo.
    Não sou contra gays e lésbicas, mas não concordo de forma alguma com o homossexualismo e principalmente com o julgamento de qualquer um contra seu proximo seja de ordem moral, ética, sexual e etc.
    Sou cristão e tenho uma certeza, da Vinci pode ter sido gênio e ter tido toda a glória mas tudo o que ele teve foi pela graça de Deus e nada disso se compara com a genialidade de Deus e com tudo o que Ele tem preparado para os que o amam.

    Isaias 40:12-31
    I Corintios 1:27

    fiquem com Deus e não se prendam a religiosidade, desfrutem apenas do amor do Senhor. 🙂

  6. Acho que se esqueceram da Lei da Intenção.
    O que vale é como nossa consciência se relaciona com o mundo exterior e os outros.
    O conceito homem e mulher transcedem as relações corpóreas. Pois somos a alma e não o corpo. Tudo é energia, homem e mulher são a energia da divindade manifestada em 2 pois no mundo material a densidade cria o dualismo mas na essência somos os dois. O amor é que vale, homosexuais não são como são por que são mais luxuriosos do que heteros e sim por que a NATUREZA os fez assim. O homosexualismo não surge do contato com a luxúria tanto que ela pode se manifestar na infância. O que importa é a energia que nos liga com o divino que é o AMOR! Amor é energia, energia é vibração e Deus é AMOR se vibrarmos na energia de Deus iremos naturalmente voltar a ELE pela LEI DA ATRAÇÃO! É uma questão de observação da experiência viva. Isso vale mais que mil palavras escritas.

    • Caro Luan, leia os demais textos sobre a questão homossexual, na visão gnóstica e esotérica em geral.
      O homossexual o é por uma questão KÁRMICA, assim como cada pessoa tem suas particularidades.
      Cabe a cada um decidir se quer se libertar de todas as amarras kármicas e subir RUMO AO SER.
      Tanto o hétero quanto o homossexual, se desejam sinceramente seguir a Senda da Iniciação, PRECISAM APRENDER A RENUNCIAR A TUDO PARA RECEBER TUDO!!!

  7. Olá
    Temos a explanação de toda a problemática. Mas agora gostaria de saber como que um homossexual vai conseguir se tornar heterossexual. É possível ele voltar a gostar do sexo oposto? Alguém já ouviu falar de algum caso real? Como curar este carma? E o que o ato homossexual gera nos corpos mentais e astrais?
    Obrigado

    • Caro Ignacio, realmente nos libertarmos de nossos processos kármicos é muitíssimo difícil e doloroso.
      Ninguém disse que seria fácil subir a Montanha da Espiritualidade, a questão é não desistirmos jamais, pois a recompensa é a Plenitude, o Infinito e a Iluminação…
      Quando, por alguns instantes de Êxtase, de Samadhi, de Satori, conseguimos perceber quão pequena e miserável é a nossa vida aqui neste planeta Terra, essa percepção será o grande combustível que alimentará nossa luta pela LIBERAÇÃO FINAL…

  8. Gostaria de deixar bem claro aqui que homossexuais podem sim fazer alquimia sexual, não existe nada que diga o contrário, Samuel nem vai entrar para a história se continuar a fazer apologia contra; estão perdendo ótimos gnosticos homossexuais, tenho pena de quem diz que não pode. Não é só o sexo que os homo querem, eles necessitam de amor 24 horas e o coito é apenas o trabalho. Por fim parem de perseguir os gays.

    • Como pode se julgar gnóstico , se sabes sobre o ego e karma , vai entender que não é perseguição , mestre Samael , nunca quis entrar para história , ele passou seus ensinamentos para nós , cabe a nós , usa-los ou não , sou um mero aprendiz ainda , mas entendo que o seu comentário foi apenas uma manifestação do seu ego .

    • Mestre Samael não seria um Mestre se concordasse com algo que involuciona ao ser humano, apenas para obter aplausos… O Cristo não necessita de aplausos! O que quer é indicar o Caminho para aqueles que quiserem se liberar! Mas, infelizmente, Ele é sempre caluniado, perseguido e incompreendido pelas multidões… Muito me adimiraria se elas aceitassem aos Mestres que aqui vêm em nome d’Ele (o Cristo Cósmico)… Estão muito mais identificadas com o Anticristo, e por isso abominam a tudo que é do Cristo. (João, 8: 33 – 51)

  9. De fato, Leonardo da Vinci nunca foi gay e é tristel ver que hoje em dia as pessoas não “sentem” o quão espiritualmente ruim é o homossexualismo e o lesbianismo. Alguns parecem nascer assim e outros entram por “opção”, afinal, “não é mais pecado”, é “normal”. Eu não tenho nada contra homossexuais, lésbicas, mas com a prática. Não pensem que me sinto melhor ao dizer isto, pois sei das minhas iniquidades auto-observando-me… É tão difícil o despertar! Que a Mãe tenha misericórdia da minha alma.

