Voltar para a Página Principal
Gnose / Gnosis
 Endereços Grupos
 Primeira vez no site
 Glossário
 O que é Gnose
 Quem é Samael
 Psicologia Gnóstica
 Teologia Gnóstica
 Ciência Gnóstica
 Tantrismo
 Antropologia
 A Arte Superior
 Magia Elemental
 Magia Cósmica
 Medicina Esotérica
 Mistérios da Música
 Mestres da Senda
 Fim dos Tempos
 Defesa Psíquica
 Medicina Oculta
 Ufognose
 Biblioteca
 Curiosidades
 TV Gnosisonline
 Fórum Gnosisonline
 Página Principal
 Mapa do Site
Cursos Gratuitos
 Curso de Gnose
 Curso de Cabala
 Curso de Tarot
 Login / Entrar
Curso em CD ROM
 Magia Elemental
 Magia Branca
 O Espelho Mágico
Mapa Astral
 Mapa Astral Natal
 Mapa Sinastria
 Mapa Família
Novidades
 English Books
 Libros Español
 Livres Français
 Almas Gêmeas
 Alquimia
 Profecias
 Astrologia
Contatos
 Fale Conosco
 Livro de Visitas
 Politica de Privacidade
Busca no Site


Gnosisonline.org
Web
GNOSISONLINE.ORG Download Libros Gnósticos    Download Gnostic Books    Download Livres Gnostiques                       | Ano 47 da Era de Aquário |  
 

O Que é Consciência ? | O Despertar da Consciência | Método para o Despertar da Consciência
O Centro de Gravidade Permanente
| Os Sete Corpos | Recordação de Vidas Passadas
O País Psicológico | Mistérios da Vida e da Morte
O Que é Compaixão | O Falso Sentimento do Ego | O Mundo da Mente
Carta aberta aos seguidores de Gurdjieff | A Necessidade de se Mudar a Forma de Pensar
Yoga Gnóstica dos Sonhos | Imaginação e Fantasia | O Mantra dos Invencíveis
Philokália - A Psicologia dos Cristãos do Oriente | Disciplina Esotérica da Mente
Fantasmas | Mitos | Mensagens Subliminares | A-Himsa - A Não-Violência | Átomos de Violência
Associações Positivas para o Despertar da Consciência | A Meditação | A Dança de Shiva
Vinho Novo em Odre Velho | A Paz | Voc e seus problemas | Almas Gêmeas
As Duas Chaves do Dragão Amarelo | Conceito Gnóstico de Karma | Os 3 Traidores |
Centros e Suas Disfunções | Átomo Nous e o Autoconhecimento | O Caminho Iniciático no Dia-a-Dia
|
Despertar para não Regressar
| Personalidades Astrológicas | Lista dos Principais Defeitos Psicológicos |
O Que São os Mundos Internos | As Duas Linhas da Vida |
Necessidade de Despertar Consciência para Compreendermos o Trabalho Interno |
|O Que É a Morte-em-Marcha |


:: Curso Esotérico de Magia Elemental | Curso Esotérico de Magia Branca e Teurgia | Mapa Astral ::

A Morte-em-Marcha
morte_em_marcha

A morte-em-marcha é um processo mais aprofundado dentro da Psicologia Gnóstica e deve ser levada muito a sério pelos estudantes que querem trilhar a Senda da Auto-Realização, ou seja, da Iluminação plena e total, de acordo com o potencial do ser humano.

No entanto, este termo, morte-em-marcha, tem sido motivo de debates acalorados por parte dos estudantes de diversas linhas iniciáticas. Por que as diferenças de opinião e por que os desentendimentos, se o ensinamento é maravilhoso e perfeito? É importantíssimo perscrutar e se aprofundar sobre a morte-em-marcha.

O Venerável Mestre Samael Aun Weor, fundador e grande líder do gnosticismo moderno, enfatizava a necessidade de vivenciar seriamente a psicologia gnóstica, e aprofundar-se no dia-a-dia, a cada instante da vida.

Certa vez, Samael perguntou a um grupo de discípulos quem é que meditava 24 horas por dia. Ninguém levantou a mão, a não ser um deles, que protestou, afirmando que é impossível viver o dia e a noite inteiros meditando. O Mestre confirmou que, sim senhor, é possível meditar 24 horas por dia, mas não como se entende a meditação vulgarmente. Meditação é um estado interno de consciência, onde a Consciência vive em estado de alerta constante, dominando e controlando a mente, as emoções, as energias vitais e o corpo físico. (Infelizmente, o que a Consciência menos faz é estar ativa, ser proativa em todas os momentos da vida, o que ocorre são as reações mecânicas nos diversos eventos do dia-a-dia.)

Afinal, o que é, exatamente, a morte-em-marcha e como a utilizamos em nosso Trabalho Interno?

O VM Samael afirmou em praticamente todas as suas mais de 60 obras que existe um princípio divino em nosso psiquismo, em nosso “mundo interior”, capaz de nos libertar de todas as formas de sofrimento, defeitos psicológicos e adormecimentos mentais que temos cultivado em nossa vida. Essa presença divina foi representada por todas as tradições religiosas, místicas e filosóficas de todos os tempos como um Poder Divino com características maternas, amorosas e mágicas. Seu nome na Gnose é MÃE DIVINA.

O fundamento do Trabalho Interno, de liberação psicológica, é a entrega mística à Mãe Divina. A Mãe Divina tem um poder mágico, elétrico, sexual, capaz de destruir qualquer distúrbio emocional ou mental. E paralelamente a essa Bhakti Yoga, ou prática devocional com a Mãe Divina, necessita-se morrer de instante em instante por toda a nossa vida, praticando uma disciplina de vida, que inclui os seguintes itens:

1. ALERTA NOVIDADE. Estar Alerta ao máximo possível durante o dia.
2. RETROSPECÇÃO. No final da noite, como primeiro passo para a meditação. A Retrospectiva é realizada visualizando regressivamente (de trás para diante, ou seja, desde o momento em que iniciamos esta prática até a hora em que acordamos, pela manhã), dando mais ênfase nos defeitos com os quais vamos trabalhar.
3. OBSERVAÇÃO SERENA. Aut-observação de tudo o que se manifestou em você nos momentos em que os Eus Psicológicos se manifestaram. (Isso requer que sejamos extremamente verdadeiros e sinceros conosco; sem subterfúgios, desculpas, justificativas, meias-palavras etc.)
4. AUTO-EXPLORAÇÃO. Descobrir por que o Ego em questão se manifestou naquela situação, com aquela pessoa, naquele momento... Que imagens, palavras ou sons fizeram esse Eu se expressar... Enfim, conhecer todos os meandros do Ego.
5. ANÁLISE SUPERLATIVA. Entrar em meditação profunda e deixar que a própria Voz do Silêncio analise e estude o Eu. Simplesmente observá-lo, e nada mais. Não pensar nele, não pesquisá-lo, não dissecá-lo, simplesmente estar cônscio dele de momento em momento.
6. VISÃO ESPACIAL DO EGO. Todos os aspectos do Ego têm, nos mundos internos (astral e mental e causal), uma forma arquetípica definida. Na fase da Análise Superlativa, durante a meditação, surge em nossa tela mental uma forma-pensamento. O Eu analisado pode surgir à nossa frente como um animal por exemplo. Pode ser a forma de uma pantera negra, uma mariposa, um rato, uma barata, uma serpente com cabeça de velho, um dinossauro, um gorila, um demônio, uma mulher sensual etc. Se essa forma-pensamento for captada, tenha certeza que houve de fato, nos mundos internos, aquilo que o Mestre Samael chama de DIVISÃO SUJEITO-OBJETO ou OBSERVADOR-OBSERVADO. É justamente nesse momento mágico e único do Trabalho Psicológico, que a Essência se liberou do Eu, e este se tornou um cascarão oco, vazio. É a partir desse momento que se deve orar fervorosamente à Mãe Divina para que Ela o elimine de nosso interior. É só a partir desse instante que o Eu poderá ser destruído pela Mãe Divina; antes não é possível porque a Essência ainda está presa nesse defeito psicológico.