  10. Tem gente que parece entrar nos posts só para deixar comentários que nada têm a ver com os mesmos!… Tenho a impressão de que nossos acadêmicos estão cada vez mais com a mente poluída por intelectualismos e malícias… “Veem pêlo em ovo…” Agora, todo mundo pra eles é gay! A pessoa não pode ser diferente do comum, que logo é tachada de gay! Se Leonardo da Vinci, Shakespeare, Michelangelo, dentre outros, fossem gays, jamais teriam produzido sua Arte Divina e Imortal! Pois que a criatividade e a inspiração estão diretamente relacionadas com a Energia Sexual, a qual encontra-se degenerada no homossexual…

    Isto não quer dizer que a Gnose discrimine os homossexuais! O que ensina são os efeitos, as consequências que advém do ato homossexual, mas que toda e qualquer pessoa pode trilhar a Senda, SE QUISER, mas para isso, deve aprender a renunciar a si mesma, deve QUERER renunciar a si mesma! Quem quiser seguir ao Cristo, que negue a si mesmo e tome sua cruz…

    Mas só O segue quem quiser; ninguém está forçado a nada; têm livre-arbítrio… Agora, se não é o que querem, não façam, mas não tentem impedir, por sua vez, aqueles que quiserem entrar na Senda… respeitem o livre-arbítrio e a liberdade de seus próximos!

    Se fosse assim, de não poder explicar o que acontece a quem mantém atos homossexuais, as campanhas contra as drogas, explicar-se os efeitos que causam ao organismo, também seriam preconceito, e não é assim, como bem sabemos… INFORMAR É DIFERENTE DE DISCRIMINAR!…

    • Por favor, entendam: não estou falando contra a pessoa do homossexual (tenho amizade com homossexuais), mas tentando ajudar a esclarecer sobre os efeitos da homossexualidade, para fins de conhecimento e alerta para aqueles que quiserem realmente se Autorrealizar…

      Discriminar é excluir alguém por causa de sua “opção sexual”, e a Gnose é CONTRA qualquer forma de preconceito, exclusão ou intolerância (prega justamente o contrário: precisamos eliminar os egos, os defeitos, os juízos de valor, os agregados psíquicos, que originam essas atitudes). Todos temos milhares de defeitos que, muitas vezes, impedem que busquemos ou alcancemos ao Cristo, ao Ser…

      O que se diz a respeito da homossexualidade é um alerta do que ela causa na constituição interna das pessoas. Alertas também são feitos com relação à toda atividade ou atitude egóica, como tal, prejudicial ao desenvolvimento espiritual do ser humano, como o uso de drogas, a exposição prolongada e contínua a músicas de tipo desarmônico, o excesso de atos sexuais, ainda que héteros, a abstenção sexual lunar, a masturbação, uso de métodos contraceptivos, consumo exagerado de determinados alimentos ou má alimentação, etc. e etc…

      Isto não significa excluir ou rejeitar as pessoas que fazem tais coisas, apenas mostrar-lhes onde estão errando. Se vão querer consertar, aí é com elas…

  11. A homossexualidade na minha visão é apenas uma das diversas formas de expressões da personalidade-alma. Todos nós temos de forma inata princípios femininos e masculinos em diferentes graus. O que se deve perguntar e ser objeto de reflexão é o amor entre duas almas, a afetividade trocada entre dois seres que desejam viver juntos e evoluir e não a forma como cada um expressa essa vontade, afinal são muitos os caminhos que nos levam a determinado local e o fundamental é que este caminho seja traçado com ideais nobres, e o amor com certeza é um deles.

    O que efetivamente deve se pensar é no uso da sexualidade de forma desenfreada, nisso sim vejo um problema, mas não no fato de dois seres do mesmo sexo se amarem. Devo lembrar que a lei do amor está acima de qualquer limitação física e ambiental, ela transcende o mundo material.

    É lamentável perceber como a humanidade não consegue ver a beleza da diversidade que está em todo universo e como ela se opõem tanto a união de dois seres.

    Quanto a Leonardo da Vinci, existe registros que indicam sim sua homossexualidade, da mesma forma que muitos outros gênios, tais como, Sócrates e Isaac Newton e tantos outros artistas, cientistas, filósofos, religiosos que contribuiram enormemente para a construção da civilização. Claro que existe um interesse heteronormativo de não divulgar a vida privada deles, porque a sociedade insiste em desqualificar a homossexualidade como algo limitante as capacidades artisticas, intelectuais, éticas, morais etc.