Resumindo, este trabalho sobre a morte do Ego se processa com os seguintes passos:

1. Descobrir o Ego nas atividades do dia-a-dia; vê-lo, observá-lo, senti-lo sem julgá-lo, sem reprimi-lo, mas também sem liberá-lo cegamente;
2. Processar o Ego, chegar a um nível de compreensão o mais profundo possível (e isso só se alcança nas práticas de meditação, que não devem se limitar a um único dia);
3. Eliminar o Ego. Isso não acontece sem a intervenção da Mãe Divina. Precisamos oferecer-lhe o Eu estudado, já fraco, débil, para que a Mãe Divina o fulmine eletricamente. Se houver auto-observação diária, poderá haver eliminação diária ou o que chamamos de Morte-em-Marcha.

Devemos lembrar sempre que só quando o Defeito se manifesta, quando sai à luz do dia, pode ser descoberto, processado e eliminado. No mesmo instante em que qualquer Eu surgir – seja em pensamento, emoção ou energia –, deve-se rogar com muita força e entusiasmo a sua morte por meio da Mãe Divina.

Essa prática de pedir à Mãe Divina a morte imediata do Eu descoberto é o que podemos chamar de TRABALHO CURTO. Deve ser efetuado o dia inteiro, sem se cansar, sem esmorecer jamais. Se for necessário, invocar a Mãe Divina 100 mil vezes por dia, mas sem tornar essa oração em algo robotizado, mecânico. Já o trabalho de análise, reflexão, discernimento e meditação profunda dos Eus manifestados ao longo do dia é o que podemos chamar de TRABALHO LONGO. Lembremo-nos que os dois trabalhos devem ser utilizados ao mesmo tempo, pois são técnicas distintas para um mesmo fim.

É importante recordar que só a Alquimia não elimina o Ego. Só a psicologia não elimina totalmente o Ego. As duas devem andar de mãos dadas, equilibrar as duas coisas com propriedade.

OS NÍVEIS DA MORTE DO EGO

Quando o VM Samael ensina que se deve morrer de instante em instante, de momento em momento, Ele quis ensinar que não se deve ser gnóstico somente quando estamos em um grupo gnóstico, durante uma Missa ou em uma Corrente de Cura. É necessário transformar todos os instante do dia e da noite em um trabalho frutuoso.

A morte contínua se dá por dimensões e por níveis. Temos o nível atômico, o nível comportamental, o nível esotérico, o nível psicológico, o nível sexual, o nível ritualístico etc. Nenhum desses aspectos deve ser menosprezado.

Cada um de nós tem suas características psicológicas, mas devemos urgentemente romper essas barreiras. Alguns de nós temos mais tendências intelectuais, outros mais emocionais, outros mais motrizes etc. Mas o gnóstico que quiser trilhar a Senda da Iniciação necessita equilibrar todos os aspectos do Trabalho. Assim como Samael fez em sua vida.

NÍVEL RITUALÍSTICO

Todos os Altos Iniciados, tais como Jesus, Cagliostro, Buda, Maomé, Padmasambhava etc. instituíram em suas doutrinas poderosos rituais mágicos, que com o tempo se transformaram em ritos religiosos e mecânicos, praticados sem a devida consciência por seus seguidores. A Gnose de Samael não poderia ser uma exceção, pois o Avatar de Aquárius criou diversos rituais que nos ajudam a conectar nossa Consciência com as Forças Divinas dos Mundos Superiores. Missas, Rituais de Grau, Cadeias, Magia Elemental, Magia Sideral, Astroteurgia, Trabalho com os Elementais Atômicos etc. servem para aumentar nosso nível energético.

Com isso, conseguimos ser auxiliados pelos mestres da Grande Fraternidade Branca e as Partes Superiores de nosso Ser Divino. Essas Práticas Sagradas têm como intuito fortalecer a Essência para que ela tenha mais entusiasmo, força e anelos para a Auto-Superação.

NÍVEL ATÔMICO

Atomicamente, o ser humano é dividido em duas esferas. Uma contém átomos pesados, malignos e ligados diretamente ao Ego, e se encontra na região do plexo solar para baixo. A outra esfera de manifestação atômica se encontra do plexo solar para cima, e é aí que se encontram os Átomos de Luz, puros e mais conectados às esferas do Espírito Divino.

Os átomos, como seres inteligentes, lutam dentro de nosso corpo. As trevas buscam dominar o corpo, tentando alcançar o coração. Quando as trevas conquistam o Cárdias (o chacra cardíaco), então advêm a depressão, a doença e a morte. E quando os Átomos da Luz conquistam o corpo, então nossas vibrações saltam para uma oitava superior.