  12. Eu acho que sim, gays e lesbicas tem o maior direito de viver. Pois Deus nos ensina a que o amor é tudo e se você ama outra pessoa do mesmo sexo não a problema. Mas o problema é quando o homossexual (e o hetero tambem)bé o que é por simples diversão. Então não importa quem você ama, mas se for um verdadeiro e puro amor você estará muito perto de Deus e da salvação. Esse são os ensinamentos de Cristo, que em nenhum momento descriminou pessoas “diferentes” do normal da época. Então se tu ama, corra atras de seu amor, sendo ele ou ela

  13. Acho que a questão aqui não é a sexualidade de Da Vinci, nem de ninguém. O texto fala de sua Arte maravilhosa, e contribui para chamar nossa atenção para a Arte Superior, aquela que fala diretamente “ao coração e alma de todo ser”, que é capaz de tocar aquele que a contempla. Vejamos, por exemplo, como Da Vinci foi capaz de tecer a expressão enigmática do rosto de Monalisa… como foi possível fazer-lhe um sorriso assim… E a Santa Ceia, que rica Obra… Cada detalhe que a compõe faz dela um todo quase sobrenatural…

  14. O homosexualismo é uma abominação e depravação contra a natureza, mais não devemos julgar os tolos por não conhecerem o caminho, ao invés de criticar devemos libertar.
    o verdadeiro caminho do iniciado é a caridade e a ordem universal.

  15. Boa tarde!E com muito gosto que todos os dias entro nesse site para estudar o verbo do 5° anjo do apocalipse,estudo a gnose ha pelo menos 15 anos e fui menbro de 2 centro de estudos.Li esse texto por 3 vezes e me esclareceu bastante principalmente sobre sobre Monalisa; pois tenho um quadro tamanho original da Monalisa. Agora me surgiu uma duvida e agradecia esclarecimento,sempre achei que sao 9 ceus e 9 infernus.Tal como e acima e embaixo,acabo de ler o texto a arte regia da natureza em que diz enfaticamente ser 13 ceus e 9 infernus.Ob. espero resposta.

    • Além das 9 dimensões da Natureza, os 9 Céus, há outros níveis mais sutis ainda, que são as expressões do Absoluto.
      O total das dimensões cósmicas é de 22, por isso existem 22 Arcanos do Tarô egípcio, 22 letras do alfabeto hebraico e 22 capítulos do Apocalipse de João.
      O VM Samael ensina isso com detalhes no livro Tarô e Cabala.

  16. Meus caros, para se praticar magia sexual, necessita-se de duas forças, positiva e negativa, homem e mulher, macho e femea por isso jamais dois homosexuais ou duas lésbicas terão êxito. A alquimi sexual é a união de dois seres de sexos distintos, um que ama mais e outro que ama melhor,´por isso dois homens ou duas mulheres jamais serão um CASAL. Abraços a todos.

  17. Naquela época era muito comum fazerem retratos das mulheres em alguma data especial pra família, era comum esse tipo de retrato, sempre com as mesmas poses da mão (Maddalena Doni), como pode se saber se a pose da mão tem mesmo esse significado esotérico? Então todas as mulheres o faziam sem saber?

  18. A Cabala na Última Ceia de Leonardo da Vinci
    Ebook de escritor gaúcho trás leituras surpreendentes.

    Com mais de 6.000 downloads gratuitos, o livro Ordem dos Fantasmas do gaúcho Eucajus Eugênio, reúne fortes argumentos que a posição e a expressão dos personagens na Última Ceia de Leonardo da Vinci simbolizam os fundamentos da Cabala, e que a misteriosa identidade de Mona Lisa, trata-se de Giacomo di Capriotti-Salai, o jovem discípulo que Da Vinci amava e protegia.
    A narrativa agrupa eventos apontando que Leonardo da Vinci não teria composto a Última Ceia segundo Evangelho de João, 13:21. E sim, segundo o Evangelho de Mateus 13:11.
    “A vos tem sido dado o segredo sagrado, mas para os que são de fora,
    os segredos ocorrem em ilustrações, a fim de que olhando olhem, mas não compreendam”.
    Mateus 13:11 = 13 personagens na pintura e 11 esferas da Arvore da Vida da Cabala.
    A associação da pintura ao principal símbolo da Cabala é realizada didaticamente com auxílio de imagens ilustrativas que proporcionam entendimento e significado de cada personagem com as Esferas da Arvore da Vida.

    Em relação à Mona Lisa, o autor afiança que Leonardo da Vinci amava a pessoa retratada. Era tanto amor que Da Vinci fez questão de registrá-lo na pintura com a letra inicial da alcunha do seu amado e um belo coração estão lá, tão nítidos, que ficamos surpresos que estivessem ali todo esse tempo.

    Entretanto, a interpretação das obras de Leonardo da Vinci em Ordem dos Fantasmas, simboliza uma leitura cognitiva e inquisitiva que a narrativa nos convida a fazer nas entrelinhas da mídia, nas interações sociais e na própria literatura. Entre conceitos filosóficos e herméticos encontramos parábolas, figuras dialógicas e recursos gráficos formatando essa rede simbólica.

    Basta uma rápida visita a pagina do livro para vislumbrar através de textos, imagens e vídeos que não se trata de uma obra ao estilo Dan Brown.

    Download Gratuito do livro Ordem dos Fantasmas em:
    ordemdosfantasmas.blogspot.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.