Como fazemos para colaborar com os Átomos da Luz, que estão sob o controle do Átomo Crístico, localizado no lado esquerdo do coração? Em primeiríssimo lugar, eliminar de nosso dia-a-dia os maus hábitos e mais costumes. Ter atitudes cotidianas solares: acordar cedo, exercitar-se harmoniosamente (sugere-se a Lamaseria), ingerir alimentos integrais, não adulterados (com enxertos, alterados geneticamente etc.), praticar constantemente exercícios respiratórios (pranayamas), ter pensamentos e emoções positivos, participar de rituais e correntes onde se invocam as forças sutis da natureza e do cosmo etc.; enfim, ter uma vida a mais saudável possível.

Quanto mais tivermos hábitos saudáveis e conscientes, mais vão se carregando nossas “baterias psíquicas”, chamadas no gnosticismo de Centros Psíquicos (Intelecto, Emoções, Movimento, Instinto e Sexo). E o VM Samael ensina que sem os Centros equilibrados e carregados, não se pode começar um Trabalho sério e correto.

Se queremos vencer o Inimigo Secreto (o Ego) devemos primeiro desarmá-lo. Atacá-lo conforme nosso Nível de Ser e de Compreensão. E isso se consegue, inicialmente, no Nível Atômico.

NÍVEL DA CONDUTA PSICOLÓGICA

O Iniciado deve aperfeiçoar sua Conduta. Se ele quer chegar a ser Santo, então deve ter uma conduta de Santo, de Perfeito, de Equilibrado. Neste nível devemos compreender o que se deve eliminar de nosso interior e que alimenta o Ego e o fortalece, e o que devemos fortalecer e que servirá de apoio para o Trabalho Interno. Esse trabalho deve ser por toda a vida, uma mudança radical em nosso diário viver. Ou seja, será mais que impossível querer eliminar o Ego sem alterar radicalmente nossa Conduta pessoal. Eis aí outra explicação para a frase de Samael: “Morrer de instante em instante e de momento em momento”. E o VM Rabolu ensinava que se deve começar a morrer efetivamente “nos detalhes”.

O QUE DEVEMOS ELIMINAR

1. Autoconsideração. Sofrer facilmente com tudo o com todos. Sentir-se um pobre-coitado e vítima de tudo e todos.É porta de entrada dos Defeitos.
2. Maus costumes e maus hábitos. No vestir-se, no comer, no palavreado, na música que se ouve, na hora que se acorda e se dorme, nos olhares etc.
3. Falsa Consciência. Somos um para o cônjuge, outro para o patrão, outro com as mulheres, outro com os homens, outro com irmãos gnósticos etc.
4. Falsa Personalidade. Aceitamos as máscaras que a sociedade nos dá, como a de advogado, jornalista, professor, ator, executivo dinâmico, político. A frase ou pensamento típicos dos que têm a Falsa Personalidade bem desenvolvida é: “Com quem você pensa que está falando?”
5. Eu da Crítica. Crítica interior profunda aos demais e a si mesmo. Critica-se em pensamentos, olhares, sorrisos, postura de mãos e pernas,
6. Tagarelice Interior. Permitimos que os pensamentos se soltem sem nenhum controle. Percebemos claramente essas Tagarelices no momento em que nos deitamos e nos concentramos na própria mente. Os mecanismos mentais não param nem na hora de dormir.
7. Autovalorização e Auto-Importância. Lembrar sempre que “Ninguém é insubstituível”, e que “Só Deus é grande”.
8. Egocentrismo. Falar muito de si, interromper os outros para dar nossos próprios exemplos.
9. Eu da Curiosidade. Querer saber de tudo sem ser criterioso, respeitoso e autocontrolado.
10. Mecanicidades. Acordar sempre na mesma hora, percorrer sempre o mesmo caminho para o trabalho, almoçar sempre na mesma hora, dormir no mesmo horário e fazer as mesmas coisas, sempre. Quebrar essa mecanicidade para tornar o dia mais consciente.
11. Traumas, Complexos e Fobias. Isso gera uma Personalidade desequilibrada, que é guarida do Ego.
12. Canção Psicológica. Dar vazão verbal ou mental a certas situações vividas.
13. Desejos, Justificativas e Má Vontade. (Os 3 Inimigos ou Traidores) Discursos verbais egóicos, sentimentalismos, desejos negativos. A Má Vontade se fortalece quando nos recusamos a fazer favores aos outros por exemplo.
14. Fanatismo. Nascido de limitações intelectuais e emocionais.
15. Vírus Psicológico. Pode-se contagiar energética ou mentalmente. Noticiários, fofocas, maledicências etc. não devem entrar em nossa psique. O bocejo coletivo é uma forma de vírus psicológico.
16. Impaciência. Nascida da ansiedade, das comparações e da falta de confiança.
17. Incapacidade para fazer as coisas. Inconstância, preguiça, desatenção e indisciplina.
18. Insegurança. Em si mesmo e nos outros.
19. Efígies Mentais. São as representações mentais equivocadas. Conceitos que temos sobre algo ou alguém, e que “temos certeza” de que correspondem à verdade. Outro exemplo de Efígie Mental é aquela música que “canta” em nossa mente ininterruptamente.
20. “Tops” Mentais. Quaisquer obstáculos nos fazem desistir do Trabalho Interno. Dificuldades financeiras, dúvidas, ressentimentos, opiniões contrárias, depressão, contratempos diversos etc., que podem ser comparadas a “lombadas” na estrada, que produzem lentidão e estancamento. A causa é a Impotência da Consciência.

O QUE DEVEMOS DESENVOLVER

1. Consideração Exterior. Respeito ao próximo, ao seu Nível de Ser, limitações, opiniões, conceitos, ver em seu interior uma Essência e um Ser que devem ser respeitados. Para combater a Autoconsideração.
2. Valores da Essência. Fidelidade, Disciplina, Ordem, Honestidade, Pudor, Tenacidade, Alegria, Castidade etc., para combater a Anarquia Interna.
3. Valorizar o Trabalho Gnóstico. Torná-lo Sério, Prático, Objetivo, na vida tanto interior quanto exterior. Isso impede que sejamos “gnósticos de fim de semana”.
4. Continuidade de Propósitos. Não dar um só passo atrás, não querer tirar “férias gnósticas”. Olhar sempre para a frente.
5. Centro de Gravidade Permanente. Determinação forte e entusiasmo dentro de nós. Ver a Gnose em tudo na vida.
6. Eventos Internos e Acontecimentos Externos. Saber viver corretamente, equilibradamente. Não cair em depressão em festas ou contar piadas em velórios.
7. Nível de Ser e de Saber. Conhecer a Doutrina Gnóstica profundamente para se desenvolver corretamente nossos Mapas Internos de Trabalho.
8. Imaginação, Inspiração e Intuição. São virtudes que se conseguem com os exercícios gnósticos diários e com a morte do Ego. Seguir os “sinais do Ser”, que querem nos guiar em todos os aspectos da vida.
9. Viver Conscientemente. Usar todo o Conhecimento gnóstico para que nossa vida nos dê frutos espirituais, para que não passemos uma vida estéril.
10. Lei da Momentaneidade. Viver a vida gnosticamente, o aqui e agora. Não projetar nem desejar ou fantasiar o que gostaríamos que nossa vida fosse, mas o que ela “pode” ser.
11. Paciência e Equilíbrio em tudo. A César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
12. Naturalidade, espontaneidade.
13. Auto-observação e Observação Externa em harmonia, contínua, para adquirirmos a Recordação de Si.
14. Prudência no Trabalho. Lentos mas seguros. Nada de pressa e impaciência.
15. Capacidade de Criar. Faze as coisas com um nível de criatividade e consciência, e não mecanicamene.
16. Sinceridade Interna e Externa.
17. Sacrifício da Dor ou Padecimento Voluntário. Não confundir sofrimento com sacrifício.
18. Vontade de ser cada vez melhor na vida, em todos os sentidos. Não confundir com preciosismo mental.
19. Bom Dono de Casa. Ser bom pai, bom filho, boa esposa, bom funcionário. Não porque se pede aplausos, mas porque se quer expressar a Luz do Ser Divino.
20. Autoconhecimento. Saber tal qual sou, sem auto-imagens, disfarces psicológicos

 

Enviar esta página para um amigo (?)
 

  © 2005, GNOSISONLINE.ORG Atualizado por : Khaueh Produções